Família TRABA, Badajoz séc. XVIII

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Hispânia

Família TRABA, Badajoz séc. XVIII

#166339 | luis262 | 02 set 2007 14:04

Boatarde,

Creio que o apelido TRABA é de origem galega, mas não estou certo disso.
Uma 4ª avó minha, do lado paterno, SEBASTIANNA TRABA, nascida cerca de 1800 em Jerez de los Caballeros, casou com JOÃO MANUEL BARBOSA, português mas não se conhecendo a freguesia de nascimento e tiveram um filho , JOÃO ILDEFONSO BARBOSA, também, natural da dita Jerez, proprietário .

Num outro tópico, Celso Milheiro referiu o que passo a citar :

(...)Pressumivelmente, os Traba da região de Extremadura (formado pelas províncias de Cáceres e Badajoz) tenham a sua origem na Galiza pois quando no século XV se produce a DOMA E CASTRAÇÃO da Galiza onde os Reis Católicos vencem á nobreza galega que estaban en contra dos intereses de Castela e Leão e luitabam por um poder autóctono galego que simpatizabam com Portugal, muitos distos nobres teverom que marchar a outros locais. Case todos figerom a Extremadura e a Andalucia. Mentres, os nobres de Castela tomabam as posesões dos nobres da Galiza.

Tenho escutado que a origem deste apelido está em Aragão (Espanha) e depois pasarom á Galiza, mais eu penso que muitos dos Traba actuais da Galiza debem o seu apelido aos lugares chamados asím na comarca da COSTA DA MORTE (província da Corunha-Galiza), lugares onde esteverom fixados a linhagem nobre dos Traba...mais é uma opinião pessoal, não é uma afirmação.(...)

Como, até hoje, ainda não consegui encontrar nada sobre esta família , tirando os Traba/Trava medievais, agradeço qualquer informação sobre o assunto.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família TRABA, Badajoz séc. XVIII

#166434 | luis262 | 03 set 2007 17:27 | Em resposta a: #166339

Renovo o meu pedido,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família TRABA, Badajoz séc. XVIII

#168902 | luis262 | 30 set 2007 00:46 | Em resposta a: #166434

Boa noite,

Será que alguém que tenha elementos sobre as famílias da região de Badajoz me pode dar uma ajuda , sobre esta minha 4º avó Sebastianna Traba e seus ascendentes, ou sobre outros ramos Traba extremenhos?
Muito agradecia.

Cordialmente´

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família TRABA, Badajoz séc. XVIII

#169874 | luis262 | 12 out 2007 00:53 | Em resposta a: #168902

Renovação de pedido,
LP

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 20:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen