Revolta nas Febres - Cantanhede

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Revolta nas Febres - Cantanhede

#166450 | Coronel | 03 set 2007 21:14

Caros Confrades

Deparei-me com um assento de óbito que refere que um antepassado meu, sendo militar, sos 22 anos foi morto durante uma revolta nas Febres (Aldeia do Concelho de Cantanhede) em 1888.
Com este assento de óbito ficou esclarecida uma "estória" de família, mas...alguém sabe que "revolta" foi esta?
Grato por qualquer informação.

Com os meus cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#166917 | Coronel | 09 set 2007 14:13 | Em resposta a: #166450

Caros Confrades

Renovo o meu pedido de informação possível.

Luís F. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#166918 | aeiou2 | 09 set 2007 14:23 | Em resposta a: #166917

Estive a pesquisar no Google e talvez esteja relacionada, a revolta, tal como no Brasil, com a obrigação de vacinação, para alguma doença.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#166919 | aeiou2 | 09 set 2007 14:25 | Em resposta a: #166917

Ou estará relacionada com a Maria da Fonte?

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#166921 | Coronel | 09 set 2007 16:02 | Em resposta a: #166919

Cara Maria

Antes de mais obrigado pelo seu interesse.
De facto estou a "disparar" em todas as direcções a ver se acerto uma ...
Já pesquisei tudo quanto estava ao meu alcance (incluindo periódicos da época, de Cantanhede, concelho a que pertence Febres) mas sem sucesso.
Inclino-me para a situação que avançou, de que se poderá tratar de uma contestação de carácter local e por isso sem destaque especial.
Já solicitei informação para a Junta de Freguesia da Vila de Febres...vamos a ver.

Cordiais cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#327605 | Rosa Teixeira | 18 abr 2013 19:46 | Em resposta a: #166921

Ola,
Gostaria saber se existe algumas novidades dessa revolta?

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328565 | cid6455 | 04 mai 2013 16:52 | Em resposta a: #166450

Muito boa tarde.
Informo que conheço detalhadamente toda a história da revolta de Febres de 1888, que ficou conhecida como a "Guerra de Febres" e que terminou com a morte do sargento Pessoa, de 22 anos, e de vários civis.
Essa longa história encontra-se publicada num livro de que sou autor, com base em documentos fidedignos da época e que foi editado pela Câmara Municipal de Cantanhede.
Deverá, por isso, contactar esta Câmara Municipal para poder obter toda a informação.
Com os melhores cumprimentos.
Manuel Madaleno

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede- 1888

#328566 | HRC1947 | 04 mai 2013 17:21 | Em resposta a: #328565

Caro Manuel;
Ora vamos lá ver se você faz a promoção do seu Livro sobre a Revolta
nas Febres- anos 1888, em que perdeu a vida o Sarg. Pessoa etc...
Assim, convido o Confrade a colocar a Sinopse do Livro neste tópico,
para ficarmos com uma ideia sobre o assunto.... e posteriormente adquirir
o Livro, que diga-se de passagem, estou um pouco curiosa sobre os
acontecimentos.
Esperamos aqui por si.
Cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328567 | Coronel | 04 mai 2013 17:46 | Em resposta a: #328565

Caro Confrade

Obrigado pela sua informação.

Solicito que me faculte o título do seu livro (e data da sua edição) a fim de poder contactar a CMC.

Os meus melhores cumprimentos

LFSousa

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328568 | jmacdonald | 04 mai 2013 17:48 | Em resposta a: #328565

Caro confrade Manuel Madaleno,

Em boa hora nos informa da sua obra, que ignorava e a qual teria muito gosto em ler. Poderia indicar-nos o título, editora e ano de publicação?

Creio que falamos dos tumultos acontecidos um pouco por todo o país, mais ou menos violentos, resultantes da má recepção dos agricultores ao Inquérito Agrícola determinado pelo Estado em 1886 e que foi muito dificilmente levado a cabo nos dois anos seguintes.

A isto acrescenta-se à má recepção dos impostos sobre a farinha, se não estou em erro. É o caso de Febres. Veja-se a referência a este epísódio num artigo de M.ª Sobral Neto na "Revista Portuguesa de História" (1981), intitulado "A população de Mira e a desamortização dos baldios na segunda metade do séc. XIX", e as "Memórias Políticas" (1929) de António Cabral, que também refere o sargento Pessoa que o confrade cita, como saberá.

O assunto é de muito interesse para quem se interessa pelos movimentos populares rurais do século XIX, em particular a forma espontânea como aconteceram nas Beiras e no Alentejo.

Grato,
com os melhores cumprimentos,

João Macdonald

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328573 | cid6455 | 04 mai 2013 20:24 | Em resposta a: #328568

Caro confrade.
É exatamente isso. A combinação explosiva de ambos os fatores (inquérito agrícola e impostos municipais) criou condições explosivas que eu exlico detalhadamente no meu livro, cuja edição é propriedade da Câmara Municipal de Cantanhede à qual o prezado confrade pode dirigir-se. Chama-se "Construir a Memória da região de Cantanhede - vol. 1 - Bases para uma História Política (1865-1975).
Fico a dispor para qualquer esclarecimento complementar.
Apresento-lhe os melhores cumprimentos.
Manuel Madaleno

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328574 | HRC1947 | 04 mai 2013 20:41 | Em resposta a: #328573

--
http://areias-vivas-edi.blogspot.pt/search/label/construir%20a%20mem%C3%B3ria%20da%20regi%C3%A3o%20de%20cantanhede
--
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede- 1888

#328575 | cid6455 | 04 mai 2013 20:52 | Em resposta a: #328566

Cara Ana,
Não se trata de fazer aqui a promoção do meu livro, que, aliás, me não traz qualquer proveito. Trata-se apenas de uma questão de princípio, uma vez que cedi a propriedade da edição à Câmara Municipal de Cantanhede e não seria agora curial reapropriar-me de algo que cedi.
O livro onde estão detalhadamente relatados os factos referentes à "Guerra de Febres" chama-se: Construir a Memória da Região de Cantanhede - vol 1 - Bases para uma História Política.
No que se refere ao caso concreto, relata as causas que levaram à intervenção da força militar, a forma como se desenrolaram os acontecimentos e as suas consequências sociais e políticas.
O relato é relativamente longo (uma dúzia de páginas), prosseguindo depois os seus ecos nos capítulos dedicados à eleições parlamentares de 1889, cuja campanha foi condicionada por estes acontecimentos e aos sucessivos movimentos sociais e políticos locais, que se estenderam pelos últimos anos da Monarquia. Direi apenas, por exemplo que, ainda vários anos depois, as autoridades políticas cantanhedenses viviam em tal pavor, temendo criar pretextos para a repetição das revoltas populares, que todas as forças políticas se movimentaram para anular um importante comício que deveria ter lugar em na sede do concelho.
Peço-lhe que compreenda que, por maior que fossse o meu prazer em fornecer-lhe a integralidade do texto, pela razão incialmente exposta, não possa dizer-lhe mais do que isto.
Melhores cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede- 1888

#328577 | HRC1947 | 04 mai 2013 20:57 | Em resposta a: #328575

Caro Manuel;
OK. agradeço a sua explicação, estou por dentro do assunto.
Muito obrigado pela sua simpatia.
Os m/ melhores cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328578 | cid6455 | 04 mai 2013 21:08 | Em resposta a: #328567

Prezado Confrade:
O livro chama-se: Construir a memória da Região de Cantanhede - vol 1 - Bases para uma História Política.
Para evitar interpretações inadequadas, quero deixar claro que não se trata aqui de promover o meu livro porque, sendo a edição propiedade da própria CMC, nenhum proveito daí me advém.
Os meus melhores cumprimentos.
Manuel Madaleno

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328581 | Coronel | 04 mai 2013 21:43 | Em resposta a: #328578

Caro Confrade

Longe de mim tal preconceito!
Já tive oportunidade de pesquisar e ler a "reportagem" sobre o lançamento do seu livro, e devo confessar que fiquei entusiasmado quando percebi o alcance da obra.
Vou solicitar à Câmara de Cantanhede a aquisição do volume I (e aguardarei a publicação dos restantes 9).
Será (com certeza) uma obra de mérito sobre a terra dos meus antepassados, que em seu tempo irá enriquecendo a minha biblioteca.
Mais uma vez, obrigado.

Cordiais cumprimentos

LFSousa

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328582 | cid6455 | 04 mai 2013 22:14 | Em resposta a: #328581

Estimado confrade,
Fico feliz por o meu trabalho poder contribuir para responder a algumas questões que os naturais desta terra poderão colocar a si mesmos. Devo, aliás, dizer que foi justamente o facto de questionar-me sobre uma quantidade de coisas acerca do nosso passado coletivo que me levou a dedicar oito anos a este trabalho de pesquisa que me levou a ler mais de 12 mil jornais.
Foi por entender que esse meu trabalho mais não era do que o cumprimento de um dever cívico que cedi a edição à CMC.
Sentir-me-ei recompensado se os eventuais leitores tiverem nessa descoberta tanto prazer como aquele que eu senti.
As melhores saudações de
Manuel Madaleno

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328597 | jmacdonald | 05 mai 2013 00:33 | Em resposta a: #328573

Caro confrade,

Muito obrigado. Irei sem dúvida encomendar à CMC a obra do confrade. O âmbito certamente cruza-se com o que eu investigo, que é, em pormenor, o mesmo período no concelho de Tábua e no (ex-concelho) de Midões.

Assim que obtiver e ler a obra, voltarei ao colóquio. Estou sempre disponível em joaomacdonald@gmail.com.

Com os melhores cumprimentos,

João Macdonald

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328619 | HRC1947 | 05 mai 2013 14:39 | Em resposta a: #328565

-
http://3.bp.blogspot.com/-ExSjQRojmXo/UXXZvgGeN8I/AAAAAAAAATg/YI2GcwvgWwY/s1600/Imagem3.jpg
A-[Ctrl+]
-

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328632 | cid6455 | 05 mai 2013 20:00 | Em resposta a: #328597

Muito boa tarde.
Venho colocar-me ao seu inteiro dispor para o caso de entender útil algum esclarecimento relacionado com o âmbito deste trabalho.
As melhores saudações.
Manuel Madaleno

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328750 | cid6455 | 07 mai 2013 16:03 | Em resposta a: #328581

Estimado Confrade,
Estando neste momento a preparar também, a pedido da Junta de Freguesia de Febres, a edição de um livro sobre a História desta freguesia - e sendo a questão da "Guerra de Febres" um dos capítulos importantes desse trabalho - ocorreu-me que poderia ter interesse documental a inserção da certidão de óbito do sargento Pessoa, vítima dessa revolta.
Tratando-se de um antepassado do Sr. Luís de Sousa, gostaria de perguntar-lhe
1 - se se importaria de indicar-me o nome completo do falecido (que, na imprensa, aparece sempre apenas referido como "sargento Pessoa")
2 - se veria algum inconveniente na inserção dessa certidão e, caso não visse, se poderia fornecer-me indicações que me permitissem mais facilmente obter o documento, economizando esforços na respetiva busca.
Naturalmente que o nome do Confrade apareceria referido no livro como tendo fornecido estas informações.
Esperando o seu bom acolhimento,
apresento-lhe os melhores cumprimentos.
M. Madaleno

Resposta

Link directo:

RE: Revolta nas Febres - Cantanhede

#328757 | Coronel | 07 mai 2013 17:19 | Em resposta a: #328750

Caro Confrade

Terei todo o gosto em enviar-lhe a informação possível sobre o meu tio-bisavô (foto, assento de óbito, outros).

Em conformidade solicito que me envie um e-mail para siulariaf@gmail.com.


Cordialmente

LFsousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 17:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen