Localização Difícil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Património | Formação

Localização Difícil

#166712 | Cristina C | 07 set 2007 01:07

Caros colegas,

Ás vezes têm de se dar voltas extraordinárias para chegar ao ponto mais próximo e parece que me surgiu um desses casos.

Procuro o assento de nascimento e casamento de um casal. A resposta que obtenho a cada contacto é: "não encontrado". Porém, tenho convicção de possuir os dados correctos, e já alarguei a busca para anos extraordináriamente afastados dos mais prováveis.

Nada surge. Existe porém um outro dado que agora quero explorar. Este casal era proprietário da casa onde morava (hoje ruínas) e soube através de um familiar, que há uns 15 anos tencionava arranjar a casa, que não avançou com o seu intuíto, por não constar no registo de propriedade os actuais herdeiros. Ou seja: os proprietários, são, ainda, o CASAL que procuro! Estão a 5 gerações de mim, devem ter casado lá por volta do ano de 1867.

A questão que levanto é: sabendo eu que existe um terreno cuja propriedade ainda está registada SOMENTE no nome deste casal, que entidades posso eu contactar para, nem que seja através da linhagem da descendência, conseguir chegar ao casal?

O local é no concelho de Naião, no distrito do Porto.

Os meus agradecimentos adiantados por quaisquer ajudas!
Cristina C

Resposta

Link directo:

RE: Localização Difícil

#166716 | JAVSO | 07 set 2007 03:52 | Em resposta a: #166712

Cara Cristina

Será concelho de Baião?

Como se chama o casal?

Onde tem procurado os assentos?

E dos filhos do casal, tem os assentos de baptismo?

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Localização Difícil

#166745 | Cristina C | 07 set 2007 16:30 | Em resposta a: #166716

Desculpem, foi um erro de teclado que passou ao lado. A freguesia é Baião, não Naião. Já tentei novamente localizar este casal (arquivo Porto), dado que a mulher surge com diferentes apelidos e só tinha tentado o comum. Terei esta resposta daqui a uns tempos.

E quanto há descendência, sim tenho os assentos de baptismo dos filhos. Dos netos, bisnetos.... só pára no casal. COm os dados dos assentos, certifiquei-me das datas e dolocal.

O referido registo de propriedade (desculpem, mas não entendo nada disso) pode ser de serventia? Já agora, que admito total desconhecimento de leis e processos legais, como se processa os bens que se herdam, não por herança, mas por descendência? Como podem acabar perdidos?

Muito agradecida pela ajuda.
Cristina C

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 18:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen