Unhais da Serra -origens-Casegas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Unhais da Serra -origens-Casegas

#166757 | Raquelis | 07 set 2007 18:17

Caros Confrades:

Alguém sabe sobre

Pedro Francisco (Casegas) c.c. Maria Folgada (Unhais) perto de 1675

São pais de Pedro Francisco (de Casegas) c.c. Catarina Fernandes (da Erada)

Pedro Francisco/Maria Folgada são avós paternos de Manuel Francisco Casegas (Casegas de apelido) n. 8.12.1700 c.c. Maria Francisca em 30.5.1726

Penso que é deste 2º Pedro Francisco que nasce o apelido Casegas em Unhais que perdura até aos nossos dias.

Com os meus cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Unhais da Serra -origens-Casegas

#166866 | Sobral | 08 set 2007 12:36 | Em resposta a: #166757

Cara Raquel

casaram em 1.02.1667, Unhais/Paul
ele fº de Pedro Francisco e Ana Francisca
ela filha de Paulo Nunes e Isabel Folgado
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Unhais da Serra -origens-Casegas

#166900 | Raquelis | 09 set 2007 00:41 | Em resposta a: #166866

Caro Gabriel Santos

Já hoje, este casal foi mencionado em "Unhais Origens Sobral de Casegas".

Não fazia Maria Folgada irmã de Isabel, nem ligava este casal com Pedro Folgado.

Tenho vindo a registar todos os Folgados dede que aqui tanto se falou de um tal "André Folgado".

Uma vez mais muito obrigada!

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Unhais da Serra -origens-Casegas

#166966 | rmfrp | 09 set 2007 23:37 | Em resposta a: #166757

Caros Raquel Diogo e Gabriel Santos:

Tal como já referi numa intervenção em outro tópico, Pedro Francisco Casegas e Catarina Fernandes, antepassados da família Casegas de Unhais da Serra, não devem ser confundidos com outro Pedro Francisco e outra Catarina Fernandes que também viveram em Unhais na mesma época. De facto, temos:

A) Pedro Francisco Casegas, de Casegas (filho de Francisco Pires e Brites Duarte), c. c. (I) (Paul 25.09.1667) Isabel Gaspar Gonçalves, da Coutada, viúva de Dinis Lopes (filho de Dinis Lopes e Ana Rodrigues), de Unhais da Serra (com quem casara no Peso a 26.04.1654), e filha de Domingos Gonçalves e Maria Delgado; c. c. (II) Catarina Fernandes, da Erada.

B) Pedro Francisco (filho de Pedro Francisco e Maria Folgado, de Unhais da Serra), c. c. (I) Catarina Fernandes, c. c. (Unhais da Serra 15.12.1705) (II) Catarina Leal (filha de João Álvares, de Alvoco da Serra, e de Maria Fernandes ou Catarina Rodrigues).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Unhais da Serra -origens-Casegas

#166980 | Raquelis | 10 set 2007 02:04 | Em resposta a: #166966

Caro Rui Pereira

Agora já sei. Tinha esse erro na minha árvore.

É interessante que da Coutada- Peso aparece em Unhais uma Isabel Duarte casada com André Rodrigues, por volta de 1680 , pais de António Duarte que casa a 19.6.1718 com Ana Cardoso de Gouveia, filha de Domingos Cardoso do Alvoco e Maria da Fonseca da Loriga e avós de José Duarte n. 16.2.1727, (c.c.7.6.1759) Josefa Rodrigues.
O apelido desta senhora. "Duarte" mantém-se durante 6 gerações na minha família até à minha bisavó Rosa Duarte que casa com um Diogo e claro.. os filhos passam a ser Diogo.

São os "Duarte do Peso" já que tenho também "Duarte" do Alvoco e "Duarte" da Erada.
Sabe algo sobre aquele casal da Coutada?


Com os meus melhores cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Unhais da Serra -origens-Casegas

#167056 | rmfrp | 10 set 2007 21:40 | Em resposta a: #166980

Cara Raquel Diogo:

Infelizmente não tenho dados do casal que refere.

Nas freguesias da Erada, Peso, Barco e outras próximas há inúmeras pessoas de apelido Duarte. O tronco comum, se existir (e, sendo "Duarte" um nome próprio, duvido muito), será anterior aos primeiros registos paroquiais.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 20:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen