Unhais-origens-Valezim/Alvoco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#166772 | Raquelis | 07 set 2007 19:03

Caros Confrades:

Alguém sabe sobre:

João Francisco(Coxo) (Valezim)c.c. Maris Duarte (do Alvoco) perto de 1720;

São pais de José Francisco (do Alvoco) c.c. Ana da Silva (Alvoco), filha de Gonçalo da Silva/ Ana da Silva;

João Francisco(coxo) /Maria Duarte são avós paternos de Francisco José da Silva n. 11.12.1758 Unhais e c.c. em 25.6.1777 Maria Folgada de Unhais.

Com os meus Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#167096 | aliceg | 11 set 2007 09:43 | Em resposta a: #166772

Cara Raquel Diogo

João Francisco casou com Maria Duarte em Alvoco da Serra a 12/2/1715,
ele filho de Manuel Martins (Valezim) e de Maria Francisca (Valezim),
ela filha de Manuel Vicente (Alvoco) e de Maria Duarte (Alvoco)

No registo de baptismo da filha Maria (aqui já aparece "o Coixo") é dado como "oficial de cardador".

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#167163 | Raquelis | 11 set 2007 21:31 | Em resposta a: #167096

Cara Alice Gomes

Muito obrigada pela informação.

Ela já existia na sua base de dados ou encontrou-a agora?
É muito interessante a referência à profissão de João Francisco.
Nos registos mais antigos de Unhais só aparecem referências à profissão quando existe outro homónino.

A filha Maria nasce quando?
Tenho o registo de mais dois filhos :
- O José Francisco que casa no Alvoco com Ana da Silva filha de Gonçalo da Silva e Ana da Silva
- Cosme Duarte que casa no Alvoco com Maria Marques da Silva fiçha de?

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#167195 | Sobral | 12 set 2007 09:23 | Em resposta a: #167163

Cara Maria Raquel

Cosme Duarte cas 1ª vez com Maria Marques da Silva, fª de Manuel Luís Serra e Maria Marques cc 24.11.1727; np de Manuel da Silva e Maria Luís (não casados) bp de Fernando da Silva e Matgarida F de Gouveia; nm de António Marques, Rapada, Penalva de Alva e Maria da Fonseca, Loriga cas. a 14.05.1694 Loriga.
Ant. Marques era filho de Pedro Marques e Maria Nunes, Rapada.
Maria da Fonseca era filha de Pedro Francisco e Maria da Fonseca; np de Pedro Anes + 14.04.1674 e Ana Correia, Vide + 14.04.1674, esta fª de Silvestre Fernandes e Helena Correia já aparecidos em outra mensagem. nm de António da Fonseca e Domingas Pinto.
Cosme casou 2ª vez 9.12.1763 S Martinho, Covilhã com Joana Cardona de que conheço duas filhas que casaram.
Teve outra irmã Maria dos Reis Dinis casada em Alvoco a 13.04.1755 com João Carvalho da Silva
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#167218 | aliceg | 12 set 2007 14:36 | Em resposta a: #167163

Cara Raquel Diogo

A Maria foi baptizada em 20/1/1726. Tenho uma correcção a fazer: nos dados aí constantes, é dito que o avô materno Manuel Vicente é de Loriga e não de Alvoco. É também oficial de cardador.

A Maria tinha-a encontrado por acaso há uns tempos e tomei nota do pai por causa da profissão. Estes dados do quotidiano, quando os encontro, registo-os e foi assim que o encontrei.

Ao ver a sua mensagem chamou-me a atenção o nome e, tendo tido a oportunidade, resolvi procurar o casamento.

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#167239 | Raquelis | 12 set 2007 18:02 | Em resposta a: #167218

Cara Alice Gomes

Muito interessante

Este João Francisco (coxo) é meu 6º avô através do filho Cosme Duarte.
E o meu 7º avô (sogro de João Francisco) tinha a mesma profissão!

Agora, pelo nascimento da Maria, posso calcular a data de nascimento do Cosme. Não devo andar muito longe, tenho-o como perto de 1725.

Uma vez mais muito obrigada.

Os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#167244 | Raquelis | 12 set 2007 18:33 | Em resposta a: #167195

Caro Gabriel Santos

É como eu já disse!. Tem a minha família toda na sua base de dados!. De Unhais, da Erada, de Casegas, do Alcoco e da Loriga etc..

Manuel Martins/Maria Francisca de Valezim (pais de João Francisco, o coxo) e Manuel Vicente da Loriga/Maria Duarte do Alvoco (pais da mulher, Maris Duarte) são portanto meus 7ºs avós.

Arrisco a perguntar-lhe , sem querer exaurir-lhe a paciência, se sabe algo sobre eles, agora que já fiquei a saber quem são os ancestrais de Maria Marques da Silva, minha 5ª avó, 1ª mulher de Cosme Duarte.

Renovando os meus agradecimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#167338 | Sobral | 13 set 2007 20:28 | Em resposta a: #167244

Cara Raquel Diogo

Existe um hiato nos meus dados de Valezim. Talvez por isso não encontre o casal citado.
Há boa probabilidade de serem familiares de Manuel Francisco, de Covas, e de Maria Martins Delgado, que tiveram dois filhos casados em Alvoco.
Maria Martins Delgado era filha de Domingos Delgado e Maria Francisca, de Valezim.
Quanto a Vicentes de Loriga só conheço Afonso, cas c. 1630 com Iria João, e outro Afonso Vicente, mais antigo, sogro de António Aparício, fam. S. Ofício em 1643.
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#167347 | Raquelis | 13 set 2007 22:49 | Em resposta a: #167338

Caro Gabriel Santos

Registei-os com não relativos. Pode ser que venha a encontrar a relação existente entre eles e os mencionados casais.

Muito obrigada pela informação.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#167356 | ffarrajota | 14 set 2007 00:24 | Em resposta a: #167195

Caro Senhor Sobral:
Da Rapada tenho uma avó Maria Nunes cc. João Madeira, de Penalva d'Alva1/9/1773, em Penalva d'Alva, filha de José Dias de Loriga e Sebastiana Nunes, da Rapada, tem alguma informação destes meus antepassados?
Cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#167427 | Sobral | 14 set 2007 19:38 | Em resposta a: #167356

Cara Fernanda

Lamento não ser útil. Não fiz consultas em Coimbra pelo que não pesquisei os livros de Penalva de Alva.
Os conhecimentos que tenho de pessoas de Rapada são de casamentos na Vide, Alvoco e Loriga.
Tenho dados de vários Dias de Loriga mas não daquele que lhe interessa, talvez porque casou na terra da noiva.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#190941 | fsrogeiro | 03 abr 2008 18:38 | Em resposta a: #167239

Caros confrades

Dada a relativa complexidade em pesquisar nos paroquiais da Covilhã, pelo grande número de freguesias que compunham a antiga vila, não cheguei a consultá-los exaustivamente, como pretendia, com o objectivo de registar todos os assentos relacionados com indivíduos de apelido ROGEIRO, mais frequentemente RODRIGUES ROGEIRO.

O mais antigo que encontro é Domingos Rodrigues Rogeiro, tintureiro, casado com Maria Soares, que terá chegado à Covilhã na década de 1630, presumo que vindo de Penalva ou Valezim. Sobre a sua descendência, há mais dados no tópico «Botelhos, da Covilhã (séculos XVII-XVIII)».

A grafia pode variar entre Rogeiro, Rugeiro, ou Rogeyro e, abreviadamente, Rog.º ou Rog.ro.

Procuro assim quaisquer informações relativas a indivíduos deste apelido quer na Covilhã, quer em outras localidades da região, entre os séculos XVII e XIX.

Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Unhais-origens-Valezim/Alvoco

#248669 | isabel a | 28 jan 2010 13:07 | Em resposta a: #167338

Exmo. Sr. G Santos

A sua mensagem refere Manuel Francisco de Covas a viver em Valezim.

Suponho que tenho o casamento de seu filho António Francisco em Covas em 1772. A mãe é Maria Fernandes, de Valezim. Será que tem alguma referência a este António nos seus dados de Valezim?
Muito obrigada pela sua ajuda.

Com os meus melhores cumpromentos
isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 13:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen