Registos de Unhais-Origens-Casegas/Erada

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Registos de Unhais-Origens-Casegas/Erada

#166776 | Raquelis | 07 set 2007 19:16

Caros confrades:

Aguém sabe sobre:

Lourenço Mendes (Espinho?, então Diocese de Viseu) c.c. Ignes Maria (de Casegas) cerca de 1745, são pais de:

Rosália Maria (Erada) nascida cerca 1750 que casa na Erada com José dos Santos (da Erada)

Lourenço Mendes/Ignes Maria são avós maternos de José dos Santos (Erada) c.c. em 25.4.1815 Rosária Pereira (Unhais) n. 16.3.1793, que têm 8 filhos em Unhais com grande descendência.


Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Unhais-Origens-Casegas/Erada

#166795 | Sobral | 07 set 2007 21:12 | Em resposta a: #166776

Cara Raquel

Lourenço Mendes é filho de outro Lourenço Mendes e de Maria Fernandes, do Espinheiro
casou (viúvo de Maria Vaz da Silva cc na Erada a 30.04.1719; cc 2ª vez a 18.12.1731 Erada com Ana Barata, - pai de de Unhais, mãe de Erada) a 7.04.1751, Casegas com Inês Maria, cujos pais não tenho.
Atendendo ao 1º casam devia ter nascido cerca de 1700.
Cumprimentos
G S

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Unhais-Origens-Casegas/Erada

#166801 | Raquelis | 07 set 2007 21:46 | Em resposta a: #166795

Caro Gabriel Santos

Um muitíssimo obrigada! Por ter acrescentado mais dois ancestrais à minha árvore e sobretudo pela rapidez da resposta.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Unhais-Origens-Casegas/Erada

#166960 | rmfrp | 09 set 2007 23:21 | Em resposta a: #166776

Cara Raquel Diogo:

Tenho o casamento de Lourenço Mendes (do lugar do Espinheiro, freguesia de Celorico da Beira) com Inês Maria da ... como tendo sido realizado a 07.04.1750 e não 1751 como indica o colega Gabriel Santos. O registo deste casamento está num livro semi-destruído e estão perdidos os nomes dos pais da noiva.

No entanto, Inês Maria casou segunda vez, agora na Erada, em 1763 ou 1764 (a data é ilegível, sendo o registo anterior de 17.06.1763 e o seguinte de 26.01.1764) com Agostinho João, filho de António Simão, da Erada, e de Isabel João, das Meãs, freguesia de Unhais-o-Velho (este Agostinho tinha por sua vez sido antes casado com Maria Gonçalves, filha de André Pereira e Maria Gonçalves, da Erada). Nesse segundo casamento de Inês Maria indica-se que ela é filha de António Gaspar, de Casegas, e Páscoa Fernandes, de Unhais da Serra, sendo assim possível traçar a sua ascendência e em certos casos até datas bem remotas, como abaixo indico. Foi bastante feliz o momento em que lançou este tópico pois ainda há um mês eu não tinha boa parte destes dados: nem a filiação de Inês Maria, nem os ascendentes de Pedro Francisco Casegas, Gaspar Domingues e Paula Antão.

1. Inês Maria (irmã da minha antepassada Paula Fernandes)

2. António Gaspar Cascão, b. Casegas 10.??.1688
3. Páscoa Fernandes, de Unhais da Serra

4. Manuel Gaspar, de Casegas, cas (Casegas 19.03.1675) com
5. Francisca Vaz, de Casegas.
6. Pedro Francisco Casegas, de Casegas.
7. Catarina Fernandes, da Erada, f. Unhais da Serra 21.07.1705.

8. Cap. Domingos Gaspar, n. Vilar Barroco 01.01.1606, cas. (Casegas 15.06.1630) com
9. Catarina Giraldes, de Casegas.
10. Manuel Afonso, de Silvares.
11. Maria Vaz, de Casegas.
12. Francisco Pires, do Sobral de Casegas, cas. (Casegas 28.02.1629) com
13. Brites Duarte, de Casegas.

16. Gaspar Domingues, de Vilar Barroco, cas. (Janeiro de Baixo 26.11.1595) com
17. Paula Antão, do Brejo de Baixo, freg. Janeiro de Baixo.
18. Pedro Domingues, do Sobral de Casegas, cas. (Erada 29.01.1589) com
19. Maria Giraldes, de Casegas (?).
25. Brites Duarte.
26. Pedro Duarte.
27. Maria Pires.

34. Antão Martins, de Janeiro de Cima, cas. (Janeiro de Baixo 03.06.1571) com
35. Margarida Martins, do Brejo de Baixo.
36. Pedro Domingues, do Sobral de Casegas.
38. Isidoro Álvares.
39. Maria Fernandes.

68. Antão Martins, de Janeiro de Cima.
70. Martim Anes, do Brejo de Baixo.

Nota muito importante: Pedro Francisco Casegas e Catarina Fernandes, antepassados da família Casegas de Unhais da Serra, não devem ser confundidos com outro Pedro Francisco e outra Catarina Fernandes que também viveram em Unhais na mesma época. De facto, temos:

A) Pedro Francisco Casegas, de Casegas (filho de Francisco Pires e Brites Duarte), c. c. (I) (Paul 25.09.1667) Isabel Gaspar Gonçalves, da Coutada, viúva de Dinis Lopes (filho de Dinis Lopes e Ana Rodrigues), de Unhais da Serra (com quem casara no Peso a 26.04.1654), e filha de Domingos Gonçalves e Maria Delgado; c. c. (II) Catarina Fernandes, da Erada.

B) Pedro Francisco (filho de Pedro Francisco e Maria Folgado, de Unhais da Serra), c. c. (I) Catarina Fernandes, c. c. (Unhais da Serra 15.12.1705) (II) Catarina Leal (filha de João Álvares, de Alvoco da Serra, e de Maria Fernandes ou Catarina Rodrigues).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Unhais-Origens-Casegas/Erada

#166976 | Raquelis | 10 set 2007 01:24 | Em resposta a: #166960

Caro Rui Pereira

Isto é para ler e introduzir com muito cuidado. São mesmo muitos e muito remotos os ancestrais que aqui me apresenta. Continuo com muita sorte.

1º Já tinha o casamento de António Gaspar(Cascão) com Páscoa Fernandes.
No registo de casamento ela é Páscoa Casegas. Casam-se em Unhais a
20.10.1718. (Esta é a minha oferta à sua valiosa informação)
Só não sabia que eram pais da minha Inês (Ignes) e da sua Paula.

2º Depois foi óptimo ter referido a diferença entre os dois Pedros Francisco casados
com as duas Catarinas Fernandes.

Eu tinha escolhido o casal errado. Bem, estava no topo da minha lista mas julgava o meu Pedro filho de outro Pedro e de Maria Folgado. Amanhã vou ter de fazer as devidas correcções, já que há a certeza dos pais da Inês.

Por outro lado tenho de entender bem como distribuir os nomes que me indica, pela árvore.
Não estou habituada a este tipo de listagem e tenho de fazer um esboço à parte.

Com os meus agradecimentos e melhores cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Unhais-Origens-Casegas/Erada

#167057 | rmfrp | 10 set 2007 21:45 | Em resposta a: #166976

Cara Raquel Diogo:

Em primeiro lugar agradeço os dados do registo de casamento dos nossos antepassados Cascão, que realmente não tinha (e por esta altura eu já tinha obrigação de ter encontrado!).

Sei, por outra mensagem sua, que já se habituou à numeração. :-)

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 15:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen