Entrada da Família Belo em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#166886 | ELTON BELO REIS | 08 set 2007 20:31

GOSTARIA QUE SE ALGUEM PODE ME AJUDAR A LOCALIZAR A ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL. TENHO O LIVRO DOS BELLO EM OVAR, NO ARQUIVO DAS FAMILIAS CONSEGUIMOS LOCALIZAR MARIA BELO DE 1510 E PRECISAVA IR UM POUCO ANTERIOR A ESTA DATA. ACREDITO TEREM VINDO DA ESPANHA, DEVIDO AOS PEIRONES EXISTENTES EM, UMA REGIAO DA ESPANHA. CONSEGUIMOS TAMBEM BRASOES DA FAMILIA NA ITALIA, ALEMANHA, ESPANHA, INGLATERRA EM PORTUGAL NAO CONSEGUIMOS LOCALIZAR.

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#229555 | lidia vargues | 17 mai 2009 00:54 | Em resposta a: #166886

A MINHA AVO´ERA BELO. NÃO SEI SE AJUDO ALGUMA COISA,ELA ERA DO ALANDROAL

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230002 | ELTON BELO REIS | 21 mai 2009 15:51 | Em resposta a: #229555

OBRIGADO LIDIA , VOCE TERIA O NOME COMPLETO DE SUA AVO? O NOME DELA SERIA ADOTADO PELO DE SEU AVô? OU ELA SERIA DA FAMILIA BELO POR ASCENDENCIA?

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230003 | NISGM | 21 mai 2009 16:00 | Em resposta a: #230002

VOCÊS NÃO PODERÃO DESLIGAR A TECLA QUE SÓ DEIXA ESCREVER EM MAIÚSCULA?

NÃO SÓ É UNIVERSALMENTE A MANEIRA DE SE MOSTRA QUE SE ESTÁ A ESCREVER AOS GRITOS COMO FICA CANSATIVO PARA LER

O BELO É UM APELIDO COM ORIGEM EM ALCUNHA, POR ISSO NÃO TEM DE HAVER ENTRADA NENHUMA DO APELIDO EM PORTUGAL. É BEM POSSÍVEL QUE TENHA SIDO CRIADO POR CÁ.

ATENTAMENTE, NUNO DE M.

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230014 | lidia vargues | 21 mai 2009 16:38 | Em resposta a: #230003

peço desculpa.mas não foi má intenção.

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230017 | lidia vargues | 21 mai 2009 16:48 | Em resposta a: #230002

caro ELTON,o nome completo da minha avó era CARIDADE BELO MADEIRA ,creio que seria BELO por ascendencia porque o meu avõ eraJOSE´LUIS CALEIRO. cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230028 | LProjecto | 21 mai 2009 17:18 | Em resposta a: #230014

Cara Lídia Vargues,

Suponho que tem parentesco com os "Belo Madeira", de Alandroal, que constam nesta bd, não?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230037 | ihintza | 21 mai 2009 17:43 | Em resposta a: #166886

Caro Elton,

Como já tinha feito noutro tópico do Geneall, cá lhes deixo os meus antepassados Belo/Bello de Portugal e Espanha.

Se estes meus parentes apareceram na sua base de dados, agradeceria imenso que você partilhase comigo essa informação: dados, ascendencia...

Obrigada.

-------

(Numeração Sosa-Stradonitz)

(8) Eleuterio Gonçalves
n. 17.04.1860 – São Julião-Montinho, Portalegre, Portalegre, Portugal
b. 01.05.1860 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
c. 29.05.1882 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
f. 18.12.1930 – La Codosera-La Varse, Badajoz, Extremadura, España

(9) Clara Carvalho Bello
n. 24.12.1861 – São Julião-Cabeço, Portalegre, Portalegre, Portugal
b. 06.01.1862 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
c. 29.05.1882 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
f. 15.03.1950 – La Codosera-La Varse, Badajoz, Extremadura, España

(18) Pedro de Carvalho
n. 26.06.1806 – São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
b. 30.06.1806 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
c. 13.10.1841 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal

(19) Antónia Bello
n. 24.11.1817 – Valencia de Alcántara-Jola, Cáceres, Extremadura, España
c. 13.10.1841 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal

(36) Vicente de Carvalho
n. Castelo de Vide, Castelo de Vide, Portalegre, Portugal
c. 04.02.1799 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal

(37) Maria Joaquina
n. 03.02.1771 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
b. 08.02.1771 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
c. 04.02.1799 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal

(38) João Bello Menor
n. Valencia de Alcántara, Cáceres, Extremadura, España

(39) Maria Mónica Bernarda Gonçalves
n. Valencia de Alcántara, Cáceres, Extremadura, España

(74) António Pires Bello
n. 29.01.1746 – Marvão-Os Galegos, Marvão, Portalegre, Portugal
b. 20.02.1746 - Marvão-Os Galegos, Marvão, Portalegre, Portugal
c. 06.09.1768 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal

(75) Brites Maria
n. 22.09.1749 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
b. 05.10.1749 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal
c. 06.09.1768 - São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal

(76) António Belo
n. Valencia de Alcántara, Cáceres, Extremadura, España

(77) Maria Gonçalves
n. São Julião, Portalegre, Portalegre, Portugal

(148) Manuel Pires
n. 18.03.1708 – Crato, Crato, Portalegre, Portugal

(149) Maria Gonçalves Bela
n. 30.11.1711 – São Tiago, Marvão, Portalegre, Portugal
b. 06.12.1711 - São Tiago, Marvão, Portalegre, Portugal

(298) João Gonçalves Bello
n. São Tiago, Marvão, Portalegre, Portugal

(299) Maria Gonçalves
n. São Tiago, Marvão, Portalegre, Portugal

-------------

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230055 | ELTON BELO REIS | 21 mai 2009 20:03 | Em resposta a: #230017

LIDIA, obrigado pela resposta. Consegui localizar sobrenomes contendo Bello desde periodos de Caesar o Imperador Romano. Tratando-se de Appiano de Bello em que deixou um lapide com transcrições sobre o tumulo do Imperador Romano. Nas pesquisas que fiz, consegui localizar algumas imigrações e emigrações bem antes de 1210 na Inglaterra, França, e mais recente por volta de 1500 apareceram os BELO's na Espanha e Portugal. Possivelmente sobrenomes adotados por Cristãos novos. Depois com a febre das descobertas das Americas, a entrada por varios territorios de sobrenomes Belo e Bello, nos periodos de 1590. Vou dar uma olhada em meus arquivos e verei se acho Caridade Belo Madeira, e o nosso muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230056 | ELTON BELO REIS | 21 mai 2009 20:03 | Em resposta a: #230017

LIDIA, obrigado pela resposta. Consegui localizar sobrenomes contendo Bello desde periodos de Caesar o Imperador Romano. Tratando-se de Appiano de Bello em que deixou um lapide com transcrições sobre o tumulo do Imperador Romano. Nas pesquisas que fiz, consegui localizar algumas imigrações e emigrações bem antes de 1210 na Inglaterra, França, e mais recente por volta de 1500 apareceram os BELO's na Espanha e Portugal. Possivelmente sobrenomes adotados por Cristãos novos. Depois com a febre das descobertas das Americas, a entrada por varios territorios de sobrenomes Belo e Bello, nos periodos de 1590. Vou dar uma olhada em meus arquivos e verei se acho Caridade Belo Madeira, e o nosso muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230060 | NISGM | 21 mai 2009 20:26 | Em resposta a: #230056

Elton,

Não quero ser rude mas acho que a sua ideia da progressão das migrações do apelido tem demasiado a ver com o Código da Vinci ou Anjos e Demónios, livros de Dan Brown, e de menos com História e Onomástica.

Fazia bem em ver como se transmitiam os nomes romanos antes de tentar ligar os Belos todos que por acaso apanhar entre Portugal e a Mongólia. É muito difícil, ou impossível, ligar os apelidos romanos aos portugueses. Também valeria a pena ver a marca imposta pela presença visigoda na Península Ibérica.

Também valia a pena esquecer as teorias acerca dos nomes dos Cristãos-Novos. Está-se mesmo a ver que querendo viver de forma discreta - a Inquisição funcionava em Portugal - iam mesmo escolher nomes que os identificassem com prováveis praticantes de judaísmo e os impedisse de alcançar certos cargos.

Em português belo quer dizer bonito pelo que em Portugal possivelmente virá de alcunha (rever também, por favor, conceitos como apelido, sobrenome, alcunha. nos falares portugueses, norma europeia e sul-americana).


Ou seja, alguém bonito arriscava-se a ser distinguido de outro com o mesmo nome com a alcunha de Belo, que entretanto passou a usar como apelido. Ou seja, tem a mesma origem que Feio, Valente, Bravo, Branco, Gordo, Louro, Calvo, Magro, etc.

Não mitifique o que tem explicações mais simples e leia as respostas todas que lhe dão antes de recomeçar os disparos rumo à União Europeia e à universalidade de um apelido.



Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230068 | lidia vargues | 21 mai 2009 21:36 | Em resposta a: #230056

caro ELTON estou certa de que se souber alguma coisa sobre os meus antepassados isso me sera´transmitido.desejo-lhe boa pesquisa e agradeço a sua atenção e disponibilidade.aguardo notícias suas.

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230071 | lidia vargues | 21 mai 2009 21:46 | Em resposta a: #230028

caro LUIS de facto a minha avo materna era BELO MADEIRA. agradeço se souber alguma coisa sobre os meus antepassados a parti-lhe comigo. agradecida desde já

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230086 | LProjecto | 21 mai 2009 23:17 | Em resposta a: #230071

Cara Lídia,

Sem dados concretos, nomes, datas, naturalidade, é sempre muito complicado. Puderei ver se encontro alguma coisa, mas peço-lhe que aguarde algum tempo (finais do próximo mês) pois, para já, a minha disponibilidade é praticamente nula. Se preferir enviar-me os referidos elementos através de e-mail poderá utilizar luismcalhau(arroba)hotmail(ponto)com

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: ENTRADA DA FAMILIA BELO EM PORTUGAL

#230128 | ELTON BELO REIS | 22 mai 2009 13:23 | Em resposta a: #230060

Acredito que V.S. não esta entendendo minha tentativa de localização da alcunha Belo e Bello. A minha intenção é de localizar "onde" se focou o sobrenome Bello ou Belo no mundo. Com isso, tenho tido contato com inumeras personalidades do mundo inteiro que fazer a mesma coisa. Independetemente de graus de parentesco ou não. Consegui localizar Velo na Espanha entre outros no mundo. Do latim, sei que pulcher é o significado para BELO e que Belo, Belum, Belico advem de guerreiros e guerrear. Portanto, agradecemos sua notificação, sua atenção em demasia, mas o nosso intuito é localizar por datas pessoas que possuiram a alcunha Belo e Bello. Obrigado!

Resposta

Link directo:

Entrada da Família Belo em Portugal

#447531 | Margarida.17 | 06 mai 2023 09:55 | Em resposta a: #230128

Bom dia. A minha avó era Belo. Josefina Rosa Belo.
Nasceu em Reguengos de Monsaraz. Este era mesmo o apelido dela e não do meu avô.
Se considerar relevante, posso obter e partilhar informações um pouco mais detalhadas.

Resposta

Link directo:

Entrada da Família Belo em Portugal

#447536 | LBdeMS | 06 mai 2023 20:55 | Em resposta a: #166886

Trata-se de um nome com raízes toponímicas e terá provindo, segundos alguns autores, da designação da vila de São João-da-Madeira. Conhece-se um indivíduo que vivia em finais do século XIII e que se chamava Afonso Martins Madeira, sendo ele plausível irmão de um João Martins Madeira. O que não é de modo algum possível é estabelecer a ligação entre estes e os Madeiras de épocas mais recentes.
Armas : De vermelho, cinco cabeças de águia de ouro postas em aspa: Timbre: uma águia sainte e estendida de vermelho, armada de ouro.

Resposta

Link directo:

Entrada da Família Belo em Portugal

#452554 | oscarbelo | 20 fev 2024 23:34 | Em resposta a: #166886

Meus caros, por afinidade, tenho muito interesse em receber o máximo de informação que conseguirem partilhar.

O meu nome é Óscar Alberto Monteiro Belo.
Provém do meu pai, Faustino Alberto Moreira Belo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 16:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen