Famílias Indígenas - Nova Seção?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Famílias Indígenas - Nova Seção?

#167085 | Hick Stone | 11 set 2007 02:09

Pelo que sei, existem alguns sobrenomes (apelidos) criados e adoptados pelos indígenas no Brasil. Não seria sensato criar uma seção de "Famílias Indígenas" ou "Famílias Brasileiras"? Perguntei ao meu avô materno e ele me relatou que descende de um homem (precisamente, meu tataravô) com o sobrenome "Caboclo". Pesquisei um pouco e descobri facilmente que é um apelido de origem indígena, e me senti, digamos, "excluído", por não ter ao menos uma seção, constando que ele existe.

Desculpe se fugi um pouco do tema da seção "Famílias", mas não encontrei melhor seção para abordar este assunto.

Obrigado pela paciência,
Hick Stone.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Indígenas - Nova Seção?

#167100 | CesarPaulo | 11 set 2007 11:05 | Em resposta a: #167085

Caro Hick Stone,

Eu também gostaria de encontrar alguma referência a respeito de Famílias Indígenas Brasileiras, pois também tenho ascendentes, os quais nada encontro em algures. Já pesquisei várias fontes e e pedi ajuda à genealogista Marta Amato, porém tudo foi em vão.
Que este tópico seja um princípio de um ramo importante desta grande Árvore genealógica, tão necessária a muitos e tão pouco explorada.

César Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Indígenas - Nova Seção?

#167109 | joão pombo | 11 set 2007 13:21 | Em resposta a: #167085

Caro Hick Stone:

No fórum deste site existe uma "secção" ou "sala" cujo tema é "Brasil" e que, portanto, abrange tudo o que se relacione com este país, incluindo familias brasileiras com ou sem sangue indígena, etc...
Por outro lado e excluindo o fórum, não creio que aqui exista propriamente um espaço dedicado a famílias brasileiras.
Existem sim milhares de indivíduos brasileiros, com registo no Geneall, sendo que muitos terão sangue indígena (outros não...).
A meu ver seria extremamente complicado criar um espaço específico para famílias brasileiras com sangue indígena, até porque a maioria dessas famílias também tem sangue português, africano, italiano, espanhol, alemão, etc...
Mais difícil ainda seria criar um espaço para famílias 100% indígenas, por razões evidentes.
Aproveitando o seu tópico, permita-me também formulhar-lhe a seguinte questão: Existem muitos brasileiros com apelidos "indígenas". Lembro-me agora do Cirurgião Pitanguy. Terão todos algum antepassado indígena ou era costume os brasileiros brancos adoptarem nomes de inspiração indígena? Sei que alguns o fizeram, particularmente ligados à política, artes e letras, etc...

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

Famílias Indígenas - Nova Seção?

#167146 | Lourval | 11 set 2007 18:16 | Em resposta a: #167109

Caro João Pombo,

Meu pai tem ascendência 100% portuguesa e as pesquisas, através dele, muito avançadas e já publicadas aqui no Genea. A família de meu pai, sem exceção, chegou ao Brasil entre 1880 e 1915, aproximadamente.

Porém a família de minha mãe é mais antiga no Brasil. Uma avó dela é de origem portuguesa (Coimbra). Os outros três são do interior de São Paulo. O interior de São Paulo recebeu imigrantes das mais variadas nacionalidades. De modo que a outra avó de minha mãe também tem ascendência alemã. Mas o sobrenome dela é Godoy. A família Godoy é extremamente antiga no Brasil. Parece ter origem em Baltazar de Godoy (espanhol e aqui no Genea). Os Godoys estão sempre ligados aos Pires, Camargo, Bueno e Ribeira e este povo quase sempre cae em João Ramalho (João Maldonado), Fernão Dias Paes, Martim Afonso de Sousa, Pedro Álvares Cabral, etc. João Ramalho teve muitos filhos e todos com indígenas. Ele já estava aqui antes de 1532.

Fernão Dias Paes (aqui no Genea) já era filho de português com indígena e ele é descendente de D.Afonso Henriques.

Eu ainda não sei quem foram os pais de meu bisavô João Amâncio de Godoy mas é altamente provável que ele esteja ligado aos Godoys, Pires, Ribeiras, Buenos, que constam da Genealogia Paulistana.

É altamente provável que eu seja descendente de João Ramalho e conseqüentemente, de Tibiriça. E cá entre nós, estou torcendo por isto.

Logo poderei confirmar (ou não) minha hipótese.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 16:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen