Duvida em Paroquiais

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Duvida em Paroquiais

#167361 | JoãoGaspar | 14 set 2007 03:38

Caros Confrades,

A seguinte situação, é bastante familiar nos baptismos que tenho encontrado.
Exemplo:

"em 1603, Adriana, filha de Rodrigo João da Costa e de sua mulher Francisca Fernandes. Padrinho: Francisco de Oliveira Cavaleiro de Cristo e Catarina Lopes.

Apresentou (?) Maria de Mattos, filha de Pêro Tomé de Mattos."

o que consistia o facto de "apresentar", aqui representado por Maria de Mattos?
Esta por sua vez, "apresenta" varias crianças nos seus baptismos nesta freguesia, enquanto por exemplo em Alcochete e Samouco é Guiomar Nunes que "apresenta" a maioria dos baptizados.
Quem podia apresentar? qualquer pessoa? porque aparece em alguns baptismos e na sua maioria não?

Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Duvida em Paroquiais

#167381 | josemariaferreira | 14 set 2007 12:48 | Em resposta a: #167361

Caro João Pedro

Nas minhas buscas também tenho encontrado muitas vezes, "comadre fulana tal"
No caso da sua duvida, refere-se ao Padrinho ou Madrinha.
"É quem, no Baptismo e na Confirmação, apresenta o/a afilhado/a ao sacramento, comprometendo-se com a sua preparação e depois com a sua perseverança na fé. No caso de baptizado de criança, colabora com os pais e com a comunidade paroquial na sua posterior educação cristã. Exerce um verdadeiro ministério na cele­bração destes sacramentos, pelo que se lhe exige, em princípio: suficiente maturidade, ter recebido os três sacramentos da iniciação cristã e não estar impedido pelo direito (Cf. Ritual do Baptismo, Preliminares Gerais, 10). Até ao séc. VIII, só eram admitidos padri­nhos. Depois também madrinhas. O número de padrinhos variou, chegando, na Idade Média, a dezenas. O Conc. de Trento reduziu o número a um padrinho ou uma madrinha, ou, então, a padrinho e madrinha. Desde o séc. VI até à refor­ma litúrgica do Conc. Vat. II, os padri­nhos contraíam parentesco espiritual com os afilhados, consi­de­rado impedimento para o matrimónio. O mesmo pa­ren­tesco está na origem do hábito de tra­tamento de compadre/comadre entre padrinhos/madrinhas. (Cf. Preliminares Gerais do Ritual do Baptismo, nn. 7-10).

in Enciclopédia Católica Popular"

Cmprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duvida em Paroquiais

#167407 | JoãoGaspar | 14 set 2007 15:37 | Em resposta a: #167381

Caro Zé Maria,

Primeiro pensei tambem tratar-se de uma Madrinha muito popular na Paroquia, mas se reparar no exemplo que eu transcrevo do Paroquial de Alhos Vedros, S bapt. verá que os Padrinhos são Francisco de Oliveira,< Cav X. e Catarina Lopes.

APRESENTOU MARIA DE MATTOS.

Agradeço a sua atenção e ajuda.

Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Duvida em Paroquiais

#167423 | feraguiar98 | 14 set 2007 18:58 | Em resposta a: #167407

Caro João Paulo,

Era vulgar a mãe ficar combalida após o parto e, por outro lado, a taxa de mortalidade no período pós-natal e o medo de que a criança pudesse falecer sem receber o baptismo, levava a que muitas vezes fosse a parteira quem apresentava a criança no baptismo.
Repare que nesses tempos um homem não era idóneo para transportar/manusear bébés e que o baptizado ou era na Igreja ou em Capela, que poucas casas teriam. A parteira, por seu lado, era muitas vezes pessoa da confiança do pároco, sendo normalmente ela e não algum membro da família que efectuava os baptismos "in articulo mortis". Terá concerteza encontrado registos em que o pároco apenas punha os Santos Óleos, pois o baptismo fôra efectuado após o parto, na convicção de que a criança não sobreviveria.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Duvida em Paroquiais

#167444 | JoãoGaspar | 14 set 2007 22:38 | Em resposta a: #167423

Caro Fernando Aguiar,

Muito obrigado pela a sua ajuda.
Disponha sempre!

Com os meus Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 11:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen