Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#167466 | JAVSO | 15 set 2007 16:54

Caros Confrades

Há tempos, lancei o tópico "António Leite Rebelo de Magalhães".
Através de contactos e deslocação ao AD de Braga, consegui apurar o seguinte:
é filho de Francisco Teixeira de Magalhães e de sua mulher, Felizarda Maria Teresa Leite de Castro, da casa da Freiria, S. Clemente, Celorico de Basto;
é neto paterno de Custódio António de Magalhães e de sua mulher, Maria Teresa, do lugar de Peitimão, S. Clemente;
é neto materno de Bento José Leite Rebelo e de sua mulher, Josefa Maria de Castro, da casa da Ordem, freguesia de S. Martinho de Meidelo, concelho de Montelongo (Fafe?).

Como este tipo de investigação nunca mais tem fim e, ainda, não recebi as cópias dos documentos (inquirições e assentos) que solicitei, pois que houve grande aglomeração de pedidos em Agosto, venho, de novo, "mendigar" pistas para, agora, explorar os ascendentes dos avós de António Leite Rebelo de Magalhães.

Será aquele Custódio António de Magalhães o capitão de ordenanças referido por Nuno Borrego, em As Ordenanças . . ., p. 378 (Celorico de Basto), com a data de 25-9-1794? Pela data é possível, mas será possível haver vários outros com aquele nome? Não conheço as genealogias desta freguesia para poder afirmar que é o mesmo.

Aguardando, ansiosamente, o vosso contacto, envio os meus melhores e mais cordiais cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#168058 | JAVSO | 21 set 2007 21:57 | Em resposta a: #167466

Caros Confrades

Apesar de abusar da Vossa paciência, peço que se tiverem algum elemento sobre as pessoas que referi mo comuniquem.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#169679 | JAVSO | 09 out 2007 03:24 | Em resposta a: #168058

Caros Confrades

Renovo o pedido.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#178798 | pachancho | 04 jan 2008 16:13 | Em resposta a: #169679

Caro José Oliveira,

no site do Museu da Emigração há referência a uma Familia Leite de Castro, de Fafe.
Na sala da Faília, em Historial de Famílias

http://www.museu-emigrantes.org/museu.htm

cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#178869 | JAVSO | 04 jan 2008 22:45 | Em resposta a: #178798

Cara Paula Peixoto

Muito obrigado pela sua informação. Não me serviu para os Magalhães Leite de Castro, mas para descobrir a ascendência de Jerónima Ribeiro, de Santa Eulália de Fafe, ascendente da casa do Santo, em fafe, e casal da Breia (de onde é natural meu trisavô Fernando de Castro de Abreu Bacelar, que também usou Fernando de Castro de Abreu Magalhães).

Os Leite de Castro, que procuro, são oriundos da casa da Ordem, em Medelo.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#178881 | Mavasc | 05 jan 2008 00:28 | Em resposta a: #178869

Caro José Alfredo

De passagem por este tópico vi a referência á Casa do Santo, de onde provem um Tio Avô de meus filhos, Fernando de Castro e Abreu Leite. Consta aqui do Genea, casado com Inês de Barros e Vasconcelos. Estamos a falar da mesma Casa do Santo?
Quanto aos seus Leite de Castro serão os que se ligaram aos Oliva da Beira? Desses ainda tenho alguns dados, por ligação aos Oliva e Sousa.

Um abraço

Beni

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#178892 | JAVSO | 05 jan 2008 01:43 | Em resposta a: #178881

Cara Beni

A casa do Santo, que pertencia a minha avó Maria das Dores, situa-se na freguesia de Alvite, Cabeceiras de Basto e estava ligada à família Pereira Leite.

Na ascendência de minha Mãe há vários ramos Leite de Castro, estando um ligado ao meu trisavô Fernando de Castro de Abreu Bacelar, da casa do Casal da Breia, freguesia de S. Nicolau, Cabeceiras de Basto, e casa do Santo (Velho), em Fafe; e outro à casa da Ordem, em Fafe, que se uniu aos Magalhães de S. Clemente de Basto, através do casamento de Maria Felizarda Teresa Leite de Castro.
Não conheço, para já, qualquer ligação a Olivas da Beira.
Estas duas casas do Santo não me parecem ser a que me refere.

Porém, os nomes de que me fala são muito parecidos com os de ascendentes de minha Mãe, já que também os tenho Barros e Vasconcelos, da casa da Carvalheda, freguesia de Armil, concelho de Fafe - meu 5º avô, deste ramo, chamava-se Inácio Soares Coelho de Barros e Vasconcelos.
Além dos dos mencionados Fernandos.

Um reconhecido abraço,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#178915 | Mavasc | 05 jan 2008 11:26 | Em resposta a: #178892

Bom dia, José Alfredo

Creio que , no que respeita ao Tio Fernandinho, estamos a falar das mesmas pessoas, veja em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=194791. Correndo os ascendentes cheguei a http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=258653, que, creio, será o seu trisavô.
Quanto aos Leite de Castro de que falo são estes http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=25186

Os Olivas da Beira estão dispersos na base de dados do Genea, mas tenho os dados para fazer a ligação a http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=297259, Marechal António de Oliva e Sousa de Sequeira.

Um abraço

Beni

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#178919 | pachancho | 05 jan 2008 11:59 | Em resposta a: #178892

Caro José Alfredo,

não sei se já viu estas informações, de qualquer modo aqui ficam:

..."Um caso típico desta situação, é representado pela última geração da Casa do Santo O Velho, Custódio Luís Ribeiro Queirós de Vasconcelhos e sua esposa Dona Maria Josefa dos Santos Sampaio tiveram onze filhos, todos falecidos solteiros, pelo que entrou na posse da casa a geração de uma irmã de Dona Maria Josefa, Dona Rosa Maria dos Santos Sampaio que havia casado em Cabeceiras de Basto, na Casa da Fonte, entroncando com a geração dos Abreus Bacelares. Assim, na sua expansão, esta linhagem une-se com vários títulos dos principais nobiliários [Vasconcelos, Lemos, Mendes, Peixoto, Queiroz, Castro, Sequeira Braga, etc.]..."

retirado:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=170891&fview=e
mensagem do dia 18.10.2007; autor: ruifaria2 ;Tópico Pimentas de Guimarães


Existe também um tópico sobre os Leite de Castro:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=91907


http://www.museu-emigrantes.org/ascendencia_familias_leitepintosaldanha.htm

http://www.museu-emigrantes.org/ascendencia_familias_saldanhamiranda.htm

http://www.museu-emigrantes.webside.pt/museu_fr/Bento_Abreu.htm


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#178941 | dvl | 05 jan 2008 13:22 | Em resposta a: #167466

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

Por acaso não encontrou nas suas pesquisas outra (ou a mesma) família Leite de Castro, de Fafe.

Estou interessado em obter informações sobre esta família de Fafe e o que eu tenho é o seguinte:

General Júlio César Sanches Leite de Castro, n. 31.08.1864, em Belém, casado com D. Maria Cristina Simões Ferreira, filho de Manuel Leite de Castro, natural de S. Romão de Arões, neto materno de João Francisco Leite de Castro, natural de S. Romão de Arões e de Teresa de Jesus e Freitas.

Este último Leite de Castro poderá ser um que aparece n'As Ordenanças como Capitão e depois Tenente-Coronel reformado.

Os meus cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#178982 | Luisa Castro | 05 jan 2008 17:58 | Em resposta a: #178915

Cara Beni

Gostava de trocar informações consigo sobre a ascendência de António Leite de Castro de Sampaio Vaz Vieira, nomeadamente sobre a avó deste, Francisca Leite de Meireles. Tem informações?

Obrigada
Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#178998 | Mavasc | 05 jan 2008 19:57 | Em resposta a: #178982

Cara Luisa

Confesso que não tenho! As informações que tenho são sobre os Olivas do Sátão, já que António Álvaro de Azevedo e Lancastre Póvoas Leite de Castro * 21.07.1927 casou com Annette Louise de Sequeira Oliva .
Lamento imenso não poder ser-lhe útil,

Com os meus melhores cumprimentos

Beni

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#179073 | JAVSO | 06 jan 2008 05:42 | Em resposta a: #178998

Cara Beni

Estamos a falar da mesma Casa do Santo.
O tio-avô de seus filhos é, pois, neto de uma irmã de meu trisavô Fernando de Castro Abreu Bacelar, que aparece, muita vez, como Fernando de Castro Abreu de Magalhães.
Neste ramo da família, como pode ver, é frequente o nome "Maria Bárbara", que é, também, o de uma das minas filhas.
Conheço mal as pessoas deste ramo. Lembro-me de ir, quando tinha menos de 18 anos, com minha Mãe, a casa da prima Lucrécia e dos primos Ermidas, que viviam no Porto, e fui contactando, com alguma regularidade, com a prima Lurdes, que era casada com Álvaro Cameira.
Meu trisavô Fernando fugiu de casa (Casal da Breia, em S. Nicolau, Cabeceiras de Basto), durante a noite, quando teria os seus 15 anos, e foi para o Brasil, onde passou grande parte da sua vida. Desconheço a forma como meu bisavô Manuel Baltazar (Mendes Leite de Vasconcelos) veio a conhecer minha bisavó Maria Bárbara, mas penso que foi tudo tratado por procuração. Na verdade, ela nasceu no Brasil e ali vivia, excepto no tempo em que estivera em Lisboa, no Colégio do Bom Sucesso.

Agradeço-lhe muito o seu contacto.

Um abraço,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#179074 | JAVSO | 06 jan 2008 06:06 | Em resposta a: #178919

Cara Paula

As suas últimas informações foram preciosas, pois que se referem a Ribeiro Bernardes, a que eu não prestara, ainda, a devida atenção, até que o nosso Confrade Rui Faria fez o favor de me alertar para esse ramo.
A informação que se pode obter é muita, mas ainda não domino os caminhos para obter a que procuro, nem depois para a armazenar.

Rosa Maria dos Santos Sampaio é, na verdade, minha ascendente através de minha bisavó Maria Bárbara de Castro Abreu de Magalhães (filha de Fernando de Castro Abreu Bacelar ou de Magalhães).

Obtive, assim, preciosos ensinamentos para os trabalhos a que decidi dedicar-me, nas "horas vagas".

Mas, ainda procuro elementos sobre a ascendência de Felizarda Maria Teresa Leite de Castro, filha do Major do Primeiro Batalhão da União, Bento José Leite Rebelo e de sua mulher, Josefa Maria de Castro, da casa da Ordem, freguesia de São Martinho de Medelo, Monte Longo.
Aquela Felizarda casou, em S. Clemente de Basto, a 2-2-1812.

Os meus maiores agradecimentos pelas suas últimas e preciosas informações.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#179092 | pachancho | 06 jan 2008 11:46 | Em resposta a: #178941

Caro Duarte,

dê uma vista de olhos ao seguinte site:

http://www.museu-emigrantes.org/ascendencia_familias_leitedecastro.htm


http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=AroesRomao;lang=pt;p=teresa+de+jesus+maria+jose;n=freitas

creio que vai encontrar alguns nomes familiares:
Teresa de Jesus Maria José Freitas , Nascida - Arões São Romão/Fafe
Falecida a 29 de Setembro de 1872 - Arões São Romão/Fafe
Casada a 10 de Abril de 1815 com João Francisco Leite De Castro 1767-1840 (Nascido a 16 de Janeiro de 1767 - Arões São Romão/Fafe
Falecido a 20 de Janeiro de 1840 - Arões São Romão/Fafe
Com a idade de 73 anos )......


cumpimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Faf

#179214 | Luisa Castro | 06 jan 2008 23:40 | Em resposta a: #178998

Cara Beni

Muito obrigada de qualquer forma.

Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#180029 | dvl | 11 jan 2008 14:40 | Em resposta a: #179092

Cara Paula,

Muito obrigado pelas informações. De facto, são nomes familiares. Consegui subir desde João Francisco Leite de Castro até ao seu avô, João de Castro.

Cumprimentos e a continuação de boas pesquisas,

Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#208685 | F Carvalho | 19 set 2008 01:36 | Em resposta a: #167466

Ex.mos Senhores,

Não pude impedir-me de reparar na referência à Casa da Freiria, de São Clemente, Celorico de Basto.

Talvez possa surgir alguma luz para um mistério que há muito tento deslindar e que se relaciona com essa Casa.

Minha trisavó, Margarida de Cortona, nasceu na aludida Casa em 16.1.1867, filha natural de uma senhora pertencente à família dos seus proprietários e de um senhor juiz, ao tempo (ou posteriormente) exercendo no Porto.

Reza a história passada às posteriores gerações que o dito senhor juiz teria casado com uma muito jovem sobrinha rica vinda do Brasil e que a mãe da sobredita Margarida teria ficado solteira.

Reza também a mencionada história que a recém-nascida Margarida teria sido passada de noite num barquito pelo ao rio (ou ribeiro) fronteiro à Casa, até à casa da parteira, Balbina Rosa, que a levou a baptizar e criou a criança como sua.

Daí que a mesma tenha adoptado o nome Margarida de Cortona de Carvalho, sendo o apelido o de Manuel Carvalho, marido da dita Balbina Rosa.

A Margarida de Cortona foi baptizada como ex posta e seguiu a sua vida como filha de Balbina Rosa até que pelos dezasseis anos a casaram com Manuel António de Magalhães, que parece ter tido alguma ligação de parentesco com ela.

Manuel António de Magalhães exercia a profissão de alfaiate, era natural de Santo André de Painzela, Cabeceiras de Basto e era filho de Domingos de Magalhães e Florinda Rosa. Terá falecido por volta de 1940.

Tiveram dois filhos, Serafim de Carvalho Magalhães, nascido em 25.8.1884 e falecido em 26.1.1954, casado com Ermelinda de Magalhães, falecida a 9.8.1952, e Julieta Magalhães, nascida a 10.4.1887 e falecida a 10.8.1978. Desconheço se o primeiro deixou descendência. A segunda teve quatro filhos, dos quais só uma lhe sobreviveu, e cerca de vinte e dois netos.

Por volta de 1888 ou 1889, a Margarida de Cortona saiu de São Clemente de Basto com a filha e ficou uns tempos no Porto, donde emigrou definitivamente para Santiago do Cacém para casa da família Parreira, que conheceu precisamente no Porto. Morreu em 1953.

Sempre se correspondeu com a mãe (para o correio de Gandarela, São Clemente de Basto) até à data da morte desta, que a autorizou a, após essa morte (ocorrida pelos anos '20 do século passado), a reclamar os seus direitos.

Parece que tal processo (investigação de maternidade?, inventário?) foi iniciado mas que a Margarida de Cortona não terá comparecido a um acto onde a sua presença era necessária, e o inviabilizou.

Toda esta narrativa poderá suscitar alguma pista que possa esclarecer a identidade dos pais verdadeiros da Margarida de Cortona, tendo em conta os elementos lançados supra.

O meu obrigado e os meus cumprimentos a todos

Fernando Magalhães de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#210113 | F Carvalho | 08 out 2008 09:36 | Em resposta a: #208685

Renovo

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#213575 | F Carvalho | 19 nov 2008 15:37 | Em resposta a: #210113

Renovo

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#221115 | Samuel C O Castro | 13 fev 2009 10:16 | Em resposta a: #180029

Prezado Duarte,

Montei um documento do word sobre os Castros de Fafe e gostaria de lhe enviar por e-mail, para isso, há dias solicitei seu contato e não fui contatado. Se puder fazer a gentileza de escrever para meu e-mail castro.genealogia @ bol.com.br, agradeço.

Tenho interesse em conhecer os dados que conseguiste até João de Castro, que de momento não sei dizer se faz parte do documento que acima me referi. Se puder enviar pelo e-mail, fico-lhe muito grato.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#221147 | JAVSO | 13 fev 2009 18:40 | Em resposta a: #221115

Caro Samuel de Castro

Tenho vários ascendentes Castro, de Fafe.

Será que me pode enviar informação sobre os dados que já conseguiu?

Pretende que lhe elenque todos os ramos de que descendo?

Pretende qualquer outro elemento?

Se pretender o meu endereço electrnico é - javsoquarenta e seis (algarismos) arroba gmailpontocom

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#240304 | Paulo Jubilut | 26 set 2009 06:16 | Em resposta a: #221147

Caro Jose ALfredo,

Procuro minha ascendência em Fafe, pois meu bisavô, Manuel Antonio da Silva, nascido em 25 de dezembro de 1824, segundo se passaporte de "Villa de Fafe",e que emigrou para o Brasil em 1837 , aos 12 anos. Acontece que somente meu avô acrregou o apelido Silva, os demais filhos de Manuel carregaram o apelido Castro, pois segundo ele dizia, este era o verdadeiro apelido da familia e que seu apelido SIlva teria sido uma homenagem a um padrinho.Peço a gentileza informar se em suas pesquisas há alguma ligação em Fafe entre Castro e Silva .
Atenciosamente,
Paulo Eduardo da Silva Jubilut pjubilutarrobaterrapontocompontobr

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#240406 | Paulo Jubilut | 27 set 2009 12:40 | Em resposta a: #240304

Renovo a solicitação.

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#241657 | Paulo Jubilut | 10 out 2009 21:34 | Em resposta a: #240406

Renovo

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#241664 | JAVSO | 10 out 2009 22:49 | Em resposta a: #240304

Caro Paulo Eduardo da Silva Jubilut


Sinto-me envergonhado pela minha falta de delicadeza. Espero que me desculpe, mas a mudança sofrida na minha vida profissional, com enormes alterações, aliada à tentativa de aproveitamento do tempo disponível para fazer algumas buscas, via net, nos livros do Arquivo Distrital do Porto, levaram-me a cometer esta falta de educação. Penitencio-me.

Não sou um conhecedor dos Castros de Fafe que permita informar sobre tal questão. Tenho alguma ascendência de Fafe com esse apelido, mas pouco mais sei. E o que sei foi-me dado por amigos. Porém, penso não ter encontrado a ligação desses apelidos, embora seja fácil de acontecer.

Sugiro-lhe que procure na net em NEPS, onde poderá, acedendo a várias freguesias de Fafe, já disponíveis, ver se encontra o seu avô e mais familiares.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#241779 | Paulo Jubilut | 12 out 2009 07:00 | Em resposta a: #241664

Caro José Alfredo,
Agradeço sua resposta.
Não há por que se desculpar, todos temos compromissos e percalços. Já esgotei os recursos disponíveis online no Neps, e por esta razão recorro aos pesquisadores do Genea. Entrei em contato por e-mail com o Adporto, mas eles precisam do nome da freguesia para poderem ajudar-me em minha pesquisa ( o assento de baptismo de meu bisavô) , dado que infelizmente não disponho.
Agradeço mais uma vez,

Cordialmente,
Paulo Jubilut
São Paulo- Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Magalhães,S.Clemente Basto;Leite de Castro,Fafe

#241793 | Paulo Jubilut | 12 out 2009 15:25 | Em resposta a: #241779

Em Tempo, corrigindo:
onde se lê AD Porto leia-se AD Braga

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 08:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen