Dúvidas sobre livros paroquiais do AD Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Dúvidas sobre livros paroquiais do AD Porto

#167809 | fccabral | 19 set 2007 17:44

Prezados confrades

Gostava de obter algum auxílio para esclarecer as dúvidas que vêm me angustiando ultimamente, tendo em conta a pesquisa que estou realizando com o objectivo de localizar os dados referentes ao nascimento de meu avô materno em Portugal.

Conforme as informações obtidas no Consulado de Portugal, no Rio de Janeiro, colhidas da ficha de sua inscrição consular, meu avô nasceu no dia 21 de dezembro de 1900, na Freguesia de Santo Ildefonso, no Concelho do Porto, razão por que encaminhei e-mail ao Arquivo Distrital - considerando que a pesquisa deveria ser feita em livros que datam de mais de cem anos - solicitando a busca do registro de seu baptismo ou nascimento.

Segundo fui informado, por e-mail, em pesquisas feitas nos livros de 1900 e 1901 não foi encontrado o registro de seu nascimento ou baptismo.

A indagação que faço é se todos os livros dos registros paroquiais dos referidos anos se encontram arquivados naquela instituição ou é possível que algum ou alguns deles, referentes à Freguesia de Santo Ildefonso, possam ter desaparecido ou se perdido?

Caso todos os livros tenham sido arquivados, muito provavelmente, a informação prestada por meu avô, no momento de sua inscrição consular, pode não estar conforme a realidade, o que me imporia alargar a procura de seu assento de baptismos ou nascimento a outras localidades, mas se houver a possibilidade de que livros tenham se perdido, penso que minha dificuldade seria intransponível para conseguir a certidão de seu nascimento.

Se alguém puder me esclarecer a respeito dessas circunstâncias e dar-me alguma luz fico, desde já, imensamente agradecido.

Com os meus melhores cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas sobre livros paroquiais do AD Porto

#167824 | Cristina C | 19 set 2007 18:55 | Em resposta a: #167809

Gostava de o poder ajudar de outra forma. Mas após ler seu apelo, só me interrogo se não tem outros meios para obter dados sobre seu avô, de modo a poder cruzá-los e verificar se correspondem.

Existe alguma referência no assento de nascimento de seu pai/mãe? E nos de casamento de seus pais e seu avô? Nada?

Boa sorte!

CC

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas sobre livros paroquiais do AD Porto

#167831 | fccabral | 19 set 2007 19:49 | Em resposta a: #167824

Prezadíssima Cristina

Agradeço-lhe, de plano, sua atenção, mas, infelizmente, nos documentos de meu avô, lavrados aqui no Brasil, constou sua naturalidade apenas como portuguesa, não havendo qualquer referência à Freguesia, Concelho ou Distrito, onde nasceu. Apenas por informações de minha mãe sabe-se que ele era originário da cidade do Porto.

Esta informação só a confirmei por meio de pesquisa efectuada junto ao Consulado de Portugal no Rio de Janeiro (Brasil), considerando os dados constantes de sua inscrição consular.

Mesmo nos ficheiros existentes de seu prontuário de estrangeiro, guardados no Arquivo Nacional e declarados para obtenção de carteira de identidade, não consegui obter qualquer referência ao local de nascimento ou ao seu registro de baptismo.

Foi no Consulado, aqui no Brasil, que ele declarou ter nascido na Freguesia de Santo Ildefonso, no Concelho do Porto, em 20 de dezembro de 1900, mas no Arquivo Distrital de lá não foi o registro localizado.

Estou, agora, em busca do registro de seu Passaporte, expedido para a sua vinda ao Brasil. No AD do Porto também não foi localizado qualquer registro nos anos próximos à sua vinda para cá. Estou tentando junto ao Governo Civil do Distrito de Braga encontrar este documento, considerando que ele informou ao Consulado que o local de sua última morada, em Portugal, foi lá. Estou a tentar "checar" a informação constante de sua ficha consular quanto ao local de seu nascimento que, talvez, possa não ser o de seu baptismo ?

Tenho muitas informações sobre ele como o seu nome, o nome completo de seus pais, a data de seu nascimento, a Freguesia onde nasceu, a data de sua chegada no Brasil e o Vapor que o trouxe para cá.

No entanto, mesmo com esses dados não estou conseguindo avançar na pesquisa, pois, todas as respostas quanto a existência de eventuais registros desses factos têm sido negativas.

É prosseguir nesta minha peregrinação perlos arquivos e registros desta maravilhosa Terra, a ver se descubro as origens de meus antepassados.

Agradeço-lhe mutíssimo. Com os meus melhores cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas sobre livros paroquiais do AD Porto

#167838 | Cristina C | 19 set 2007 21:29 | Em resposta a: #167831

Caro Fernando,

Acho que vai pelo bom caminho, ao dar prioridade à obtenção do passaporte. Há semelhanças entre minhas buscas e suas, em termos de fracasso nos resultados. No meu caso, no prontuário, veio a fotocópia do passaporte com dados referindo tudo aquilo que você procura encontrar. É estranho seu avô não ser obrigado a fornecer informação documental semelhante para se registar (?).

É muito raro, mas nem sempre a freguesia onde se nascia era onde era baptizado. Mas é raro. No entanto, (em minha opinião), parece que existe algo a indicar a hipótese de seu avô não querer que outros soubessem sua origem. Pode ter facultado dados verbais errados ou mesmo indicar o local onde morou mas não necessáriamente foi baptizado.

Já agora, como se chamava?

Tenho verificado que a emigração da zona do Porto para o Brasil foi muito regular nesse período de tempo. Você procura saber a origem de seu avô, eu procuro saber o destino do meu bisavô. Ambos nasceram no mesmo período.

Boa sorte com esse passaporte!
Cumprimentos,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas sobre livros paroquiais do AD Porto

#167866 | fccabral | 19 set 2007 23:31 | Em resposta a: #167838

Caríssima Cristina

Penso que o maior problema foi o tempo, já que pelas leis que regulam o descarte de documentos no Brasil, quando os procurei nas serventias do registro civil e em outros cantos, estes já haviam sido destruídos, ficando somente os assentos dos registros, onde não fizeram constar os dados completos.

Também é possível que as informações prestadas por meu avô ao Consulado não tenham sido precisas.

Mas, creio que devo restringir a pesquisa ao perímetro que tracei, considerando que os apelidos de família de meu avô guardam uma certa relação com a região pesquisada.

Chamava-se ele Manoel Bastos de Amorim (filho de Manoel dos Reis Ferreira de Amorim e de Angelina Rosa Moreira Pinto Bastos de Amorim).

O fato é que há no Concelho de Póvoa de Varzim, no Distrito do Porto, uma Freguesia chamada Amorim, de onde pode ter se originado o apelido, como também, no Distrito de Braga há as Freguesias de Celorico de Bastos e, salvo engano, Cabeceira de Bastos.

Encontrei também registro de algumas pessoas naquela região com sobrenomes aproximados, embora não tenha conseguido fazer qualquer ligação entre estes e meus antepassados.

De outra forma, dissestes que procuras o destindo de seu bisavô. Caso este tenha sido o Brasil e desde que eu possa ajudá-la em alguma pesquisa, ponho-me à sua disposição para tanto.

Com os melhores cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas sobre livros paroquiais do AD Porto

#168067 | Cristina C | 21 set 2007 22:38 | Em resposta a: #167866

Caro Fernando,

Tenho pensado no seu caso, e de facto, não há nada que escape à minha lembrança que já não tenha feito. Julgo que o governo civil de Braga (porque não o do Porto?) é de facto, se lhe derem resposta (ainda não me deram a mim) o melhor caminho a seguir. Mas sem saber a freguesia de seu avô, é complicado.

Quanto aos nomes, também me ocorreu que "de Aboim" fosse a freguesia. Mas não quer dizer nada. Nem "Bastos". Nem sempre correspondia o apelido à zona.

Algo ficou em minha mente: no AD Porto a pesquisa que efectuou com resultados negativos, foi só entre 1900 e 1901. Decerto tendo por base a dita data de nascimento: 20-12-1900.

Talvez deva confirmar o período de tempo em que efectuaram a pesquisa, já que, por norma, é costume os arquivos se estenderem nas buscas, mesmo por iniciativa própria, tanto para traz como para a frente da data de referência.

Em que ano emigrou seu avô para o Brasil?

Bem, em caso de me ocorrer algo que ache que o possa ajudar, comunico-lhe. Por agora quis trocar estas impressões, porque questões levantam hipóteses, e o processo é sempre benéfico.

Os meus cumprimentos:
Cristina

PS: talvez tenha de "adivinhar" a freguesia em que seu avô nasceu. Se partir do pressuposto que o local (PORTO) está correcto, solicita o seu assento de nascimento para cada freguesia do concelho. É longo, incerto, mas uma hipótese em caso de sucessivos insucessos.

Bem-haja!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 11:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen