Qual era o distrito ? (beira alta)

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Qual era o distrito ? (beira alta)

#167991 | josefina | 21 set 2007 11:12

Boa tarde, quando penaverde e carapito eram conselhos e vilas nos tempos 1600-1800 ? qual era o distrito ? Guarda o Viseu ?
Obrigado. Josefina

Resposta

Link directo:

RE: Qual era o distrito ? (beira alta)

#168000 | JFMenéndez | 21 set 2007 13:09 | Em resposta a: #167991

Cara Colega

Para os séculos XVII e XVIII não faço ideia, mas penso que não seriam concelhos. O Carapito (um deles, porque há mais) pertence hoje ao concelho de Aguiar da Beira, embora tenha já pertencido ao de Trancoso, num determinado período histórico. Mas em ambos os casos sempre integrando o distrito da Guarda, embora eclesiasticamente dependentes da diocese de Viseu, à qual pertence o arciprestado de Aguiar da Beira.
Quanto a Penaverde sei que pertence, igualmente hoje, ao concelho de Aguiar da Beira e ao bispado de Viseu. Mas não lhe sei precisar, de momento, mais esclarecimentos.

Melhores cumprimentos,

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Qual era o distrito ? (beira alta)

#168015 | rmfrp | 21 set 2007 14:59 | Em resposta a: #167991

Cara Josefina:

Na época que refere, 1600-1800, o distrito não era nem Guarda nem Viseu, simplesmente porque os distritos administrativos conforme os conhecemos só foram criados no século XIX.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Qual era o distrito ? (beira alta)

#168335 | josefina | 24 set 2007 09:11 | Em resposta a: #168015

Bom dia, se não avia distrito, então so posso pedir as certidãoes de nascimentos dos meus parentes as paroquias. E a minha, sera viseu ? o a vila mesmo ? (carapito) e (penaverde).
Josefina gomes

Resposta

Link directo:

RE: Qual era o distrito ? (beira alta)

#168342 | rmfrp | 24 set 2007 11:10 | Em resposta a: #168335

Cara Josefina Gomes:

A organização dos registos paroquiais antigos faz-se pela divisão administrativa ACTUAL e não pela antiga. Actualmente, Pena Verde e Carapito são duas das freguesias do concelho de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda (atenção: é possível que algumas freguesias próximas que antigamente pertenceram aos seus concelhos se encontrem actualmente em outro concelho).

Por outro lado, praticamente todos os registos paroquiais portugueses anteriores a 1911 não se encontram na posse da Igreja Católica mas sim do Estado português, em arquivos distritais e na Torre do Tombo em Lisboa.

No caso específico das freguesias de Pena Verde e Carapito, os registos anteriores a 1800 parecem encontrar-se todos na Torre do Tombo. Para datas mais recentes há livros no Arquivo Distrital da Guarda.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Qual era o distrito ? (beira alta)

#168356 | josefina | 24 set 2007 12:50 | Em resposta a: #168342

Obrigado pela a resposta.
Josefina Gomes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 15:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen