Pesquisas no Distrito de Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Pesquisas no Distrito de Aveiro

#168061 | acardote | 21 set 2007 22:06

Caros colegas,

A biblioteca digital de Aveiro, permite pesquisar várias Monografias da região de Aveiro, os Anuarios do Liceu de Aveiro desde a sua fundação com varias informações sobre os alunos, revistas, Jornais, etc...
Contém informações que para alguns de nós muito interessantes, só peca pelo o modo de pesquisa não ser o ideal. O endereço é o seguinte:

http://www.cm-aveiro.pt/bibria/

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Distrito de Aveiro

#169967 | henrdias | 13 out 2007 14:11 | Em resposta a: #168061

Caro Confrade,

excelente dica esta que aqui nos deixou, e que nos permite fazer uma verdadeira incursão na história de várias localidades desta região.

Pena é que outras autarquias e universidades não sigam este exemplo de divulgação da história local tão util aos genealogistas e não só.

Infelizmente vi gorada a minha expectativa de encontrar uma obra que tanto procuro, e que me obrigará por certo a uma deslocação à Biblioteca Nacional. Tráta-se da Monografia da Gafanha do Padre João Vieira Rezende, que foi pároco da Gafanha da Encarnação.

Estou dando os primeiros passos nas pesquisas neste distrito onde a minha mulher tem algumas das suas raízes, e julgo que este padre poderá ser irmão do seu trisavô Manuel José Vieira Resende natural do Vale de Ílhavo.

Julgo perceber a não inclusão desta obra na Biblioteca Digital dos Municípios da Ria, uma vêz que o município de Ílhavo, não consta entre os parceiros deste projecto que inclui apenas os de Aveiro, Ovar e Oliveira do Bairro.

Por acaso não sabe se está previsto o alargamento deste consórcio a outros municípios da Ria? ou se poderei obter a obra que refiro digitalizada atravéz de qualquer outra entidade?

Desde já grato pela atenção dispensada,
com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Distrito de Aveiro

#170035 | acardote | 14 out 2007 21:43 | Em resposta a: #169967

Caro Henrique Dias,

Desconheço se o projecto Aveiro digital vai ter um ambito mais largo ou não em termos de concelhos, eu obtive esta informação através da Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro.
Pode também aceder a outras obras digitalizadas através dos seguintes sites:

http://books.google.com/

htpp://bnd.bn.pt/

Desejo-lhe boa sorte para as suas pesquisas.


Cumprimentos,

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Distrito de Aveiro

#170042 | nuno.melo | 15 out 2007 00:15 | Em resposta a: #169967

Primo Henrique Dias,

Tudo bem? O mundo é realmente bem pequeno. Ainda vamos descobrir que também tenho ascendentes comuns com a tua mulher...

Vi aqui a tua mensagtem e lembrei-me de uma coisa, aqui há cerca de uma ano fiz uma auditoria a um projecto e tive a oportunidade de visitar o museu maritimo de ilhavo. Tive a oportunidade de visitar a biblioteca do museu e pude constatar que existe no museu um grande arquivo com documentos (originais) de identificação dos pescadores da faina do bacalhau (e outros) e que partiam para mares longiquos. O património do museu pode ser consultado no local (parece que ia ser produzido um cd com uma serie de informação) e eu só ainda não fui lá pesquisar porque ando de um lado para o outro em auditorias e não tive ainda tempo. Estas digitalizações não estão na net (dos documentos dos pescadores naturais de ilhavo e vagos...).

Se puderes sugiro que passes por lá, mas podes confirmar primeiro se te dão acesso a este arquivo, porque o museu estava ainda a preparar e a classificar uma longa lista de documentos (penso que estavam também incluidas cartas dos pescadores e outros documentos).

O site do museu maritimo (que também é muito bonito de visitar) é o seguinte:

http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/

Em relação às cinco vilas, esta semana recebo mais 6 assentos de casamento (alguns em comum entre nós), mas ando com uma grande dificuldade em obter alguns. Será que me podes ajudar? Pode ser que já os tenhas obtido nas tuas pesquisas (uma vez que esses penso não nos serem de ramos comuns...)

Um abraço deste teu primo 4x

Nuno da Rocha Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Distrito de Aveiro

#170126 | henrdias | 15 out 2007 20:23 | Em resposta a: #170035

Caro Antonio Cardote,

estou grato pela sua resposta, e por mais estes "links" que aqui nos deixou. E embora estes já não constituíssem novidade para mim (mas como isto é um espaço público e de partilha), o que não serve para mim poderá servir para os outros que visitem esta página. Por isso e em nome de todos, obrigado!

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Distrito de Aveiro

#170134 | henrdias | 15 out 2007 22:29 | Em resposta a: #170042

Caro Primo Nuno,

espero um dia aceitar a tua sugestão de visitar o museu de Ílhavo. Aliás, eu gosto de visitar tudo quanto é museu, por tudo quanto é sítio...

Mas se a deslocação a Leiria para pesquisar as Cinco Vilas já não é tarefa fácil, então o que dizer da deslocação a Aveiro para quem mora em Lisboa?... gasolina, portagens, fotocópias, alimentação, dormida... fazem da genealogia um hobby um tanto ou quanto oneroso.
Por isso eu dei comigo a pensar cá com os meus botões... que e o melhor que eu tinha a fazer (se queria avançar com as pesquisas) era o mesmo que fiz em relação às Cinco Vilas, que foi requisitar os microfilmes para o Centro de História da Família mais próximo de mim de maneira que eles ficassem cá permanentemente em Portugal, para eu os poder consultar calmamente, quando muito bem entender.
Mas acontece que ainda são várias as freguesias que me interessam, e portanto, vários os microfilmes a requisitar, o que também tem os seus custos. E como julgo ter lido algures por aqui que também moravas em Lisboa, lembrei-me de te perguntar se não estarias interessado em fazer uma parceria, o que achas? Pensa nisso.

Entretanto esta incursão pela genealogia Aveirense revelou-me alguns apelidos bem estranhos, pelo menos para mim, como é o caso de Belinquete e Capão.
Quanto ao primeiro, não o encontro numa vasta listagem que um confrade aqui colocou em vários tópicos, como apelidos tradicionais dos Ílhavos. Curiosamente também não consta aqui na base de dados do Geneall.pt que repare-se, já ultrapassou um milhão de nomes. Quanto ao Capão, a história já é diferente, pois constam aqui um pouco mais de meia dúzia de nomes.
No entanto, pesquisando na internet, verifico que afinal esses apelidos não são assim tão raros, pelo menos na dita região de Aveiro. Aliás essa pesquisa levou-me também até outro museu, o da freguesia da Palhaça, Oliveira do Bairro (de onde o meu sogro era natural), e cuja visita também deve ser interessante.

Deixo aqui o link, como forma de retribuir o que deixas-te, e repara que vai directo à página dos autores do concelho, onde se podem constatar autores com estes apelidos.

http://www.museusaopedro.jb.pt/autores/index.htm

Bem, e por hoje é tudo, mas prometo voltar à carga com gente destas "bandas", na esperança que algum confrade me possa dar uma mãozinha.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Distrito de Aveiro

#170146 | nuno.melo | 16 out 2007 00:55 | Em resposta a: #170134

Viva primo Henrique.

Então é assim: estive a ver o site e na realidade constatei depois de te mandar a mensagem que estão lá cópias das fichas (com fotografia) de imensos pescadores do bacalhau a partir de 1887 e têm os nomes dos pais e dos filhos. Podes os consultar no site do museu.

Em relação à tua proposta parece-me uma boa ideia visto que moro em carcavelos, não muito longe de lisboa pelo que, acho que podemos fazer uma parceria. Só tem uma condição :) como sou um caloiro nestas coisas, tens de me explicar o que devo procurar e onde (ou como). Por isso, assim que quiseres, podes-me mandar um email para nunomelomartins@netcabo.pt para combinarmos o que fazer.

Até agora os apelidos que encontrei da minha familia aqui de ilhavo e vagos são "Banca", "Rocha Martins", "Rocha Trindade", "Jesus". Ainda não consegui descobrir mais nada, pois estou agora a começar a procurar nestes costados.

Em relação às cinco vilas, confirmaram-me o envio dos seguintes assentos de casamento: Manuel Marques com Isabel Godinha; António Mendes com Joanna Luis; João Lopes com Clara Maria; Manuel Marques com Maria Simões; Domingos Mendes com Catherina das Neves e Domingos Rodrigues Moreira com Isabel Mendes. Mas vou deixar esta discussão para o tópico das cinco vilas. Não consigo encontrar o nascimento do Domingos Gaspar (no Escampado, Ansião por volta de 1630-1659 penso eu...) nem o casamento de António Marques com Maria Ludovina (entre 1845 e 1859 não existem livros dos assentos de casamento de Chão de Couce no arquivo distrital de leiria...).

Assim, fico à espera que me dês noticias!

Cumprimentos do primo,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Distrito de Aveiro

#170202 | henrdias | 16 out 2007 20:34 | Em resposta a: #170146

Caro Primo Nuno,

espero em breve mandar então o mail para combinarmos a estratégia. Mas atenção que por vezes o meu "breve" demora algum tempo.

Quanto às "Cinco Vilas" é de facto melhor falar-mos delas no tópico da Chão de Couce para ter-mos a informação concentrada. No entanto, não quero deixar de referir que tenho verificado que em tempos remotos houve alguma afinidade entre os senhores de Aveiro e de Penela (ali bem pertinho das Cinco Vilas), pois segundo creio, ambas tinham ligações á Ordem de Avis. Mas isto por enquanto, ainda é "muita areia para a nossa camioneta", por isso, vamos com calma.

Só quero esclarecer o seguinte: de facto existe essa lacuna dos casamentos de C. Couce de 1845/1865, mas de resto temos tudo desde 1600 até 1890. Mas terás de ter em atenção o seguinte: o Paulino Marques nasceu em Nov. 1845, portanto terás de pesquisar o casamento dos pais de 1844 para trás, pois nem sequer sabemos se seria o primeiro filho, e além disso, os pais da Ludovina eram naturais e moradores de Maçãs D. Maria, por isso ela deve ter nascido lá, e apezar de ter ficado a residir na Serra do Mouro, C. Couce, ela também deve ter casado em M.D.M., onde deves procurar o casamento. O.K.?

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Distrito de Aveiro

#170203 | henrdias | 16 out 2007 20:40 | Em resposta a: #170202

Caro primo,

rectifico:
... lacuna dos casamentos de C. Couce de 1845/1859...

Cumprimentos,
H.Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Distrito de Aveiro

#170296 | henrdias | 17 out 2007 20:24 | Em resposta a: #170203

Caros Confrades,

embora as minhas pesquisas neste distrito ainda sejam um tanto ou quanto incipientes, não quero deixar de as colocar aqui, na expectativa que algum confrade possa estabelecer algum elo de ligação.

Assim, e começando no avô paterno da minha mulher, temos:

1. Manuel Francisco RESENDE (n.12-02-1866 - f.18-01-1937 - Albergue, Palhaça, Oliveira do Bairro)

2. Joaquim FRANCISCO (n.23-12-1835-Barreira, Mamarrosa, Oliveira do Bairro;c.18-10-1862)
3. Luisa da SILVA (n.02 mai 1840-Albergue, Palhaça, Oliveira do Bairro)

4. Manuel FRANCISCO
5. Madalena da SILVA
6. Manuel José Vieira RESENDE
7. Clara da Silva Maria de JESUS

8. Custódio FRANCISCO
9. Maria de JESUS
10. Miguel Simões FERREIRA
11. Madalena da SILVA
12. Joaquim José RESENDE
13. Ana Vieira dos SANTOS
14. José Simões CAPÃO
15. Inês da SILVA

16. Tomé FRANCISCO
17. Josefa MARIA
18. João FRANCISCO
19. Sebastiana de JESUS
20. Manuel TOMÉ
21. Maria SIMÕES
22. José da SILVA
23. Isabel da SILVA
24. Joaquim José da Silva RESENDE
25. Apolónia Vaz VIDAL
26. José Vieira dos SANTOS
27. Maria dos Santos do REGO

Quanto ao ramo da avó paterna (bem mais desfalcado), temos:

1. Maria da Piedade Simões FERREIRA (n.06-01-1893-Arieiro,Palhaça, Oliveira do Bairro;f.31-08-1961 - Rio Pereira, Ílhavo)

2. Manuel Nunes FERREIRA
3. Luiza da Silva SIMÕES

4. José Nunes FERREIRA
5. Maria Ferreira BELINQUETA
6. João da Silva BRANCO
7. Maria da Silva SIMÕES

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas no Distrito de Aveiro

#170297 | henrdias | 17 out 2007 20:30 | Em resposta a: #170296

Caros Confrades

Por lapso não assinei a menssagem anterior, mas creio que ainda vai a tempo...

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 20:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen