El-Rei Dom Carlos - Museu Nacional Soares dos Reis

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Pessoas | Regiões

EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#168101 | tmacedo | 22 set 2007 10:52

Caros confrades:

O Museu Nacional de Soares dos Reis vai realizar uma série de iniciativas de homenagem a El rei D. Carlos. O museu está instalado num palácio construído no século XVIII (o maior que havia na altura na cidade). Foi comprado por D.Pedro V para residência Real. Foi habitado por D. Luis, D. Carlos e D. Manuel, aquando das suas deslocações ao norte do país. O nosso último rei em seu testamento, com que beneficiou tantas instituições, deixou-o à Misericórdia do Porto que posteriormente o vendeu ao Estado. Só por si o edifício já é uma evocação dos nossos últimos reis. Ao longo do Museu uma série de peças evocativos do Rei e da sua época são referenciadas e, paralelamente, realiza-se um ciclo de conferências subordinado ao tema:
"D. Carlos no seu tempo Artes, Ciências e Letras"

PROGRAMA

DIA 27 DE SETEMBRO (Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto pelas 18h 30) - Abertura do Ciclo de Conferências Prof. Doutor Aníbal Pinto de Castro - D. Carlos, vencido da vida.

DIA 28 DE SETEMBRO (Auditório do Museu Nacional de Soares dos Reis pelas 18h 00) Prof. Doutor Augusto Santos Silva - Regeneração, Modernização ou Renascença? Como o Porto viveu um dilema português

Abertura da Exposição no Museu Nacional de Soares dos Reis intitulada D. Carlos no seu tempo.

DIA 4 DE OUTUBRO (Auditório do Museu Nacional de Soares dos Reis pelas 18h 30) Prof.ª Doutora Maria José Moutinho - A Mulher e o Mundo feminino na viragem do séc. XIX para o séc. XX.

DIA 11 DE OUTUBRO (Auditório do Museu Nacional de Soares dos Reis pelas 18h 30) Prof. Doutor Gonçalo Vasconcelos e Sousa - Antes de Mesa entre dois séculos.

DIA 18 DE OUTUBRO (Auditório do Museu Nacional de Soares dos Reis pelas 18h 30) Prof. Doutor Paulo Santos - As Ciências do Mar no Portugal de D. Carlos.

DIA 25 DE OUTUBRO (Auditório do Museu Nacional de Soares dos Reis pelas 18h 30) Prof. Doutor Agostinho de Araújo - Aformação artística de D. Carlos.

DIA 8 DE NOVEMBRO (Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto pelas 18h 30) - Encerramento do Ciclo de Conferências - Prof.ª Doutora Fátima Marinho - Literatura e História na época de D. Carlos.

Este Ciclo de Conferências é organizado pelo Museu Nacional de Soares dos Reis em colaboração com o Círculo Dr. José de Figueiredo, com o Instituto de Estudos Ibéricos da U. P. , com o departamento de estudos Portugueses e estudos Românicos da F.L.U.P., com a Faculdade de Letras da U. P. e com o apoio do B.C.P.

As inscrições para as conferências, QUE VÃO SEGURAMENTE ESGOTAR DADO O INTERESSE QUE TEM SIDO MANIFESTADO, fazem-se no Museu (consultem o respectivo site).

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#169718 | artur41 | 09 out 2007 17:46 | Em resposta a: #168101

Caríssimo António,


Bem haja pela divulgação desta série de iniciativas.

Espero, em breve, dar lá uma "saltada".


Melhores cumprimentos,

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#169819 | tmacedo | 11 out 2007 08:10 | Em resposta a: #169718

Caro Artur João:

Cem anos depois dos acontecimentos políticos que marcaram o início do século passado, a sociedade portuguesa tem a hipótese de reflectir sobre eles.

Este primeiro "ciclo de centenários" tem o epicentro no regicídio e na implantação da república. Seremos com certeza bombardeados com as mentiras de sempre. A transladação do Aquilino, promovida pela Maçonaria, devemos dizê-lo sem rebuço, não augura nada de bom em relação ao que possa vir aí.

Há no entanto sinais, vindos de gente mais nova, ligada a universidades, com investigação na História Contemporânea, que me dão a esperança que as coisas possam mudar.
Este ciclo de conferências, que se iniciou na véspera do aniversário do rei, promovida por gente que não pretende glorificar nem atacar regimes, mas tão só levar a entender e reflectir, deve ser por todos apoiado.

Com os melhores cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#169842 | jorgealfredo | 11 out 2007 16:20 | Em resposta a: #169819

Sr. Antonio Taveira
Gostaria de participar, mas atualmente estou residindo no Rio de Janeiro e compromissos profissionais me impedem de pelo menos assistir às conferências.
Uma curiosidade. Durante décadas, estive bem perto do Museu Soares dos Reis. Vivia na Rua do Rosário.
De toda a sorte, desejo de coração, o maior sucesso neste ciclo de conferências e que a verdade prevaleça.
Muito cordialmente
Jorge Carvalhinha

Resposta

Link directo:

RE: EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#169953 | tmacedo | 13 out 2007 09:48 | Em resposta a: #169842

Caro Jorge Carvalhinha:

Sairá, lá para Janeiro ou Fevereiro, na revista Museu, pertencente ao círculo José de Figueiredo, que funciona no dito museu, a súmula das comunicações apresentadas no ciclo de conferências.
Entretanto, se quiser estar a par da vida do Museu Soares dos Reis, aconselho que entre em contacto com ele por email (mnsr@ipmuseus.pt) e lhes dê o seu. Fazendo parte da "mailing list" estará a par das exposições e outras manifestações de carácter cultural, que lá se vão realizando.

Cumprimentos amigos do lado de cá do Atlântico,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#170004 | Augusto Tavares | 14 out 2007 09:49 | Em resposta a: #168101

EX.mos Senhores,

Tendo já visitado a exposição patente no MNSR sobre o Rei D. Carlos, fiquei francamente decepcionado. Trata-se de uma exposição paupérrima e que desilude quando confrontada com o pomposo nome que lhe foi dado. Parece-me que o MNSR pouco mais fez que assinalar na sua exposição permanente peças que, de uma forma ou de outra, se relacionam com o Rei. A maior parte delas apenas por serem suas contemporâneas...
E ainda estou a pensar o que faz um retrato da Imperatriz Maria Amélia junto dos desenhos da Rainha D. Amélia... Fiquei na dúvida se seria apenas coincidência; se os responsáveis pela exposição pensam que uma e outra são a mesma pessoas, ou se querem simplesmente fazer pensar isso... Para não falar no quadro cronológico apresentado no início da exposição cheio de erros de português (nomeadamente de pontuação).


Esperemos que as comemorações dos 100 do regícidio contem com iniciativas públicas bem mais ricas. D. Carlos e seu filho merecem-no.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#170020 | tmacedo | 14 out 2007 15:35 | Em resposta a: #170004

Senhor Augusto Tavares:

O caro confrade parece não conhecer o museu de que fala. O retrato da Imperatriz Maria Amélia faz ali o que sempre fez, evoca as jóias porque se situa à entrada do sector da joalharia. Nada tendo a ver, como é óbvio, com as peças que no Museu se relacionam com D. Carlos, ou com a sua época, e que são destacadas durante os colóquios que decorrem. A sua decepção parece resultar de querer ver uma exposição, onde só existe uma simples memória ou evocação.

Melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#170056 | Augusto Tavares | 15 out 2007 09:45 | Em resposta a: #170020

EX.MO Senhor António Taveira,

Peço perdão pelo meu lapso... apenas me deixei levar pela indicação que consta do próprio cartaz de divulgação do ciclo de conferências e de abertura da "memória ou evocação" (como V.ª Ex.ª diz) e que passo a transcrever:

"Abertura da EXPOSIÇÃO no Museu Nacional Soares dos Reis intitulada D. Carlos no seu tempo"

Quanto ao retrato da Imperatriz Maria Amélia, mesmo antes de participar neste tópico, tive a informação de alguém que conhece o Museu "como a palma das suas mãos" que o dito retrato costumava estar na sala dos retratos logo no início da exposição...

De qualquer forma, o que eu quis dizer é que a memória do Senhor D. Carlos merecia mais...

Respeitosos cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#170061 | tmacedo | 15 out 2007 11:36 | Em resposta a: #170056

Ex.mo Sr. Augusto Tavares:

O retrato da imperatriz Maria Amélia está onde actualmente se encontra, à entrada da sala de joalharia, desde a remodelação do museu em 2001. E, foi aí colocado vindo das reservas. Nunca esteve exposto "na sala dos retratos" como diz, sala essa que "existe" como tal, desde essa data. Isto que fique claro em relação à insinuação que faz... A pessoa que lhe deu essa informação, se conhece o Museu "como a palma das suas mãos" ...

De facto, o círculo José de Figueiredo, que é parte activa na organização desta homenagem, com certeza com o intuito de lhe dar um maior "relevo", chama exposição ao que eu chamei, por que é disso que se trata, "memória e evocação".

Claro que a memória de D. Carlos merecia mais. Todos nós, o caro confrade e eu, gostaríamos que mais fosse feito. Eu mais não fiz que assinar a petição e, nas minhas reduzidas capacidades, chamar a atenção para o assunto. Cabe-nos a nós todos fazer mais e melhor, evitando cair no "bota-abaixismo" permanente, tão miseràvelmente português, do qual o rei D. Carlos foi vítima.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#170109 | Augusto Tavares | 15 out 2007 17:41 | Em resposta a: #170061

Ex.mo Senhor António Taveiro,

Denoto na última intervenção de V.ª Ex.ª, como aliás nas anteriores, um certo tom de agressividade que não me agrada e que, a meu ver, em nada dignifica este espaço fantástico de troca de informações, mas também de opiniões... E, ao que parece, e pelo menos por enquanto, ainda vivemos num país democrático, onde cada um tem liberdade de expressão e de opinião.

Nas minhas mensagens não ofendo ninguém, penso que não fui arrogante, limitando-me apenas a expressa a minha opinião sobre uma exposição patente num Museu Nacional, onde me delsoquei propositadamente (e de bem longe!) para a ver, tendo ficado profundamente desgotoso. Ofende-se V.ª Ex.ª com estes factos?! E limitei-me também a apontar algumas falhas que, mais uma vez a meu ver, eram bem escusadas e algumas imperdoáveis numa instituição como o MNSR.

Desconheço qual o envolvimento de V.ª Ev.ª na organização do dito ciclo de conferências, onde aliás participam pessoas que intelectualmente e pessoalmente muito prezo, ou na organização da dita exposição, mas penso que seja qual for esse envolvimento, saber aceitar críticas unicamente construtivas tem de ser uma qualidade de quem, seja a que nível for, oferece o seu trabalho para ser apreciado pela opinião pública.

Ora V.ª Ex.ª reagiu numa mensagem anterior poupando na forma de tratamento com que se me quis dirigir; fala de insinuações e de "bota-abaixismo" (que é uma palavra que abomino devido à minha vivência coimbrã (os que por lá passaram sabem a que me refiro...), num tom que, muito sinceramente, não compreendo, mas que apenas posso justificar como sendo de ressentimento.

Não conte V.ª Ex.ª com mais nenhuma intervenção minha neste tópico porque não é da minha personalidade ou temperamento polemizar quando não se cumprem determinadas regras, mas também não conte V.ª Ex.ª comigo para elogiar a exposição sobre O Senhor Dom Carlos actualmente patente no MNSR.

Respitosíssimos cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#170110 | Augusto Tavares | 15 out 2007 17:42 | Em resposta a: #170061

Lamento a gralha: Taveira e não Taveiro.

Resposta

Link directo:

RE: EL REI DOM CARLOS - Museu Nacional Soares dos Reis

#170114 | tmacedo | 15 out 2007 18:55 | Em resposta a: #170109

Caro Sr. Augusto Tavares:

Nada tenho a ver com os colóquios que decorrem no MNSR.
Sendo um frequentador diário deste site (e, por isso, fui um dos primeiros subscritores da petição que está num tópico aqui existente) limitei-me a chamar a atenção para eles.

A sua intervenção, ao sugerir que tivesse havido uma qualquer confusão entre o retrato da imperatriz e da rainha D. Amélia, foi manifestamente infeliz. Se foi confusão sua, ou se foi induzido em erro...

De qualquer modo não pretendo continuar polémicas.

Respeitosos cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 22:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen