D.Manuel Correa de Bastos Pina - Algumas dúvidas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

D.Manuel Correa de Bastos Pina - Algumas dúvidas

#168118 | anpais | 22 set 2007 17:22

Caros confrades,

Peço a vossa análise e comentários à informação constante nos ficheiros do Geneall sobre a paternidade de D. Manuel Correa de Bastos Pina - Bispo de Coimbra, face ao que passo a descrever.

Consta nos ficheiros do Genea
D. Manuel Correia de Bastos Pina, 22º conde de Arganil, 57º bispo de Coimbra * 19.11.1830, filho de Bernardina de Bastos Pina e José Manuel Correia


Consta numa das Certidão de Nascimento em meu poder

Manoel, n 07.11.1867 V. Chã/Theamonde, filho de Alexandre Luciano Soares Correia e de D. Bernardina Augusta Correia de Bastos Pina, proprietários freg. Codal,moradores em Theamonde. Avós paternos José Joaquim Soares e Homem e de Dona Joana Rosa Soares Albergaria, da Póvoa e neto materno de José Manuel Correia e de Maria Rosa, viuva proprietária do Lug. Theamonde.
Padrinhos: Padre Manuel Maria Correia de Bastos Pina, reverendo prior de Macieira, tio materno e Ana Correia, solteira, de Theamonde, tia materna. . Baptizou o padre Sebastião Cerveira Ferraz Bravo.
O baptizado faleceu a 29.10.1886.

Salvo melhor opinião, parece-me que a Sra. D. Bernardina Augusta Correia de Bastos Pina seria irmã de D. Manuel e não mãe.

Por outro lado, numa publicação digital da Biblioteca de Aveiro do autor,
GOMES, Marques. - D.Manoel Corrêa de Bastos Pina : Esboço biographico. 1898. ... ... "O Sr. D. Manuel Correa de Bastos Pina, 61º Bispo de Coimbra , assistente ao solio pontifício, 25º Conde de Arganil, par do Reino, Senhor de Coja e Alcaide-mor de Avô, nasceu no logar da Costeira da freguezia de Carregosa, concelho de Oliveira d'Azemeis a 19 de Novembro de 1830. Foram seus progenitores o Sr. António Corrêa de Bastos Pina e sua esposa Exma. Sra. D. Maria Joaquina da Silva , honrados e benquistos proprietários ruraes, que , se não tinham avós nobres a afidalgar-lhes o berço , tiveram filhos ilustres a enaltecer-lhes o lar". ... ...
cps
ana pais

Resposta

Link directo:

RE: D.Manuel Correa de Bastos Pina - Algumas dúvid

#168202 | RCCORREIA | 23 set 2007 08:31 | Em resposta a: #168118

Sabendo da data e local de nascimento as suas dúvidas podem ser esclarecidas no registo de nascimento/baptismo do próprio.

D. Manuel Correia de Bastos Pina nasceu no lugar da Costeira, freguesia de Carregosa, Oliveira de Azeméis, em 19 de Novembro de 1830.

A casa da Costeira pertencia à família Bastos Pina da qual foi representante D. Bernardina e depois seu filho (com José Correia) António Correia de Bastos Pina (*1798).

Pela data dificilmente seria irmão de D. Manuel como se diz e pelo que pode de facto haver aqui um erro no GENEA.

O registo de baptismo que refere depois, de Manuel filho de Bernardina (que como diz poderia ser irmã do dito Bispo), reforçaria o que tem o GENEA pois teriam o mesmo pai e ela teria ainda o nome da mãe (apesar de dizer depois que esta era Maria Rosa e não Bernardina como ela). Quanto ao padrinho poderia muito bem ser o dito Bispo, à altura ainda apenas pároco ou outro (pois já em 1800 existia um outro Manuel Bastos Pina, daquela família que era pároco).

Já o texto de Marques Gomes afirma outra coisa mas sem sabermos donde retirou os dados. Resta pois a solução que apontei - ver o registo.

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: D.Manuel Correa de Bastos Pina - Algumas dúvid

#168203 | RCCORREIA | 23 set 2007 09:03 | Em resposta a: #168202

Mais umas achegas...

O Conselheiro António Correia de Bastos Pina, Senhor da Casa da Costeira, filho de José e Bernardina, é dito no GENEALL (e noutros locais) irmão de D. Manuel - apesar da diferença de idades 32 anos, que pode apontar para diferentes mães, por exemplo.
Marques Gomes torna-o seu pai e não irmão, o que contradiz as outras informações que vi.

A Quinta da Costeira ainda existe sendo usada hoje para eventos sociais e desportivos (equitação de obstáculos). Nos seus jardins mandou D. Manuel erguer o primeiro Santuário Português dedicado a N. Sra de Lourdes.

O Brasão de Carregosa (também por vezes referidas como terras de Theamude) alude ainda hoje a D. Manuel pela presença duma coroa (Conde de Arganil) e dum capelo (Bispo de Coimbra).

Já o Brasão de D. Manuel é um escudo partido de Correia na primeira parte e partido na segunda de Bastos e Pinas, com os timbre usuais aos Bispos-Condes. Figura ainda na casa que habitou em Coimbra.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: D.Manuel Correa de Bastos Pina - Algumas dúvidas

#168216 | RCCORREIA | 23 set 2007 13:07 | Em resposta a: #168118

Cara Ana Pais

Feliz a sua chamada de atenção nesta mensagem e à qual deixei já outras adendas.

Depois de algumas pesquisas parece-me que haverá de facto um erro no GENEALL (e irei informar disso os responsáveis) e ser este D. Manuel filho daquele que aí figura como seu irmão.

A confusão dever-se-á provavelmente ao facto de ter tido um irmão do mesmo nome, e que me parece sucedeu na Casa de seus pais.

Aliás os nomes António, Manuel e José foram frequentes na família bem como o exercício sarcedotal o que pode conduzir a estes equivocos/trocas entre pais, irmãos e primos

Cumprimentos,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: D.Manuel Correa de Bastos Pina - Algumas dúvidas

#168254 | anpais | 23 set 2007 15:51 | Em resposta a: #168118

Caro Confrade RCCorreia,

Muito obrigada pelas suas achegas, que irei registar.

O Alexandre Luciano Soares Correia é um familiar directo (tio da minha bisavó). Tenho alguma informação deste ramo da família que vai até meados do século XVIII, sendo provável poder recuar mais um ou dois séculos. Estou bloqueada pelas razões que menciono na mensagem neste Forum, em 22.09.07 , com o título "André Soares Homem/ Soares Albergaria (Vale de Cambra)"

De qualquer modo, se estiver interessado nas informações que disponho, terei todo o gosto em facultar-lhe.


Cps
Ana Pais

Resposta

Link directo:

RE: D.Manuel Correa de Bastos Pina - Algumas dúvidas

#168287 | RCCORREIA | 23 set 2007 20:43 | Em resposta a: #168254

Cara Ana

Da sua chamada de atenção resultou um pedido de correcção que fiz ao GENEA e se vir agora a informação que consta é outra, mais coerente, completa e correcta.

Apesar de partilhar o apelido julgo não ser familiar destes (pelo menos em tempos mais próximos) e o meu interesse pelo dito Bispo resulta de ter vivido muitos anos junta da rua que tem o seu nome em Coimbra, de trabalhar ainda hoje próximo do seu Paço e de como entusiata da heráldica ter investigado um pouco a sua história para juntar às referências da minha base de fotos de pedras de armas onde figura a que está no dito paço.

Como também tenho por ai umas referências a Soares de Albergaria vou ver o seu outro tópico.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: D.Manuel Correa de Bastos Pina - Algumas dúvidas

#168344 | anpais | 24 set 2007 11:22 | Em resposta a: #168118

Caro Rui Correia,

Muito obrigada pelo seu interesse.

Logo que tenha tempo, hei-de ver se encontro o casamento do José Manuel Correia com a Maria Rosa.

Acho muito interessante a heráldica, mas nada sei. Talvez um dia me debruce no estudo dessa matéria; ainda mais impulsionada, se concluir que a minha família foi portadora de tal distintivo.

Sou recente nestas andanças da genealogia . Faltam-me conhecimentos e experiência, que vejo que o caro confrade tem.

Entretanto, voltei a criar uma nova Mensagem sobre os Soares Homem, acrescentando mais alguma informação (não muito relevante) mas mesmo assim na expectativa de respostas.

Os meus agradecimentos
Ana Pais

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 07:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen