Casa dos arcos em Santa Comba Dão.

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Casa dos arcos em Santa Comba Dão.

#168144 | AfonsoD | 22 set 2007 19:59

Boa noite caros confrades,

Venho por este meio solicitar os seus conhecimentos em algo que contem certa simbologia.


Para quem já passou por esta cidade, o que segue no "link" encontra-se na "Casa dos Arcos" a qual hoje contem uma biblioteca, uma capela ao abandono, e o resto sendo ocupado pela instituição das finanças.
Recentemente abriu o posto de turismo que se encontra no piso inferior a entrada mostrada no link.

http://picasaweb.google.fr/dafonso0/CasaDosArcos

De esquerda para a direita identifiquei:

- Um peixe (de qual es?)
- O que parece ser uma flor de lis.
- O símbolo da ordem dos JESUITAS.
- Um olho montado por um triângulo?!
- Algo que se parece com uma "fatia"?!
- Uma tartaruga que, se repararem bem, foi escoltada com a carapaça sendo amolgada para dentro.

Infelizmente, ninguém desde o padre da igreja principal até aos idosos que passam o dia sentados em frente ao edifício me puderam explicar o significado de tais símbolos.

Talvez terei mais sorte neste fórum de gente certamente mais no que diz respeito ao passado.


PS: Deixei propositadamente varias fotos quase repetidas para a comodidade de cada um. Pois certas fotos poderão apresentar mais detalhes que outras para olhos experientes.


Melhores cumprimentos,

Afonso de Arbicaça.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos arcos em Santa Comba Dão.

#168147 | AfonsoD | 22 set 2007 20:05 | Em resposta a: #168144

Peço desculpas por avanço pelos erros ortograficos mas raramente tenho acesso a um comptador, pior ainda, a internet.

Para estudar os referidos simbolos de maneira mais detalhada basta praticamente "clicar" na foto desejada.

Voltarei so daqui uma semana para ter o prazer de ler as suas observações.
Boa noite a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos arcos em Santa Comba Dão.

#171108 | AfonsoD | 27 out 2007 22:49 | Em resposta a: #168147

Nimguem para ajudar?
Por favor, basta uma rapida vista de olhos ao "link" da primeira mensagem.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos arcos em Santa Comba Dão.

#171110 | MariaDavid | 27 out 2007 23:48 | Em resposta a: #168144

Caro Afonso

Não sei se o que lhe vou dizer pode resolver as suas dúvidas mas mesmo assim arrisco. Procure entrar em contacto com um gabinete de estudos urbanísticos que funciona, salvo erro, na Câmara Municipal de Castelo Branco ou a ela ligado. Sei que têm desenvolvido um levantamento sobre marcas cruciformes ligadas às habitações de cristãos-novos no distrito. Embora a casa do seu interesse seja em StªComba Dão, penso que talvez eles lhe possam dar qualquer ajuda na interpretação dos símbolos. Escreva para lá e, tal como fez aqui no Forum, dê o endereço para que eles vejam as fotos.

Mais não consigo ajudar.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos arcos em Santa Comba Dão.

#171191 | joão reis | 29 out 2007 16:06 | Em resposta a: #171110

Atenção que Stª Comba Dão pertence ao distrito de Viseu e não Castelo Branco

Cump.


J Reis

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos arcos em Santa Comba Dão.

#171230 | MariaDavid | 29 out 2007 22:05 | Em resposta a: #171191

Caro João Reis

Eu sei que pertence a Viseu mas ao referir Castelo Branco foi porque tomei conhecimento de um Gabinete de Estudos de CB que se está a debruçar sobre marcas e cruciformes. Talvez se o nosso confrade AfonsoD entrasse em contacto com eles, mostrando as fotos, eles não consigam identificar os vários elementos da dita Casa dos Arcos, ainda que de Sta.Comba Dão. De qualquer forma, foi oportuna a sua chamada de atenção, pelo que agradeço.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos arcos em Santa Comba Dão.

#171349 | joão reis | 30 out 2007 23:54 | Em resposta a: #171230

Cara Maria

Queira desculpar a minha precipitação. Após reler a sua mensagem (a primeira) compreendi que não referia explicitamente que SC Dão estaria incluida no distrito de C. Branco. No entanto já tinha enviado a mensagem.

As minhas mais sinceras desculpas

Cumprimentos


João Reis

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos arcos em Santa Comba Dão.

#171350 | MariaDavid | 31 out 2007 00:26 | Em resposta a: #171349

Caro joão Reis

Sem "grilo", como dizem os nossos amigos/irmãos brasileiros...;))))))

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 04:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen