André Soares Homem /Soares Albergaria (V.Cambra)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

André Soares Homem /Soares Albergaria (V.Cambra)

#168149 | anpais | 22 set 2007 20:18

Caros Confrades,

Agradeço a vossa ajuda sobre o assunto que passo a expor, na expectativa de encontrar "o fio da meada". Tenho quase a certeza que alguns dos frequentadores do Forum entroncam-se nesta família e certamente poderão disponibilizar-me alguma informação que conduza ao esclarecimento que procuro.

Sublinho, que já pesquisei nos ficheiros do Genea e a informação que obtenho não responde objectivamente às minhas dúvidas. Na publicação Ul Varia, do estimado Souza Brandão, também não encontro a resposta.

Então temos:

Thomé, n ? , filho do capitão André Homem Soares e Maria Tavares (Portela)
Casou em 31.01.1717 - Thomé Soares Homem, filho de André Homem Soares, capitão e Maria Tavares (Refoios), com Antónia de Pinho, do Muradal, filha de Manuel de Pinho e Maria de Payva (Muradal). Padrinhos: Padre Pedro Soares de Pinho e Domingos de Pinho.

André, n ? F. Faleceu em 28.10.1747 Muradal, Fez testamento.
Filho de André Homem (Refoios) e Maria Tavares (Portela).
Casou em 12.01.1734 no Muradal, André Soares Homem com Francisca de Pinho de Almeida, do Muradal, filha de Manuel de Almeida, já defunto e Maria de Pinho, do (Muradal). Padrinhos: Domingos de Pinho; Hierónimo Tavares (Muradal) e António Soares de Pinho (Qtª da Póvoa).

Infelizmente, por muitas e deseperadas buscas, não encontro o nascimentos destes dois rapazes.

Disponho ainda de uma informação interessante que me leva a concluir que os pais dos ditos rapazes, (André Soares Homem , capitão de Refoios e Maria Tavares, solteira da Portela) , não se casaram. Um dos exemplos:

João, n 01.11.1741 Muradal, filho de André Homem e de Francisca de Pinho de Almeida (Muradal), neto paterno de André Homem Soares, solteiro (Refoios) e de Maria Tavares, solteira (Portela) e materno de Manuel de Almeida e de Maria de Pinho (Muradal). Padrinhos: Capitão Thomé Soares, de (Refoios), tio do baptizado e Mariana Soares (Refoios.


Ainda voltando ao pai dos rapazes, "o famoso" André Soares Homem, capitão de Refoios, provavelmente nascido entre 1640/60, nas pesquisas que efectuei encontro os seguintes nascimentos:

10.12.1640 Refoios, André, filho de André Homem e s/m.
Padrinhos: Padre Manuel Godinho Borges, prior de Macieira e Maria filha Cristóvão Tavares (Refoios). Baptizou o padre Thomé de Pinho. (Creio que é este que figura na base da dados do Genea).

outro André nascido no mesmo ano e no mesmo lugar.

23.04.1640 Refoios ou 21.04.1640 André, filho de André Fernandes s/m. Padrinhos: Manuel Tavares (Refoios) e Maria Vieira (V.Chã).


Entretanto, a base de dados do Genea encontro esta informação,

André Homem Soares, o novo
* Vale de Cambra, Vila Chã b. 10.12.1640, filho de André Homem Soares * b. 17.03.1593 e Antónia Barbosa da Fonseca.
Casou
Casamento I: Oliveira de Azeméis, Ossela, (não indicam o ano do casamento)
Maria Soares de Albergaria
Casamento II: Vale de Cambra, Codal 04.06.1693
Leonor de Pinho da Costa * 01.11.1649

Filhos do Casamento I:
Gaspar Soares Homem - (ao que parece, sem descendência)
Filhos do Casamento II:
Não houve descendência deste casamento
Filhos de Domingas, a Rapelha
João Soares * b. 04.02.1672
António Soares * b. 15.02.1681

Apesar de não encontrar os registos de nascimento, do Thomé e do André, pelos registos de casamentos destes, em 1717 e 1734 respectivamente, tenho a certeza que são filhos de um André Soares Homem, capitão de Refoios. Será o mesmo que aparece na Base de Dados do Genea (acima referido?)

Fico a aguardar a vossa preciosa ajuda.
Os meus agradecimentos

Resposta

Link directo:

RE: André Soares Homem /Soares Albergaria (V.Cambra)

#168340 | RCCORREIA | 24 set 2007 10:18 | Em resposta a: #168149

Cara Ana

Dê uma vista de olhos pf em
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=65162#lista
e acho que há mais tópicos sobre eles.

Tal como eu calculava o Soares de Albergaria Tavares que eu tinha referênciado associado à minha base de fotos de pedra de armas descenderá dos que procura.

Agora precisarei de mais algum tempo para encontrar as notas que tirei na altura sobre a família. Depois lhe direi qq coisa, aqui

Cumpts,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: André Soares Homem /Soares Albergaria (V.Cambra)

#168341 | RCCORREIA | 24 set 2007 10:22 | Em resposta a: #168149

Sugiro ainda a consulta de

SDA - Soares de Albergaria
Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo
Edição do Autor, 1ª Edição
1951

RC

Resposta

Link directo:

RE: André Soares Homem /Soares Albergaria (V.Cambra)

#168351 | anpais | 24 set 2007 11:56 | Em resposta a: #168149

Caro Rui Correia,

Mais uma vez muito obrigada.

Fazia parte da biblioteca de meu avô, o Livro de Paes de Melo com correcções manucristas do próprio autor. Infelizmente, também não responde às minhas dúvidas.

Cps
ana pais

Resposta

Link directo:

André Soares Homem /Soares Albergaria (V.Cambra)

#437652 | pedropacheco | 19 nov 2021 02:40 | Em resposta a: #168149

Caros Confrades;

Tenho informação de que o filho de André Soares Homem e Maria Soares de Albergaria, de nome Gaspar Soares Homem, terá tido descendência (3 filhos) com sua mulher Antónia de Almeida:
Leonor Soares H (1707-1765)
Marcela Soares H (1710-1767)
Ventura Soares H (?-1781)
(Codal, Vale de Cambra)

Alguém me poderá esclarecer mais sobre este tópico?
Cumprimentos
Pedro Pacheco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 19:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen