Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#168243 | manelsp | 23 set 2007 15:24

Caros Confrades
procuro informaçoes sobre as origens de
Dr. António da Silva Bravo e Carvalho, advogado, dono da Casa do Cruzeiro - dos pizarros de Chaves - por questões judiciais, e de s.m. D. Maria Amélia da Silveira Pinto , filho de José da Silva Bravo (filho de Manuel António da Silva Bravo e D. Josefa Lopes) e de s.m. D. Maria Joaquina dos Santos (filha de José António de Carvalho e D. Joana Maria dos Santos).

do seu pai existe o processo de inquirição de génere, natural da freguesia de Santo Adrião, Vizela, Felgueiras (Porto), processo 23882, pasta 1078, datado de 22-09-1786. Arquivo Distrital de Braga, do qual consta:
José da Silva Bravo, nascido em 27.12.1769 e b.1.1.1770. I. G. de 22.9.1786 e Procº 23882.
Filho do Capitão Manuel António da Silva Bravo, natural do lugar de Silvares ou Santo Adrião, Vizela, Felgueiras e de Josefa Maria Lopes com quem c. em Sª. Eulália de Barrosas, ex-Lousada, hoje Vizela, 24-6-1762), a qual creio era natural de Regilde, Felgueiras.
Neto paterno: de Manuel Gonçalves (Pires), natural de Silvares e de Serafina da Silva, natural de Souto, Santa Comba de Regilde, (Felgueiras, Porto) casados em 20.2.1732.
Neto materno: do Capitão João Lopes (Pedrozo), natural de S, Bartolomeu do Rego (Celorico de Basto?) e de Joana Maria Vaz, natural de S. Salvador de Tagilde (Guimarães). Casaram em 6.5.1736, indo ela viver para Santa Eulália de Barrosas, onde tinha uma fazenda deixada em herança por uma tia. Ela, Joana Maria Vaz, tinha irmãos Padres. Bisneto paterno de Domingos Gonçalves e Maria Lopes Pedrozo e Bento Vaz e Catarina Gaspar. Bisneto materno de André Gonçalves e Maria Pires, Silvares, e Manuel Jorge e Maria Dias.

em Braga existem os processos de:
João Silva Bravo (I.G. 19753 de 4-10-1719), António Silva Bravo (I.G. 6697 de 4-7-1732) e Francisco Silva Leal (I.G. 28885 de 15-5-1728), todos irmãos, de Regilde, Felgueiras, e filhos do casal Manuel Jorge e Maria Dias, portanto irmãos da Serafina da Silva. Uns adoptaram os apelidos Silva Bravo, outro Silva Leal, e a irmã apenas Silva.

Desde já agradeço quaisquer comentários
Com os melhores cumprimentos
Manuel S.P.

Resposta

Link directo:

RE: Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#209010 | manelsp | 23 set 2008 10:58 | Em resposta a: #168243

relanço o tópico
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#211176 | fcamelo | 21 out 2008 10:40 | Em resposta a: #209010

Caro Manuel Pizarro,

Recentes e novos compromissos profissionais forçaram-me a uma suspensão involuntária nas minhas pesquisas, apenas interrompidas por ocasionais visitas a este fórum.
Numa dessas visitas vi a sua mensagem de 23-09-2008 sobre os Silva Bravo de Vizela, Guimarães, Chaves.
Tenho dúvidas sobre se já lhe terei comunicado estes dados, por isso, se vão repetidos desculpar-me-à.

1. O casal Bento Vaz / Catarina Gaspar, que cita, aparece na minha ascendência paterna, sendo na verdade meus 5ºs. avós.
2. Por outro lado, os Silva Bravo de Silvares, Sº. Adrião de Vizela, são antepassados maternos de minha mulher - o Cap. Manuel António da Silva Bravo e sus mulher Josefa Maria Lopes, esta neta de Bento Vaz, casados a 24-06-1762 em Sª. Eulália de Barrosas, foram seus 6ºs. avós.
3. Vê-se, portanto, e curiosamente, que há uma ascendência comum na sua família, na de minha mulher e na minha, que é precisamente o casal Bento Vaz / Catarina Gaspar.
4. Sobre estes Bento Vaz e Catarina Gaspar tenho os seguintes dados, para já :
a ) Ele, lavrador honrado, fº. de Francisco Vaz, Sr. do Casal da Vergada em Salvador de Tagilde ( ex-Guimarães, hoje Vizela ) e de sua mulher Maria Martins.
b ) Ela, Srª. da Quinta do Cabreiro em Tagilde, fª. de Domingos Gaspar, Sr. da dita Quinta, e de sua mulher Maria Pacheco.
c ) Existem ainda a Quinta da Vergada ( até há pouco tempo na posse de um primo de minha mulher ) e a Casa do Cabreiro, já bastante abandonada quando a visitei há alguns anos atrás.

Por hoje é tudo. Quando e se tiver mais dados, voltarei ao contacto

Melhores cumprimentos.

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#211181 | manelsp | 21 out 2008 12:18 | Em resposta a: #211176

Caro Fernando
Pois agradeço o resumo que fez. De facto, vou tendo noticia desses bravos, mas ainda virá o dia em que terei que provar tudo com datas e documentos.
Até lá, vamos procurando
com um abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#211538 | José Duarte | 24 out 2008 23:47 | Em resposta a: #211181

Caro Manuel Pizarro

Posso adiantar que esta ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=988488 ) é sobrinha deste ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=50234 ) que por sua vez, não sei como, mas tem ligação com os que refere.

Cumprimentos,
José Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#211588 | manelsp | 25 out 2008 17:41 | Em resposta a: #211538

Caro José Duarte
Confesso que desconhecia a primeira que refere, os segundos sim são meus conhecidos como parentes. Tenho que esquematizar melhor isto tudo. Não tenho comigo o anuário para ver se diz mais alguma coisa, sabe se diz?
Cumprimentos
Manel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#211597 | José Duarte | 25 out 2008 20:08 | Em resposta a: #211588

Caro Manuel Pizarro

O meu conhecimento sobre estes é vago. Baseio-me no facto do Dr. Adolfo Bravo ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=50234 ) ter casado com a minha tia avó. No entanto sei que teve dois irmãos: João, o mais novo que faleceu solteiro e um outro que não me lembro o nome e foi pai da Senhora D. Aurélia P. B. ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=988488 ). Há cerca de dois meses, a última vez que fui a casa da minha tia Elisa, antes de esta ter falecido, mostrou-me uma moldura com três retratos de cada um dos irmãos Bravo ainda crianças.
No anuário, pelo menos em Bravo (de Lisboa) não há referência a estes.

Cumprimentos,
José Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#211723 | manelsp | 27 out 2008 12:22 | Em resposta a: #211597

Caro José Duarte
Obrigado. Aí eu sei que não haverá, porque os Bravo de Lisboa não são os mesmos. Continuaremos a deslindar o mistério, mas estes circularam de Vizela para Chaves e daí para Porto e Lisboa mas só nas últimas duas gerações. Desde já agradeço a sua atenção
ao seu dispor
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#261093 | FernandoBravo | 26 ago 2010 06:29 | Em resposta a: #211723

Eu descendo de uns Silva Bravo de Vizela. O meu avô era Freitas Bravo (n. 1896) mas os seus pais eram Joaquim e Leopoldina Silva Bravo. Infelizmente, só me iniciei na genealogia há uns dias e ainda não pesquisei gerações anteriores. Se descobrir algo, direi.
De qualquer forma, a "lenda" que corre na família de geração em geração é que os Bravo vieram de Chaves para Vizela e não ao contrário...

Resposta

Link directo:

RE: Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#261103 | manelsp | 26 ago 2010 12:08 | Em resposta a: #261093

Caro Fernando Bravo

Pois não lhe sei dizer isso correctamente, só com pesquisa. O registo que tenho é precisamente o inverso. Teria que recuar algumas gerações para confirmar.
Cumprimentos
Manuel SP

Resposta

Link directo:

RE: Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#261110 | FernandoBravo | 26 ago 2010 14:28 | Em resposta a: #261103

Sim, é a única forma. Obrigado e cumprimentos,
FB

Resposta

Link directo:

Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#414741 | FernandoBravo | 17 mai 2019 02:16 | Em resposta a: #261103

Caro Manuel SP,

muitos anos passaram e porventura já terá estas informações.
Efectivamente, há um ramo Bravo que passa de Vizela a Chaves, não o contrário.
Dos filhos de Manuel António da Silva Bravo, um terá ficado na região de Vizela - Joaquim José da Silva Bravo, que acrescentei recentemente aqui no Geneall. Dele descenderam os Bravos da Casa dos Pedregais (Regilde - Felgueiras, mas muito perto de Vizela) e da casa da Ponte Nova (Mourisco - Vizela), dos quais eu descendo.
De um outro filho de Manuel António da Silva Bravo, chamado José da Silva Bravo, descende o ramo de Chaves, como saberá melhor que eu.
Tendo em conta estas raizes comuns, como imagina agradecerei quaisquer outras informações que me possa dar sobre a história desta família.

Cumprimentos,
Fernando Bravo

Resposta

Link directo:

Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chavesn

#414834 | josegpintos | 20 mai 2019 17:09 | Em resposta a: #414741

Caro Confrade,

Tenho na minha frente uma foto de 2 familias amigas de Vizela com todos os figurantes identificados, Salgados e Bravos. No caso de estar interessado em recebe-la agradeco o favor de indicar.me o seu mail para
josegpintos@gmail.com
Saudacoes
Jose Salgado

Resposta

Link directo:

Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#414856 | josegpintos | 21 mai 2019 07:21 | Em resposta a: #414834

Caro Confrade

Por lapso nao indiquei a data de 1920 para a foto referida.
Saudacoes
Jose Salgado

Resposta

Link directo:

Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#414860 | FernandoBravo | 21 mai 2019 09:49 | Em resposta a: #414834

Caro confrade José Salgado,

Estou interessado, sim. Agradeço desde já a disponibilidade.
Enviarei e-mail.

Cumprimentos,
Fernando Bravo

Resposta

Link directo:

Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#423200 | manelsp | 14 abr 2020 14:22 | Em resposta a: #414741

Caro Fernando (curioso, tem o mesmo nome que o meu Pai)
aproveitando a quarentena estou a reolhar para a genealogia. Ando com dificuldades em encontrar os assentos de Baptismo pelo que lhe pergunto se tem mais dados para acrescentar às origens?
Obrigado e até já

Resposta

Link directo:

Silva Bravo de Vizela, Guimaraes, Chaves

#426228 | FernandoBravo | 06 ago 2020 01:10 | Em resposta a: #423200

Caro Manuel,
peço desculpa, só agora vi a sua mensagem. Não progredi muito mais neste ramo, tenho dirigido as minhas pesquisas noutras direções. Assim, tudo o que tenho é o registo de casamento de Manuel António da Silva Bravo e Josefa Maria Lopes (1762) e o registo de baptismo de um dos filhos destes, o que me interessa mais por ser o meu ascendente directo, Joaquim José da Silva Bravo (1775). Se tiver interesse, posso enviá-los.
Entretanto vejo aqui no Geneall mais um filho deste casal, homónimo do pai, outro Manuel António da Silva Bravo que vem a casar em Lisboa em 1785 com uma Genoveva Antónia de Jesus. Confirmei vendo este registo de casamento na paróquia de S. Julião, Lisboa, mas não guardei imagem.
São portanto 4 (pelo menos) os filhos do capitão de ordenanças Manuel António da Silva Bravo: o homónimo (e, pela data de casamento, provavelmente o mais velho); o José da Silva Bravo nascido em Santo Adrião de Vizela em 1769 que vai dar origem a um ramo de Chaves (e daí a outros pontos do país e do mundo, claro); o Francisco Joaquim da Silva Bravo (segundo o Geneall, mas nunca vi registos) que também dá origem a Bravos em Chaves e em Lisboa; e o meu tetravô, Joaquim José da Silva Bravo, que dá origem ao ramo de Vizela (e daí Guimarães, Porto, etc).
Se tiver mais informações, agradeço.
Se quiser os registos que referi acima, por favor envie-me o seu e-mail.
Cumprimentos,
Fernando Bravo
PS: creio que o meu avô conheceu o seu avô e o seu bisavô.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 16:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen