Vale de Cambra - Soares Homem - Dúvidas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

VALE DE CAMBRA - SOARES HOMEM - DÚVIDAS

#168337 | anpais | 24 set 2007 09:38

Caros Confrades,

Agradeço a vossa ajuda sobre o assunto que passo a expor, na expectativa de encontrar "o fio da meada". Tenho quase a certeza que alguns dos frequentadores do Forum entroncam-se nesta família e certamente poderão disponibilizar-me alguma informação que conduza ao esclarecimento que procuro.

Sublinho, que tanto na Base de Dados do Genea como na Ul Varia, do estimado Souza Brandão, não encontro o dito "fio da meada".

Então temos:

Thomé, n ? , filho do capitão André Homem Soares e Maria Tavares (Portela)
Casou em 31.01.1717 - Thomé Soares Homem, filho de André Homem Soares, capitão e Maria Tavares (Refoios), com Antónia de Pinho, do Muradal, filha de Manuel de Pinho e Maria de Payva (Muradal). Padrinhos: Padre Pedro Soares de Pinho e Domingos de Pinho.

André, n ? F. Faleceu em 28.10.1747 Muradal, Fez testamento.
Filho de André Homem (Refoios) e Maria Tavares (Portela).
Casou em 12.01.1734 no Muradal, André Soares Homem com Francisca de Pinho de Almeida, do Muradal, filha de Manuel de Almeida, já defunto e Maria de Pinho, do (Muradal). Padrinhos: Domingos de Pinho; Hierónimo Tavares (Muradal) e António Soares de Pinho (Qtª da Póvoa).

Infelizmente, apesar de muitas e deseperadas buscas, não encontro o nascimentos destes dois rapazes.

Disponho ainda do assento de baptimo de um dos netos, -

"João, n 01.11.1741 Muradal, filho de André Homem e de Francisca de Pinho de Almeida (Muradal), neto paterno de André Homem Soares, solteiro (Refoios) e de Maria Tavares, solteira (Portela) e materno de Manuel de Almeida e de Maria de Pinho (Muradal). Padrinhos: Capitão Thomé Soares, de (Refoios), tio do baptizado e Mariana Soares (Refoios." -

que me leva a concluir que André Soares Homem , capitão solteiro de Refoios e Maria Tavares, solteira da Portela , não eram casados.


Continuando com o André Soares Homem, capitão de Refoios, provavelmente nascido entre 1640/60, nas pesquisas que efectuei encontro 2 Andrés nascidos no mesmo ano e local,

10.12.1640 Refoios, André, filho de André Homem e s/m.
Padrinhos: Padre Manuel Godinho Borges, prior de Macieira e Maria filha Cristóvão Tavares (Refoios). Baptizou o padre Thomé de Pinho.
26.04.1736 (Refoios) André Homem (Refoios). foi sepultado dentro da Igreja em capetal Mor ao da Epistola .Fez seu testamento. Ao seu bem fazer d'alma satifez seu irmão Padre Pedro Soares e se lhe fizeram três ofícios de vinte padres e mais

23.04.1640 Refoios ou 21.04.1640 André, filho de André Fernandes s/m. Padrinhos: Manuel Tavares (Refoios) e Maria Vieira (V.Chã).


Já agora o óbito da Maria Tavares, solteira da (Portela).
21.10.1727 (Portela) Maria Tavares solteira (Portela) não fez testamento ao seu bem fazer de alma seus irmãos Padre André Tavares e Sebastião Tavares (todos Portela)

Entretanto, a base de dados do Genea encontro esta informação,

André Homem Soares
* Vale de Cambra, Vila Chã b. 17.03.1593 + Vale de Cambra, Vila Chã, Quinta de Refóios 16.03.1648
Pai: Cristóvão Tavares
Mãe: Leonor de Pinho e Sampaio * c. 1558
Casamento I: Oliveira de Azeméis, Ossela
Antónia Barbosa da Fonseca

Filhos do Casamento I:
· António Soares Homem * b. 14.03.1619 Inocência de Pinho e Resende
· Maria Homem Soares * b. 15.05.1620
· Serafina de Oliveira * b. 07.12.1623 António Fernandes da Silva
· Antónia Homem Soares * b. 02.12.1625 Heitor Pereira Pinto de Avelar
· Manuel Soares Homem * b. 15.04.1627 Maria Borges de Almeida
· Pedro Homem Soares * b. 19.01.1629
· João Homem Soares * b. 26.08.1630
· Beatriz Soares
· Maria Soares * b. 13.09.1635 António de Morais
· Leonor Homem Soares * b. 11.12.1639
· André Homem Soares, o novo * b. 10.12.1640 Maria Soares de Albergaria Leonor de Pinho da Costa
· João Barbosa Soares * b. 19.05.1644 N
Filhos de N
· João Soares * b. 12.11.1616



André Homem Soares, o novo
* Vale de Cambra, Vila Chã b. 10.12.1640, filho de André Homem Soares * b. 17.03.1593 e Antónia Barbosa da Fonseca.
Casou
Casamento I: Oliveira de Azeméis, Ossela, (não indicam o ano do casamento)
Maria Soares de Albergaria
Casamento II: Vale de Cambra, Codal 04.06.1693
Leonor de Pinho da Costa * 01.11.1649

Filhos do Casamento I:
Gaspar Soares Homem - (ao que parece, sem descendência)
Filhos do Casamento II:
Não houve descendência deste casamento
Filhos de Domingas, a Rapelha
João Soares * b. 04.02.1672
António Soares * b. 15.02.1681

Apesar de não encontrar os registos de nascimento, do Thomé e do André, pelos registos de casamentos destes, em 1717 e 1734 respectivamente, tenho a certeza que são filhos de um André Soares Homem, capitão, solteiro de Refoios e de uma Maria Tavares, solteira da Portela.

Quem será então este André Soares Homem , capitão solteiro de Refoios?

Fico a aguardar a vossa preciosa ajuda.
Os meus agradecimentos

Resposta

Link directo:

RE: VALE DE CAMBRA - SOARES HOMEM - DÚVIDAS

#168605 | anpais | 26 set 2007 21:18 | Em resposta a: #168337

Caros Confrades,

Reforço o meu pedido de ajuda.

cps

Resposta

Link directo:

RE: VALE DE CAMBRA - SOARES HOMEM - DÚVIDAS

#244302 | rosoares | 16 nov 2009 17:14 | Em resposta a: #168337

Caro Confrade,
Tambem ando à procura de dados sobre uns meus antepassados de Vale de Cambra ( Codal ). Não sei se entroncam com o que pretende, mas qui vai.
João Rodrigues casou em Vale de Cambra com Maria Soares. Viviam no Codal.
Tiveram Jose ( ou João ) Soares Machado. Casou a 22 de Novembro de 1740, no Codal, com Maria Alves ( sua parente em 4º grau de consanguinidade ) que nasceu a 16 de Abril de 1718, no Codal, Vale de Cambra, filha de Felix Oliveira Machado e Joana Jorge, recebidos no Codal a 23 de Outubro de 1710, neta paterna de Sebastião de Oliveira e neta materna de Manuel Alvares, do Codal.
No casamento de Felix Oliveira Machado e Joana Jorge aparecem como testemunhas, Lic. Manuel Homem Soares e Manuel Machado de Oliveira, provavelmente parentes dos noivos.
Atendendo às datas, nomes e locais, deveremos andar perto. Pode dar-me alguma ajuda?
Obrigado
Rui Oliveira Soares

Resposta

Link directo:

RE: VALE DE CAMBRA - SOARES HOMEM; AIRES DE PINHO; BARBOSA; TAVARES; SOARES E PINHOS ....

#244424 | anpais | 17 nov 2009 22:21 | Em resposta a: #244302

Caro Rui Soares,

Há 2 anos que deixei de fazer pesquisa. Tenho outras ocupações que não me deixam tempo para me dedicar à genealogia, de que gosto muito. Penso voltar um dia.

É provável que possam entroncar. De resto, creio, que há imensos confrades que têm informações sobre os Soares Albergaria de Vale de Cambra, no meu caso concreto sobre os Soares Homem, Aires de Pinho, Pedro Fernandes (do Muradal ou Teamonde); Tavares (de Silva Escura e da Portela); Soares e Pinhos (do Muradal e Refoios); Paivas (de Teamonde); Barbosa (de Refoios) Tavares Brandão, mas até hoje não tive qualquer eco.

Se me informar o seu e-mail poderei enviar-lhe um ficheiro com as pesquisas onde consta a freguesia do Codal.

Os meus cumprimentos
Ana Pais de Melo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: VALE DE CAMBRA - SOARES HOMEM; AIRES DE PINHO; BARBOSA; TAVARES; SOARES E PINHOS ....

#244470 | rosoares | 18 nov 2009 12:37 | Em resposta a: #244424

Cara Ana Pais de Melo Teixeira,
Obrigado pela sua resposta.
Se me puder mandar o ficheiro que refere, agradeço. O meu e-mail é rui.soares@gotv.pt
Cumprimentos,
Rui Oliveira Soares

Resposta

Link directo:

RE: VALE DE CAMBRA - SOARES HOMEM; AIRES DE PINHO; BARBOSA; TAVARES; SOARES E PINHOS ....

#244533 | Cambra | 19 nov 2009 15:03 | Em resposta a: #244424

Cara Ana Pais de Melo Teixeira:

Agradeço a sua disponibilidade. Fico à espera que me envie o seu ficheiro com as suas pesquisas de Codal. Retribuirei com idêntico trabalho sobre S. Pedro de Castelões, se lhe interessar.

O meu email é o seguinte: Adolfo.coutinho@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

Vale de Cambra - Soares Homem - Dúvidas

#437543 | pedropacheco | 12 nov 2021 01:09 | Em resposta a: #168337

Caros Confrades;

Tenho informação de que o filho de André Soares Homem e Maria Soares de Albergaria, de nome Gaspar Soares Homem, terá tido descendência (3 filhos) com sua mulher Antónia de Almeida:
Leonor Soares H (1707-1765)
Marcela Soares H (1710-1767)
Ventura Soares H (?-1781)
(Codal, Vale de Cambra)

Alguém me poderá esclarecer esta questão?
Cumprimentos
Pedro Pacheco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 03:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen