Igreja da Boa Morte

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Pessoas

Igreja da Boa Morte

#168411 | Coronel | 24 set 2007 19:01

Caros Confrades

Solicito a vossa ajuda para localizar em Lisboa uma Igreja denominada da Boa Morte ou de Nossa Senhora das Dores (da, ou no local conhecido como da Boa Morte?), cuja referência encontrei num documento da Irmandade de Santa Cecília, referente a um concerto ali realizado e conduzido no dia 8 de Junho de 1845, por um antepassado meu de nome José Osternold.

(no doc. "...Local: Lx Boa Morte E de Nª Sra das Dores...")

Com os meus cordiais cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Igreja da Boa Morte

#168429 | henrdias | 25 set 2007 00:32 | Em resposta a: #168411

Caro Luís Faria de Sousa,

provavelmente não ajudará muito, mas veja este texto que extraí da net:

Embora se n trate de construções militares, têm interesse estas informações de um contemporâneo que assistiu ao terramoto e à reconstrução da cidade que, 2o ele informa, se reduzia a «um recinto que abrangia o bairro de Alfama, bairro do Castelo, Mouraria, Rua Nova, Rocio, Bairro Alto, Mocambo, Andaluz, Anjos e Remulares; toda a mais extensão que foi convertida em cidade, como campo de Sta Clara e suas vizinhanças, campo de Sta Ana, Salitre, Cotovia de Baixo e de Cima, Boa Morte e Alcântara, apenas tinham algumas casas, aqui e acolá, à borda de caminhos que atravessavam p terras cultivadas».

Resposta

Link directo:

RE: Igreja da Boa Morte

#168432 | henrdias | 25 set 2007 00:50 | Em resposta a: #168411

Caro Luís Faria de Sousa,

veja também:

http://urn.porbase.org/bibliografia/unimarc/txt?id=243369

O P. Baltazar da Encarnaçam, n.al de Serpa, e fundador em Portugal da Congreg.am dos monges descalços de S. Paulo falleceo no seu Convento do S.r Jesus da Boa Morte de L.xª a 25 de Setembro de 1760 da idade 77 ann.s...E. M. Barros sculp. Lx.ª 1774

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Igreja da Boa Morte

#168883 | small | 29 set 2007 20:47 | Em resposta a: #168411

Prezado Luis Faria de Sousa

Peço desculpa por invadir o seu espaço. Já uma vez teve a amabilidade de me ajudar no tópico "Listas de antiguidades dos oficiais do Exército". Consultado o processo de um dos meus antepassados, consegui chegar aos seus filhos. No entanto no processo, presumo, porque não fui eu que fiz a pesquisa, não é indicada a naturalidade dos mesmos, apenas a data de nascimento. Existirá algum documento no AHM que contenha esses dados? Falta-me encontrar um dos filhos, e é uma lacuna que me entristece.
Muito grata, aceite os meus melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Igreja da Boa Morte

#168905 | JCALD | 30 set 2007 02:06 | Em resposta a: #168411

Caro Luís Faria de Sousa:

A Igreja e Convento do Senhor Jesus da Boa Morte era na Rua do Patrocínio esquinando com a Rua Possidónio da Silva. Foram demolidos e no seu lugar estava em 1943 um edifício da Fazenda Nacional arrendado à Assistência Infantil de Santa Isabel.
Fonte: A. Vieira da Silva, «As Freguesias de Lisboa (Estudo Histórico)», Lisboa, 1943, pág. 79.

O Convento deu nome ao local. E na Rua do Patrocínio há (ou havia) uma Igreja de Nossa Senhora das Dores, construída ao mesmo tempo que a Basílica da Estrela, com materiais remanescentes desta. Esta igreja, também conhecida por Igreja do Patrocínio, foi escolhida em 1934 para sede provisória da então criada Paróquia do Beato Nuno Álvares (hoje Santo Condestável).

Como a grafia de igreja já foi egreja, eu diria que a frase que cita deverá referir a cidade, o bairro e o local, ou seja: "... Local: Lx(Lisboa), Boa Morte, E(greja) de N.ª Srª das Dores..."

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Igreja da Boa Morte

#168942 | Coronel | 30 set 2007 15:25 | Em resposta a: #168411

Caros Confrades

Por me ter encontrado ausente (pesquisando os "paroquiais" existentes no ADAveiro), só agora me é possível agradecer o terem-se interessado por este tópico e pelas informações que amávelmente me enviaram.

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Igreja da Boa Morte

#168944 | Coronel | 30 set 2007 16:02 | Em resposta a: #168883

Cara Confrade Stella

Os documentos de matrícula (à data e estamos a falar de Oficiais) apenas referiam a naturalidade do militar, sendo que quanto aos seus filhos mencionavam a sua data de nascimento (por vezes apenas o ano) e se eram "varões" ou "femeas".
Agora, é possível que no processo individual, constem documentos decorrentes de situações relacionadas com a vida privada/familiar do militar, como sejam pedidos de transferência de Unidade, licença por motivo de..., (tenho encontrado casos de pedidos de autorização para mudança de residência), os quais normalmente referem o local e data da sua emissão, podendo assim evidenciar pistas para se saber quando e onde o mesmo se encontrava ao longo da sua carreira.
Espero ter contribuído de alguma forma para a sua "demenda".

Com os meus cordiais cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Igreja da Boa Morte

#168945 | Coronel | 30 set 2007 16:04 | Em resposta a: #168944

Onde se escrevi "...demenda", claro que queria escrever "...demanda" :-)

Resposta

Link directo:

RE: Igreja da Boa Morte

#168946 | Coronel | 30 set 2007 16:07 | Em resposta a: #168945

Bom...não está a "sair" ... risque-se o "se" onde ele sobra e ponham-se ..., onde eles faltam :-))))

Resposta

Link directo:

RE: Igreja da Boa Morte

#168965 | small | 30 set 2007 19:20 | Em resposta a: #168944

Prezado Luis Faria de Sousa
Tenho comigo fotocópias de alguns documentos retirados do processo individual, nomeadamente "Nota dos assentos que tem no livro de matrícula e no registo disciplinar...." mais uma folha manuscrita com todo o seu historial quando passa à reforma.
Nesta última consta o extracto do serviço militar anterior ao despacho a oficial.Assenta praça como voluntário e permanece 15 anos e alguns meses no Reg.Inf.8

Não faço uma pequena ideia onde era o Reg.Inf. 8, sei apenas que ele casa em Braga em 1859, ali nasce o primeiro filho, o segundo já nasce em Lisboa em 1860, o seguinte não nasce em Lisboa pelo menos na mesma freguesia, nem em Braga onde já pesquisei em todas as freguesias, fácil porque tenho a informação da data completa no referido processo.

Existe um assento, não sei se de casamento se nascimento de algum dos filhos, que diz que ele pertence ao Reg.Inf.8 "estacionado" em Braga. Poderá fazer o favor de me elucidar "traduzindo" este termo?

Desculpe mas realmente este terceiro filho, desapareceu....,pelo menos dentro da normais possibilidades, já procurei óbitos, casamentos etc..etc...seguindo o precurso
que tenho da carreira militar.Inclusivé existe um pedido de licença em 1876, encontrando-se em Lamego, já com todos os filhos nascidos, em que refere que tem mulher e 6 filhos a residir em Braga.(Portanto todos vivos à data).

Reitero o meu pedido de desculpas, aceite os meus mais cordiais cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Igreja da Boa Morte

#168969 | marialisboa | 30 set 2007 19:43 | Em resposta a: #168942

Caro Luís Faria de Sousa

Li agora na TTonline a memória Paroquial de Santa Isabel em Lisboa e na 2ª imagem no item 13 é referida a Boa Morte.

Os meus cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 05:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen