Colon, Cuba e S. Cristóvão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Colon, Cuba e S. Cristóvão

#168625 | Decarvalho | 27 set 2007 00:19

Caros confrades,
acabei de publicar no Blog Colombo-o-Novo, um artigo com o título "Colon, Cuba e S. Cristóvão".
O artigo baseia-se nas questões eventualmente suscitadas pela representação de um S. Cristóvão miniatura no mapa de Juan de La Cosa, e de um S. Cristóvão gigantesco na parede do antigo convento na Cuba, construído no provável local do anterior Paço do Duque de Beja.

http://colombo-o-novo.blogspot.com/

Cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Colon, Cuba e S. Cristóvão

#168695 | pedro3m | 27 set 2007 19:11 | Em resposta a: #168625

Caro Carlos CAlado

tenho andado muito ocupado e por isso desde o dia 15 de setembro pouco ou nada vejo do Genea. Apenas respondo e analiso o que está para trás.

De simbologia religiosa percebo ZERO.

Apenas queria alertá-lo que a foto que disponibiliza está muito escura.
No entanto dá para ver que o Cristovao parece um peregrino a caminho de... Santiago!!

cpts

PM

Resposta

Link directo:

RE: Colon, Cuba e S. Cristóvão

#168698 | josemariaferreira | 27 set 2007 19:23 | Em resposta a: #168625

Caro Carlos Calado

Para quem defendia um Colombo científico, verifico que afinal Colombo está a ficar muito religioso!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Colon, Cuba e S. Cristóvão

#168704 | Decarvalho | 27 set 2007 20:13 | Em resposta a: #168698

Caro Zé Maria Ferreira,
Se nos quiseram deixar o que parecem ser pistas e indícios sobre o Descobridor, não as podemos ignorar, desde que as possamos interpretar.
Lembre-se que, sobre as suas considerações, eu apenas disse que não as conseguia entender, faltando-me a componente mística e religiosa, pelo que me abstive de comentar.
Parece-me que, neste caso, não se trata de uma interpretação mística-religiosa, mas sim de imagens concretas que fazem apelo a iconografia amplamente conhecida.
Juan de La Cosa coloca um (São) Cristóvão no Novo Mundo em 1500, e um outro (São) Cristóvão é pintado na Cuba dois séculos e meio depois.
Há muitos S. Cristóvão por esse mundo fora, mas haverá algum tão "estranho" nas circunstâncias que o envolvem?

Quanto ao "científico", talvez seja essa a única forma de convencer toda a gente.
Até lá, vamos dar-lhes que pensar!

Cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Colon, Cuba e S. Cristóvão

#168705 | Decarvalho | 27 set 2007 20:19 | Em resposta a: #168695

Caro Pedro Marinho,

reconheço que a foto está muito escura, mas não consegui melhor no local, a que tive acesso graças a boa vontade da entidade a quem pertence a capela.
Vou tentar efectuar algum tratamento de imagem para que se veja melhor.

Parece-me que a simbologia não terá muito de religiosa, mas antes se socorre duma associação de ideias.

Cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Colon, Cuba e S. Cristóvão

#168708 | kolon | 27 set 2007 21:47 | Em resposta a: #168704

Caro Carlos Calado,

Seria um bom exercicio tentar saber quantos frescos de S. Cristóvão existem em Portugal.
Encontrando-se somente este já seria uma boa pista.

Encontrando-se um em cada vila já tem menos significado.

Encontrando-se que o S. Cristóvão só está em locais ligados a C.C. também teria algum significado ou até poderia ligar lugares a C.C.

Para mim acho que seria importante conhecer a linhagem da pessoa que pagou para esta pintura na Cuba.

Aposto 1€ que foi um descendente de Moniz, Perestrelo ou Zarco.

O Carlos pode-nos dar o nome das pessoas envolvidas na pintura ou pagamento dela ou os donos da capela?

E sabe a data da pintura?

1706?
1792?

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

mesagem sem ter lido primeiro o artigo do Carlos C

#168737 | kolon | 28 set 2007 11:50 | Em resposta a: #168708

Caros Confrades,

Peço desculpas por ter metido a anterior mesagem sem ter lido primeiro o artigo do Carlos Calado.

Vejo que foi pintado cerca de 1759 (39 anos depois do pai do Marquês de Pombal morrer) e que foi um Padre João Mendes Vieira que mandou pintar numa capela de Martinho Janeiro Sebolinho de Barahona e ainda que está num Convento do Carmo.

Noem que a Filipa Moniz estava sepultado no Convento do Carmo em Lisboa e que o irmão de Filipa era Cristóvão Moniz "Abade" dessse Convento se não em engano na posição que tinha e acho que foi depois bispo de Lisboa??.

Perguntas e esclarecimentos sobre o artigo- http://colombo-o-novo.blogspot.com/ :

1- gostava de esclarecer que o cunhado de C. Colôn que foi a Sevilha com Juan Barahona era o Bartolomeu Perestrelo II, 3º capitão de Porto Santo, e não o outro cunhado Pedro Correia (2º Capitão de Porto Santo e Capitão da Graciosa).

2- Não tenho a certeza que o piloto que foi com C. Colôn á entrevista do Rei D. João II era o mesmo Juan de La Cosa porque o nome do Piloto não é mencionado, mas presumi que era i La Cosa por razões de peso:
a) La Cosa era o dono da nau Santa Maria
b) La Cosa tinha anteriormente navegado no comercio da Guiné
c) nenhum dos outros pilotos que regressaram com C. Colôn teriam mais razão que este para ir ver o rei de Portugal.

3- Alguém sabe de algum evento importante que acontec eu em 1759 em Portugal ou Cuba?

4- Alguém sabe quem foi o Padre João Mendes Vieira ou o Martinho Janeiro Sebolinho de Barahona ?

TUDO ISTO SÃO PISTAS QUE MERECEM DE SER INVESTIGADAS A FUNDO.


Cmprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

1759

#168738 | fxcct | 28 set 2007 11:59 | Em resposta a: #168737

Caro Manuel Rosa,

"3- Alguém sabe de algum evento importante que acontec eu em 1759 em Portugal ou Cuba?"

1759 é o ano em que o Marquês de Pombal faz a mais marcante e brutal demonstração do poder Régio em si investido, ordenando a execução do Marquês de Távora e sua família. Penso ser também o ano da expulsão da Companhia de Jesus de Portugal.

Cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

JHS e XPO RE: 1759

#168741 | kolon | 28 set 2007 12:22 | Em resposta a: #168738

Caro Fracisco,

"....expulsão da Companhia de Jesus de Portugal."
Não foi a Companhia de Jesus uma inimiga da Maçonaria?

Foram eles que instituiram o JHS em Portugal que "para mim" era uma afronta ao XPS, tanto o XPS da Ordem de Cristo (Templários, Maçónios?) e XPOferens se ele fosse deveras um Mestre de Cristo.

Depois pinta-se um grande S. Cristóvão como uma afronta aos outros que eram expulsos em que tenta-se reimpor o XPO?

Eu penso que existem coisas que não são feitas por acaso.


Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

JHS e XPO RE: 1759

#168751 | fxcct | 28 set 2007 14:47 | Em resposta a: #168741

Caro Manuel Rosa,

Pouco sei sobre a Companhia de Jesus, mas não ficaria admirado ao saber que se opunha à Maçonaria (mas num contexto histórico do séc. XIX). Na sua fundação, a Companhia poderá se caracterizada por um conjunto de objectivos que não a enquadram nem num campo anti-maçon nem anti-papa, nomeadamente:
- Oposição aos movimentos protestantes;
- Obediência total à hierarquia da Igreja, e ao papa;
- Condenação da opulência e ambição material dos clérigos;
- Evangelização;
- Educação, no sentido académico, com especial relevância para os clérigos.

Parece-me que estamos perante uma organização que é difícil de classificar em termos simples como Maçon/anti-maçon ou Templária/anti-templária.

A razão tradicionalmente apontada para a expulsão da Companhia de Jesus tem a ver com o seu elevado poder político derivado das relações próximas (nomeadamente como confessores) da maioria dos membros da família real e dos principais nobres de Portugal. Outra razão relevante é o facto de a Companhia ter praticamente o monopólio do sistema educativo em Portugal no séc. XVIII, sendo um impedimento à sua reforma por parte do Marquês de Pombal.

Parentéticamente, não resisto comentar que me parece que a actual Ministra da Educação é mais uma numa longa e extensa lista de pessoas que desde o Séc. XVIII tentam repor alguma qualidade no ensino em Portugal que desapareceu com a expulsão dos Jesuítas.

Cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

JHS e XPO RE: 1759

#168758 | kolon | 28 set 2007 16:04 | Em resposta a: #168751

Caro Francisco,

Eu li não me lembro onde que a Companhia de Jesus era mais que isso. Era um braço militante do Papa e que planeavam aextinção de todos os cultos opostos.
Não sei a verdade disto porque na altura não andava a investigar a JHS mas acho in teressante a emblema aparecer nos Jerónimos em grande tamanho e não haver por lá nenhum XPS como no Convento de Cristo.

Temos ainda os Jerónimos e os Jesuitas ambos iniciados em terras de Espanha e não de França como eram os Cluny, Cister e Templários.


A meu ver o que temos com a morte de D. João II e á subida ao trono de D. Manuel I são afastamentos de França e alianças a Castela e um ponto de terminação com as relações antegonistas com Roma a um abraçar do Papa e sua filosofia que era o que se passava em Espanha da época.

Cpts,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: mesagem sem ter lido primeiro o artigo do Carlos C

#168784 | Decarvalho | 28 set 2007 20:00 | Em resposta a: #168737

Caro Manuel Rosa,
Há aqui vários pontos que podem ser apenas coincidências mas que vale a pena tentar aprofundar.
Em 1º lugar temos o facto de se tratar do Convento do Carmo, tal como Filipa Perestrelo Moniz foi sepultada no Convento do Carmo, em Lisboa.
Em 2º lugar o facto de a inscrição se referir ao padre que mandou pintar o quadro. Terá sido com dinheiros próprios ou das esmolas?
Este padre chamava-se João Mendes Vieira. Seria algum parente de Diego Mendez de Segura, criado de Colon?
Em 3º lugar o facto do patrono ser Martinho J.S. Barahona, que poderá ser um descendente de Juan de Barahona, cunhado de CC
Em 4º lugar, e que está ligado à correcção que fizeste ao nome do outro cunhado que foi com Juan de Barahona comprar o hábito de Santiago: eu escrevi Pedro Correia da Cunha (tentei confirmar esse episódio no teu livro, mas não encontrei, pelo que saiu o cunhado errado), e tu corriges para Bartolomeu Perestrello.
Pois há na Cuba um jazigo duma família Perestrello, para a existência do qual me chamaram a atenção, dizendo que, por tradição oral, haveria qualquer relação com "Colombo".
Tentarei saber detalhes sobre o fundador e daí procurar uma linha ascendente.

Em 5º lugar, naõ directamente relacionado com este S. Cristóvão mas porque falámos do hábito da Ordem de Santiago, encontrei mais pistas para a ligação entre o Almirante Don Cristobal Colón e esta Ordem.
(falta-me fazer as fotos)

cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

esse genial navegador e burlador de Castelhanos

#168789 | kolon | 28 set 2007 20:39 | Em resposta a: #168784

Caro Carlos Calado,

Eu sou da opinião que nada se sabe ainda sobre Colôn e os seus laços com Portugal. O que eu apontei no livro é até hoje aquilo que mais se sabe e é ainda muito pouco.

Eu sou também da opinião que quantos mais soiuberem do mistério mais fácil será resolverlo e que pessoas como o Francisco, o Augusto, o Artur Camisão, o Carlos Calado, Rui Correia e outros muitos que passam tempo neste fóurm junto com outros que me escrevem mas não andam por cá, em comum, vão desencadear a chave deste mistério.

Espero que seja durante a minha vida para eu poder saber quem foi esse genial navegador e burlador dos Castehanos.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

JHS e XPO RE: 1759

#168791 | feraguiar98 | 28 set 2007 21:50 | Em resposta a: #168758

Caro Manuel Rosa,

Sobre os Jesuítas, o Francisco já lhe deu uma excelente lição mas quero acrescentar que, se no início apoiaram o estabelecimento da Inquisição, cedo se desencantaram dos seus métodos e objectivos e tornaram-se dos seus maiores críticos tendo mesmo tomado a iniciativa de dar a conhecer ao Papa algumas violências e injustiças cometidas contra cristão-novos. Vários padres da Companhia foram perseguidos e estiveram presos na Inquisição sendo o caso mais conhecido o padre Malagrida. O próprio Padre António Vieira só foi liberto por intervenção directa do Papa.
Além da questão do ensino, em que estou 100% de acordo com o Francisco, também terá pesado na decisão de os expulsar o poder que detinham, como influência no Oriente mas como poder real na América do Sul. Como sabe a Igreja não se opôs à escravatura negra mas, desde o início que se opôs à escravatura índia e os jesuítas controlavam zonas do interior onde as coroas portuguesa e espanhola não dispunham de domínio efectivo (isto foi retratado ainda que cheio de erros num admirável filme "A Cascata" com Jeremy Irons). Aconteceu que o marquês de Pombal criara, entre outras companhias majestáticas (monopólios) a Companhia do Grão-Pará e Maranhão de que ele próprio (ou o irmão, não me recordo agora pois ambos eram accionistas em diferentes companhias) que logo teve oposição dos Jesuítas quando quiseram exercer a sua actividade à custa dos índios, como aliás o fizeram à custa dos cabo-verdeanos, sendo responsáveis pelo empobrecimento geral da população, paragem de actividades económicas e que, num cenário de seca prolongada, causou a morte a cerca de 30% da população.

Outro assunto em que deverá ter alguma cautela é o de Pedro Álvares Cabral. É certo que não teve nenhum cargo público depois..., mas não é líquido que tenha sido depois de "descobrir o Brasil" se depois de regressar da Índia.
É que, contra o conselho dos pilotos, Cabral atrasou o regresso de algumas semanas desaproveitando assim o regime de ventos e teve um regresso atribulado em que perdeu mais de metade dos navios e das cargas. A sua viagem ainda deu lucro mas as perdas foram descomunais.
Ainda quanto ao Brasil, não esqueça que foi acompanhado de Duarte Pacheco Pereira que, como hoje já se reconhece, mostrou saber da existência do Brasil na sua obra "Esmeraldo in situ orbis". E Duarte Pacheco Pereira, como quase todos os homens de D. João II, também caíu em desgraça.
Pedro Álvares Cabral tem efectivamente alguns mistérios, avultando a sua mudança de nome, pois chamava-se Pedro Fernandes Cabral e mudou o nome para Pedro Álvares depois de nomeado para o comando da esquadra. Nunca me dediquei a essa questão mas também nunca vi uma explicação para ela.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

P.S. - Os jesuítas são obviamente muito críticos da maçonaria mas hoje em dia os grandes inimigos desta, ou talvez melhor, os seus concorrentes, são a "Opus Dei".
F.A.

Resposta

Link directo:

JHS e XPO RE: 1759

#168792 | kolon | 28 set 2007 21:59 | Em resposta a: #168791

Caro Fernando Aguiar,

Obrigado pela explicação.
A maior parte destes assuntos estão a ser discutidos hoje por poderem conter alguma explicação sobre a vida do Almirante.

Acho que aunto mais se conhece sobre os assuntos colaterias melhor se entenderá o assunto central.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Cristóvão Colombo (Cuba, c. 1448 — Valladolid, 20

#168809 | kolon | 29 set 2007 04:13 | Em resposta a: #168789

Caros Confrades,

Hoje andando, como muitsa vezes faço, pelos caminhos virtuais da Internet vi-me confrontado com o site da wikipedia português sobre Colombo que cemeça assim:


"Cristóvão Colombo (Cuba, c. 1448 — Valladolid, 20 de Maio de 1506) foi um navegador ao serviço da Corte Portuguesa e explorador que alcançou a América em 12 de Outubro de 1492 sob as ordens do Rei D.João II tendo iludindo os Reis Católicos de Espanha sobre o possivel caminho marítimo à India para Ocidente, afastando-os do caminho dos Portugueses tendo na realidade descoberto as ilhas das Caraíbas (Cuba) (Antilhas) e, mais tarde, a costa do Golfo do México na América Central."

Não sei o responsavel disto mas acho estranho que tenham uma data de nascimento c. 1448??? Não era este o ano depois de D. Fernando se casar com D. Britez?

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Cristóvão Colombo (Cuba, c. 1448 — Valladolid, 20

#168815 | Mavasc | 29 set 2007 09:55 | Em resposta a: #168809

Caro Manuel Rosa

Ficou espantado com o artigo da Wikipédia? Tem piada!
Nesse artigo consta igualmente isto:

"Este artigo ou seção foi marcado como controverso devido às disputas sobre o seu conteúdo.
Para mais informações consulte a página de discussão.
Cuidado: Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências, em desacordo com a política de verificabilidade.
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes no corpo do texto ou em notas de rodapé. "

Consulte a tal página de discussão e logo verá de onde provem este produto "pouco fíável"

Cpts

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

JHS e XPO RE: 1759

#168871 | feraguiar98 | 29 set 2007 19:01 | Em resposta a: #168792

Caro Manuel Rosa,

A minha memória pregou-me outra partida. Pedro Álvares Cabral, usava antes Pedro Álvares Gouveia (o Gouveia vinha-lhe da mãe). Mas continuo a ignorar a explicação para a mudança de nome.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Colon, Cuba e S. Cristóvão

#168875 | Decarvalho | 29 set 2007 19:11 | Em resposta a: #168695

caro Pedro Marinho,
já coloquei outra foto do painel de S. Cristóvão no blog.
(esta foi obtida por scanning do roteiro da Rota do Fresco).

http://colombo-o-novo.blogspot.com/

cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Cristóvão Colombo (Cuba, c. 1448 — Valladolid,

#168877 | kolon | 29 set 2007 19:35 | Em resposta a: #168815

Senhora Maria Benedita,

Eu estava surpreendido com a data de nascimento c. 1448.

Não sei de onde esta data veio.
Mas concordo com o resto que lá foi metido pois faz muito mais sentido com as provas que temos hoje do que o que estava lá anteriormente sobre um tecelão genovês analfabeto e perdido.

Cpts,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

JHS e XPO RE: 1759

#168891 | fxcct | 29 set 2007 22:19 | Em resposta a: #168871

Caro Fernando Aguiar,

Em um dos capítolos da Crónica de D. João II de Garcia de Resende, o Rei censura um dos seus vassalos (se não me falha a memória era um dos capitães das ilhas) por este não utilizar o apelido do pai. Após a descompostura, o dito desistiu do nome que usava e substitui-o pelo apelido do pai. Talvez algo semelhante se tenha passado com Pedro Alvares?

Aproveito para agradecer a informação sobre os Jesuitas.

Os Melhores Cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

JHS e XPO RE: 1759

#168899 | feraguiar98 | 30 set 2007 00:00 | Em resposta a: #168891

Caro Francisco,

Os Jesuítas mereciam ser melhor conhecidos, mesmo hoje em dia.

Agradeço a sugestão sobre a mudança de nome de Pedro Álvares Cabral embora não a considere muito provável. Se não estou em erro, o apelido em causa no episódio que refere era Câmara e se hoje Câmara é um apelido a que qualquer "snob" (em sentido literal) aspiraria, sobretudo depois do casamento de seu trisavô D. Vasco, naquele tempo era um locativo de Câmara de Lobos, ainda sem pergaminhos.
Como pode verificar na página http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=23408
os irmãos de Pedro Álvares usaram repartidamente Gouveia e Cabral e, se de facto pelo lado Gouveia-Queiroz-Castro tinham melhores costados, o pai era já o 4º senhor de Azurara e descendiam de um bispo da Guarda ou seja, não era um apelido recente.
Apenas por motivos familiares, apenas faria sentido se:
1º O irmão mais velho que está na B.D. não o fosse, o que é bastante provável; e
2º A opção do irmão Diogo pela vida religiosa o tornasse o chefe de linhagem.
Mas, como se vê na B.D. o seu irmão João Fernandes, que foi o sucessor de seu pai como 5º senhor de Azurara teve descendência e assim não seria esse o motivo.

Não creio que exista nenhum segredo com significado histórico mas, de facto, sendo Pedro Álvares Cabral uma das principais figuras dos Descobrimentos e interessando não só a historiadores portugueses como aos brasileiros, acho curioso nunca ter visto nada sobre esse assunto para além da simples constatação.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

Todas as fotos RE: Colon, Cuba e S. Cristóvão

#170174 | Decarvalho | 16 out 2007 14:42 | Em resposta a: #168625

Caros confrades,
na nossa página Amigos da Cuba já podem ser vistas todas as fotos no artigo "Colon, Cuba e São Cristóvão", depois de ultrapassadas as dificuldades técnicas que impediram a sua publicação integral.

http://amigosdacuba.no.sapo.pt/paginas/Sao_Cristovao.htm

cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: mesagem sem ter lido primeiro o artigo do Carl

#170760 | fxcct | 23 out 2007 18:19 | Em resposta a: #168737

Caro Manuel Rosa,

Mais uma curiosidade que encontrei divagando pelo ciber-espaço, desta vez por "culpa" do José Maria Ferreira e da sua D. Vataça. Isto a propósito da pergunta que fizeste:

"3- Alguém sabe de algum evento importante que aconteceu em 1759 em Portugal ou Cuba?"

http://terrasdesantiago.planetaclix.pt/castel1.htm

O Castelo de Santiago do Caçem, que foi de D. Vataça, e depois da Ordem de Santiago, foi dado por Filipe II ao Duque de Aveiro (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=3128) em 1594. Os Duques de Aveiro descendem de D. Jorge de Lencastre, filho de D. João II.

Em 1759, o Duque de Aveiro (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=4910) é executado e todos os seus bens, incluindo o castelo de Santiago, revertem a favor da coroa.

A pergunta que faço é: quem era Senhor/Alcaide/Dono da vila de Cuba em 1759? Foi um dos executados? Talvez o confrade Carlos Calado possa dar umas achegas.

Cpts,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: mesagem sem ter lido primeiro o artigo do Carl

#170822 | Decarvalho | 24 out 2007 14:40 | Em resposta a: #170760

Caro confrade Francisco,
Vou consultar os livros de que disponho sobre essa época na Cuba, para ver se encontro algum dado relacionável.
Cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

Colonos !!!

#171064 | Decarvalho | 27 out 2007 00:37 | Em resposta a: #170822

Caros confrades,
tal como tinha prometido ao confrade Francisco em anterior mensagem, comecei a procurar nos livros que tenho sobre Cuba, quem seria o senhor da terra no ano de 1759.
Deparei-me, no entanto, com uma frase deveras intrigante (???) no livro de Emília Salvado Borges - Homems, fazenda e Poder no Alentejo de Setecentos, o caso de Cuba, ed. Colibri:
"Um documento de 1259 chama aos seus [de Cuba] habitantes «colonos», ..." (*)
* ANTT, Chancelaria de D. Dinis, Livro 5, fol. 20

A algum confrade que tenha acesso ao ANTT agradeço eventual e preciosa colaboração, para que consulte e aqui transcreva o documento citado.
Então os habitantes da Cuba eram COLONOS (como estará escrita a palavra ?). Nem de propósito!!!

expectantes cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Colonos !!!

#171141 | Augustus_o | 28 out 2007 21:42 | Em resposta a: #171064

Caríssimos,

"Paróquia de Vila Ruiva,

A freguesia de Vila Ruiva foi sede de concelho do mesmo nome. Recebeu foral dado pelo Convento de Macelo, no séc.XIII, confirmado por D. Manuel em 1512. Pertenceu à comarca de Beja e mais tarde à de Cuba. O orago é Nossa Senhora do Outeiro. O pároco era da apresentação dos Duques de Cadaval. O concelho foi extinto em 1836, sendo anexado a Cuba a 6 de Novembro de 1839. Integra o distrito administrativo e eclesiástico de Beja."

Duques de Cadaval?
Dom Jorge?
Vila Ruiva? Terrarubia?

Estranho ou nem por isso?

Cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Colonos !!!

#171143 | Augustus_o | 28 out 2007 23:02 | Em resposta a: #171141

Caro Carlos Calado,

O palácio dos Condes de Oeiras é do ano de 1759...

cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Colonos !!!

#171144 | Augustus_o | 28 out 2007 23:13 | Em resposta a: #171143

Caríssimos,

No ano de 1759, foi avistado em Lisboa o agora conhecido cometa de Halley...

Cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Colonos !!!

#171235 | Decarvalho | 29 out 2007 22:41 | Em resposta a: #171143

Caro Augusto,
pois é ! de cada vez que seguimos a pista de algum facto conhecido, vamos parar à mesma região, às mesmas personagens.
Agora, é D. Álvaro que se destaca. Ainda por cima, era o donatário de Albergaria dos Fusos (pequeno lugar na freguesia de Vila Ruiva, actual concelho de Cuba), onde se exercia a actividade de tecelagem.
Os habitantes de Cuba eram "colonos", a zona é de barros vermelhos, terra rubra, uma localidade é Vila Ruiva, também Terra Rubra, e, por acaso, exercia-se uma actividade oficinal de tecelagem. No fim de contas, não andamos longe do famoso tecelão.

Vou necessitar de algum tempo para desenhar as várias ligações familiares, mas também não se surpreenderá muito se eu lhe disser que já encontrei informação relativa aos direitos sobre a Cuba, que em 1377 pertenciam a alguém com apelido Melo. (por agora não adianto mais, pois poderá ser apenas coincidência, mais uma.)
Cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Colonos !!!

#171240 | Decarvalho | 29 out 2007 22:49 | Em resposta a: #171144

Caro Augusto,
Boa tentativa, mas esse não nos ilumina muito.
Cumprimentos
carlos calado

Resposta

Link directo:

RE: Colonos !!!

#171458 | pedro3m | 01 nov 2007 13:07 | Em resposta a: #171240

Caro CArlos Calado

NA última segunda-feira, estando de férias e de passagem por Coimbra, fui à Biblioteca Geral e pdei para consultar o Livro dos descodificadores que descobriram o Salvador Gonçalves Zarco.
O Gonçalves na assinatura de Colombo não me convençeu totalmente.
O Salvador não o considero um caso fechado.
O mais impressionante de tudo foi mesmo os livros do Prior D. Tivisco.
Aí sim vi muita marosca escondida naquela capa dos livros.
E foi quando passei a crer mais no SAlvador Gonçalves ZArco, pois, estará lembrado, é o nome que sai do conjunto de letras que sobravam ao descodificador.

Fez um trabalho verdadeiramente notável com a língua hebraica que deveria ser muito mais explorado.

E a exploração do estado de espírito de quem foi Salvador G ZArco, foi excelente e vai um pouco ao que tenho vindo a construir mentalmente.
Li todo o livro com sofreguidão e quem me dera saber um pouco de hebraico para explorar as frases e tabelas que são disponibilizadas.

cpts

PM

Resposta

Link directo:

RE: Colonos !!!

#171459 | kolon | 01 nov 2007 13:15 | Em resposta a: #171458

Caro Pedro,

António Ferreira de Serpa, natural da Ilha vizinha á minha, após ter levantado a cabeça do monstro escondido foi perseguido pelo estado e forçado a se calar e todos os seus documentos foram roubados da casa dele pelo governo que os escondeu e décadas mais tarde já ninguém sabendo o que estava ali guardado os ía queimar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Ferreira_de_Serpa

Felizmente muitos desses documentos foram salvos por um historiador que os vai deixar após morte para serem estudados.

Tanto mistério tanta perseguição tanta gente contrária a desvendar a verdade.
Só me posso perguntar Porquê?
talvez gostam de viver na escuridão.

Cpts,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Cristóvão Colombo/Praia de Paredes Vitoria (Nazaré

#175893 | jordaocrespo | 10 dez 2007 17:11 | Em resposta a: #168789

Desculpe esta provocação Académica: continuo a considerar que minha tese como a mais plausível e consistente, Os ``Crespo´´ (Castelhanos/Burdos/Valladolid) pertencerem à mesma Linhagem espanhola de Cristóvão Colombo e ainda da família da famosa Inês de Castro (Galega) dado que como se sabe pela Historia estes foram peças importantes nessa época, além de Navegadores nas Armadas do Rei no importante Porto de Mar pelo ano de 1400, que foi a Praia de Paredes de Vitoria(Nazaré/Alcobaça) Leiria, estou convencido que esta a influencia e a escola de Cristóvão Colombo?!




Obrigado



Anacleto Jordão Crespo

Resposta

Link directo:

RE: Cristóvão Colombo/Praia de Paredes Vitoria (Na

#175900 | kolon | 10 dez 2007 17:32 | Em resposta a: #175893

Resposta aqui: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=175898

Resposta

Link directo:

RE: Colonos !!!

#175907 | AIRMID | 10 dez 2007 17:59 | Em resposta a: #171240

Caríssimos

Já que o Cometa Halley, do Augustus, não iluminou muito, vamos vêr se o meu Salvador do Mundo tem alguma utilidade neste caso.

No Conselho de Mora, existe uma Igreja de S. Salvador, ou do Salvador do Mundo.
Foi fundada pelo povo do Cabeção (onde se diz ter existido um acampamento Militar ou Castro Romano), em terras da Quinta do Salvador do Mundo, fundada pela Ordem de Aviz.

A igreja é hoje a Igreja do Cemitério, e ainda conserva o Portal Gótico, primitivo.

Ainda no Conselho de Mora, mas agora em Pavia, existe um Edifício de dois andares, de Traça Quinhentista.
Trata-se de um edifício de esquina, situado em frente à Igreja.

Hoje encontra-se devoluto.
Mas em tempos, foi a Pousada dos Cavaleiros de Aviz.

D. Fernão da Silveira, primo de D. Diogo, era à data da Grande Traição, o Senhor de Pavia.
Muito antigo este Senhorio de Pavia.
Antigo e importante, já que fora oferecido por D. João II ao mais famoso Condestável de todos os tempos: D. Nuno Álvares Pereira.

O mais famoso Condestável de todos os tempos, e o mais religioso, também.

Saudações

Airmid

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 jun 2024, 12:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen