Margem Esquerda do Guadiana - ORTIZ

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Hispânia

Margem Esquerda do Guadiana - ORTIZ

#168656 | tmrodrig | 27 set 2007 12:09

Caros Confrades:
Gostaria de fazer um apanhado das familias com este apelido que se situem nesta zona do nosso pais e que tenham ascendencia no pais vizinho. Se algum dos confrades obtiver alguma informação agradecia mto que ma transmitisse.
cumprimentos
Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Margem Esquerda do Guadiana - ORTIZ

#168694 | Rui Jesuino | 27 set 2007 19:11 | Em resposta a: #168656

Cara Teresa

Eu tenho ascendência Ortiz que vem do meu avô paterno, nascido em Vila Boim em 1918. O meu trisavô Agapito José Ortiz é veio de Olivença para morar em Vila Boim por volta de 1840.

Cumprimentos
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: ORTIZ

#184473 | Victor ortiz | 11 fev 2008 11:07 | Em resposta a: #168694

Bom dia Rui, o meu nome é victor ortiz, e tenho tambem alguma curiosidade em saber de onde vem a famila ortiz.
Os meus pais são de vila boim, o meu avõ era ortiz e a sua mãe chamava-sesebastiana de jesus ortiz e a mãe desta srª era enorata pilla ortiz, foi as informações que consegui enquanto os meus avós eram vivos, a partir dai nada sei mais, sei tambem que o marido de sebastiana ortiz tinha como apelido jesuino, mas como em espanha é dado o ultimo nome, ficou o ortiz,senão eu hoje tambem seria jesuino.
Se tiver mais alguma informação acerca dos ortiz agradecia.
cumprimentos Rui

Resposta

Link directo:

RE: ORTIZ

#184482 | Augusto Tavares | 11 fev 2008 12:00 | Em resposta a: #184473

Caros Confrades,

Tenho um sobrinho, por afinidade, que também é Ortiz e natural de Vila Boim. A partir da sua página aqui na BD do Genea - JOaquim Manuel Ortiz Lameiras - poderão encontrar alguns elementos sobre a sua ascendência.
Será da família dos ilustres confrades?

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: ORTIZ

#184605 | tmrodrig | 12 fev 2008 10:55 | Em resposta a: #184482

Caros Confrades:
Eu sei que a minha ascendencia Ortiz vem de Gerez de los Caballeros - Badajoz, o meu tetravó era Manuel Diego Ortiz e seu filho (meu bisavó) era Domingos Ortiz. Domingos Ortiz nasceu em Barrancos e ai teve a sua descendencia. Creio que não tenho ligação a Olivença, pois os Km que separam estas duas terras fronteiriças ainda são alguns e o apelido Ortiz é comum no pais vizinho, no entanto toda e qualquer informação é bem vinda pois... nunca se sabe...
Com os melhores cumprimentos
Teresa

Resposta

Link directo:

RE: ORTIZ

#184616 | Rui Jesuino | 12 fev 2008 14:00 | Em resposta a: #184473

A mãe do meu avô é a mesma Sebastiana de Jesus Ortiz e os nossos avôs eram irmãos, por isso somos primos!
Infelizmente ainda não tive tempo para fazer a genealogia dessa ramo da família apesar de ser responsável pelo Arquivo Histórico onde os livros estão depositados. Como se costuma dizer... "em casa de ferreiro, espeto de pau".
Apenas sei que o primeiro Ortiz que aparece em Vila Boim é Agapito José Ortiz, baptizado em 1853, filho de José Maria Vaz e Maria Vicenta Ortiz, naturais da paróquia de Santa Maria Madalena de Olivença.
O marido de Sebastiana de Jesus Ortiz é José António Jesuino, meu bisavô, e a primeira pessoa que usou esse nome como apelido. José António Jesuino foi baptizado em 1882 em Vila Boim e os seus pais (meus trisavós) são Francisco António e Jesuina de Jesus, donde vem o apelido que hoje em dia sustento.

Cumprimentos,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: ORTIZ

#184624 | Victor ortiz | 12 fev 2008 15:25 | Em resposta a: #184616

Ola Rui, ou primo, obrigado pelas informações, eu cheguei a pensar que nao haveria registos alguns, mas parece que há, se conseguires mais alguma informação era curioso saber(que motivações tiveram para vir para portugal etc..).
Eu trabalho em Cascais na Camara municipal, tambem estou ligado á cultura.
Cumprimentos e obrigado

Victor Ortiz

Resposta

Link directo:

RE: ORTIZ

#184644 | Rui Jesuino | 12 fev 2008 18:20 | Em resposta a: #184624

Olá de novo!
Dessa parte da minha família contei-lhe tudo o que sei. Para recuarmos há que pesquisar nos registos paroquiais ou em documentos dos nossos avós. Infelizmente do meu avô, Joaquim José Ortiz Jesuino, só tenho o bilhete de identidade. Não possuo nada da minha bisavó, nem sequer uma fotografia, o que me entristece.
Para recuarmos há agora que encontrar o casamento de Francisco Antóno e Jesuina de Jesus, celebrado em Vila Boim, provavelmente em 1882 ou 1883, no Arquivo Distrital de Portalegre, uma vez que o nosso arquivo só tem os livros até 1881, e o baptismo de Sebastiana de Jesus Ortiz que deve andar entre 1882 e 1889 na mesma paróquia e depositado no mesmo arquivo.

Por acaso aqui em Elvas lidamos muito com o Dr. António Carvalho, que penso ser director do departamento de cultura da C.M. de Cascais.

Cumprimentos
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: ORTIZ

#184692 | Victor ortiz | 13 fev 2008 09:25 | Em resposta a: #184644

Bom dia Rui, há uma coisa que me faz confusão, se os nossos avos eram irmãos como é que eu sou ortiz e tu jesuino, houve qualquer confusão no registo, o meu Pai já me tinha contado qualquer coisa assim por alto.
O meu avõ era Sertório joaquim Ortiz, pelo que passo a entender deveria ser jesuino, já que o Pai era Jose antonio jesuino.

È sim o Dr. Antonio é o meu chefe de departamento, eu estou no Museu condes de Castro Guimaraes em Cascais( no serviço Educativo).
Já agora vê o meu site, tenho uma ocupação em part-time de confecção de mascotes e bonecos (familia de artistas)
www.espongiformas.com

Um abraço
Victor ortiz

Resposta

Link directo:

RE: ORTIZ

#184745 | Rui Jesuino | 13 fev 2008 18:30 | Em resposta a: #184692

Boa tarde Victor,

Os irmãos dos nossos avôs, não sei porquê, uns foram registados com apelidos "Ortiz Jesuino" e outros somente como "Ortiz". É por isso que os descendentes dos mesmos uns são Ortiz e outros Jesuino como é o nosso caso. Não me lembro de ter conhecido o seu avô, mas conheci muito bem os seus irmãos Joaquim (o meu avô), Caetano, David e a magnífica "Tia Jesuina", que eu visitava cada vez que ia a Vila Boim quando era muito novo.
Vou tentar encontrar o registo de baptismo do nosso bisavô José António Jesuino e da nossa bisavó Sebastiana de Jesus Ortiz para conseguirmos chegar mais longe.

Um abraço,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 02:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen