Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#168867 | dhelena | 29 set 2007 18:47

Caros Confrades

Alguém tem alguma informação onde possam estar os arquivos destas fabricas?
Tenho conhecimento que a Companhia Nacional de Tabacos de Xabregas, mais tarde Companhia Portuguesa de Tabacos (1927-1965) veio a constituir a Intar (1965-1976), dando origem à Tabaqueira.

Entrei em contacto com esta empresa afim de proceder a uma pesquisa sobre familiares, que foram funcionários das referidas empresas no sec. xx e fui informada que estes dados não fazem parte do espólio da empresa.
Já contactei diversas instituições em busca dos referidos arquivos e ninguém sabe onde pairam ou eu bati a portas erradas.Será que o espólio daquela que foi uma das industrias mais importantes do sec XIX se evaporou.....

Grata por qualquer pista

Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#168879 | procha75 | 29 set 2007 19:41 | Em resposta a: #168867

Prezada Dulce José,

Não refere a que instituições recorreu para detectar o espólio que procura, mas ... sei que existe documentação sobre a Tabaqueira (e outras) na Torre do Tombo, no Fundo do Ministério da Fazenda/Finanças.
Contudo, não me recordo se existia lá alguma coisa sobre os funcionários, ou se seria só sobre o produto (e os impostos que sobre os mesmos recaia).

Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#168888 | tiagova | 29 set 2007 21:42 | Em resposta a: #168867

Cara Dulce José,

Sou um curioso deste assunto, nomeadamente na riqueza gerada a alguns, muito poucos, capitalistas no séc. XIX.

Recomendo-lhe 2 livros óptimos para ler sobre o tema:

Os Tabacos Sua Influência na Vida da Nação
de Raúl Esteves dos Santos
Seara Nova, 1974

O Tabaco e o Poder: 100 anos da Companhia dos Tabacos de Portugal (Cotapo)
de Maria Filomena Mónica
Quetzal Editores, 1992

Só os encontrará em alfarrabistas e com alguma sorte.

Cumprimentos,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#169024 | dhelena | 01 out 2007 11:05 | Em resposta a: #168879

Caro Pedro Rocha

A TT foi a primeira instituição a que recorri, mas não existem processos de funcionários, aliás é possivel que o espólio esteja guardado ainda em qualquer armazém e algum antigo funcionário seja assiduo deste forum e se lembre de algo.
É lamentável que neste país se tenha tão pouco cuidado com a preservação dos arquivos das empresas...

Cumprimentos

Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#169026 | dhelena | 01 out 2007 11:18 | Em resposta a: #168888

Caro Tiago Silva

Muito Obrigada pelas dicas dos livros. O do Raúl Esteves já o tinha conseguido encontrar Há algum tempo num alfarrabista num daqueles dias de sorte, quanto ao da Filomena creio que vou ter de o consultar na Biblioteca Nacional.

Ando em busca de mais referências sobre um trabalho intitulado

História da Tabaqueira de João de Sousa da Câmara.Lisboa.1995.

Por acaso tem algumas referências sobre este titulo?

Cumprimentos,
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#169063 | tiagova | 01 out 2007 18:17 | Em resposta a: #169026

Cara Dulce,

Infelizmente não conheço essa obra. Já vi referências à obra, mas não conheço o seu conteúdo.

Cumprimentos,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#169101 | salen | 02 out 2007 10:10 | Em resposta a: #168867

Cara Srª D. Dulce José,
Quem talvez lhe possa indicar o paradeiro desses documentos será um ex alto quadro da Intar e ex-administrador da Tabaqueira.
Se estiver interessada, peça ao moderador o meu endereço electónico pessoal e lhe direi quem é.
Victor Ferreira
PS.: E já agora, em bom rigor, a Intar não deu origem à Tabaqueira.
A Intar era uma empresa diferente da Tabaqueira (esta última pertencente ao antigo Grupo CUF, de Alfredo da Silva). As duas empresas competiam no mercado, totalmente independentes uma da outra, e de forma feroz: uma lançava o SG, a outra o CT; uma atacava com os Definitivos, a outra contrapunha com os Provisórios. Uma batalha de fogos de fósforos ...)
Com a revolução, ambas foram nacionalizadas e fundidas sob a designação comum de Tabaqueira a partir do nome de uma delas, a líder no mercado ao tempo.
Mais tarde aparece a Philip Morris e, bom, parece que com as restrições ao fumo, tudo se vai desvanecendo em fumaça.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#169178 | dhelena | 02 out 2007 23:59 | Em resposta a: #169101

Caro Victor Ferreira

Muito obrigada pelas informações.Já solicitei ao moderador o seu endereço electrónico e tenho esperança que o seu contacto me possa dar alguma luz..

Cumprimentos
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#169600 | dhelena | 08 out 2007 11:37 | Em resposta a: #169178

Caro Victor Ferreira

Continuo à espera que o Moderador me disponibilize o seu endereço electrónico desde o dia 2, motivo pelo qual ainda não tive a oportunidade de entrar em contacto consigo, pelo que peço desculpa.

Vou tentar outra vez obter resposta do moderador.

Cumprimentos
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#170117 | mariaragao | 15 out 2007 19:02 | Em resposta a: #169600

dhelena,
Olá

Estive a ler as suas mensagens e tenho conhecimento que existem

manuscritos,registos aduaneiros entre 1519 - 1895 na DDRP - Divisão

Documentação e Relações Públicas - Alfandegas, sita no LARGO TERREIRO PAÇO,

LISBOA, biblioteca.

ESPERO QUE ISTO AJUDE.

Se consultar e encontrar alguma referência a D. João Ximenes de Aragão, que era Contratador de Tabaco em Beja, agradeço que me diga, pois estou também no seu encalce....ele é um antepassado meu.

Com os meus cumprimentos,

Maria Aragão

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#170162 | dhelena | 16 out 2007 11:44 | Em resposta a: #170117

Cara confrade

Muito obrigada pela informação.O seu antepassado exerceu o cargo em que época?

Tenho uma obra muito completa sobre a história da industria intitulada" Os Tabacos- sua influência na vida da Nação" de Raul Esteves, com uma extensa bibliografia sobre a temática, que pode ajudar a situar o seu antepassado, que não vem referido no índice onomástico.Mas necessito conhecer a época para tentar dar-lhe mais alguma pista.

Com os meus cumprimentos

Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#170277 | mariaragao | 17 out 2007 15:14 | Em resposta a: #170162

Cara Confrade,

Muito obrigada pela sua mensagem.

O meu antepassado viveu em Beja onde penso que terá exercido a profissão, uma vez que quando foi feito prisioneiro pela Inquisição era Contratador de Tabaco, nesta cidade.

Isto passou-se em agosto de 1703 . Foi libertado em setembro de 1706.

Terá falecido em Beja em 1733( tenho documento).

Não sei a data do seu nascimento que, pelos dados que tenho, terá sido em Espanha.

Os filhos nasceram todos em Beja, o que me leva a crer que ,provavelmente, terá vivido quase sempre nesta cidade.

Desde já ,um muito obrigada,

Maria Aragão

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#336587 | LOURENCOLX | 11 out 2013 15:06 | Em resposta a: #168867

Prezada Dulce,José,

Após estes anos todos em que publicou a sua mensagem em 2007, venho lhe perguntar se localizou os referidos processos dos funcionários?
É que ando à procura do mesmo.

Com os meus melhores cumprimentos,

Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#336595 | dhelena | 11 out 2013 16:01 | Em resposta a: #336587

Caro Lourenço

Escrevi várias vezes para a fábrica Tabaqueira, que tanto quanto soube nalguns livros foi a herdeira dos arquivos. Duma 1ª vez perguntaram-me datas e nomes, pelo que entendi que teriam os ditos. Numa 2ª resposta numa carta assinada por funcionário americano responderam que de nada sabiam. o que francamente não acreditei.

A Dra. Maria Filomena Mónica, autora do livro"O Tabaco e o Poder- 100 anos da Companhia dos Tabacos (COTAPO).,1992, e que reune extensa bibliografia, respondeu-me por email, que foi um assunto embora tenha encetado diversas diligências a fim de desvendar este "secretismo" nunca conseguiu chegar aos arquivos.

Fiquei tão desapontada, por várias razões, uma das quais se prende com o desprezo a que se votam arquivos oficiais e empresarias, importantíssimos para a nossa história, e outra mais pessoal,pois tenho nos meus ancestrais pelo menos 4 pessoas que exerceram vários cargos nessa fábrica e estou como se costuma dizer num túnel sem saída.

Se conseguir alguma minima informação agradeço informação.

Com os meus melhores cumprimentos

DulceJosé

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#336606 | Campos Henriques | 11 out 2013 19:55 | Em resposta a: #336595

Caso isso possa interessar cito o semanário A Defesa Operária - Semanário defensor dos manipuladores de tabaco e do operariado em geral.
Publicou-se no Porto de Março 1909 a Dezembro de 1912. Pode ser consultado na Biblioteca Municipal do Porto (cota IX-3-11) ou na Biblioteca da Universidade de Coimbra (cota 8.17.3-4).

Resposta

Link directo:

Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#383588 | aidaf | 13 ago 2017 18:39 | Em resposta a: #169101

Embora tenha passado muito tempo sobre a ultima mensagem, e porque estou interessada em localizar um familiar que foi empregado nos escritórios da Companhia Nacional de Tabacos, no início do séc. XX, pergunto se algum dos confrades conseguiu obter alguma resposta positiva da Tabaqueira actual. Será que alguém procurou o Arquivo das Tabaqueiras no banco dos Mello - Totta Standard?

Obrigada

aidaf

Resposta

Link directo:

Listagem de Contratadores de Tabaco - 1822

#383620 | peninha | 15 ago 2017 09:11 | Em resposta a: #168867

Caros Confrades,

No Decreto do Ministério dos Negócios da Fazenda, publicado no Diário do Governo, n.º 173, quinta-feira, 25 de Julho de 1822, há uma listagem dos Contratadores de Tabaco, aos quais foram cometidas novas funções que consistiam na compra de ouro miúdo à população sem quebra do seu valor legal.

Graças à Universidade de Harvard, a publicação referida está online, basta fazer busca em Diário do Governo 1822.

https://books.google.pt/books?id=5e4vAAAAYAAJ&hl=pt-PT&pg=PT162#v=onepage&q&f=true

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Arquivo das antigas Fabricas de Tabacos

#439876 | carounho | 12 mar 2022 13:31 | Em resposta a: #168867

Cara Dulce José,

Em 2020 solicitei a ficha de trabalhador do meu bisavô à Philip Morris International (detentora dos direitos da antiga Tabaqueira). Infelizmente, uma cópia da ficha com foto não é possível, alegando proteção de dados da empresa.

Se tiver conseguido algo, por favor diga-me como o fez.

Grato, com os melhores cumprimeentos,
Marco Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 11:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen