Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Arquivos

Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#168903 | nuno.melo | 30 set 2007 01:16

Caros confrades,
Gostava de saber se algum de vós me pode explicar onde e de que forma posso pedir cópias de registos de nascimento e casamento, porque tenho 2 avós em 4º grau que eram naturais do Rio de Janeiro, mais propriamente de Nova Iguaçu (freguesia de Santo António de Jacutinga. Será que os posso pedir pela Internet? Alguem me pode indicar qual o site ou de que forma os posso pedir?
Obrigado
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#168958 | FGJ | 30 set 2007 18:13 | Em resposta a: #168903

Para saber os endereços das Circunscrições de Registo Civil vejam http://www.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/consulta.do
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#168993 | nuno.melo | 30 set 2007 23:12 | Em resposta a: #168958

Muito obrigado! Cumprimentos, Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#168995 | nuno.melo | 01 out 2007 00:15 | Em resposta a: #168958

Caro FGJ,
Agradeço o seu esclarecimento.
Aproveito ainda para perguntar se posso pedir uma fotocopia não certificada de registo de nascimento por email e se registos anteriores a 1800 também podem ser pedidos nos cartórios cuja lista me enviou?
Cumprimentos,
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#168998 | jpm2353 | 01 out 2007 01:02 | Em resposta a: #168903

Caro Nuno Martins,

Sei que o poderá fazer enviando o pedido para o Arquivo da Cúria da Catedral do Rio de Janeiro. Para tal envio-lhe o sítio em linha: http://www.catedral.com.br/
De seguida deverá clicar em contactos e escolher o destinatário: Arquivo da Curia, onde poderá expôr o seu pedido.
Envio-lhe também o endereço: catedral.metropolita@terra.com.br através do qual obtive resposta a um pedido semelhante, talvez por este meio a resposta seja mais célere.
Em relação a custos cobraram-me R$ 50 pela certidão e R$ 40 pela pesquisa, mais portes de correio, tudo anda pela casa dos R$ 100.
Espero te-lo ajudado.

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#169009 | FGJ | 01 out 2007 02:47 | Em resposta a: #168995

Quanto ao tipo de cópia, sugiro consultar o próprio cartório. Creio q se não for para produzir efeitos jurídicos, não precisa ser certificada.
Registros anteriores a 1800 devem ser pedidos à Catedral do Rio, cujo endereço já foi informado pelo confrade Peixoto.
FREDERICO

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#169077 | nuno.melo | 01 out 2007 22:48 | Em resposta a: #169009

Muito obrigado pela ajuda!
Cumprimentos,
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#169078 | nuno.melo | 01 out 2007 22:48 | Em resposta a: #168998

Muito obrigado pela ajuda!
Cumprimentos,
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

Arquivo Nacional & Santa Casa - Rio de Janeiro

#169098 | Lourval | 02 out 2007 05:49 | Em resposta a: #169077

Caro Nuno,

Acho que você tinha me direcionado uma mensagem pedindo por esta informação. De imediato pensei em lhe responder que talvez o melhor caminho fosse os microfilmes da Igreja dos Mórmons, que aliás, andam levando meses e meses para chegarem, às vezes, passando de um ano. Por outro lado pensei na Cúria do Rio de Janeiro. Exitei porém em lhe responder pois nunca consegui nada daquela cúria. Em meu último pedido queriam que eu lhes dissesse qual igreja foi. Ora, eles estavam querendo de mim exatamente o que eu queria deles!

Eu não quero lhe desanimar. Talvez você tenha mais sorte do que eu. Só sei que fazer genealogia aqui no Brasil é algo muito, mas muito difícil. Minha sorte é que tenho pouquíssimos antepassados brasileiros. Minha família é quase que 100% recém-chegada ao Brasil. Quase todos aqui desembarcaram entre 1885 e 1915, com raras exceções.

A fonte de pesquisa aqui no Brasil que mais me tem dado retorno é o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro onde estão os prontuários de estrangeiros daqueles que aqui residiam a partir de 1938 e com menos de 65 anos. Eles cobram somente as despesas de correio e fotocópias e nunca passou de cerca de dois euros. O pessoal do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro é rápido e empenhado. Há algumas informações essenciais para que eles localizem os prontuários e entre elas a cidade onde residia o estrangeiro é vital.

Já a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, entidade que detém os registros de óbitos (somente daquela cidade), já me ajudou muito, porém, de repente, começaram a cobrar a pesquisa, cerca de 20 euros, fora as despesas da emissão da certidão.

Eu sempre efetuei pesquisas nestas duas entidades para os colegas do fórum mas agora somente o farei no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, por motivos óbvios.

Em todo o caso, se alguém quiser direcionar carta à Santa Casa, e é somente por carta que eles atendem, escrevam para:

Ao Dr. Dahas Chade Zarur
Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

Rua Santa Luzia nr. 206
Rio de Janeiro – Centro – RJ
CEP 20020-020


Eles demoram, mas atendem sempre. Claro que pode acontecer de que eles não encontrem.

Se alguém quiser contactar diretamente o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, escreva para:

consultas@arquivonacional.gov.br

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Nacional Santa Casa - Rio de Janeiro

#169380 | nuno.melo | 05 out 2007 01:42 | Em resposta a: #169098

Obrigado pela vossa ajuda!
Em breve dir-vos-ei o resultado da minha pesquisa.
Cumprimentos,
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#212787 | luiz claudio reis | 07 nov 2008 22:05 | Em resposta a: #168903

BOA NOITE bom procuro por dados e mesmo a certidao de nascimento do meu avô materno de nome Antonio Feliciano dos Reis , nascido na Ilha da Madeira em 09 de agosto de 1895 se mudou para o Brasil entre 1903 a 1905 mais ou menos aos 9 anos de idade com suas irmas Maria de Jesus Feliciano e Luiza Feliciano , minha mae nasceu de seu segundo casamento pois ate entao era viuvo , casado com minha avó Leopoldina santánna dos Reis , deste casamento nasceu minha mae Edina Reis de Oliveira , meu avô foi pescador possuiu varios barcos de pesca , sempre morou no RIO DE JANEIRO mais precisamente em NITEROI na praia das CHARITAS , onde veio a falecer no mesmo dia de seu aniverçario aos 09 de agosto de 1958 .. gostaria de conseguir sua certidao de nascimento ( copia) algum documentos que comprove sua existencia , e mesmo parente perdidos desde entao pra podermos juntar familias separadas pelos anos... desde ja agradeço .meu end pra contato e claudiomano2003@hotmail.com .

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#213262 | mini bixor | 14 nov 2008 16:50 | Em resposta a: #212787

Boa tarde,

Eu precisava de uma ajuda, sou dos Açores da Ilha Terceira e ando a construir a minha árvore genealógica, mas cheguei a um ponto que não consigo avançar na descoberta do paradeiro de um primo meu, porque ele foi para o Brasil desembarcando no Rio de Janeiro com 22 anos de idade, ou seja, em 1939 e nunca mais deu notícias. O seu nome completo é António Renato Dias Moniz nasceu a 4 de Dezembro de 1917 em São Sebastião – Angra do Heroísmo, Ilha Terceira – Açores; filho de António Júlio Moniz da Costa e de Palmira Amélia Dias ambos dos Açores – Ilha Terceira.
Gostaria se fosse possível que alguém me ajudasse, se ajudar eu seu que o António Renato Dias Moniz embarcou com destino ao Rio de Janeiro, Brasil nos finais de1939 ou princípios de1940, (Outubro ou Novembro ou Dezembro ou Janeiro ou Fevereiro ou Março).
Agradeço desde já a toda e qualquer informação que me possam dar, o meu endereço electrónico é: claudia_mello13@hotmail.com

Um grande abraço, Cláudia Melo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 12:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen