Túmulo no Mosteiro da Batalha

Este tópico está classificado nas salas: Património | Heráldica

Túmulo no Mosteiro da Batalha

#168997 | RCCORREIA | 01 out 2007 00:41

Caros confrades

Alguém sabe quem foi sepultado num túmulo armoriado de Sousa (Sousa no 1º e 4º e Portugal -antigo - no 2º e 3º quarteis) que se encontra nas Capelas Inacabadas do Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha?

Não consegui vislumbrar qualquer inscrição mas tão somente a pedra de armas.

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Túmulo no Mosteiro da Batalha

#196159 | RCCORREIA | 12 mai 2008 16:26 | Em resposta a: #168997

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Túmulo no Mosteiro da Batalha

#196218 | PauloBraga | 12 mai 2008 23:37 | Em resposta a: #168997

Caro confrade,

nas capelas imperfeitas para além dos túmulos do Rei D. Duarte e da Rainha D. Leonor, existem mais dois, um do séc. XV ornado de folhagens e silvados pertencente ao Príncepe D. João, 1º filho do Rei D. João V, que morreu em criança (este é um pequeno túmulo). O restante túmulo é medieval, com as armas picadas, e segundo o Guia de Portugal seria de um antepassado dos Távoras em pricípio.

Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Túmulo no Mosteiro da Batalha

#196266 | RCCORREIA | 13 mai 2008 16:14 | Em resposta a: #196218

As capelas "inacabadas" (como perfiro dizer por que de imperfeitas acho-lhes pouco) são um panteão real logo apenas lá deveria haver túmulos de membros da casa real... ou não?

Resposta

Link directo:

RE: Túmulo no Mosteiro da Batalha

#196316 | dvl | 14 mai 2008 01:03 | Em resposta a: #168997

Caro Rui Correia,

O túmulo encontra-se ao pé da Capela Lateral, que está situada no absidíolo mais a Sul da cabeceira do Mosteiro e, esta sepultura, pertence a Diogo Lopes de Sousa , mordomo-mor de D. Duarte e de D. Afonso V, filho de D. Lopo Dias de Sousa, Senhor da Casa de Sousa e Mestre da Ordem de Cristo, cujos mestrado foi-lhe dado pela sua tia, a Rainha D. Leonor, mulher do Rei D. Fernando.

Sob a sepultura aparece no epitáfio o seguinte nome: Didactus Lopez de So[uza].

Segundo o artigo da Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, foi um cavaleiro do século XV, daqueles que vieram de França ou Inglaterra, onde estava na guerra dos Cem Anos, para o serviço do Rei D. João I, jaz no mosteiro da Batalha, na capela de S. Miguel, que lhe foi cedida por D. João I para aí se depositarem as pessoas da sua família, honra que a nenhum outro fidalgo o monarca concedeu o que prova bem o apreço em que era tido.

Acho, que não existe nenhum túmulo da família Sousa no Panteão de D. Duarte, ou seja, nas Capelas Imperfeitas.

Os meus cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Túmulo no Mosteiro da Batalha

#196385 | RCCORREIA | 14 mai 2008 16:56 | Em resposta a: #196316

Caro Duarte Loureiro

Agradeço a sua informação.

O túmulo que refiro encontrava-se em Setembro 2007 no Panteão de D. Duarte e daí a minha estranheza.

Não sei se seria o mesmo que refere e estaria ali algum motivo relacionado com as obras.
Como o acesso estava condicionado apenas o pude ver de longe.

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Túmulo no Mosteiro da Batalha

#196439 | JAVSO | 14 mai 2008 21:54 | Em resposta a: #196385

Caro Rui Correia

Da colecção de fotografias de tumulária que possuo, resultantes de levantamento que tenho feito um pouco por todo o país, verifico que no Mosteiro da Batalha há dois túmulos com as armas dos Sousas.
Um encontra-se nas Capelas Imperfeitas e tem o brasão dos Sousas do Prado (pleno) e outro no interior com o brasão dos Sousas de Arronches (pleno).
Aquele do séc. XV e o último aparentando ser do séc. XVII.
O mais antigo encontra-se perto do túmulo de D. Duarte. O outro tem a lápide frontal partida.

lamentavelmente ainda não tive tempo de recolher dados sobre os tumulados, nomeadamente, a sua identidade, mas penso, em breve, tê-los obtido.

Peço desculpa por esta intromissão, sem que qualquer informação útil tenha dado.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Túmulo no Mosteiro da Batalha

#196455 | RCCORREIA | 14 mai 2008 23:36 | Em resposta a: #196439

Obrigado pela sua disponibilidade e aguardarei novidades aqui.

Um dos Sousa será D. Diogo Lopes de Sousa. O outro desconheço.

RC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 00:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen