Belém do Pará

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Belém do Pará

#169051 | xavierguimaraes | 01 out 2007 16:23

Caros senhores:

Procuro qualquer tipo de informação sobre uma trisavó, nascida em Belém do Pará (século XIX), chamada Luciana Petronilha de Morais Rodrigues da Cunha.
A quem me puder auxiliar, o meu agradecimento antecipado.

Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#169161 | CBBC3 | 02 out 2007 20:19 | Em resposta a: #169051

Olá Xavier!
Sou Celina Batista da Cunha, de Belém - Pará. Sempre me coloco à disposição para procurar o que os amigos aqui do forum pedem, em Belém. Para alguns tenho tido a sorte de encontrar algum vestígio, mas outros, embora continue tentando, ainda estou devendo. Estou entendendo que você deseja encontrar o assento de batismo de sua trisavó. Entretanto, você é muito vago no seu pedido. Digo isso, porque deve haver um período provável de seu nascimento. Ajudaria muito também saber o nome dos pais, mas acredito que pelo Morais Rodrigues da Cunha, já seja um caminho. Responda se é isso mesmo que deseja. Esclareço que só devo voltar à Curia Metropolitana de Belém na próxima semana pois estou a pesquisar um microfilme no Templo Mormon. Disponha. Saudações
Celina da Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#169281 | xavierguimaraes | 03 out 2007 23:54 | Em resposta a: #169161

Cara Celina,

Antes de mais, quero agradecer-lhe a boa vontade e a disponibilidade demonstradas na tentativa de me ajudar a encontrar os meus parentes que viveram desse lado do Atlântico. Minha trisavó e seus netos (entre os quais minha avó materna) nasceram em Belém do Pará e seus pais (meus bisavós) aí viveram largos anos, tendo depois regressado a Portugal, pelo que essa terra que nunca pisei tem para mim grande significado e me é quase familiar. Neste excelente fórum sou ainda um principiante e embora goste muito de genealogia, não tenho ainda os meus dados suficientemente organizados para dar informações muito completas, mas ainda assim aqui deixo o que sei acerca desse meu ramo materno:

. Avó materna :
Lucinda Henriques da Cunha, nasceu em Belém do Pará em 24-3-1893

.Tios-Avós (seus irmãos):
António Henriques da Cunha, nascido em 1887 ou 1888, em Belém do Pará

Maria Lucília Henriques da Cunha, nascida em Belém do Pará(?)

Guiomar Carmezinda da Cunha, nascida em 1892(?), em Belém do Pará

Laura Henriques da Cunha, nascida em Belém do Pará(?)

Adelaide Henriques da Cunha, nascida em Belém do Pará(?)

Joaquim Guilherme Henriques da Cunha, nasceu em 6-8-1896 ou 6-8-1898, em Belém do Pará

. Bisavós (seus Pais):
Joaquim José da Cunha, nasceu em Portugal, nos Arcos de Valdevez, em 13-7-1855. Casou com:
Adelaide Sofia de Morais Henriques, nascida em Lisboa em 26-4-1868

Trisavós (Pais de Adelaide Sofia):
João António Henriques, nascido em Portugal, nas Caldas da Rainha.
Casado com:
Luciana Petronilha de Morais Rodrigues da Cunha, nascida em Belém do Pará (terá casado muito nova, talvez com 15 ou 16 anos)

Se através destes dados for possível obter assentos de baptismo ou outras quaisquer informações, seriam para mim bastante importantes. Desconheço os nomes dos Pais de Luciana Petronilha que talvez constem nos assentos de baptismo dos netos. Pela data de nascimento da filha Adelaide Sofia (26-4-1868) e atendendo ao facto de constar na família que Luciana Petronilha casou cedo, eu suponho que o seu nascimento tenha ocorrido cerca de 1850, embora não saiba se a filha Adelaide Sofia terá sido a primeira filha ou se teria outros irmãos mais velhos (o que levaria a recuar o seu nascimento à década de 1840).
O meu Bisavô Joaquim José da Cunha foi um emigrante bastante bem sucedido no Brasil e consta que possuía uma fábrica, provavelmente de material para os seringadores. Disponho de uma foto da sua casa e ainda uma outra de um grande edifício que creio ser a sua fábrica(?). Não sei como poderei proceder para fazer chegar às mãos da Celina (peço desculpa pelo tratamento informal) esse material fotográfico e saber se ainda existirão esses edifícios na moderna cidade de Belém.
A Celina poder-me-ia ajudar na tarefa de encontrar novas informações? Ficar-lhe-ia muito agradecido. Seria ainda fantástico descobrir que o seu “Cunha” tem algo a ver com o apelido dos meus ancestrais…
Com os melhores cumprimentos,

Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#169386 | CBBC3 | 05 out 2007 03:13 | Em resposta a: #169281

Prezado Xavier
Com esses dados já podemos acreditar que chegaremos a Luciana Petronilha, basta que você tenha um pouco de sorte. As informações que recebo são uma orientação, o que não significa que seja certa a localização do documento. Embora possa demorar qualquer resposta, fique certo de que farei o possível para atendê-lo. Hoje mesmo, após muitos meses de solicitação, encontrei um assento de óbito para uma amigo aqui do forum, em um microfilme onde pesquiso os óbitos de meus bisavós paternos direitos. Foi uma grata surpresa. Consegui fotografar e já enviei em mensagem particular. Assim também você pode enviar as fotografias para o endereço celinacunhaarrobauolpontocompontobr. Trate-me informalmente mesmo. Aqui somos todos amigos. Quanto ao Cunha de meu nome, agreguei com o casamento. Sei que é de origem portuguesa mas ainda não consegui avançar com esse ramo familiar o que me levaria a comprovar de fato. Saudações
Celina da Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#169451 | xavierguimaraes | 06 out 2007 00:40 | Em resposta a: #169386

Cara Celina

Muito obrigado por sua ajuda. Não tenho de imediato a possibilidade de enviar as fotos que são pertença de minha Mãe e preciso ainda de as digitar, mas dentro em breve procurarei enviá-las. Minha Mãe afirma que ouviu dizer que os edifícios retratados já não existiriam na actualidade, mas são informações extremamente imprecisas e que carecem de confirmação.
Aproveito para também deixar à minha cara amiga o meu e-mail: xavierguimaraesarrobasapopontopt. Sou professor de História e vivo na cidade de Braga, no Norte de Portugal, uma região de forte emigração para o Brasil no século XIX. Caso lhe possa ser útil, creia-me ao seu dispor.

Com os melhores cumprimentos e desde já muito agradecido,

Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#187266 | Mário Palm | 07 mar 2008 12:54 | Em resposta a: #169161

Olá Cara Celina:
Ocasionalmente entrei nesta página e, façe à disponibilidade demonstrada, venho recorrer à sua ajuda para identificar os ascendentes de meu bisavô paterno, nascido na cidade de Monte Alegre, Pará, em 9-3-1831, chamado Manuel da Gama Lobo, médico oftalmologista, que aí casou, em 19-2-1859, com Ana Leonor Dorgeau.
Sei que era filho do Capitão-Mor Nicolau da Gama Lobo e que tinha mais 2 irmãs.
Será que me pode ajudar? Desde já agradeço.
Meu nome é Mário Palmeira e resido em Braga, Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#187284 | jschaves | 07 mar 2008 14:55 | Em resposta a: #169386

Cara Celina

Peço desculpa pelo abuso, mas verifiquei da sua boa vontade, em encontrar registos de paranenses.
Também a minha bisavó materna, era natural de Belém - Pará.
Chamava-se Serselina Odília Carvalho de Brito e nasceu a 15 de Maio de 1876.
Sem querer abusar da sua amabilidade, gostaria de possuir o assento de baptismo.

Com os melhores cumprimentos

José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#187606 | CBBC3 | 09 mar 2008 23:40 | Em resposta a: #187284

Prezado José
Pedido nenhum é abuso. Aqui estamos para ajudar e tenho o maior prazer nisso, principalmente quando consigo encontrar o que pedem. Ao ler sua mensagem lembrei-me de Serselina. É que esse mesmo pedido foi feito no Yahoo BR, para atender a Miguel Gorjão Henriques. Lá, além da data de seu nascimento, tinha que ela era filha de José Joaquim de Brito e Sara Herculano Dolorosa Pereira de Carvalho. Confere? Fiz a busca, mas infelizmente nada encontrei. Inclusive tenho anotado que procurei também pelo casamento de seus pais e nada! Você sabe se ela casou aqui em Belém? É que talvez por ai pudéssemos saber em que freguesia ela morava na ocasião. Sempre é um caminho. Saudações
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#187607 | CBBC3 | 09 mar 2008 23:45 | Em resposta a: #187266

Oi Mário!
Moro bem longe de Monte Alegre. Mas, nunca digo que não posso atender. Amanhã vou procurar saber o telefone da Paróquia de lá e tentar fazer seu pedido. Vejamos se temos sorte. Só quero que entenda, que diferetemente das buscas em Belém realizadas pessoalmente por mim, quando o pedido é para outra cidade, fico na dependência de outros. Saudações
Celina da Cunha - Belém - Pará - Belém

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#187616 | jschaves | 10 mar 2008 03:28 | Em resposta a: #187606

Cara Celina

Efectivamente Miguel Gorjão Henriques é meu Primo direito.

É nestes aspectos e noutros, bastante competente!

Melhores cumprimentos

José Sebastião Chaves

PS: Creio que o Pai de Serselina Odília, foi um dos dos fundadores da Benificência de Belém. Pelo que me foi contado por minha Avó, tem um busto num jardim da cidade.

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#187639 | Mário Palm | 10 mar 2008 12:25 | Em resposta a: #187607

Olá. Celina:

Desde já o meu muito obrigado.
Oxalá seja bem sucedida.

Um abraço,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#296730 | facs | 08 fev 2012 01:16 | Em resposta a: #187284

Confrade ou confreira celina

Esperei este tempo todo para encontrar um sobrenome semelhante ao da minha trizavó, Só que ela era Ferreira de brito e da a impressao de ter nascido no Pará, Ela se chamava Maria Jsefa Ferreira de Brito e foi casada Bernardo Antonio Antunes, meu trizavô abriu uma importante firma de Borracha chamada Oliveira e Antunes e tinha como associado Joao de Brito Antunes, firma de importação e de esportaçao
Gostaria de saber a data de de Nascimento desta minha Trizavo e o obito tambem Nome dos Pais e o ano de to e casamento e obito destes se possivel

Resposta

Link directo:

RE: Belém do Pará

#296732 | facs | 08 fev 2012 01:19 | Em resposta a: #296730

me desculpem esqueci de assinar
agradecendo desde ja
um abraço Facs

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 23:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen