Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#169106 | babamanero | 02 out 2007 10:37

Procuro pessoas com estes apelidos e se sabem a sua origem.

Manero sei que veio de Bilbão pela minha Bisavó
Lemos do porto
Loureiro nelas-viseu
Pais e Loureiro como uma so conjugação..de Tibaldinho mangualde.
Mendes --Galiza
Marques, Paramos Espinho


obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#169197 | salen | 03 out 2007 11:45 | Em resposta a: #169106

Cara participante,
Permita que partilhe consigo estes considerandos sobre o seu pedido:
- se sabe que 'Manero' veio de Bilbao, deve consultar genealogistas bascos, possivelmente através de um site genealógico biscainho;
- Lemos no Porto devem ser mais que as mães. Assim como em todo o país. Se lhe aparecerem 37 Lemos do Porto com diferentes histórias, como saberá quem tem e quem não tem nada a ver com a sua? Primeiro tem que saber a sua, não é? Onde já chegou na sua pesquisa, subre os seus ancestrais Lemos? Não será melhor publicar os seus achados primeiro?
- Loureiros em Viseu idem. Diz-se que é o 'solar' dos Loureiros mais afamados: Silgueiros, Conc. de Viseu. Nos arredores são aos pontapés. Eu sou um deles. Mas novamente: sendo centenas de famílias com o mesmo nome, e mesmo na mesma região, não tendo nada a ver umas com as outras, qual é a sua?
- Pais Loureiro de Tibaldinho: a conjunção Pais e Loureiro é muito frequente por essas bandas (que conheço bem), pelo que pode não haver uma única família com os apelidos. Que época? Quais são os 'seus' ancestrais Pais Loureiro?
- Mendes é patronímico de Mendo, pelo que deve haver na Galiza centenas de grupos com o apelido e tão aparentados como o Pe Bartolomeu de Gusmão e o Xanana Gusmão. Quem são os seus Mendes galegos? Em que época? Em que terra?
- Marques, de Paramos, Espinho é como os Pais Loureiro e o Mendes. Está geograficamente mais delimitado, mas é outro patronímico (de Marcos) muito comum, de que deve haver umas tantas famílias nada aparentadas. É preciso dizer época e freguesia, pelo menos.
Como vê, é preciso mais que lançar uns nomes. E sobretudo, mostrar alguma pesquisa pessoal.
Espero ter colaborado para que a sua pesquisa possa vir a ter algum sucesso.
VF

Resposta

Link directo:

Loureiros, Freg. de S Vicente de Alcafache

#169309 | salen | 04 out 2007 12:46 | Em resposta a: #169106

... a que Tibaldinho pertence.
Para sua informação (sobre o que deveria ser um núcleo ... nas não parece ser).
Encontro estes indivíduos nos sécs. XVI e XVII:
1. (de Casal Sandinho) Isabel de Loureiro cc Manuel de Albuquerque (de Fagilde, S. Miguel de Fornos) em 17/2/1632. Os pais de Isabel e os seus avós são Gomes e Gonçalves: nenhum tem Loureiro;
2. (de Tibaldinho) Cristóvão de Loureiro (‘o velho’) cc Filipa Coelho, pais de Cristóvão de Loureiro (‘o moço’) cc Isabel Pessoa, pais de Leonor de Loureiro cc 1ª vez com Domingos do Amaral (S. Miguel de Fornos) e 2ª vez com Domingos Pinto da Costa (de Lobelhe do Mato). Leonor teve do 1º, Filipe e provavelmente João. O primeiro casal deve ter vivido entre 1560 e 1620. O segundo entre 1580 e 1640. Leonor foi baptizada em 23/2/1608, casou 1ª vez em 24/1/1633 e 2ª vez em 1/5/1637. O seu filho Filipe foi baptizado em 11/12/1633 e deve ter morrido antes de 1638, e João recebeu o sacramento da confirmação em 11/5/1638.
3. (de Tibaldinho) João de Loureiro cc Maria Luís, falecida em 1652.
4. (de Tibaldinho) João de Loureiro (outro?), que teve de Maria, moça solteira, a Manuel, bapt. a 9/6/1684.
5. (de Tibaldinho) Andreza de Loureiro cc Nuno Marques Quaresma. Em 25/4/1685 são padrinhos de Marcos, filho de um casal de Tibaldinho, João Lopes e Isabel Pais, ambos de ascendência ainda não conhecida.
6. (de Tibaldinho) Pe Francisco de Loureiro, de Casal Sancho (Freg. de S. Pedro de Santar), cujos pais não tinham Loureiro nos nomes e cujos irmãos também não o usaram. Aparece relacionado com Aldeia de carvalho (Freg. de S. Vicente de Alcafache) porque um irmão casa lá.
7. (origem desconhecida, mas casados em São Vicente de Alcafache) António Rodrigues de Loureiro cc Melícia Cardoso de Vasconcelos a 2/4/1636. Constam na base do Geneall.
8. (origem desconhecida) Domingos de Loureiro cc Maria da Cunha. Um dos seus filhos, que não tem Loureiro, casa em 23/1/1636 em Alcafache.

Como vê, os apelidos nessa época e até bem pouco tempo, andavam a flutuar.
A explicação é simples: pouca gente ligava alguma coisa a isso. Toda a gente se conhecia, não havia necessidade de apelidos senão em 3 ou 4 vezes nas vidas dos comuns cidadãos, quando tinham que ser escritos (baptismo, casamento, óbito e em alguma escritura). E escritos por outra pessoa (eles próprios em geral não sabiam), que punham no papel o que calhava no momento.
Nos cerca de 300 grupos familiares que já inventariei para os primeiros registos paroquiais na Freguesia de S. Vicente de Alcafache, apenas 5 núcleos autóctones apresentam Loureiro, e apenas um remonta ao séc. XVI. Isso aponta para um apelido adoptado ‘recentemente’.
O que reafirma a ideia de que “procurar ancestrais por apelidos é meio caminho andado para não se encontrar nada”: o que vale são os registos paroquiais.
Um Loureiro pode ser filho de um Gomes, e este de um Silva, e este de um Gonçalves. Nomes completamente diferentes, a mesma família, pais, filhos e netos. Esqueça os nomes. Faça pesquisa nos registos. Pelos apelidos não vai a lado nenhum.
Boas pesquisas (nos arquivos ou nos microfilmes dos mórmons).
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#169316 | Conde | 04 out 2007 14:34 | Em resposta a: #169106

Já viu o artigo sobre as famílias de Nelas e arredores intitulado "Albuquerques de Maceira Dão"? Vale-lhe a pena.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#169357 | babamanero | 04 out 2007 20:43 | Em resposta a: #169316

Conde,


Obrigada pela dica

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#176711 | elisamanero | 16 dez 2007 19:24 | Em resposta a: #169106

Manero veio de Bilbau mai precisamente de Bermeo.
A poucos anos existia a irma de Elisa Engracia de Sta Luzia Manero esposa de Angelo Lemos , com duas irmãs Aurora e Alfreda
Alfreda morreu em 1996
Elisa Engracia morreu em 1948
Do casal nasceram 6 filhos 4 rapazes e 2 raparigas.
Aina é viva Maria Elisa Manero Almeida Lemos ´professora com 80 anos.
A descendencia vem deste casl
Sou neta de um dos filhos Alfredo. Conheci Francisco, Irene, Elisa e o meu avo Alfredo.
O manuel morreu em africa
o Angelo viveu em Espinho
Angelo , monarquico fugiu para espanha apos a implantação da republica
Tinha ja uma filha em portugal mas não era casado com a mae
Casou em ESpanha e veio viver para Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Loureiros, Freg. de S Vicente de Alcafache

#176713 | ffarrajota | 16 dez 2007 19:37 | Em resposta a: #169309

Caro Vítor,
Por acaso tem antepassados em Casal de Sancho-Santar com apelidos Cardoso, Faria, Simões, Pais e Marques?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Loureiros, Freg. de S Vicente de Alcafache

#176721 | salen | 16 dez 2007 20:12 | Em resposta a: #176713

Caríssima,
Como tem passado?
De Casal Sancho - cuja festa, de Stª Luzia, foi dia 13 com procissão hoje - só tenho até agora descobertos um sexto avô e os seus pais, fins de 600, princípios de 700, todos 'Figueiredo'. Mas por essa linha e por outras ainda a procissão vai no adro, pelo que descobrir mais gente de CSancho, voltarei a si.
Aproveito para lhe desejar os melhores votos de Boas Festas e sucesso nas suas pesquisas.
Victor M.S. Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#176728 | Mário Marques | 16 dez 2007 20:38 | Em resposta a: #176711

Já percebi que somos parentes.
Pena é a confusão nesta informação.
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#176887 | elisamanero | 17 dez 2007 23:33 | Em resposta a: #176728

Parentes como?

Avo ou avo qual como ?
Elisa
Confusão qual ?

Resposta

Link directo:

Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#176889 | elisamanero | 17 dez 2007 23:38 | Em resposta a: #176728

É neto de quem ?
Tio Francisco?
Tio Angelo? Sim deve ser tio Angelo porque não conheço os familiares. lembro-me de um almoço em Espinho com as filhas e filhos do Tio Angelo irmão do meu avo Alfredo.

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#202023 | babamanero | 01 jul 2008 17:28 | Em resposta a: #176889

boa tarde mais uma vez


Exactamente lembro me também desse almoço aqui em Espinho já se passaram uns anitos.

Angelo é meu avô!

cumprimentos

Bárbara Manero Marques

Resposta

Link directo:

RE:Apelido loureiro

#224251 | peroster | 19 mar 2009 09:53 | Em resposta a: #169197

caro salen,
É a primeira vez que aqui me encontro,
estive o ano passato em castro daire e descobri uma irmã do meu avô (joão loureiro) que nunca conheci e faleceu no brasil.
Na conservatória consegui chegar até ao meu bisavô joaquim loureiro, teria agora de ir ao arquivo destrital de viseu, mas enquanto isso não acontecer e se alguém me puder ajudar? claro que são poucos dados ainda mas talvez encontre algum familiar com raizes no mesmo lugar...

grata

Resposta

Link directo:

RE:Apelido loureiro

#224255 | peroster | 19 mar 2009 10:26 | Em resposta a: #224251

arquivo distrital, quis eu dizer.

Resposta

Link directo:

RE: Loureiros, Freg. de S Vicente de Alcafache

#231479 | LAV2 | 06 jun 2009 20:24 | Em resposta a: #169309

Caro confrade

Ao deparar com a sua mensagem, posso constatar que conhece bem a freg. de S. Vicente de Alcafache, Mangualde.

Ando à procura de uns antepassados meus que aparecem como sendo da aldeia do Carvalho, dessa freguesia. Como, porém, não se diz que são de lá naturais, mas apenas que são de lá, pode ser que não tenham sido baptizados na Igreja de S. Vicente.

Muito lhe agradeceria, pois, eventuais informação sobre:

- João Veloso da Costa e Azevia e sua mulher Mª Clara da Assunção, da dita freg. de S. Vicente de Alcafache. Este casal teve, pelo menos, uma filha, Mª Clara da Assunção Veloso Fernandes da Costa e Azevia que á minha 5ª avó. O filho desta, de quem eu descendo, foi baptizado na freg. de Papízios, Carregal do Sal, em 1772, pelo que estes avós maternos dele, que procuro, terão nascido pelo ano de 1720.

- Eu penso que o referido João Veloso da Costa e Azevia é filho do capitão Pedro Fernandes da Costa e Azevia e de sua mulher Maria Veloso da Costa, morgada de Nossa Senhora das Boas Novas, mas faltam-me documentos que o possam confirmar.

Desde já agradeço a sua atenção.

Com os melhores cumprimentos.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#240452 | Robaleiro | 27 set 2009 22:52 | Em resposta a: #202023

Gostaria de saber se o avô da Bárbara é o Dr. Àngelo Manuel Loureiro Manero de Lemos, Inspector do Ministério das Finanças.
Se é, foi meu colega no Colégio de S. Luís, em Espinho, nos anos lectivos de 1962/1963 e 1963/1964.
Cumprimentos!
Alberto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#248298 | babamanero | 22 jan 2010 23:40 | Em resposta a: #240452

Caro Alberto Guimarães,

O DR. Ângelo Lemos é meu tio.

cumprimentos

Bárbara Manero Marques

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#248322 | Robaleiro | 23 jan 2010 12:34 | Em resposta a: #248298

Paz e Bem, Bárbara, e muito obrigado pela resposta!
Já agora gostaria de saber o que é feito do Júlio José (Juca), irmão do Dr. Ângelo. O Juca foi nadador-salvador dos Bombeiros Voluntários de Espinho.
Saudações fraternas!
Alberto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#248327 | babamanero | 23 jan 2010 15:04 | Em resposta a: #248322

O meu Tio Juca vive em Espinho assim como toda a nossa familia.

Vou falar-lhes de si quando tiver com eles.
Já agora vive em Portugal?

cumprimentos,

Bárbara Manero Marques

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#248333 | Robaleiro | 23 jan 2010 15:56 | Em resposta a: #248327

Paz e Bem, Bárbara!
Muito obrigado por me dar notícias do Juca. Ele foi dos primeiros nadadores-salvadores depois da reorganização do serviço de Socorros a Náufragos dos Bombeiros Voluntários de Espinho, mas quando estive nesta corporação ele já tinha saído.
Eu vivo em Braga desde 1983, e desde 1981 que não resido em Espinho, embora ainda là vá de vez em quando. Em Outubro estive no convívio dos Antigos Alunos do Colégio de S. Luís, que frequentei com o seu tio Ângelo: eu era o nº 2 e ele o nº 3, tanto no 1º como no 2º ano.
Com o tio Juca andei a aprender natação na Piscina Solário Atlântico, em 1965. Tivemos por vezes aqueles desentendimentos próprios de adolescentes, mas o tempo foi passando e continuámos amigos.
Se lhes quiser dar o meu contacto electrónico é o robaleiro@gmail.com , e se eles me quiserem visualizar para melhor me reconhecerem, eu tenho o ‹‹blog›› GRITO DE ASSIS http://robaleiro.multiply.com e pertenço ao ‹‹site›› de fotografia Flickr: http://www.flickr.com/robaleiro .
Fraternas saudações com desejos de um bom fim-de-semana
Alberto Guimarães
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#258750 | Xande | 16 jul 2010 11:29 | Em resposta a: #169197

Caro Salen

Bom dia

Gostaria de solicitar sua ajuda por gentileza no meu caso ,meu bisavô Joaquim Loureiro nasceu na cidade de Coimbra, tem filiação de Antônio Loureiro e Anna Jorge, seu nascimento foi em 31/05/1879, veio para o Brasil com seus primos ou irmãos,nesta época tinha 17 anos foi por volta de 1896, são informações passadas pelos meus familiares, mas não tem certeza, a hipótese de vir com seus pais esta descartada,estou a procura de da certidão de batismo dele,na certidão de óbito e seu casamento que foram no Brasil, ele se casou em 17/12/1904 tinha 25 anos,e faleceu em 03/08/1962 com 84 anos, o filho dele meu avô , sabe me dizer que quando eles eram criança, o pai dele falava contava muitos contos de bruxas, que tinha devoção em Nossa senhora de Fátima, e que seus pais tinham vinícola em Portugal, estas são as informações que tenho se puder me ajudar, fico muito agradecido pela ajuda.

Se conseguir me ajudar fico muito Agradecido pela gentileza


Alessandro Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro, Pais, Manero, Lemos, Marques, Mendes

#276413 | babamanero | 15 mai 2011 15:18 | Em resposta a: #248333

Boa tarde,

Gostaria de perguntar se algum "Manero", "Lemos", ouviu falar de uma possivel ligação da nossa família com o D. Francisco de Almeida, 1º vice-rei da Índia * Lisboa, Lisboa c. 1450+ África, Baía do Saldanha 01.03.1510.
Reparei também que alguns "Maneiro" têm descendência de D. Afonso Henriques, gostaria de perceber melhor esta questão.

obrigada bom Domingo

Bárbara Manero Marques

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen