Pedro Vaz Falcão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia

Pedro Vaz Falcão

#169143 | manuelr | 02 out 2007 17:12

Caro Primo Lourval

Sempre há gente com sorte!
Estava a ver os registos de São Miguel D'Acha e encontrei o seguinte:

Catarina nasceu em São Miguel D'Acha em 05-08-1764, filha de João Vaz Falcão (nascido em São Miguel D'Acha em 31-05-1722) e de Maria Afonso, naturais de São Miguel D'Acha, neta paterna de Pedro Vaz Falcão natural do Pedrógão (Penamacor) e de Angélica ou Anastácia da Costa, natural de São Miguel D'Acha onde casaram em 11-07-1697, neta materna de Afonso Vaz natural da Aldeia de Santa Margarida e de Maria Gonçalves Barreiros, de São Miguel D'Acha.

Pedro Vaz Falcão filho de Francisco João e de Maria Vaz, naturais da Aldeia de Santa Margarida.

Angélica ou Anastácia da Costa filha de Manuel Gonçalves Cristóvão natural da Aldeia Nova das Donas e de Maria Gonçalves, natural da Orca, neta paterna de Cristóvão Vaz e de Maria Gonçalves da Aldeia de Santa Margarida, neta materna de Pedro Gonçalves Gago e de Catarina João.

Afonso Vaz filho de Afonso Vaz natural da Aldeia de Santa Margarida e de Domingas Fernandes, de São Miguel D'Acha, onde casaram em 26-09-1680, sem a indicação dos pais. No entanto, no nascimento dos filhos na Aldeia de Santa Margarida, Afonso vaz é filho de Pedro Vaz e de Maria Gonçalves e Domingas Fernandes de Manuel Afonso e de Margarida Fernandes, de São Miguel D'Acha.

Maria Gonçalves Barreiros filha de João Gonçalves Álvares e de Maria Gonçalves Barreiros, neta paterna de Domingos Álvares e de Maria Fernandes Caramelo e materna de Domingos Pires Barreiros (filho de Miguel Barreiros e de Cecília Pires, neto paterno de Domingos Barreiros e de Maria Mendes) e de Maria Gonçalves Barreiros filha de Domingos Gonçalves natural de Mourinho, Celorico e de Margarida João, natural de São Miguel D'Acha.

A maior parte destas indicações já estavam nas Famílias da Beira Baixa, só não tinha a ligação aos Vaz Falcão.

Espero que estes elementos sirvam, pois será difícil subir mais. Mas se estiver alguma coisa confusa, diga.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Pedro Vaz Falcão

#169152 | Lourval | 02 out 2007 18:41 | Em resposta a: #169143

Caro Primo Manuel Rolão,

Sorte mesmo foi ter conhecido todos vocês!

Manuel, João Vaz Falcão tem idade para ser neto do Matias Gonçalves Falcão. Pedro Vaz Falcão, idade para ser filho dele. Logo Maria Vaz, que só pode ser Maria Vaz Falcão é que pode ser irmã dele.

Estou bastante interessado no casamento de Francisco João e Maria Vaz Falcão na Aldeia de Santa Margarida.

Por outro lado não posso descartar a possibilidade de que o casal Pedro Vaz e Maria Gonçalves sejam os pais de Matias. Só teríamos de confirmar se ele é Falcão. Como Afonso Vaz nasceu cerca de 1655 então ele poderia ser um irmão bem mais velho de Matias.

Resumindo, gostaria muito de saber quem foram os pais de Maria Vaz (Falcão) pois há grandes chances de que sejam Pedro Vaz Falcão e Maria Gonçalves.

Concorda com minha interpretação?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Vaz Falcão

#169153 | manuelr | 02 out 2007 18:51 | Em resposta a: #169152

Caro Primo Lourval

O problema é que não há mais registos que permitam saber os pais de Francisco João e de Maria Vaz. Talvez se encontrem quando menos se esperar!

Um abraço
Manuel Rolão

Resposta

Link directo:

Pedro Gonçalves Gago e da Catarina João

#169155 | agp | 02 out 2007 19:03 | Em resposta a: #169143

Caros Primos Manuel da Silva Rolão e Lourval dos Santos Silva

Eu descendo do Pedro Gonçalves Gago e da Catarina João, de que já estudei a ascendência. Ver:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=612931

Adianto que a Catarina João, filha de Maria Afonso, é neta materna de Domingos Afonso (no casamento dos pais de Catarina não consta o nome da avó materna). Não sei se este Domingos Afonso é o da rua pequena casado com Maria Fernandes ou é o da Praça casado com Domingas Fernandes.

Assim, a Maria Afonso, mãe de Catarina João, pode ser a Maria baptizada a 29.1.1619, filha de Domingos Afonso e de Maria Fernandes ou a Maria baptizada a 20.7.1619, filha de Domingos Afonso e de Domingas Fernandes.

De qualquer forma, Maria Fernandes e Domingas Fernandes são irmãs, filhas de Pedro Fernandes, portanto bisavô materno de Catarina João.

Por outro lado, tenho nota do baptizado de Maria a 23.3.1681 em S. Miguel de Acha (M2, fl 9V) filha de Pedro Gonçalves (Gago) e da Catarina João. Esta Maria haveria de casar com 13 anos (a 16.5.1694 em S. Miguel de Acha) com Manuel Gonçalves Cristóvão de que teve pelo menos oito filhos.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Vaz Falcão

#169230 | JLCS | 03 out 2007 16:43 | Em resposta a: #169143

Prezados Manuel Rolão e Lourval,

Quando referem às familias da Beira Baixa referem-se também à família de António da Costa Falcao cc Maria Cândida Oliveira Castelo Branco Figueiredo Frazão?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=72954

Estou a tentar encontrar os ancestrais desta família, ancestrais da minha mulher Ana Maria Dine Falcão Sincer.

Se puderem dar uma ajuda, agradeço já que estou a preparar um trabalho que engloba entre outras (Almeida - do Alcaide, Gouvea Homem, Xavier de Brito, Ghira, Dine Sincer e Sepúlveda) a família Falcão e não consigo ir além deste António da Costa Falcão (O Marcelino, indicado como seu pai, suscita-me dúvidas).

Grato pela ajuda que puderem dar

José Sepúlveda
pioneer@portugalmail.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Vaz Falcão

#169231 | JLCS | 03 out 2007 16:45 | Em resposta a: #169143

Prezados Manuel Rolão e Lourval,

Quando referem às familias da Beira Baixa referem-se também à família de António da Costa Falcao cc Maria Cândida Oliveira Castelo Branco Figueiredo Frazão?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=72954

Estou a tentar encontrar os ancestrais desta família, ancestrais da minha mulher Ana Maria Dine Falcão Sincer.

Se puderem dar uma ajuda, agradeço já que estou a preparar um trabalho que engloba entre outras (Almeida - do Alcaide, Gouvea Homem, Xavier de Brito, Ghira, Dine Sincer e Sepúlveda) a família Falcão e não consigo ir além deste António da Costa Falcão (O Marcelino, indicado como seu pai, suscita-me dúvidas).

Grato pela ajuda que puderem dar

José Sepúlveda
pioneer@portugalmail.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Vaz Falcão

#169248 | manuelr | 03 out 2007 19:21 | Em resposta a: #169231

Caro José Sepúlveda

Não me refiro a esses Falcão. Refiro os Falcão de Beja, Freire Falcão e os de Alcains.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

António da Costa Falcão

#169250 | agp | 03 out 2007 20:21 | Em resposta a: #169231

Caro José Sepúlveda

Tenho no meu PAF que António da Costa Falcão e Maria Cândida de Figueiredo Frazão casaram a 29.6.1837 em Pedrógão de São Pedro, concelho de Penamacor. António da Costa Falcão tenho-o como filho de João da Costa Falcão, do Teixoso, e de Maria da Conceição. Não me recordo de onde tirei estes dados, já que nunca consultei os paroquiais da freguesia de Pedrógão de São Pedro.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: António da Costa Falcão

#169347 | JLCS | 04 out 2007 18:48 | Em resposta a: #169250

Prezado António Pereira,

Obrigado pela sua dica que é preciosa.

Na verdade, a ligacao ao Marcelino Falcão não a tenho bem esclarecida. Foi extraida do geneanet ou ancestry há algum tempo e dizia que o António é filho do Marcelino da Costa Falcao, neto de João da Costa Falcão cc Maria da Conceição Esteves (será coincidência) e bisneto de António da Costa e Catarina da Costa Falcão (faz sentido nascer destes os Costa Falcão).

Fala-se na família em ligações aos Freire Falcão, Vaz Falcão e Carvalho Falcão (mais genericamente ao João Falconet, embora esse inicio de linhagem não tenha convencido o Felgueiras Gaio nem a mim) mas não consegui entroncá-los.

Penso ir em breve ao Fundão e Castelo Branco mas, pelos vistos, partia com pistas erradas. Agora, com a data do casamento, penso que será mais fácil.

A ligação aos Freire é capaz de fazer sentido até porque o filho do António da Costa Falcão e da Maria Cândida, José Augusto da Costa Falcão é casado com Maria Amélia Freire Leitão Xavier de Magalhães (haveria outras ligações àquela família?).

Gostaria de acrescentar que o irmão do José Augusto da Costa Falcão, Dr. João Carlos da Costa Falcão de Castelo Branco (ver genealogia no Geneall) vai ligar através de sua filha Maria do Carmo Figueiredo Falcão Frazão Castelo Branco à família Almeida do Alcaide, por casamento com D. Fernando António de Nazaré Almeida e Silva Saldanha, cuja genealogia ascende aos Reis de Portugal.

Se alguém do forum conseguir mais elementos que me ajudem a fazer a ligação a outros ramos dos Falcões, ficarei muito grato.

José Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Vaz Falcão

#171034 | manuelr | 26 out 2007 19:19 | Em resposta a: #169143

Caro primo Lourval

Não sei se adiantarei alguma coisa, mas aí vai.

Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, Testamentos, Maço Nº 2266.
(Os testamentos, assim como as Ordenações e Habilitações de Genere estão arquivados por Maços, estando tudo misturado e não relacionado, pelo que tem de se ver um a um e são centenas).

Testamento feito por PEDRO VAZ FALCÃO estando doente em Alcains. Codicilho feito pelo Padre Manuel Antunes Burefa.
Feito em 05-11-1728.
Aberto em 04-12-1729.

Quer ser acompanhado à sepultura por todos os Clérigos que se encontrem em Alcains.
Deixa 60 missas por sua Alma;
20 por seu pai e mãe:
4 pelos seus 4 avós;
4 por alma de sua primeira mulher Mécia Lopes.
4 pela alma de seus sogros pais de Mécia Lopes;
4 por sua mulher Isabel Rodrigues;
4 por alma de seus sogros pais de Isabel Rodrigues;
4 por alma de seu sogro Manuel Antunes Calaça (pai por certo de sua 3ª mulher);
1 por alma de seu compadre Manuel Ribeiro;
1 pelo seu Anjo da Guarda;
2 ao Santo do seu nome;
3 por alma dos irmãos defuntos das Companhias das Confrarias de que é Confrade;
5 a Santa Catarina;
1 em louvor da Srª do Carmo;
Deixa o seu balandrau vermelho à Confraria do Senhor;
Deixa uma oliveira à Confraria das Almas que está a Santo António, no chão de D. Catarina Antónia Moucha.
A cada uma das Confrarias dentro da Igreja deixa 100 réis de esmola;
A cada uma das Confrarias fora da Igreja deixa 50 réis;
Foi sua obradeira sua mulher Maria Antunes a quem deixa pelo trabalho a sua égua.
Foi seu testamenteiro o Padre Manuel Antunes Burefa.
Compadre de João Sanches Goulão a quem deixa a sua Capa de Saragoça nova.
Depois vêm as contas das missas e outras despesas.

Testamento de MATIAS GONÇALVES FALCÃO casado com Maria Mendes, sua testamenteira.

Feito em 29-12-1771.
Aberto em 03-11-1780.

Feito em Alcains nas suas casas e moradas por se encontrar doente, onde se deslocou o Escrivão.

Que seria acompanhado por todos os Reverendos Clérigos de Alcains e que lhe dissessem Missa de presente.
Por sua Alma lhe digam 100 Missas;
40 por seu pai e mãe, 20 por cada;
4 pos cada um de seus 4 avós;
2 por sua irmã Maria;
1 por cada um dos seus 3 filhos defuntos;
1 ao Anjo da sua Guarda,
1 ao Santo do seu nome;
1 pelas penitências mal cumpridas;
1 por Nª Srª do Rosário;
1 por Nª Srª da Conceição;
1 à Srª do Incenso;
3 em louvor da Santíssima Trindade;
4 por todos os Santos e Santas de sua devoção;
4 pelas almas do purgatório;
3 por alma de seus irmãos (das Confrarias)
Deixa 60 réis à Confraria do Santíssimo Sacramento;
Deixa 20 réis a cada uma das Confrarias dentro e fora da Igreja;
Deixa por testamenteira sua mulher Maria Mendes.
Ordenou que seu corpo fosse sepultado dentro da Igeja Matriz amortalhado com o Hábito de São Francisco.
Depois de satisfeito o legado deixa o remanescente a suas filhas.

Foram pagos:
120 réis pela missa de corpo presente (a um Padre);
530 réis pelo acompanhamento à sepultura (para um padre);
120 réis pela missa de corpo presente (outro padre);
530 réis pelo funeral (outro padre);
530 réis peloo funeral (outro padre);
300 réis pelo de sua filha Catarina (que ainda não tinham sido pagos);
240 réis para a Fábrica;
530 réis pelo acompanhamennto à sepultura (outro padre);
180 réis pela missa de corpo presente (outro padre);
120 réis pela missa de corpo presente (outro padre);
580 réis pelo funeral (outro padre);
750 réis pelo funeral (outro padre);
120 réis pelo acompanhamento (outro padre);

E Ainda............
905 réis por despesas diversas (selos, etc.).


Os padres são mesmo vários, e cada um cobrou pela missa e pelo acompanhamento, pelo menos.

Voltando a Pedro Vaz Falcão, como casou 3 vezes, talvez tenha tido algum filho da 3ª mulher (ou da 2ª) em data em que já venham referidos os avós paternos. Ou então que venham os seus pais em algum dos casamentos (o que só deve vir no 1º, já que sendo viúvo normalmente não diziam o nome dos pais, mas nunca se sabe).

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Pedro Vaz Falcão

#171051 | Lourval | 26 out 2007 22:07 | Em resposta a: #171034

Caro Primo Manuel Rolão,

Confrontando suas informações com as que já tenho, concluí que:

Pedro Vaz Falcão acima citado é filho de Pedro Vaz Falcão e Maria Gonçalves, portanto irmão do Capitão Matias Gonçalves Falcão. Eu tenho anotado aqui o casamento dele com Mécia Lopes, filha de Manuel Gonçalves Frade e Maria Gonçalves. Este casamento aconteceu em 02-08-1699. Pedro Vaz Falcão foi casado também com Maria Antunes, filha de Manuel Antunes e Catarina Gonçalves. Tiveram filha Ana nascida em 16-08-1720. Os padrinhos de Ana foram João Martins Goulão e sua irmã Ana Sanches. Testemunhas: Simão Martins Goulão e Manuel Ribeiro;

Matias Gonçalves Falcão é filho do Capitão Matias Gonçalves Falcão e Isabel Gonçalves. Matias nasceu em 09-06-1707 e faleceu em 08-10-1777. A irmã Maria a que ele se refere deve ser aquela nascida em 31-10-1700.

Estas informações eu tenho tirado ou do livro de Sanches Roque ou dos registros de Alcains.

Agradeço as informações, que somaram, e vou fazer o que sugeriu, isto é, vou procurar pelos casamentos que não tenho, buscando indícios da naturalidade dos filhos de Pedro Vaz Falcão, a qual você sugeriu a possibilidade de ser Escalos de Cima, que por sorte, está comigo o microfilme.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 23:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen