Vila Verde - Oura

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património | Cargos | Regiões

Vila Verde - Oura

#169224 | ibotelho | 03 out 2007 16:13

Procuro antepassados meus desta zona. São eles:

- D. Francisca Teresa Álvares Formoso que casou a 2.08.1773 na Igreja de S. Tiago de Oura com Baltazar Joaquim da Costa de Souza Machado, filha de João Álvares Formoso e Domingas Álvares, da freguesia de Oura.

Entre vários filhos, existiu um que se chamava Luís António Álvares de Souza, senhor da Casa de Vila Verde de Oura e Capitão e Ordenanças de Vila Pouca de Aguiar, nasceu em 1810 em Vila Verde de Oura, onde morreu em 25.04.1884.

Casou com D. Maria Joaquina e Souza Machado, filha de João António de Souza Machado e de D. Josefa Teresa Maria de Souza, em 18.9.1837.

Se alguém me puder confirmar ou acrescentar algo a estes dados, ficarei muito grata.

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde - Oura

#169294 | manelsp | 04 out 2007 08:20 | Em resposta a: #169224

Cara Isabel
Para essa zona é sempre um bom começo consultar os artigos do Brigadeiro Calvão Borges espalhados pela revista "Raizes & Memórias", agora, citando de memória, à volta do número 10 até ao 15, sob o título "Familias de Chaves". Do mesmo autor ha um livro que fala da Heráldica na regiao e que agora confesso nao me lembrar do nome preciso, mas não será dificil conseguir. Já consultei as obras várias vezes mas agora não tenho possiiidade de o fazer. Espero de alguma maneira ser-lhe util.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde - Oura

#169299 | ibotelho | 04 out 2007 10:14 | Em resposta a: #169294

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Sei que o Brigadeiro Calvão Borges é conhecido de familiares meus que moram em Chaves. No entanto, não sei como ter acesso à revista "Raízes & Memórias", bem como ao tal livro que fala de Heráldica na região.

Acontece que este é o único ramo da família (Souza Machado) com ligação a Chaves, pois toda a restante, desta época, é dos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena.

Se puder dar-me alguma pista sobre onde procurar esta revista ficar-lhe-ei muito grata.

Melhores cumprimentos,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde - Oura

#169337 | manelsp | 04 out 2007 18:02 | Em resposta a: #169299

cara Isabel
se mora em Lisboa, a melhor possibilidade é adquiri-la la livraria Ferin - rua nova do Almada - ou consultá-la na Biblioteca Genealógica na Calçada do Marquês de Abrantes. Se mora no porto tente a livraria Esquina, no Foco. Como descendente de famílias de Chaves - onde eu mesmo viví - também estou à sua disposição naquilo que puder.
Com os melhores cumprimentos
Manel SP

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde - Oura

#169540 | victória | 07 out 2007 19:34 | Em resposta a: #169337

Cara Isabel

Estive a consultar o livro "ordenanças e as milicias em Portugal" e em Oura só apareu um antepassado de minha mulher Sebastião Manuel Alvares Calvão, capitão de Ordenanças em Oura a 20.ago.1807 "que se achava vago".

Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde - Oura

#169542 | victória | 07 out 2007 20:00 | Em resposta a: #169540

Continuando...

Em todo o concelho de Chaves que aparece no mesmo livro não encontro nenhuma referência aos seus. Em "Tombo heráldico do nordeste transmontano" de Calvão Borges, pag. 143 aparece referência ao brasão de armas Antas, Puga, Magalhães e Macedo. Algum interesse no mesmo? Tem algum ascendentes na vizinha Vilas Boas? Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde - Oura

#169598 | ibotelho | 08 out 2007 11:20 | Em resposta a: #169224

Caro Eduardo Domingues,

O Luís António Álvares de Souza, Senhor da Casa de Vila Verde de Oura, Capitão de Ordenanças em Vila Pouca de Aguiar, nasceu cerca de 1810 em Vila Verde de Oura onde morreu em 25 de Abril de 1884.

Era filho de Maria Teresa da Espectação de Souza Machado *1776 em Rebordochão + 17.07.1852 em Vila Verde de Oura e de João Manuel Álvares Fernandes, Senhor da Casa de Vila Verde de Oura onde morreu a 26.05.1855, filho de José António Fernandes de Redial e de Maria José Álvares, natural e moradora em Vila Verde de Oura.

Casou com Maria Joaquina de Souza Machado, de Rebordochão, em 18.09.1837.

Isto é o que a Torre do Tombo diz e que eu gostaria de confirmar.

Melhores cumprimentos,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 13:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen