Emissao de passaportes p/Portugueses no Séc. XIX

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Regiões

Emissao de passaportes p/Portugueses no Séc. XIX

#169383 | igtorres | 05 out 2007 02:43

Caros amigos,

Agradeço informações sobre a existência de registros de saída de portugueses ou sobre emissão de passaportes para portugueses que emigravam nos portos de Lisboa e Funchal em torno do ano de 1865.

Como se dava a saída de um nacional português naquele período?
Já existia registro ou emissão de passaporte, como podemos ter acesso a essas informações?

Meus Bisavós emigraram para o Brasil naquele período, seus nomes eram Antônio Thomé da Silva e Ritta Gonçalves Ferreira

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

Pesquisa mais intensa

#169465 | salen | 06 out 2007 13:23 | Em resposta a: #169383

Caro Sr. Torres (como não assinou a sua mensagem, assim suponho),
Documentos de viagem, ou os seus registos, até onde me tem chegado informação e para essas datas, não terá havido (de forma sistemática pelo menos).
Terá o Sr. que descobrir mais papeis de família, documentos de transacções, escrituras, testamentos, histórias de família, qualquer coisa que aponte para um local onde seja possível ir à procura de registos paroquiais.
António Tomé da Silva e Rita Gonçalves Ferreira (não vale a pena retermos as grafias arcaicas) infelizmente são conjugações de nomes muito frequentes e poderão ser originários de qualquer parte do território nacional.
Pesquise mais entre a família e nos Arquivos brasileiros, trace os seus percursos através dos 'rastos' que tenham deixado na documentação oficial e particular.
Cumprimentos e boa sorte (vai precisar, mesmo pesquisando mais).
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa mais intensa

#169520 | igtorres | 07 out 2007 17:28 | Em resposta a: #169465

Prezado Sr. Victor Ferreira,

Agradeço a atenção e as sugestões enviadas.
Estou a pesquisar nas paroquias brasileiras e nos registros de imigrantes estrangeiros do Brasil da época, como o senhor mesmo indicou, os registros do século XIX no Brasil támbem não são precisos e sistemáticos.
Recebi a informação que já no século XIX, documentos distritais em Portugal já registravam os nomes dos emigrantes portugueses que saíam do país, essa informação é verdadeira? Parece-me que a exigência de um documento de embarque nos navios existe desde aproximadamente 1820 em Portugal.
Agradeço a quem puder me ajudar.

Saudações

Igor Torres

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa mais intensa

#175241 | mgcmpasgc | 04 dez 2007 20:55 | Em resposta a: #169520

SR IGTORRES,
ESTAMOS NA MESMA SITUAÇÃO. SOUBE QUE OS PASSAPORTES , OU COISA PARECIDA , ERAM EMITIDOS PELOS GOVERNOS CIVIS. SÃO 18 EM PORTUGAL, MAS AS DATAS QUE QUEREMOS ESTÃO SOB A GUARDA DOS ARQUIVOS DISTRITAIS, TAMBÉM SÃO 18 EM PORTUGAL.NADA INFORMATISADO !!!!! PARA PESQUISAR, SÓ PEDINDO A PARENTES COM BOA VONTADE , OU ARRUMANDO UMA DESCULPA PARA FAZER TURISMO EM PORTUGAL!!!!!!!!!!! SE QUISER TROCAR FIGURINHAS, ESTOU AO SEU DISPOR.
BOA SORTE PARA NÓS TODOS,

MARCIO MARQUES

Resposta

Link directo:

RE: Emissao de passaportes p/Portugueses no Séc. XIX

#176749 | ruteneia | 16 dez 2007 23:03 | Em resposta a: #169383

oi descupe, não retornar antes, só consegui localizar a resposta agora
dados:

Nome do meu avô : Mathias Simoes Branco, nascido em coimbra em 16/06/1875
casado com Tereza Vanucci natural de lucca na italia

Pai de mathias : Manoel Simões Branco
mãe de mathias : Maria da costa cosme

tenho a certidão de obito, mas não tenho a de nascimento
se puder me ajudar?
posso pagar por despesas e pelo trabalho
grata pela atenção

Resposta

Link directo:

Pesquisa

#190551 | wsantos | 01 abr 2008 02:19 | Em resposta a: #169465

Caros amigos,

Peço ajuda na obtenção de informações sobre o registro de saída do meu avô (Ivo Antunes), de Portugal para o Brasil, ou mesmo sobre a emissão de passaporte no seu nome.
Não sei quando e nem com que familiares ele veio para o Brasil, mas posso adiantar que foi antes de 1934.
Ele nasceu em Viseu, no mês de junho de 1889, ou 1890 e naturalizou-se brasileiro.
Seus pais se chamavam João Antunes e Ludovina da Conceição.
Também precisarei de uma cópia do seu registro de nascimento.

Muito Obrigado

Wilson Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa mais intensa

#190619 | ksaraujo | 01 abr 2008 18:41 | Em resposta a: #169520

Caro Igor,

Você mencionou sua busca sobre os registros dos seus bisavós.
É para o pedido de sua naturalização como português?
Abraços,

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa mais intensa

#190620 | igtorres | 01 abr 2008 18:47 | Em resposta a: #190619

Caro Kelson,

A naturalização é um dos meus objetivos, mas tambem pretendo obter informações de meus ascendentes e completar a árvore genealógica da família.

Abraços

Igor

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa mais intensa

#190628 | ksaraujo | 01 abr 2008 20:23 | Em resposta a: #190620

Prezado Igor,

Compreendo...
Também iniciei meus estudos genealógicos e a minha árvore já conta com mais de 600 pessoas. Descobri até que o ex-Presidente brasileiro, Arthur Bernardes, é meu parente em 12.o grau! Nunca iria imaginar isto sem as pesquisas...

Apenas quis alertar-lhe para o fa(c)to de que a Conservatória dos Registos Centrais (para onde são remetidos todos os processos de naturalização/cidadania, quer tenham sido iniciados nos Consulados quer em Portugal) tem sido implacável nos indeferimentos dos processos de naturalização de bisnetos.

Veja o meu caso: tenho bisavô e bisavó paternos, ambos portugueses com toda a documentação localizada (nascimento, casamento, passaporte da ida deles para o Brasil), para além de dois outros bisavôs nacionais portugueses pelo lado materno (porém, ainda não encontrei os documentos destes).

Moro em Portugal já há quase dois anos em apartamento T2 arrendado, sou Licenciado em Letras - Português/Inglês e, actualmente, tiro um Mestrado em Educação na Universidade do Minho.

Apresentei cartas de referência sobre os meus fortes vínculos já estabelecidos com Portugal e os nacionais portugueses, tenho confortável situação financeira, investimentos na Bolsa de Valores portuguesa, carro novo próprio, demonstrei sem sombra de dúvidas a minha vontade de estabelecer-me definitivamente em Portugal e abrir uma empresa de traduções técnicas, porém, nada disso foi suficiente para o deferimento do meu processo de Naturalização junto à Conservatória dos Registos Centrais. O Exmo. Sr. Conservador-Auxiliar atestou que o processo foi todo instruído correctamente, mas exigiu-me o período mínimo de seis anos de residência no país como condição principal para o efeito.

Tenho ouvido que até mesmo no caso dos netos, as exigências têm ido para além do que diz o texto da nova Lei. Alguns poderão até mesmo dizer que o governo lusitano está favorável à naturalização dos descendentes de portugueses, contudo, se tal ocorre, é tão-somente no papel e nos discursos perante a União Europeia.

Espero que não aconteça no seu caso, mas a não ser que apareça um testemunho de algum bisneto que conseguiu naturalizar-se antes de ter os seis anos no país, continuarei a acreditar que não adianta aos bisnetos perderem tempo e dinheiro pois, ao final, acabarão se decepcionando.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

Ib idem

#190637 | salen | 01 abr 2008 21:51 | Em resposta a: #190551

Caro Antunes dos Santos,
Como o seu pedido me veio cair à caixa de correio, não o quis deixar sem resposta.
Remeto-o para a minha resposta à mensagem inicial deste Tópico e aproveito para esclarecê-lo quanto à organização do território nacional:
- Viveu é um Distrito (um dos 18) que ao contrário do que pode parecer a um brasileiro, não tem nada a ver com 'chefaturas de polícia'. Equivale mais ou menos aos Estados brasileiros;
- um Distrito é formado por vários - dezenas - Concelhos (= Municípios), e os Conselhos são formados por Freguesias (em média, umas dezenas por Concelho), que são a menor região administrativa;
- para datas anteriores a aprox. 1910 é nos livros de registo das Freguesias (as antigas Paróquias) que estão os registos dos sacramentos (não havia Registo Civil, o religioso chegava para os gastos);
- os registos de passaportes eram feitos nos Governos Civis Distritais que também só passaram a existir por essa época. Mas não era garantido que alguém pedisse o passaporte no Distrito de origem. Podia ser no Distrito onde ficava o porto de embarque (em geral Lisboa ou Leixões/Porto).

Em suma: vá mexer nos papeis velhos da família, falar com as pessoas mais velhas, antigos amigos, trace o percurso por onde andaram os seus ancestrais, as cidades, bairros por onde moraram ou trabalharam, vá aos cartórios desses locais procurar transacções de bens, testamentos, vá aos cemitérios onde foram sepultados (os livros de registo costumam ser muito informativos).

Só descobrindo um local a que se agarrar é que chega a algum lugar. De outra forma é como se eu lhe escrevesse dizendo "Atenção pessoal, o meu avô nasceu na Região Nordeste, era mais ou menos baixinho, tinha olhos castanhos e era meio careca, isso aconteceu lá pelo tempo do D João Charuto e agora se fazem o favor descubram tudo e me enviem a informação!" (passe o humor)

Cumprimentos, pesquise primeiro com base nestas pistas e só depois se dirija, não ao Forum, mas ao Arquivo Distrital do Local que descobriu.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Emissao de passaportes p/Portugueses no Séc. XIX

#325837 | toteveio | 21 mar 2013 12:10 | Em resposta a: #169383

site www.etombo.com(la tem registros de batismo,casamento,passporte...etc...

Resposta

Link directo:

RE: Emissao de passaportes p/Portugueses no Séc. XIX

#331684 | J.R. | 29 jun 2013 02:12 | Em resposta a: #169383

Caro confrade Torres

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/details?id=4492902

Aqui tem muito por onde procurar , sobre os passaportes pretendidos .

Saudações do Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Emissao de passaportes p/Portugueses no Séc. XIX

#331917 | P Pereira | 04 jul 2013 16:59 | Em resposta a: #331684

Boa tarde caro confrade Joaquim R.


Relativamente ao endereço que enviou ao cuidado do Confrade Torres, sobre os passaportes emitidos no sec. XIX para portugueses, gostaria de colocar a seguinte questão:

- Como tive familiares que no sec. XIX foram para o Brasil através do porto de Vigo (Espanha), gostava de saber se para o efeito, os passaportes teriam de ser emitidos em Lisboa e em caso afirmativo, estarão referidos na listagem que teve a amabilidade de disponibilizar.


Melhores cumprimentos,

Paulo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Emissao de passaportes p/Portugueses no Séc. XIX

#342902 | igtorres | 24 fev 2014 13:58 | Em resposta a: #331684

Prezado Senhor Joaquim R,

Obrigado pela informacao, porem ao clicar no link que o senhor forneceu a pagina na internet nao abre. Possivelmente o endereco eletronico na internet se alterou. Pergunto entao qual seria o orgao que esta a fornecer as informacoes sobre passaportes?

Muito Obrigado

Igor Torres

Resposta

Link directo:

RE: Emissao de passaportes p/Portugueses no Séc. XIX

#344359 | hpinto | 26 mar 2014 15:27 | Em resposta a: #342902

Caro Igor
De facto o endereço mudou e é agora:
http://digitarq.arquivos.pt/details?id=5656803
Boa sorte!
Helena

Resposta

Link directo:

Emissao de passaportes p/Portugueses no Séc. XIX

#354619 | igtorres | 11 fev 2015 01:57 | Em resposta a: #169383

Prezada Helena,

Muito obrigado pela informação!
O conteúdo me parece muito útil, porem o trabalho sera árduo. Maos a obra!
Saudacoes

Igor Torres

Resposta

Link directo:

Emissao de passaportes p/Portugueses no Séc. XIX

#406471 | lucimere | 16 ago 2018 16:40 | Em resposta a: #169383

GOSTARIA DEDADOS DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO MEU AVO, AFFONSO PEREIRA, NASCIDO EM 26/08/1894 - DISTRITO DE BRAGANÇA. MUITO GRATA

Resposta

Link directo:

Emissao de passaportes p/Portugueses no Séc. XIX

#406473 | mila1000 | 16 ago 2018 17:00 | Em resposta a: #169383

Abra um tópico seu. Não esqueça dos nomes de seus bisavós e da freguesia onde Affonso nasceu.

O Distrito de Bragança é imenso, e, centenas de freguesias para se pesquisar...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 15:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen