Visconde da Ribeira Brava - conspirador?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Eventos | Títulos

Visconde da Ribeira Brava - conspirador?

#169636 | João Borges | 08 out 2007 17:36

caros Confrades

É um facto comprovado que Francisco Herédia conspirou na sua casa a compra das armas que viriam a ser utilizadas no regicídio?
Se possível gostaria que alguém me indicasse bibliografia fidedigna.

cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Ribeira Brava - conspirador?

#169648 | JMSA | 08 out 2007 20:13 | Em resposta a: #169636

Caro Confrade,
Aconselho a leitura do jornal Expresso do passado sábado. Trás um artigo muito interessante sobre o regicídio assim como o papel do dito visconde em toda essa trama vergonhosa.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Ribeira Brava - conspirador?

#169651 | artur41 | 08 out 2007 20:40 | Em resposta a: #169648

Caro JMSA,


Muita gente conspirou. Mas tem sempre que vir esse exemplo; por que será...?

Francamente..., o assunto está "estafado".

Com todo o respeito pelo confrade João Borges, eu peço contenção.
Relembro que o caso foi muitas vezes aqui (e não só...) lembrado. Há "liberdade de expressão", mas se alguém se quiser aproveitar para atingir a "Casa Real" vai arranjar problemas. Quando se bate sempre nas mesmas teclas...

Haja senso!


Melhores cumprimentos,

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Ribeira Brava - conspirador?

#169661 | JMSA | 08 out 2007 22:34 | Em resposta a: #169651

Caro Confrade,
O Confrade João Borges fez uma pergunta para este forum a qual me limitei a responder com um exemplo da publicação de um artigo de um jornal que saíu há 2 dias. Só e apenas isto.
Mantenho , no entanto, aquilo que referi - A conspiração para matar a Família Real Portuguesa, foi, é e será uma vergonha nacional - e não estou minímamente interessado se perante as contigências passadas, presentes ou futuras, fica bem mudar de opinião ou alterar a medonha realidade que aconteceu e as pessoas nela envolvidas.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Ribeira Brava - conspirador?

#169677 | artur41 | 09 out 2007 02:28 | Em resposta a: #169661

Caro JMSA,


E tem toda a liberdade para responder, era o que mais faltava. Agradeço-lhe até ter referido o artigo porque aproveitei para o reler.

«A conspiração para matar a Família Real Portuguesa, foi, é e será uma vergonha nacional»

Com toda a certeza que sim. O regicídio foi ignominioso. Uma desgraça familiar e nacional!

Peço-lhe que não encare a minha anterior mensagem como provocatória, mas sim como um alerta para possíveis manifestações de terceiros (anónimos, em regra).
Não sou de "modas", acredite. E tenho convicções profundas.
Tenho a maior estima por sua Altezas Reais e, como tal, defenderei sempre a sua honra: é a minha obrigação!
Considero, também, que as pessoas não podem ser responsabilizadas por aquilo que os seus ancestrais fizeram.

Viva a monarquia! Longa vida à "Casa Real"!


Com os melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Ribeira Brava - conspirador?

#169678 | JoãoGaspar | 09 out 2007 03:07 | Em resposta a: #169677

Caro Artur Camisão Soares,


Acompanhei este título com alguma desconfiança natural, de alguém que como o senhor provavelmente teme ver a integridade da Família Real tocada por mais uma tentativa de denegrir a Família, a Instituição, o regime Monárquico, SAR Dona Isabel e também Portugal.
É totalmente descabido, alguém, ainda hoje tentar “atacar” alguém por algo que um ancestral tenha feito, mas isso não quer dizer que não seja prática comum, e isso muitas vezes parte do medo dos próprios descendentes de tais personagens contraditórias. Tenho vários amigos alemães e quando lhes falo de Hitler eles são os primeiros a sentirem-se incomodados e a mudar o assunto, até nós vivemos com o estigma social de povo colonizador e esclavagista.
Acho que não é fugindo ao assunto que ele se resolve, apenas acrescenta suspeita e mistério e é por demais aliciante para o Homem.
Mas este tópico e as respostas que aqui encontrei, afastaram me o pensamento da pergunta directa colocada e espero não ser mal entendido, (Sou Monárquico), mas chamou me a atenção a seguinte frase sua:

“Considero, também, que as pessoas não podem ser responsabilizadas por aquilo que os seus ancestrais fizeram. “

Estou de acordo consigo, completamente, mas o oposto não será verdade também?
Se não podemos ser responsabilizados por aquilo que os nossos ancestrais fizeram, porque muda a questão de figura, quando se trata de tratamento especial ou regalias por algo que os nossos antepassados fizeram?
Será correcto, enaltecer antepassados com características adequadas para a sociedade actual e ocultar outros que não nos convenham tanto?

Sou fiel a SS AA RR, e creio que Ambos têm o mesmo respeito por todos os seus antepassados, desde os mais simpáticos aos menos acarinhados, porque no fundo, se alguém errou só Deus o poderá julgar. E a nossa história é tão rica em tramas e intrigas, e no fundo cada um de nós vale por si e não pelas qualidades/defeitos dos seus ancestrais.


Viva Portugal, Viva a Família Real


João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Ribeira Brava - conspirador?

#169681 | artur41 | 09 out 2007 03:52 | Em resposta a: #169678

Caro João Paulo,


Todas as pessoas têm qualidades e defeitos. O Sr. Visconde da Ribeira Brava, p.e., com toda a certeza que amava a sua família e o seu país. Tomou uma atitude que o penalizou, segundo se sabe.
Enfim..., na vida nem tudo é branco ou preto.

«Sou fiel a SS AA RR, e creio que Ambos têm o mesmo respeito por todos os seus antepassados, desde os mais simpáticos aos menos acarinhados, porque no fundo, se alguém errou só Deus o poderá julgar. E a nossa história é tão rica em tramas e intrigas, e no fundo cada um de nós vale por si e não pelas qualidades/defeitos dos seus ancestrais.»

Sendo certo que Deus nos julgará, como seres humanos confrontamo-nos com a "Justiça do Homem". Alguns fogem, outros aguentam as suas consequências.

Tenho fundado receio que o tópico descambe. Retenho, na memória, acontecimentos muito desagradáveis. Daí o "alerta"...

Mas tenhamos alegria e esperança. Acreditemos num mundo melhor: está nas nossas mãos.


Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Ribeira Brava - conspirador?

#169682 | João Borges | 09 out 2007 05:25 | Em resposta a: #169681

Caros Confrades

Iniciei este tópico porque, na verdade, não sabia do facto e fiquei muito admirado quando vi uma alusão a ele num blogge...penso que as minhas dúvidas se dissiparam. O meu interesse não vai para além deste episódio muito menos suscitar uma discussão que possa atingir terceiros.


cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 18:47

Tópico encerrado.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen