Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

#169814 | fccabral | 11 out 2007 00:42

Prezados Confrades

Estou a procurar vestígios de meus antepassados em Portugal, bem assim, a possibilidade de saber da existência de pessoas eventualmente pertencentes ao mesmo ramo das referidas famílias. Sei, por informações de alguns parentes, que meu bisavô materno (pai da mãe de minha mãe), que se chamava Diamantino Marques Gomes, teria nascido em Anadia, no Distrito de Aveiro, tendo vindo para o Brasil entre 1900 e 1910.

Já meu avô materno, que se casou com a filha de Diamantino (Maria), chamava-se Manoel Bastos de Amorim, sendo filho de Manoel dos Reis Ferreira de Amorim e de Angelina Rosa Moreira Pinto Bastos de Amorim, e teria nascido em 21 de dezembro de 1900, na Freguesia de Santo Ildefonso, no Concelho do Porto, Distrito do Porto, tendo chegado ao Brasil, para viver em companhia de meu bisavô, em março ou maio de 1914, desembarcando no Porto do Rio de Janeiro, do Vapor Orissa, somente retornando a Portugal em 1957, ficando apenas três meses em sua Terra, para visitar a mãe que faleceu cerca de dois ou três anos depois.

Outra informação que obtive é de que sua última morada em Portugal foi em Braga, não sabendo dizer se se referiu ele, em sua inscrição consular, à Freguesia, ao Concelho ou ao Distrito (penso que deva ter sido à Freguesia).

Não consegui acesso a qualquer registro de seu nascimento ou baptismo no Arquivo Distrital do Porto, apesar dos dados fornecidos, razão por que não posso garantir a fidelidade das informações sobre o local de nascimento de meu avô.

Se alguém puder dar-me qualquer informação sobre o que procuro agradeço muitíssimo.

Sei que será dificílimo que alguém possa conhecer algo sobre meus familiares, mas, de certo, não custa tentar. Afinal, este é, evidentemente, um dos objectivos deste Forum.

Com os meus melhores cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

#170129 | fccabral | 15 out 2007 21:23 | Em resposta a: #169814

Renovo o tópico.

Com meus cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

#170136 | henrdias | 15 out 2007 23:02 | Em resposta a: #170129

Caro Fernando Cabral,

provávelmente não será novidade para si, mas encontro aqui na base de dados do Geneall.pt uma família com muitas semelhanças nos apelidos, localidades e também com ligações ao Brasil. Terá a ver com a sua?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=177679

Com os melhores cumprimentos, e votos de boas pesquisas,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

#170223 | fccabral | 16 out 2007 22:40 | Em resposta a: #170136

Meu caro Henrique Dias

Muito lhe agradeço a ajuda. Não tinha percebido, ainda, o registro que me apontastes, em especial a referência à Freguesia de Santo Ildefonso, no Concelho do Porto. A coincidência é muita e, de certo, haverá uma possível ligação entre os ramos da família, o que me permitirá desviar minha pesquisa neste rumo. É verdade que não tenho notícia, no entanto, de qualquer ramo da família Ferreira de Amorim (sobrenome de meu bisavô) vinculado a meu avô, que tivesse vindo para o Brasil anteriormente. Meu avô nunca se referiu a qualquer parente seu no Brasil até a sua morte. Segundo ele todos os seus irmãos permaneceram em Portugal, a quem reencontrou, por último, no ano de 1957. Pena que a história tenha se perdido com o passamento de meus outros antepassados. As lembranças de minha mãe são muito poucas e esparsas. A pista que me revelas, contudo, renova-me as esperanças de encontrar algum elo que me faça descobrir parentes meus e, quem sabe, religar, de algum modo, nossos destinos.

Grato pela atenção e pelas valiosas informações.

Com os meus melhores cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

#170251 | roz | 17 out 2007 11:27 | Em resposta a: #170223

Caro Fernando Cabral,

Se procurar nas "PaginasBrancas" encontra imensas pessoas com o nome Marques Gomes, muitas da zona do Porto e pondo Bastos Amorim tambem encontra algumas. Pode ser que sejam parentes.

O site 'e http:// pbi.pai. pt mas nao deixe os espacos, so fiz assim pois 'as vezes nao deixam passar os sites aqui no forum.

Para viajar para o Brasil qualquer deles teve passaporte assim tera' de haver o processo, provalvelmente no Porto. Veja se consegue informacoes por esse lado.

Muitos cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

#170285 | fccabral | 17 out 2007 17:50 | Em resposta a: #170251

Agradeço Muitíssimo as informações, em especial a referência ao sítio onde posso prosseguir com as minhas pesquisas, e que desconhecia. Já pesquisei no AD do Porto sobre a existência do registro do passaporte de meu avô não obtendo êxito, contudo. Estou a fazer o mesmo junto ao Governo Civil de Braga , onde parece ter sido sua última morada em Portugal, segundo consta de sua inscrição consular aqui no Brasil. Infelizmente, não recebi, até o momento, qualquer resposta Bracarense.

Meus melhores cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

#170455 | small | 19 out 2007 22:43 | Em resposta a: #169814

Fernando Cabral

Só agora vi sua mensagem. Pesquisando a freguesia de Lordelo do Ouro, encontro este apelido, entre 1839/1857, mas tenho uma vaga ideia que o "Amorim" vem de serem naturais de Amorim, uma freguesia da Póvoa de Varzim..., espero não estar a dizer nenhuma asneira! Pertence ao distrito do Porto, pesquise com seus familiares mais antigos quem sabe não esteja perto da verdade?

Não vou tão cedo ao ADP, mas quando for, prometo que vou dar uma olhadela rápida a este livro. Entretanto pode ser que alguem o possa ajudar, mais rápido que eu.
Boa sorte para sua pesquisa

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

#170793 | fccabral | 24 out 2007 01:14 | Em resposta a: #170455

Cara Stella

Agradeço-lhe muitíssimo as informações que me transmite. Também verifiquei a existência da Freguesia de Amorim, em Póvoa de Varzim, no Porto (vi na Wikipédia), e outro confrade, tempos atrás, comentou o facto de que muitos adoptavam como sobrenomes a referência à localidade onde nasceram. Infelizmente não consegui aprofundar minhas pesquisas nesse rumo. A única informação que consegui de meu avô Manoel Bastos de Amorim foi a que declarou no Consulado Português, aqui no Rio de Janeiro, na sua ficha de inscrição consular, onde declarou ter nascido na Freguesia de Santo Ildefonso, em 20 de dezembro de 1900.

De outra banda, agradeço-lhe ainda mais caso consigas alguma informação no ADP, pois, as pesquisas que fiz junto àquele órgão até então restaram infrutíferas.

Meus melhores cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

#170809 | codeceda | 24 out 2007 12:16 | Em resposta a: #170793

Caro Fernando Cabral

É verdade que há muitos “AMORIM” em Braga, mais concretamente no Minho, ainda mais no alto Minho…..mas atenção nem todos são (Bonitos) vem da freguesia de AMORIM, concelho de Povoa do Varzim, alias o AMORIM (da cortiça) vem do concelho de Santa Maria da Feira, já vi creio na freguesia ou perto de Lobão, 2 lugares com o nome Morim e Amorim.
Olhe que até uma qualidade de peras chama-se AMORIM, dito isto tenho dados sobre AMORIM, no concelho de Vila Verde – Braga, mais concretamente nas freguesias de Pedregais e Codeceda, se necessitar não existe.

Paris/A. Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

#170842 | fccabral | 24 out 2007 17:30 | Em resposta a: #170809

Meu Caro A. Amorim

Agradeço-lhe as informações preciosas que me fornece. Tenho uma vaga lembrança de que minha avó - casada com Manoel - referiu-se, ante uma indagação que lhe fiz quando ainda muito criança, que meu avô teria nascido ou teria vindo de uma pequenina Vila cujo nome me parecia ser Santa Maria - ou algo parecido. A referência ao Concelho de Santa Maria da Feira pode ser uma pista que se liga às minhas remotas lembranças. Vou investigar. Prossigo nas buscas.

Meus melhores cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

Famílias Marques Gomes e Bastos de Amorim

#390114 | carneirogomes | 15 mar 2018 01:00 | Em resposta a: #169814

Olá, Fernando

Infelizmente, só li este seu tópico hoje, com mais de 10 anos de atraso. Sou filho de MOZART MARQUES GOMES (falecido em 1993), neto de CLERES FERREIRA GOMES e MARIA MARQUES GOMES, irmã de DIAMANTINO MARQUES GOMES, seu bisavô, tenho, inclusive, uma foto dele com meu avô.

Seu bisavô era casado com a irmã de meu avô. Eram dois casais de de irmãos casados.

Acho que temos muito o que conversar. Meu email é carneirogomes@gmail.com, não sei se vou continuar com a assinatura do Geneall.

Grande abraço

Antonio Carlos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 17:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen