Ajuda em Braga- Francisco Xavier de Araújo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Ajuda em Braga- Francisco Xavier de Araújo

#169859 | LBolacha | 11 out 2007 20:51

Boa Noite

Ando a pesquisar a minha arvore genealógica e descobri um ascendente de nome Francisco Xavier de Araújo que deverá ter nascido 13-03-1772 em São Miguel do Prado, Braga. No entanto, sendo da zona de Lisboa é-me totalmente impossível deslocar até Braga de modo a consultar os registos paroquiais. Desse modo, pedia enternecidamente se algum dos utilizadores deste fórum for de Braga ou se deslocar em breve até lá, se poderiam confirmar estes dados e verificar o que mais lá há sobre este senhor.
Embora não posso dar uma recompensa monetária, poderão contar com a minha sincera ajuda em resposta deste modesto favor.

Atenciosamente
Levi Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Braga- Francisco Xavier de Araújo

#170228 | LBolacha | 16 out 2007 23:41 | Em resposta a: #169859

Boa Noite

Ando a pesquisar a minha arvore genealógica e descobri um ascendente de nome Francisco Xavier de Araújo que deverá ter nascido 13-03-1772 em São Miguel do Prado, Braga. No entanto, sendo da zona de Lisboa é-me totalmente impossível deslocar até Braga de modo a consultar os registos paroquiais. Desse modo, pedia enternecidamente se algum dos utilizadores deste fórum for de Braga ou se deslocar em breve até lá, se poderiam confirmar estes dados e verificar o que mais lá há sobre este senhor.
Embora não posso dar uma recompensa monetária, poderão contar com a minha sincera ajuda em resposta deste modesto favor.

Atenciosamente
Levi Bolacha

PS- Repito o pedido de ajuda, estando disponível a ajudar com tempo e trabalho quem me fizess este pequeno favor

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Braga- Francisco Xavier de Araújo

#171888 | LBolacha | 06 nov 2007 17:07 | Em resposta a: #170228

Renovo o meu pedido

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Braga- Francisco Xavier de Araújo

#171929 | Matilde Souto Pires | 06 nov 2007 21:55 | Em resposta a: #171888

Caro Senhor

Há na Torre do Tombo muita documentação sobre individuos de nome Francisco Xavier de Araújo nos registos Geral de Mercês, com as seguintes datas =1712-1728 -1748 -1752 -1765 -1765 -1764 -1771 -1788-1779-1786-1788 -1788 -1788-1786-1788- 1845.Se o seu nasceu em 1772 não podia ter sido colocado em cargos, ou agraciado, em que fosse nascido ou adulto nestas datas, excepto talvez no ultimo caso em que teria já 73 anos.
Tambem no arquivo distrital de Braga,Há varias Inquirições de Genere a individuos com esse nome com datas anteriores a 1772 excepto um de Santa eulália de Gondifelos-Vila Verde-Braga com Inquirição feita em 1805, filho de Luis António de Araújo e de Jacinta Barbosa.
Tambem eu tenho um Francisco Xavier de Araújo que foi padrinho de Casamento de um casal ,meus antepassados ,em 1755 e Padrinho de baptismo da 1ª filha em 1756,era desembargador e vivia no Porto
Se o Senhor tem a data do nascimento e a freguesia do seu antepassado, é fácil requisitar ao A.D.B.uma fotocópia do assento de baptismo em que constará o nome dos Pais e talvez o nome dos 4 Avós,não é caro pois não teem o trabalho de busca,,com os elementos que tem.Mas de qualquer modo pode pedir orçamento.
Desculpe a sugestão...
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Braga- Francisco Xavier de Araújo

#171948 | LBolacha | 07 nov 2007 10:33 | Em resposta a: #171929

Cara Senhora muito obrigado pelas sugestões

Na verdade ja me informaram sobre uma possivel data de nascimento e morte, o que queria era so que alguém a confirmasse no arquivo distrital de braga.
Sendo que já sei também o nome dos seus progenitores, aqui ponho a informação, na esperança que alguém nas suas investigações ou tenham encontrado, seja com dados biográficos seja com ascendentes ou ramos laterais:

FRANCISCO XAVIER ARAÚJO (n. 13.3.1772- Prado, Braga- e f. 30.12.1856 - Portalegre), Capitão da Companhia de Ordenanças da Ordem de São João do Hospital, filho de Domingos de Araújo (n. Duas Igrejas, Braga) e Antónia da Motta (Prado, Braga).

Aqui renovo o meu pedido de qualquer informação sobre este individuo ou sobre onde ir obter informações sobre a sua entrada na Ordem de Malta.
Atenciosamente

Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Braga- Francisco Xavier de Araújo

#172107 | ksaraujo | 08 nov 2007 15:50 | Em resposta a: #171948

Prezado Confrade Levi Redondo Bolacha,

Pude ir hoje ao Arquivo Distrital de Braga e encontrei o assento de nascimento/baptismo de Francisco Xavier Araújo na data mencionada, freguesia de São Miguel do Prado, Concelho de Vila Verde, Distrito de Braga.

Fiz a transcrição completa do assento. Se mo permitir, poderei transcrevê-lo aqui neste campo. Caso considere mais conveniente, meu e-mail de contacto é kelson (arroba) hotmail ponto com

Fico na expectativa de vossa resposta.
Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen