D. Luís Filipe, Rei de Portugal?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

D. Luís Filipe, Rei de Portugal?

#169962 | Monigo | 13 out 2007 13:18

Bom dia,

sabe-se que o Príncipe Real D. Luís Filipe (1887-1908) sobreviveu por poucos minutos ao pai, o Rei D. Carlos, naquele dia trágico de 1eiro de fevereiro de 1908.

A minha pergunta então é por quê o Príncipe não recebeu o título de Rei de Portugal?

Muito obrigado pelas respostas,

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: D. Luís Filipe, Rei de Portugal?

#169966 | zamot | 13 out 2007 13:48 | Em resposta a: #169962

Penso que foi por não ter sido aclamado.

Resposta

Link directo:

RE: D. Luís Filipe, Rei de Portugal?

#169968 | feraguiar98 | 13 out 2007 14:34 | Em resposta a: #169962

Caro Alberto Penna Rodrigues,

Sem desprimor para o Zé Tomaz que, na minha opinião, se situou no "Ancien Régime" - como opção muitissimo bem! - a resposta correcta foi dada neste fórum há algum tempo:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=90059#lista
«Caro Confrade

A resposta é dada pelo direito constitucional da época.

Dom Luis para ser Rei teria de jurar a Constituição perante o Parlamento, requisito legal essencial para assumir a Chefia do Estado como Rei de Portugal e dos Algarves.

Cumprimentos

PTP»

Entretanto, permito-me comentar que, sem o exagero de linguagem do estimado confrade João Macieira que, aliás, se desculpou de mais do que devia pois ressalvada a forma e a intenção, no resto tinha razão, a abertura de novo tópico sobre assunto já abordado, além de desaconselhada pelos proprietários do "site" representa alguma falta de consideração pelos outros frequentadores.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

P.S.- Por mim não se incomode a responder mas também não se sinta inibido - será possível? - se pretender fazê-lo.
F.A.

Resposta

Link directo:

RE: D. Luís Filipe, Rei de Portugal?

#169969 | Monigo | 13 out 2007 15:00 | Em resposta a: #169968

Muito obrigado Srs. Zé Tomás e Fernando Aguiar,

como eu suspeitava foi porque D. Luís Filipe não jurou a Constituíção.

No que se refere a comentar o mesmo tema (Visconde da Ribeira Brava), como eu já disse foi uma coincidência (infeliz).

O Sr. Fernando Aguiar acha que eu teria iniciado o tema se eu soubesse que ele já estava em discussão? Não, pois o senhor pode ver que nas minhas mensagens desde 2001 eu nunca fiz tal coisa, em geral são os outros que o fazem comigo (ex, Duque de Cadaval, Colombo).

Mas doravante vou usar sempre antes de perguntar a opção de pesquisa, que é muito útil e que funciona bem.

Atenciosamente,

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 05:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen