Invenções Perdigão Queiroga

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Invenções Perdigão Queiroga

#170420 | haydee | 19 out 2007 12:32

Disseram-me em pequena, que o meu bisavô- Joaquim José Perdigão Queiroga, nascido no alentejo inventou um lagar de azeite, um carro PATINHAS destinado ao campo -aproveitado pela NASA para o 1ºcarro que andou na lua...
Gostaria de saber mais sobre as invenções Perdigão Queiroga

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#170423 | cverde | 19 out 2007 13:55 | Em resposta a: #170420

No Alentejo contam-se tantas estórias ... LOL

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#170426 | joão pombo | 19 out 2007 13:59 | Em resposta a: #170420

Cara Haydee:

Já me disseram uma vez que o 1º carro (um Rover, salvo erro...) que andou na Lua tinha sido inspirado por uma invenção de um português, mas confesso que não me recordo bem e a verdade é que também não dei importância alguma.
Por curiosidade, o seu Bisavô foi o realizador de cinema?

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#170471 | haydee | 20 out 2007 12:13 | Em resposta a: #170426

Caro João Pombo :

O meu bisavô: Joaquim José Perdigão Queiroga, foi o pai do realizador de cinema Perdigão Queiroga(meu avô).
O avô Queiroga (realizador do filme o FADO)para poder pagar os seus estudos de cinema nos E.U.A. vendeu algumas ideias do pai tal como o PATINHAS (veículo todo o terreno).

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#170482 | joão pombo | 20 out 2007 14:22 | Em resposta a: #170471

Cara Haydee:

Penso que deveria investigar melhor essa estória da invenção. Não tem documentos em casa, que possam atestar as invenções do seu Bisavô?

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#170534 | haydee | 21 out 2007 10:55 | Em resposta a: #170482

Caro João Pombo
Gostaria de ter tais documentos/cópias.
O último documento que vi estava nas memórias fotograficas da feira de Évora- miniatura de um lagar.
Cumprimentos: Haydée

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#170540 | RCR | 21 out 2007 11:29 | Em resposta a: #170534

Cara Haydée

A Câmara Municipal de Évora projecta vir a criar um Museu Municipal. Sei que tem vindo a contactar várias famílias da região com vista à recolha de documentos sobre personalidades de destaque, em áreas diversas, do município. É provável que tenha já recolhido algumas informações sobre o seu avô e bisavô. Eventualmente, se ligar para o pelouro cultural da mesma, obterá algumas informações.
Boa sorte,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#170552 | haydee | 21 out 2007 15:48 | Em resposta a: #170540

Cara Rita
Agradeço a sua informação.Vou telef.
Cumprimentos: Haydée

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#186912 | PMVMAC | 03 mar 2008 23:34 | Em resposta a: #170420

Cara Haydee,

Tenho estudada a ascendência da família Perdigão Queiroga.
Se estiver interessada contacte-me para: pedro_miramaral@hotmail.com.

Cumprimentos,

Pedro AC

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#198715 | haydee | 31 mai 2008 15:59 | Em resposta a: #186912

Caro Pedro,
Gostaria de saber, realmente mais sobre a família Perdigão Queiroga.
Já descubri mais qualquer coisa sobre as invenções do meu bisavô protótipos e papeladas. Há referência ás suas máquinas, nas memórias da feira de Évora.
Respeitosos cumprimentos,
Haydée

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#199143 | PMVMAC | 03 jun 2008 23:46 | Em resposta a: #198715

Cara Haydée,

Tive um problema com a minha conta de e-mail e, parar azar dos azares, foi desactivada. O novo endereço é muito semelhante ao antigo: pedro.miramaral@hotmail.com.
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#199177 | ajspc | 04 jun 2008 11:09 | Em resposta a: #170420

Exma. sra. Haydée

Desculpe esta intromissão fora do contexto mas não resisti.
Gostaria de lhe perguntar, como descendente do realizador Perdigão Queiroga, se tem alguma cópia (ou se conhece quem tenha) do filme "As Pupilas do Sr. Reitor" de 1960 realizado pelo seu avô.

Ando desesperadamente à procura de o visualizar/adquirir pois, segundo consta, pelo testemunhos dos mais velhos, terá cenas filmadas na aldeia Vila Mou - Viana do Castelo, onde eu estudo a genelogia da minha familia e em que participaram alguns familiares meus.

Já contactei a AIPCinema, o AICAM os familiares de Fernando Costa(que trabalhou com o seu avô) e a Cinemateca.
Desta ultima ´dizem-me que tem cópias deterioradas mas que o meu pedido não se enquadra nas competencias deles.
Enfim, só me restavam os descendentes do realizador Perdigão Queiroga.

Pedindo desculpa mais uma vez, com os melhores cumprimentos
António Palhares da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#199202 | pinheirov | 04 jun 2008 15:02 | Em resposta a: #199177

Caro António Palhares da Costa

Apraz-me saber que um descendente dos Palhares (família de origem minhota) se interessa pela genealogia dos deste apelido. Acontece que na minha ascendência mais próxima se encontra um ramo Palhares Malafaia, com origem em Ponte do Lima, do qual gostaria de conhecer os mais remotos da linha Palhares a partir de 1750 (anteriores a esta data).
Caso possua alguns dados sobre estes Palhares de Ponte do Lima, grato ficaria por futuro intercâmbio de informação relativo a esses e aos que eu próprio investiguei. Minha Avó paterna Palhares-Malafaia, foi a última a usar o apelido Palhares, que caiu com as gerações seguintes. Por outro lado parece-me estranho que ela tenha ainda no seu nominativo, o apelido Costa, de seu pai, que com ela caiu mas que poderá ter continuado pela descendências de seus dois irmãos dos quais não tenho informação.
(nota: por mera coincidência conheci na minha juventude esse Perdigão Queiroga por ter namorado uma prima minha)
Com os melhores cumprimentos,

Victor Malafaia Pinheiro (victor.pinheiro @ umontreal.ca)

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#199207 | ajspc | 04 jun 2008 16:02 | Em resposta a: #199202

Exmo. Sr. Victor Malafaia Pinheiro

Existem muitos Palhares aqui estudados e mencionados. Já li no forum e nas paginas pessoais, Palhares de diversas localidades, nomeadamente, Monção e Ponte de Lima.

Os "meus" Palhares ainda estão encalhados em Vila Mou. Não os consegui entroncar com outros aqui mencionados, e particularmente com os Palhares -Malafaia.

O primeiro Palhares (Manoel Lobato de Palhares) em Vila Mou, e que deu origem à minha familia, terá sido um Manoel - EXPOSTO em Vila Mou em 06/05/1737
No assento do seu primeiro casamento (em 11/09/1752) diz que é
"filho natural" de PEDRO LOBATO DE PALHARES e MARIA DE MAGALHÃES ambos de Viana do Castelo.
Como vê tenho aqui um nó para desatar.
Ainda só estou a ver os livros de Vila Mou, mas tenho pedido no forum se alguém tropeça nestes nomes.

Encontrei no Arquivo de Braga - nas Inquirições de Genere, um outro Palhares em Lanheses, que em principio será também um descendente do meu 1º Palhares.

Até agora todas as minhas datas são posteriores à que pretende.

Relativamente ao filme que mencionei, tenho muita curiosidade em vê-lo pois terá sido filmado, em parte, em Vila Mou. E deve mostrar Vila Mou dessa altura e ao que parece aparecem como figurantes familiares meus, nomeadamente um tio-avô Padre António Martins Palhares.

De qualquer forma, se e quando eu entroncar em outros Palhares terei todo o gosto em lhe comunicar.
Peço imensa desculpa pelo alongamento da mensagem, mas cada vez que falo de genealogia tenho tendencia para me "perder"...

Com os melhores cumprimentos
António Palhares da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#199236 | pinheirov | 04 jun 2008 19:55 | Em resposta a: #199207

Caro António Palhares

Venho agradecer a pronta resposta e dizer-lhe para não se desencorajar. A genealogia dá por vezes voltas surpreendentes; porém o seu ponto de partida parece de facto não lhe deixar grandes esperanças, tanto mais que as informações que recolhi até hoje, levam a pensar que este apelido se estendeu na região do Minho por muitos cruzamentos de filhos naturais, o que complica muito as coisas. A informação mais longínqua que possuo é a de Antónia Barboza de Palhares (casada com Malafaia, meu tetravô) filha de João Bento de Barboza Palhares e de sua mulher Marianna Thereza da Rocha (Palhares).
Não hesite se pretender mais informações sobre seus descendentes, informação que aliás poderá encontrar em «família Malafaia-Pinheiro».
Ao dispor, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro
(caso pretenda, para futuras comunicações, poderá utilizar o meu endereço privado)

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#199396 | haydee | 05 jun 2008 19:06 | Em resposta a: #199177

ExmºSr
Gostaria de o ajudar.
Tanto quanto sei, o que sobrou, dos filmes realizados por meu avÕ, estão realmente na cinemateca.
Na altura em que faleceu, o avô Queiroga, trabalhava numa varanda em casa...,com máquinas emprestadas...
Uns anos mais tarde, o estado devolveu o estúdio de cinema ocupado, em muito mau estado: Fitas e fitas(filmes)todas estragadas, misturadas com o lixo...
Penso que os filmes devem ser conservados, em determinadas condições...
Sempre vi os filmes na TV, nunca pensei em cópias ...
Houve um incêndio á uns anos...
Realmente, seria interessante conservar todos os filmes...
Só se ...
Até breve
Muitos cumprimentos, Haydée

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#199399 | haydee | 05 jun 2008 20:02 | Em resposta a: #199177

Exmºo Sr A.P.C
Estão á venda cópias dos filmes antigos em DVD.
Os filmes são os originais, sem cortes. Sei que há alguns do meu avô. "Fado","Os 3 da vida airada"...
Cumprimentos , Haydée

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#199481 | ajspc | 06 jun 2008 11:01 | Em resposta a: #199399

Exma. Sra. Haydée

Obrigado pela sua resposta. Embora desanimadora...a esperança é a ultima a morrer.

Já sabia que existiam alguns titulos à venda mas aquele que pretendo, que eu saiba, não está.

De qualquer forma, mais uma vez obrigado e a titulo de curiosidade, deixo-lhe aqui uma transcrição de umas notas de um estudo:
" DA PERSONAGEM LITERÁRIA À PERSONAGEM FÍLMICA: AS PUPILAS DO SENHOR REITOR – UM ESTUDO DE CASO
ANA RITA PADEIRA NAVARRO

ii) Refiram-se as 3 versões de As Pupilas, designadamente, a fita muda de Maurice Mariaud, de 1922, a preto e branco, uma produção de Raul de Caldevilla, cuja estreia nacional ocorrida no Porto, no cinema Passos Manuel, tem como data provável o ano de 1923; o filme de Leitão de Barros, realizado em 1935, pela Tóbis, também a preto e branco, estreado no cinema Tivoli em Abril do mesmo ano e, ainda, a última versão cinematográfica do romance, sob a realização de Perdigão Queiroga, desta vez a cores e em ‘cinemascope’ (cinema em ecrã de formato largo), datada de 1960, estreada em Janeiro do ano seguinte no cinema Roma. Infelizmente não é possível nos dias de hoje ver esta fita, cujo estado de conservação é de completa deterioração, tal como estão as cópias existentes na posse da Cinemateca. A matriz do filme é dada como desaparecida, portanto a sua recuperação, a ser alguma vez feita, sê-lo-ia a partir daquelas cópias, escolhendo as partes melhor conservadas de cada uma delas, segundo indicação dada por um
funcionário do Anim/Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Dado que o filme não teve um bom acolhimento por parte da crítica, é pouco provável que o trabalho de recuperação venha alguma vez a ser feito. "

Com os melhores cumprimentos
António Palhares da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#199549 | haydee | 06 jun 2008 22:19 | Em resposta a: #199481

Exmº Sr. A .P. C.
Agradeço a sua transcrição. Lembro-me mais dos anúncios que o meu avô fazia, do que dos filmes. Curiosamente nasci em 1961, ano em que estreou o filme. E nunca vi "As pupilar do Sr. Reitor" a cores.
O meu irmão Jorge Queiroga, também realizador de cinema, escreveu estas palavras :
"O melhor sitio para visionar ou saber de alguma edição dvd das "As Pupilas do Sr. Reitor" é a cinemateca portuguesa.
Poderá sempre pedir um visionamento na cinemateca ou no ANIM (arquivo nacional de imagens em movimento)".
De qualquer forma, soube que algumas máquinas do avô Queiroga, etc, foram para um armazém.
Conheço, algumas pessoas que devem saber o que aconteceu.
Até breve.
Haydée

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#199780 | ajspc | 09 jun 2008 11:45 | Em resposta a: #199549

Exma. Sra. Haydée

Mais uma vez obrigado pela resposta.

Quanto ao visionamento na Cinemateca/ANIM não sei se será fácil. Nos inúmeros contactos que tive com eles não facilitaram nem um bocadinho.
É certo que não fiz um pedido expresso de visionamento, sempre me mostrei interessado em obter uma cópia, pedido que sempre me negaram.

Transcrevo-lhe aqui uma das ultimas respostas deles em 2005

"Na sequência da vossa comunicação, lamentamos informar que não temos conhecimento da existência, no mercado videográfico, de qualquer edição do filme As Púpilas do Senhor Reitor, de Perdigão Queiroga, em 1960.

Mais informamos que a cedência de cópias em suporte videográfico, de filmes conservados no nosso arquivo, está estritamente limitada a contextos devidamente regulamentados, nomeadamente quando da edição videográfica das obras, pelo que solicitações como a que nos apresenta, extravasam o âmbito das nossas colaborações.

Com os melhores cumprimentos.

Sxxx Mxxxxxx
Supervisora de Acesso
Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema
Departamento ANIM - Arquivo Nacional das Imagens em Movimento"

Ainda os questionei se para efeitos de Genealogia se enquadrava, mas não obtive resposta.
Qualquer dia volto ao "ataque". Por agora vou tentando outras fontes que me pareçam mais faceis e simpáticas.

Acabei de enviar um mail para os Arquivos da RTP. Aguardo resposta.

Com os melhores cumprimentos
António Palhares da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Invenções Perdigão Queiroga

#205931 | JED | 21 ago 2008 13:55 | Em resposta a: #199177

Veja o seguinte:
http://coleccionar-collectus.blogspot.com/2008/01/as-pupilas-do-senhor-reitor-1960.html
Se conseguir alguma coisa, confirme-me por favor.

Cumprimentos JED

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#368877 | pessoa46 | 02 mai 2016 10:10 | Em resposta a: #170420

Cara Haydee, sou historiador e estou a investigar invenções portuguesas do tempo da II Guerra Mundial e descobri uma notícia do Diário de Lisboa, de 1942, em que o seu avô revela a invenção de um tanque sui generis, sem lagartas habituais e que se moveria por alavancas ou pernas. Tem conhecimento deste facto? Seria este porventura o protótipo do Rover usado pela NASA e que foi desenhado pelo seu avô? Tem alguns dados que me possa facultar. Sou amigo do realizador António de Macedo. Posso enviar-lhe cópia da entrevista que refiro atrás. Agradeço o seu contacto para o email institucional: jfernan@ufp.edu.pt.
Muito obrigado,
Joaquim Fernandes

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#368887 | saintclair | 02 mai 2016 16:51 | Em resposta a: #368877

-
Caro Joaquim;
Boa tarde. Poderia p.f.colocar essa notícia
Diário Lisboa, 1942, para poder analisar.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#368967 | pessoa46 | 04 mai 2016 09:43 | Em resposta a: #368887

Presumo que é familiar do Perdigão Queiroga. Se assim for terei todo o gosto em enviar-lhe o documento em formato jpg. Pode contactar-me para o meu email jfernan@ufp.edu.pt e assim será mais fácil enviar-lhe o documento em questão.
Obrigado.
Cumprimentos,
Joaquim Fernandes

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#368971 | saintclair | 04 mai 2016 11:01 | Em resposta a: #368877

-
Caro Joaquim Fernandes;
Tenho familiares que são primos de Perdigão Queiroga.
Teria bastante interesse vc. aproveitar este espaço de
comunicação e divulgar fotos, not. jornais, etc, sobre essa
suposta invenção do tanque sem lagartas e que se movia
por alavancas [pernas].
https://pt.wikipedia.org/wiki/Perdig%C3%A3o_Queiroga
Agradecendo antecipadamente o favor das suas notícias,
apresento os m/ melhores cumprimentos.
atentamente
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#368972 | saintclair | 04 mai 2016 11:35 | Em resposta a: #368971

-
Bissaya Barreto;
Neste [dvd antigo];-- Fotografia de Perdigão Queiroga:
Parte 1 : http://www.youtube.com/watch?v=CE6am2LbIu0&feature=plcp
Parte 2 : http://www.youtube.com/watch?v=B8owhQfKftU&feature=plcp
---
Sc.

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#368973 | pessoa46 | 04 mai 2016 11:40 | Em resposta a: #368972

Obrigado pelos links.
Aguardo a sua comunicação pelo email sugerido para lhe enviar cópia da entrevista do DL.
Obrigado,
Cumprimentos,
Joaquim Fernandes

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#368975 | pessoa46 | 04 mai 2016 11:44 | Em resposta a: #368971

Como referi tenho todo o interesse em partilhar essa entrevista, mas como é um documento fotográfico em formato jpg, só posso enviá-lo para o seu email.
Envie-mo pf.
Obrigado,
Joaquim Fernandes

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#368978 | saintclair | 04 mai 2016 11:51 | Em resposta a: #368975

-
Caro Joaquim;
Já fiz seguir e-mail.
Obrigado
Saintclair

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#368982 | saintclair | 04 mai 2016 12:55 | Em resposta a: #368978

-
Caro Joaquim;
Levando em linha conta o Diário de Lisboa de 1942, poderá ter acontecido o que escreveu a
neta de Queiroga, Haydee:
"O avô Queiroga (realizador do filme o FADO)para poder pagar os seus estudos de cinema nos E.U.A. vendeu algumas ideias do pai tal como o PATINHAS (veículo todo o terreno)."
-
Titulo notícia D.Lisboa 1942:
Um português inventou um "TANK" de caracteristicas desconhecidas
e foi convidado pelo governo norte-americano a ir aos E.U.A.
....Caro Joaquim, vou ver se consigo colocar neste topico a cópia da entrevista dada ao D.L.
Obrigado pela sua colaboração.
Sc.

Resposta

Link directo:

Entrevista dada Diário Lisboa, Perdigão Queiroga

#368984 | saintclair | 04 mai 2016 14:36 | Em resposta a: #368982

-
Joaquim;
Conforme tinha dito, aqui vai a entrevista dada em 1942 pelo futuro cineasta Perdigão Queiroga.
Com toda a certeza, deverá haver algum Confrade que terá algumas " memórias " e que
poderá partilhar connosco, para se poder saber em concreto o que afinal se passou.
https://www.dropbox.com/s/5a4moz3v9lbynnj/O%20tanque%20de%20guerra%20portugu%C3%AAs%201942%20Di%C3%A1rio%20de%20Lisboa.doc?dl=0
Joaquim, se tiver mais alguma informação digna de registo,p.f.queira partilhar.
Obrigado
Melhores cumprimentos
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#368995 | pessoa46 | 04 mai 2016 16:47 | Em resposta a: #368984

Excelente, caro amigo. Boa ideia a partilha do artigo do DL.
Agradeço igualmente qualquer partilha de documentos originais sobre este assunto que estou a investigar. O mesmo farei se encontrar algo mais na busca pelos jornais. O meu email institucional: jfernan@ufp.edu.pt

Cumprimentos,
Joaquim Fernandes
http://www.fnac.pt/Portugal-Insolito-Joaquim-Fernandes/a942477

Resposta

Link directo:

Senna, o extraterrestre que nos fez chorar

#369026 | saintclair | 05 mai 2016 11:52 | Em resposta a: #368996

-
"Foi há 22 anos, parece que foi ontem. Aconteceu num início de maio de 94: o que era mito da melhor maneira fez-se ainda mais mito mas da pior maneira. O homem do capacete amarelo, o homem que era maior que o desporto que praticava, esse homem idolatrado e admirado desaparecia num muro. Naquele muro que odiamos. Aquele em Ímola que nos fez chorar."

http://expresso.sapo.pt/desporto/2016-05-02-Senna-o-extraterrestre-que-nos-fez-chorar
Sc.

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#369027 | pessoa46 | 05 mai 2016 12:00 | Em resposta a: #368996

Caro amigo,
Obrigado por me recordar a série dos EI que tive oportunidade de apresentar na RTP2.
Cumprimentos,
JF

Resposta

Link directo:

Boeing 707 Barrel Roll

#369028 | saintclair | 05 mai 2016 13:10 | Em resposta a: #369027

-
Caro Joaquim;
...."A Câmara Municipal de Évora projecta vir a criar um Museu Municipal. Sei que tem vindo a contactar várias Famílias da região com vista à recolha documentos sobre personalidades de destaque, em diveras áreas."
Pergunto; Já teria sido criado o Museu?:
Entretanto "convido-o para uma rápida demonstrção":
-
O Tonneaux é uma figura acrobática em que o avião rola 360º no seu eixo longitudinal.
Barrilado porque em vez de rolar exactamente no eixo longitudinal faz simultaneamente uma trajectória paralela, circular, que alarga lateralmente a figura.
No dia seguinte o presidente Allen chamou o piloto chefe Alvin "Tex" Johnston ao seu gabinete e disse-lhe que não queria mais manobras daquelas em situações semelhantes ao que ele respondeu que estava simplesmente a “vender aviões” e que ao fazê-lo limitara-se a executar uma manobra perfeitamente capaz para aquele tipo de avião. Era, afinal, um avião muito seguro, como ele tinha demonstrado.
https://www.youtube.com/watch?v=AaA7kPfC5Hk
--
Ver inicio máxima potência; 3m: 10s.
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=AaA7kPfC5Hk#t=167
Melhores cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#369039 | saintclair | 06 mai 2016 00:08 | Em resposta a: #369028

-
"Perto do meio-dia de 17 de Junho de 1977, o furriel da Força Aérea Portuguesa José Francisco Rodrigues participava num voo de treino na zona da barragem de Castelo de Bode. A certa altura avista à sua esquerda um objecto estranho que o leva a contactar a torre de controlo de Tancos para confirmar a presença de tal objecto no radar. O piloto decide fazer uma manobra de aproximação que lhe permite, durante breves segundos, observar melhor aquele estranho objecto: tratava-se de uma semi-esfera negra, com 13 a 15 metros de diâmetro, com uma faixa de "janelas" com iluminação amarelada. De súbito o objecto afastou-se, provocando uma grande instabilidade no avião, levando José Rodrigues a uma difícil manobra para recuperar o controlo. Mais ainda, a instrumentação de voo da aeronave ficou afectada após aquele bizarro avistamento."
-
https://www.youtube.com/watch?v=2R65nNmUDMY
http://ufoportugal.blogspot.pt/2016/02/vigilia-nacional-2016.html
Sc.

Resposta

Link directo:

Invenções Perdigão Queiroga

#429216 | Peminada | 29 nov 2020 18:50 | Em resposta a: #170420

Eu tenho um livro com o titulo “Lagar Móvel - Perdigão Queiroga” de 1906

Cumprimentos,
Pedro David

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 10:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen