Família Ferro da Galiza para Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Hispânia

Família Ferro da Galiza para Portugal

#170457 | CCS1953 | 19 out 2007 23:28

Caros Confrades,

Caros Confrades,

Ando a pesquisar os antepassados da seguinte famíllia Ferro, com origem Galiza:

- Tomaz Ferro casou com uma Senhora Braancamp (desconheço o nome desta
Senhora.
filho deste casal:

Alfredo Tomaz Braancamp Ferro cc Maria del Rosario Guerrero, natural de
Huelva, Minas de Rio Tinto.
Filho deste casal:

Jorge Ernesto Guerrero Ferro nasceu em Lisboa no ano de 1899, morreu em Paio
Pires, concelho do Seixal no ano de 1933. Este Senhor Jorge.... casou com Maria
Joana Oom de Almeida Lima Ferro, com enorme descendência.

Agradeço a quem estude a Galiza os a família Braancmpa, uma ajuda.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#171338 | CCS1953 | 30 out 2007 22:52 | Em resposta a: #170457

Caros Confrades,

Recebi hoje o assento de baptismo de Jorge Ernesto Ferro.

Filho de: Alfredo Ernesto Thomaz Ferro, empregado público e de D. Maria do Rozario Guerreiro Ferro. Baptizado ele em sta. Isabel, ela em Huelva, Espanha. Casados en Alcântara, provincia de Cáceres, moradores na Travessa de Santo Idelfonso, nº 40.

Neto paterno de: José Ferro e D. Maria da Conceição Ferro.
Neto materno de: Izidoro Guerreiro Ferro e D. Maria do Rozário Cabeça.

Padrinhos: Álvaro Ferro Mayer e D. Laura Ferro Mayer. Primos.

Quem me puder ajudar nos antepassados. Agradeço.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#171399 | aeiou2 | 31 out 2007 14:39 | Em resposta a: #171338

Olá Celeste,

O casamento de José Ferro e D.Maria da Conceição, talvez seja este:

Freguesia das Mercês, Lisboa, liv 8-c folha 214 v., 15.9.1841.

No acervo do Genall vem uma Ferro casada com um Mayer e cujos filhos nascem nas Mercês, Lisboa, mas não vem nada da sua ascendência.

Bjs

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#171429 | CCS1953 | 31 out 2007 21:16 | Em resposta a: #171399

Boa noite Maria Oom,

Vou solicitar à TT.
As suas primas Helena e Zé ficaram muito contentes, pois desconheciam os nomes destes avós.

Agora terei quer ir recuando.

Um beijo para sia e outro para a Matilde,

Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#178985 | Rui Mayer | 05 jan 2008 18:29 | Em resposta a: #171399

Muito boas tardes,

Já há muito tempo que não vinha ao Forum, e encontrei hoje este tópico.

Mariana Ferro casou com Joaquim Apolinário Mayer, e tiveram como filhos Álvaro Ferro Mayer, Maria Laura Ferro Mayer e Ruy Ferro Mayer. Não tenho dados fidedignos sobre a origem da família Mayer, apensa sei que o nome surge no Ribatejo, onde ainda se encontram várias combinações. Igualmente não tenho mais dados sobre a ligação à família Ferro. Sobre a descendência de Mariana Ferro, que foi minha Bisavó, posso dar alguns detalhes:


Álvaro Ferro Mayer era casado com uma Senhora de apelido Boaventrura, e teve dois filhos: Joaquim Mayer, de quem há descendência, mas que não conheço, e José Mayer, que faleceu solteiro e sem descendência.

Maria Laura Ferro Mayer casou com um Senhor de apeldo Botelho da Costa, e teve três filhos: Maria Amális, sem descendência, Maria Luísa, que casou com um Coelho Borges com descendência (pelo menos três filhos, sendo que a filha mais nova, Maria da Luz, casou com um Silva e Sousa, com pelo menos dois filhos - Marta Silva e Sousa, que é tradutora, e um filho que não conheço. O terceiro filho era Joaquim Mayer Botelho de Costa, que foi Professor no Instituto Superior de Agronomia, com obra publicada, e que morreu solteiro e sem descendência.

Ruy Ferro Mayer, meu Avô, nasceu em 29 de Dezembro de 1888 e morreu em 6 de Setembro de 1959. Foi Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia, e casou com Maria Eugénia de Sá Ferreira, que nasceu em Pangim, Goa, em 28 de Abril de 1898 e faleceu em Lisboa em 12 de Maio de 1981. Tiveram 4 filhos:

Ruy Manuel Ferreira Mayer, nascido em 1924 ou 1925, e faleceu em 1988. Casou com Maria Teresa do Rego Botelho de Freitas Mayer, de quem tem três filhos: Joana de Freitas Mayer, Vera de Freitas Mayer e Rui Manuel de Freitas Mayer. Nenhim dos três tem qualquer descendência.

Maria da Conceição Ferreira Mayer Godinho, nascida em 1926 e falecida em 1983. Foi casada com Francisco Quinhones Godinho, Engenheiro Agrónomo, falecido em 1979, e teve cinco filhos: Emília Isabel Mayer Godinho (casada com Nuno Jardim, falecido em 1980, de quem teve dois filhos, Rita e Nuno, e com Frederico Guilherme Mendonça, que faleceu já depois de 2000 náo sei exactamente em que data), Francisco José Mayer Godinho, (que tem pelo menos um filho, de nome Heitor), Maria do Carmo Mayer Godinho, que é casada com Rui de Lemos Monteiro Fernandes (que tem três filhos e já vários netos), Luis Manuel Mayer Godinho, (com um filho do actual casamento) e Maria Madalena Mayer Godinho (casada e com um filho).

José Joaquim Ferreira Mayer, que foi meu Pai, nasceu em 15 de Setembro de 1927 e faleceu em 13 de Junho de 1982. Foi Engenheiro Civil, e casou com Mariana Maria Seabra Diniz, e para além de mim tiveram um outro Filho, Duarte Maria Diniz Mayer, nascido em 29 de Novembro de 1959 e falecido em 18 de Março de 1984. O meu nome é Rui Maria Diniz Mayer, nasci em 15 de Dezembro de 1956, e sou casado com Isabel Maria Martinho Pitorro, de quem tenho dois filhos, Duarte, nascido em 8 de Novembro de 1989, e Mariana, nascida em 4 de Dezembro de 1991.

Mariana do Carmo Ferreira Mayer, nascida em 30 de Abril de 1930, foi casada com Eduardo Alexandre Bachá de Almeida Ribeiro, que faleceu em 1986. Tiveram 4 filhos: Maria Ana Mayer de Almeida Ribeiro, casada com Miguel Ferreira de Almeida, com 2 filhos, Sofia, casada com Diogo Anahory (4 filhos), e Salvador, ainda sem descendência; Maria do Rosário Mayer de Almeida Ribeiro, casou com João Pereira Bastos (2 filhos, Carolina e João, ainda sem descendência); Manuel Jorge Mayer de Almeida Ribeiro, Professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, casado com Luisa Manoel de Vilhena Dias de Freitas (2 filhos, Gonçalo, casado com Mafalda Campos Forte, ainda sem descendência, e Salvador); e Maria do Pilar Mayer de Almeida Ribeiro (foi casada com Pedro Giardini, um filho, Pedro).

Se alguém conseguir saber de mais algumas informações sobre estas famílias, para além do que já está no Genea, seria para mim muito interessante.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179243 | Joman | 07 jan 2008 08:30 | Em resposta a: #178985

O marido de Maria Laura Ferro Mayer chamava-se Joaquim Vieira Botelho da Costa Júnior e era natural de Cabo Verde.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179286 | aeiou2 | 07 jan 2008 14:07 | Em resposta a: #178985

Boa Tarde,

Sabe quem eram os pais da Mariana Ferro que casou com o Joaquim Apolinário Mayer?

Desde já agradeço qualquer informação

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179294 | Rui Mayer | 07 jan 2008 15:18 | Em resposta a: #179286

Boa Tarde, Maria.

Infelizmente não sei. É um facto que (ao contrário do que se passa do lado da minha Mãe), nesta família não havia nenhum interesse por genealogia, e por isso a pesquisa que tenho vindo a fazer sobre os meus antepassados de apelido Mayer, Ferro e Galvão tem sido muito dificultada por falta de elementos de referência.

A única pista que tenho para seguir o apelido Ferro foi-me dada pelo Eng.º Pedro Pires de Miranda, que é casado com uma Ferro, mas também na época não me conseguiu dar mais nenhuma informação que me permitisse segir o tema. Se alguém tiver algum contacto com eles talvez se possa retomar o tema.

Entretanto, aproveito para fazer uma rectificação: Mariana Ferro era casada com Joaquim Augusto Genest Mayer, filho de Joaquim Apolinário Mayer e de Maria Felizarda Genest. Ambos os apelidos (Mayer e Genest) surgem no Ribatejo por volta de inícios do sec. XIX (ainda há poucos anos havia no Cartaxo uma Rua do Genest), mas tenho dúvidas sobre a ligação aos Lima Mayer - e não consigo encontrar essa ligação com base nos elementos que vão sendo disponibilizados no Geneall.


Cumprimentos,

Rui Mayer

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179296 | aeiou2 | 07 jan 2008 15:29 | Em resposta a: #179294

Caro Rui Mayer,

Tem graça que há algum tempo atrás andei pesquisando os Mayer, mas não ligados aos Lima Mayer, mas com origem num Geógrafo alemão que viveu na Madeira e aí casou? com uma Medina.Mas não consegui saber mais nada sobre a origem destes Mayer.

Se tivesse os assentos de baptismo e de casamento conseguia-se talvez avançar alguma coisa, quer nos Mayer quer nos Ferro.

Os meus primos Ferro também não sabem nada sobre os Ferro.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179305 | aeiou2 | 07 jan 2008 16:11 | Em resposta a: #171429

Olá Celeste,

Veja as intervenções do Rui Mayer. Os dois primos que aparecem como padrinhos do Jorge Ernesto Ferro são por ele citados.

Ainda não recebi nada da TT.

Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179310 | aeiou2 | 07 jan 2008 16:27 | Em resposta a: #178985

No Family Search encontrei a data do nascimento da Maria Luísa Mayer Botelho * 8.8.1902 , Lisboa não diz a freguesia e cc João de Deus Pamplona Coelho Borges não diz a freguesia.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179325 | Rui Mayer | 07 jan 2008 17:33 | Em resposta a: #179310

Cara Maria,

Parece-me que 1902 será muito cedo para a data de nascimento desta minha prima. Suponho que possa ser 1920. É uma das filhas de Maria Laura Ferro Mayer, irmã do meu Avô (que nasceu em 1888, sendo o mais novo de três irmãos, com alguma distância) que casou com Joaquim Vieira Botelho da Costa Júnior, natural de Cabo Verde, conforme informação de Joman.


Quanto ao tal geógrafo, ou Geólogo, que viveu na Madeira, é mais um Mayer que nada tem a ver com os restantes.

Entretanto, vou tentar obter algumas certidões, a ver o que nos conseguem dizer.

Cumprimentos,

Rui Mayer

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179347 | aeiou2 | 07 jan 2008 18:50 | Em resposta a: #179325

caro Rui Mayer,

A data é a que está no Family Search.Pode estar errada.

Aguardo o resultado das certidões.


Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179456 | aeiou2 | 08 jan 2008 11:42 | Em resposta a: #179325

Caro Rui Mayer,

Em Genealogias da Ilha Terceira, Vol III, pág.312

João de Deus da Silva Coelho Borges, *Lisboa 17.7.1898 +ib 15.3.1907 cc Lisboa

Santos-o-Velho D.Maria Luisa Mayer Botelho da Costa,*Lisboa Santos-o-Velho

16.8.1901 +Lisboa, Alcântara 5.8.1978,filha de Joaquim Vieira Botelho da Costa

Jr.*.Cabo Verde, Ilha do Fogo, oficial da Armada e de D.Laura Ferro Mayer
Tiveram 4 filhos e todos com descendência.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179462 | Rui Mayer | 08 jan 2008 12:16 | Em resposta a: #179456

Maria,

Fazendo algumas contas, chjego à conclusão de que estamos todos na linha certa. O meu Avô Ruy Ferro Mayer era o mais novo de três irmãos, com alguma distância, como já disse, mas não sei exactamente (ainda) qual a diferença de idades para os mais velhos, Álvaro e Laura. Mas admitindo que seria uns 10 anos mais novo do que a irmã, o que é perfeitamente possível, isso significaria que esta teria nascido por 1878, ou seja, que poderia perfeitamente ter tido uma filha em 1901. A minha dúvida é que a Maria Luisa que casou com o dito João de Deus Coelho Borges é da geração do meu Pai, que nasceu em 1927, o que me parecia um pouco exagerado. Mas como o meu Avô casou tarde, já com 35 anos, as coisas tornam-se mais plausíveis.

Entretanto estou a tentar as tais certidões, e a seguir outras pistas (designadamente o casamento de Jorge Ernesto Guerrero Ferro com Maria
Joana Oom de Almeida Lima Ferro, através de uma amiga que é desta família Oom de Almeida Lima) para tentar aprofundar algumas informações sobre os Ferro.

Cumprimentos,

Rui Mayer

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179497 | aeiou2 | 08 jan 2008 15:15 | Em resposta a: #179462

Rui,

Mas já temos os nomes dos pais do Jorge Ernesto Ferro, veja sff a mensagem da Celeste (CCS1953, 30.10.2007,22h52min.). Da Maria Joana Oom de Almeida Lima e irmãos, tenho muita informação (Oom e Almeida Lima), pois somos primas e tenho um ficheiro bastante alargado.Tinha os Ferro encravados e mais outros tantos.

Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179534 | aeiou2 | 08 jan 2008 17:34 | Em resposta a: #179243

Caro Joman,

Lá voltaram os Mayer! Será que é desta vez se descobrem as origens.Visitei Hesperitanas e gostei do novo formato.

Beijos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179538 | Rui Mayer | 08 jan 2008 17:52 | Em resposta a: #179497

Maria,

Por meu lado estou a tentar encontrar dados sobre a minha Bisavó Mariana Ferro, e a ligação aos Oom Almeida Lima foi-me sugerida porque me lembrei de uma colega minha, Rita Almeida Lima, que me disse que iria contactar (aliás pôs-me em contacto) com a Maria Helena Ferro, e daí já concluímos que a Mariana Ferro, minha Bisavó, era irmã do Jorge Ernesto Guerrero Ferro, Avô dela. Ficou de dar os elementos de que dispõe para podermos seguir a pista. Fica desde já a informação de que o Alfredo Tomaz Braancamp Ferro e Maria del Rosario Guerrero a que a Celeste se refere são meus Trisavós, e que o Tomaz Ferro, que casou com uma Senhora Braancamp são, por isso meus Tetravós. O que para mim já é um progresso.

Rui Mayer

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179543 | aeiou2 | 08 jan 2008 18:31 | Em resposta a: #179538

Rui,

1.Jorge Ernesto Ferro cc 1'Maria Joana Oom Almeida Lima

2.Alfredo Ernesto Thomás Ferro
3.Maria del Rosário Guerrero,*Huelva

4.José Ferro
5.Maria da Conceição
6.Izidoro Guerrero
7.Maria do Rosário Cabeça

O 1. é primo dos seus Álvaro Ferro Mayer e Maria Laura Ferro Mayer, e seus padrinhos como nos informou a Celeste.O que podemos inferir é de que a Mariana Ferro, sua bisavó, era irmã do Alfredo Ernesto Thomás Ferro um dos avós da Maria Helena.


Para
1'.Maria Helena Almeida Lima Ferro cc Prof Dr.Carlos Ribeiro

2'Jorge Ernesto Ferro
3'Maria Joana Oom Almeida Lima

4'=2.Alfredo Ernesto Thomas Ferro
5'=3.Maria del Rosário Guerrero
6'.José Caetano Campos de Andrada Almeida Lima
7'.Clotilde Esther Nogueira de Brito Oom

Ainda não apareceram Braancamp nos assentos.Não sei como apareceu essa informação primitivamente, julgo que é uma confusão.

Para se conseguir tudo certinho só com os assentos paroquiais.

Já sabe onde nasceu a Maria Luiza Mayer Botelho da Costa Santos-o-Velho ,Lisboa 16.8.1901 e + 5.8.1978,Alcântara ,Lisboa era de pedir estes assentos pois podem trazer muitas pistas.

Por outro lado os Mayer que eu tenho e que andei procurando noutra altura são:

Virgínia Medina Mayer*? cc 1862,Lisboa Agostinho Coelho, oficial do Estado Maior do Exército
Guilherme Maria Mayer, oficial da armada e facultativo em Cabo Verde por volta de 1841

2.Guilherme Augusto Mayer
3.Clécia Guilhermina de Medina *Funchal 1840

Como não os consegui encaixar nos Lima Mayer acho que são outra família

Esperemos que os assentos nos ajudem
Maria

Resposta

Link directo:

Mayer

#179561 | S.João de Rei | 08 jan 2008 20:24 | Em resposta a: #179543

Olá Maria e Rui

Faço parte do ramo Sousa Mayer, de Muje, Ribatejo.
O meu bisavô João Mayer, nasceu em 1860, foi proprietário, e casou com Maria das Neves, nascida a 06/01/1863. João foi neto paterno de João de Sousa Mayer, também proprietário e de Mariana Antunes, também naturais e moradores em Muje.
O livro de certidões de nascimento, na TT de Muje (Salvaterra de Magos), correspondente ao período de João de Sousa Mayer ... eclipsou-se! Tentei as certidões de casamento, mas os hieróglifos do padre deixaram-me em papas!
Faço-o filho ou sobrinho (filho de um irmão) de
António Mayer Júnior, nascido em Nancy a 27/Set/1799, falecido a 12/Mar/1867, na sua casa da Rua da Emenda 69, em Lisboa.
Veio para Portugal em 1814 (com 15 anos) junto de, ou ter com seu pai Antoine Simon Mayer, no período das invasões napoleonicas. Abjurou a religião Luterana em 1825. Antonio Mayer casou com Maria Clementina de Lima, nascida em Lisboa, na freguesia dos Mártires, a 23/Nov/1805, filha de José Manuel de Lima, que se prontificou a ajudar Antoine Simon Mayer, com os víveres e outros valores do exército francês de Junot que estava então, em fase de debandada!!! Dão inicio ao ramo Lima Mayer.
Os Mayer do Cartacho estarão também ligados, como não sei?
Antonio era filho do Capitão Antoine Simon Mayer, Intendente dos exércitos napoleônicos, talvez nascido em Sarre-Union (Alsácia), a 16/Jul/1775, e falecido em Montpellier a 26/Fev/1846, e de sua mulher D. Jeannette Salomon, e talvez neto paterno de Charles Joseph Mayer e de D. Louise Sophie Brescany e materno de Frederico Joseph Salomon e de D. Rose Eleonore.
Antonio Mayer também poderia ser neto, de Amschel Mayer, 1° barão de Rochild e sobrinho (irmão do Pai) de James Jacob, 2° barão de Rochild, ministro das Finanças e Intendente Geral dos Exércitos Napoleônicos, bem conhecido pelos seus negócios na área vínica!!, os irmãos James Jacob e Antoine Simon, ramo francês (alsaciano) ligados pela Intendência Militar!!!
Na árvore disponível na net dos Rochild está em aberto existência de um filho de Amschel, que se não sabe o nome ! casado com uma Jeanette , e que se enquadra com a data de nascimento de Antoine!...enfim!
Seria necessário averiguar talvez junto do exercito francês estes dados!
Os Mayer serão nossos judeus sefarditas, originários de Marrocos que fazem o périplo europeu após a inquisição.
Entretanto tempos atrás surgiu-me a informação em que na Lista dos oficiais alemães vindos para Portugal em 1776 (reforma do exercito pelo conde de Liipe), existiria um 2º tenente de Artilharia Mayer !
E é tudo o que sei por enquanto das origens dos nossos Mayer.
Cumprimentos do,

José de Azevedo Coutinho
Santos, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179628 | Joman | 09 jan 2008 04:41 | Em resposta a: #179534

Obrigado Maria

E sobre os Ferro também. Deste ainda não consegui ir além do meu trisavô Manuel da Silva Pinto Ferro que era da zona Porto / Aveiro.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179656 | aeiou2 | 09 jan 2008 11:38 | Em resposta a: #179538

Rui,

Acabei de falar com a nossa prima comum, Maria Helena, que confirmou o Braancamp por parte da 5.Maria da Conceição casada com 4.José Ferro.Este casal casou nas Mercês, Lisboa , 15.9.1841 Liv 8-c, fls 214 v.Este assento também pode dar muitas pistas já que, como os Ferro são galegos se soubermos a freguesia e o local de nascimento pode-se avançar.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179660 | aeiou2 | 09 jan 2008 12:05 | Em resposta a: #179628

Sabe se os seus Ferro são Galegos?

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179695 | Rui Mayer | 09 jan 2008 15:05 | Em resposta a: #179656

Olá, Maria,

Estou já a tentar obter documentos, mas infelizmente não tenho montanhas de tempo para ir à Torre do Tombo. Por isso tenho de ir fazendo os pedidos por email ou pela internet, e esperar que uns venham antes de pedir outros. Por isso vai levar alguns dias. Mas já comecei, pela Maria Luiza Mayer Botelho da Costa (estou a pedir a Certidão de Nascimento) que dará pistas para dois lados, e etou a tentar obter a cópia do assento de casamento da Maria da Conceição com o José Ferro.


Rui Mayer

Resposta

Link directo:

RE: Mayer

#179698 | Rui Mayer | 09 jan 2008 15:14 | Em resposta a: #179561

Boas tardes, José,

Quer enviar-me por email uma cópia digitalizada da certidão de casamento do seu Tetravô João de Sousa Mayer? Tenho um amigo que tem alguma experiência em ler documentos antigos e pode ser que nos ajude. Se quiser, posso enviar-lhe o endereço de email para onde se dirigir.

Quanto à origem do nome, o meu Pai falava-me exactamente de um Oficial do exército do Conde de Lippe, que aliás se chamaria "Bayer", por ser prioveniente justamente da Baviera, sendo que teria havido uma corrupção do original A ser assim, ficaria demonstrado que se trata de várias famílias distintas. Estou a tentar refazer o "caminho das pedras" a partir do meu Avô Rui, para ver onde conseguimos chegar. Mas não estou muito confiante na ligação aos Rotschild, que provavelmente estará mais próxima da origem dos Lima Mayer.

Rui Mayer

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179729 | aeiou2 | 09 jan 2008 17:53 | Em resposta a: #179695

Boa tarde,

Para troca de dados queira sff pedir o meu endereço electrónico aos Moderadores se assim o entender.

Se não me custasse tanto ler os micro filmes já tinha ido à TT, mas dá-me cabo da vista.
Eu estou mais inclinada pela entrada do apelido Mayer em Portugal pelo Alemão que acompanhou o Conde de Lippe.

Nunca me lembrei de pesquisar no A Histórico Militar.

Um abraço
Maria

PS A Rita também é minha prima

Resposta

Link directo:

RE: Mayer

#179738 | S.João de Rei | 09 jan 2008 19:08 | Em resposta a: #179698

Olá, boa tarde Rui.

Obrigada pela sua oferta.
Quanto aos dados do meu 4 ° avô João de Sousa Mayer tentei pesquisa-lo há uns anos na Torre do Tombo (O meu bisavô João Mayer, nasceu em 1860, foi proprietário, e casou com Maria das Neves, nascida a 06/01/1863. João foi neto paterno de João de Sousa Mayer, também proprietário e de Mariana Antunes, também naturais e moradores em Muje)
Nada mais consegui...
A Alsásia historicamente, foi disputada entre a França e a Alemanha durante centenas de anos, até aos dias de “hoje”. Tenho um falecido cunhado francês (Joachim Muller), da Alsácia com toda a sua família do lado Alemão!!! Ou seja, a fronteira tem mudado de lado, em função do “vencedor”!
A origem do 1° Rochild (Mayer) também é desta região acredito tal como, o 2º tenente de Artilharia Mayer em 1776!
Acredito que todos os Mayer em Portugal (e descendentes no Brasil) estarão envolvidos na mesma “família”.
Amschel Mayer, sem sombra de duvidas o capitalista/banqueiro mais original e empreendedor que “conheci” á face da terra! A sua estratégia de na segunda metade do século XVIII, enviar três filhos para destinos diferentes, dentro de uma logística financeira absolutamente inovadora em termos de memória humana, é deles. Os três filhos principais, ocuparam-se nomeadamente da França, de Inglaterra e da Itália, mantendo o título em paízes estrangeiros, dado que o 1° e Pai encontrava-se na “Alemanha”. Dominaram “por completo” os respectivos paízes ou melhor o “mundo” da época!
Sendo judeus como afirmei, apesar da “substituição” da religião, sem grandes dificuldades, mantiveram activo o seu cérebro e aptidões naturais.
A Meca da industria norte americana (Hollywood), representa até hoje uma parcela mesmo que pequena, do orçamento de todos os cidadões do ocidente, terá sido formada por um deles (nossos), marranos!
Os “meus” Mayer, tem ainda uma loja de antiguidades, penso!, logo depois do largo Camões, do lado do bairro Alto aí em Lisboa, perfeitamente identificados...
Também que eu saiba, o tal senhor Lima, pai de Maria Clementina também era ou possuía propriedades no Cartacho, segundo o livro da Família Lima Mayer, que “tenho encaixotado” algures em Portugal...
Sendo Muje e Cartacho situados no Ribatejo e não tão distantes como isso, acredito encontrarem-se no mesmo “circulo” familiar, até porque, o apelido/família (Mayer) é raro por aí.
Os meus cordiais cumprimentos e mantendo o contacto,

José

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#179804 | Joman | 10 jan 2008 02:57 | Em resposta a: #179660

Não. Dele apenas sei o nome completo e que nasceu c. de 1809, nat. do concelho de Águeda, distrito de Aveiro, Província do Douro, embora no livro "Notas para a Genealogia da Família Arrobas" apareça como natural do Porto. Desconhecia esta pista galega.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Mayer

#180008 | aeiou2 | 11 jan 2008 11:35 | Em resposta a: #179561

Caro José de Azevedo Coutinho,

Encontrei um testamento de um Natan Mayer Rothischild of the City of London de 15.8.1836.

É um site Inglês, mas se escrever no motor de busca do Google Public Record Office Documents Online Wills vai lá dar.

Em segundos fica com o documento por cerca de 5 libras.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#180014 | aeiou2 | 11 jan 2008 12:19 | Em resposta a: #179294

Olá,

Se for pesquisar na TTOnline encontra muitos Mayer desde D.Maria I e alguns do Brejo Cartaxo e aparece também o Joaquim Augusto Genest Mayer.Tudo no RG Mercês dos vários reis.
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#180019 | Rui Mayer | 11 jan 2008 12:46 | Em resposta a: #180014

Olá,

Boa pista! D.ª Maria I pode ser anterior à "pista" dá Alsácia, e é compatível com a hipótese do tal oficial do Conde de Lippe, que é do tempo do Marquês de Pombal.

Vou ver o que consigo descobrir por aí durante o fim de semana.

Rui Mayer

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#180787 | Rui Mayer | 17 jan 2008 14:58 | Em resposta a: #179656

Boas Tardes, Maria,

Acabei de receber do Arquivo Distrital cópia do assento de casamento de José Ferro, que infelizmente não nos dá muitas pistas mais. Dele diz que "viúvo de Francisca Ritta, a qual falleceo na Freguezia do Sacramento"; e dela que era "filha de Pais incógnitos, baptizada na Freguseia de Santo Estêvão d'Alfama, moradora na de São Mamede". Diz também que foram "testemunhas António Augusto Ribeiro, cazado, morador no Largo do Loureto, e Manuel Joaquim Gonçalves, cazado, morador na Rua Larga de São Roque". Vamos continuar por outras vias. Estou à espera de outras certidões, e vamos ter de ir passo a passo.

Mas a ligação aos Braancamp não se decortina por aqui.

Rui Mayer

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#180788 | aeiou2 | 17 jan 2008 15:21 | Em resposta a: #180787

Olá Rui,

Pois é, assim mesmo quando não temos os dados todos e já não temos as pessoas a quem perguntar .

Fui fazer uma pesquisa nas Paroquiais do Geneall e há um outro casamento de um José Pedro Ferro com Maria da Conceição , mas em 18.12.1828, S Lourenço, Lisboa Liv.5-c fls 33.É uma pista para depois se for preciso.

Também encontrei o casamento do Augusto Guilherme Mayer com a Clécia Medina, na Sé do Funchal.Estou aguardando a chegada do assento.

Espero ficar a saber o nome dos pais dele já que da noiva consegui andar para trás, com ajuda do FamilySearch e do site Hesperitanas (Cabo-Verde).

A minha prima Maria Helena ficou de me dar mais dados, mas não sei quais.

Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#181799 | Rui Mayer | 24 jan 2008 17:51 | Em resposta a: #180788

Boas tardes, Maria,

Recebi hoje o assento de batizado do meu Avô Ruy Ferro Mayer, e por aí consigo confirmar os nomes dos Pais - Joaquim Augusto Genest Mayer, empregado do Correio (e confirmam-se os elementos que vêem no TTOnline sobre este meu Bisavô), natural do Cartaxo, filho de Joaquim Apollinário Mayer e de Maria Felizarda Genest; e Mariana Ferro Mayer, natural da Freguesia das Mercês, filha de José Ferro e de Maria da Conceição Ferro.

Quanto à proveniência destes Ferro não sei muito bem por onde ir agora, porque o assento de casamento de José e Maria da Conceição é omissa quanto a ascendência dele, e dela diz que era filha de pais incógnitos, de onde não se consegue provar a tal relação com os Braancamp. Mas fica confirmado que estes José e Maria da Conceição Ferro são os mesmos que já foram aqui referenciados pela Celeste Correia Saraiva no dia 30 de Outubro, como tendo sido Pais de Alfredo Ernesto Thomaz Ferro, que casou em Alcântara, Cáceres, com Maria do Rozario Guerreiro Ferro, que por sua vez foram pais de Jorge Ernesto Ferro - primo de Álvaro e Laura Ferro Mayer, que eram irmãos e foram também Padrinhos do meu Avô.

Vou agora tentar ver nos Arquivos de Santarém o que se consegue saber sobre estes Mayer e os Genest.

Abraços,

Rui Mayer

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#181886 | aeiou2 | 25 jan 2008 10:39 | Em resposta a: #181799

Olá,

Não sei se leu a minha mensagem de 17.01.2007 15h21.

Talvez este seja o primeiro casamento do José Ferro e por casualidade, as mulheres tinham o mesmo nome.

Ainda não recebi nada do Funchal
Abraços
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#181913 | aeiou2 | 25 jan 2008 12:27 | Em resposta a: #181799

Estive a ver as datas no Geneall e o casamento a 1828 de José Ferro e Maria da Conceição, é que deve ser, e talvez o primeiro como já disse.
Abraços
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#181918 | Rui Mayer | 25 jan 2008 12:37 | Em resposta a: #181913

Pelo que se vê atrás, estes meus Trisavós José Ferro e Maria da Conceição casaram em 1841, sendo que era o segundo casamento dele, que era viúvo de uma Maria Ritta. Poderia ser Maria Ritta da Conceição? Ou Maria da Conceição Ritta? Consegue o assento desse casamento?

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#181933 | aeiou2 | 25 jan 2008 13:39 | Em resposta a: #181918

Tenho que pedir para a TT.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#181935 | aeiou2 | 25 jan 2008 13:54 | Em resposta a: #181918

Já pedi.Também pode muito bem acontecer, que esse José Ferro cc Maria da Conceição em 1841, do assento que temos conhecimento, não serem os pais da Mariana Ferro, e serem estes de S Lourenço, casados em 1828.
Aguardemos o assento.
Abraços
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#181948 | Rui Mayer | 25 jan 2008 14:28 | Em resposta a: #181935

É natural que se trate de facto de pessoas diferentes. Do "meu" José Ferro não consigo saber a naturalidade. E agora, ao reler o assento de casamento relembro que era viúvo de Francisca (e não Maria) Ritta, o que afasta as hipóteses que levantei na última intervenção (estava num local onde não tinha os documentos).

A menos que tenha sido casado não duas mas sim três vezes, sendo a primeira com outra Maria da Conceição, mas isso já me parece muito fantasioso...

Pedi entretanto também vários outros documentos à Torre do Tombo e ao Arquivo Distrital de Santarém. Devem levar vários dias a chegar.

Abraços,

Rui Mayer

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#183866 | aeiou2 | 06 fev 2008 14:55 | Em resposta a: #181948

Caro Rui,

Acabo de receber o assento de casamento de José Pedro Ferro filho legítimo de Manuel Francisco e de sua mulher Ana Teodora da Porimencuela? e a Maria da Conceição filha legítima de José António Freire e de sua m.er Inês Maria.Parece que também não adiantam nada.Só se o José António for Braamcamp Freire.

O meu Mayer da Madeira é filho de Guilherme Germano Mayer de Hanover do Reino da Alemanha e de Dona Luisa Germana Mayer * Sé, Funchal

Abraços
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#184912 | aeiou2 | 15 fev 2008 11:15 | Em resposta a: #183866

Faltou-me indicar as freguesias do nascimento do José Pedro Ferro ,Santos-o-Velho, casou na de S.Lourenço e ela Maria da Conceição, de S.Julião, todas de Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#185564 | Rui Mayer | 21 fev 2008 09:11 | Em resposta a: #184912

Olá, Maria,

Estive uns dias fora, e por isso não tive oportunidade de voltar ao fórum. Continuo à espera de uma quantidade de documentos que pedi à TT. Admito que como se trata de um volume grande leve mais alguns dias.

Entretanto, admito que de facto estes José e Maria da Conceição não tenham uma relação directa com os "meus" - os Josés poderão ser aparentados (primos?), mas não sei como lá chegar porque os elementos que conseguimos reunir não dão mais pistas sobre a ascedência deles.

Do Arquivo de Santaré, onde pedi elementos sobre os Genest, reenviam-me para a TT, porque já não têm lá os registos.

Continuemos, pois.

Abralos,

Rui Mayer

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#185575 | aeiou2 | 21 fev 2008 11:03 | Em resposta a: #185564

Olá Rui,

Pois é , há ramos familiares que dão muito trabalho a encontrar.Esperemos pelos novos dados

Abraços
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#199357 | Ana Borges | 05 jun 2008 16:09 | Em resposta a: #179456

Caro Rui Mayer
Penso que estes dados constantes no BI da avó Maria Luísa (avó paterna do meu marido, Jorge Henrique Quartin Coelho Borges) podem esclarecer algumas dúvidas.
Maria Luísa Botelho Coelho Borges (BI n.º 6015952)
Filiação : Joaquim Vieira Botelho da Costa Júnior e Laura Mayer Botelho
Naturalidade e residência: Lisboa
Data de Nascimento : 16.08.1901

Cumprimentos
Ana Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#199387 | aeiou2 | 05 jun 2008 17:48 | Em resposta a: #199357

Cara Ana Borges,
A sua mensagem veio para mim.Será que o Rui Mayer a recebeu?
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#199402 | Ana Borges | 05 jun 2008 20:42 | Em resposta a: #179695

Caro Rui Mayer
A minha resposta com os dados que constam no BI da Avó Maria Luísa Mayer Botelho Coelho Borges foi por engano para o email da Maria, espero que agora receba a informação e que esta ajude na sua pesquisa.
Maria Luísa casou com João de Deus da Silva Rocha Coelho Borges e tiveram quatro filhos: Luís, Maria da Graça, João Manuel Botelho Coelho Borges (meu sogro) e Maria da Luz.

Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#248861 | maripaz | 31 jan 2010 00:45 | Em resposta a: #185564

Busco os antepassados da familia FERRO.
Os dados que tenho são:
CAMILO JOSÉ FERRO (meu avô) desconheço origem mas, casou-se 2 vezes en Lugo galicia (Parróquia de Santa Maria)
teve 6 filhos homens de cada casamento. Meu pai JOSÉ FERRO VIÑAS era um dos 6 filhos do 2. com CONCEPCIÓN VIÑAS RODRIGUEZ.
Meu pai nasceu em 1918. , nesse mesmo lugar veio para o Brasil em 1954 .
Agradeço qualquer informação.

Maria Paz Ferro Fernández

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferro da Galiza para Portugal

#334866 | BMM | 07 set 2013 12:28 | Em resposta a: #199387

Bom dia...

Cara Celeste, sabe, se por acaso, algum dos seus Ferro eram de Lamalonga, Macedo de cavaleiros???



Vou deixar aqui as informações que possuo:

Alexandre da Gama (natural da Vila de Vinhais) casou com ANTÓNIA FERRO (natural de Lamalonga, Macedo de Cavaleiros).
Tiveram Luíza Antónia, que deve ter nascido entre 1820-1840 em Vinhais. Os pais da Luíza devem ter nascido por volta de 1800.

Cumprimentos,

BM

Resposta

Link directo:

Família Ferro da Galiza para Portugal

#445524 | Rui Mayer | 31 jan 2023 16:37 | Em resposta a: #170457

Caros Confrades,
Uma prima minha completou recentemente um estudo genealógico sobre a família Mayer, a partir do nosso avô, Ruy Ferro Mayer, e inclui um pequeno capítulo dedicado à família Ferro, considerando as ligações que estão referidas noutras intervenções neste Forum. Gostávamos de dar a conhecer este trabalho aos membros desse ramo. Quem tiver interesse nessas informações, pode deixar uma resposta indicando uma forma como seja possível estabelecer contacto.
Melhores cumprimentos,
Rui Mayer

Resposta

Link directo:

Família Ferro da Galiza para Portugal

#445549 | S.João de Rei | 01 fev 2023 12:06 | Em resposta a: #445524

Caro Rui Mayer

Recebi uma mensagem de tentativa sua para contacto via geneall com o seu email mas que ao enviar a minha mensagem vem recusada.
Abreviando, o meu email é joseazevedocoutinhoarrobahotmail.com
Aguardo então o seu contacto.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Ferro da Galiza para Portugal

#445946 | Banith | 20 fev 2023 12:14 | Em resposta a: #170457

muito interessante

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/79/Face-smile.svg/2048px-Face-smile.svg.png

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 10:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen