Genealogia

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Genealogia

#170874 | Ligiaya | 25 out 2007 00:52

tenho nome de meus avó maternos e data de nascimento, será que alguem sabe me responder se consigo achar algum antepassado só com estes dados. grata

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#170889 | João Mamed | 25 out 2007 08:15 | Em resposta a: #170874

Se não souber o local de nascimento/baptismo ou o local do casamento é pouco provável.

Meus cumprimentos,

João Mamede

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia

#170890 | João Mamed | 25 out 2007 08:18 | Em resposta a: #170874

A certidão de nascimento dos seus pais vai-lhe dizer concerteza o local de nascimento dos seus avós.

Meus cumprimentos,

João Mamede

Resposta

Link directo:

Genealogia

#170972 | Lourval | 26 out 2007 04:10 | Em resposta a: #170874

Cara Ligia,

Em genealogia é assim: você lê um documento A (sua certidão) que lhe darão elementos novos (nomes de seus avós) e você será levada a um documento B que com seus novos elementos (nomes de seus bisavós) vão lhe levar a um documento C, e assim por diante. Quanto mais elementos você tiver, melhor. Assim é bom você ter o nascimento (batismo), casamento e óbito de cada antepassado, se possível. Até cerca de 1730 é usual constarem os nomes dos avós nos registros de nascimento. Depois, somente nomes dos pais. Perto de 1600 haverá registros de casamento sem os nomes dos pais. Quanto menos elementos houverem, mais cuidados temos de ter pois há os casais homônimos, ausência de naturalidade, etc. É um estudo documental "encadeado" onde sempre há chances de erros. Às vezes, por falta de elementos, como por exemplo a não citação dos nomes dos pais, ou a naturalidade deles, você terá de lidar com hipóteses, a meu ver, nenhum problema, contanto que você deixe claro que está lidando com hipóteses. Não podemos deixar de considerar os documentos "verbais". Como exemplo, tenho um conhecido no interior do Estado de Minas Gerais que se dizia descendente de D.Pedro I. A informação foi passando de geração para geração oralmente.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 12:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen