CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171336 | FIGUEIRA | 30 out 2007 22:37

Caros frequentadores do Fórum,

Existem dois armigerados de apelido Barata, pai e filho, João de Macedo Pereira Coutinho Barata da Guerra Forjaz, nat. da Covilhã (CBA 23-VII-1784 de Guerras, Costas, Macedos e Pereiras) e João Barata da Guerra Costa e da Cunha, nat.de Monforte da Beira, Familiar do Sto. Of.º, Sr. do Morgadio de Monforte da Beira (CBA's 14-XI-1782 de Costas, Cunhas, Guerras e Pachecos; e 16-VI-1784 de Guerras, Baratas, Costas e Pachecos), o primeiro neto e o segundo filho, do Capitão João Barata da Guerra Costa e Cunha, nat. de Monforte da Beira, Familiar do Santo Of.º, instituidor do Morgadio de Monforte da Beira. Daqui para trás perde-se o rasto ao apelido BARATA.
Alguém conhece a ascendência Barata destes armigerados?

Desde já agradecido, apresento os meus cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171366 | camac 41 | 31 out 2007 09:41 | Em resposta a: #171336

Caro Nuno Figueira

Em resposta ao solicitado posso informá-lo do que apurei da consulta dos livros dos assentos paroquiais de Monforte (embora existam bastantes lacunas por parte dos livros terem sido destruídos nas guerras com Castela):

1 - João de Macedo Pereira Coutinho Barata da Guerra Forjaz

2 - João barata da Guerra
3 - Rita Gertudes Augusta Macedo Pereira Coutinho

4 - João Barata da Guerra (28 Jul 1671 Monforte da Beira)
5 - Maria Vaz (24 Ago 1681 Monforte da Beira)
Casados a 19 Ago 1706

8 - Pedro Martins Marmelal (26 Fev 1630 Monforte da Beira)
9 - Maria Magro (10 Jan 1638 Monforte da Beira)
10 - Pedro Fernandes Marmelal
11 - Maria Fernandes Patilhas (20 Mar 1648 Monforte
Casados a 25 Mar 1677 Monforte da Beira

16 - Diogo Vaz Marmelal
17 - Maria Martins
18 - António Magro
19 - Ana Barata (16 Jul 1612)
20 - Diogo Vaz Marmelal
21 - Joana Dias
22 - Diogo Fernandes Patilhas (6 Mar 1622 Monforte da Beira)
23 - Catarina Dias Siborro (17 Jan 1621 - Monforte da Beira)

32 - Diogo Vaz Marmelal (23 Mai 1567 Monforte da Beira)
33 - Maria Fernandes
Casados 27 Fev 1588 Monforte da Beira
38 - Manuel Barata
39 - Maria Nunes Pacheco, de Videmonte - na altura de Linhares da Beira
44 - Miguel Antunes
45 - Leonor Fernandes
46 - Silvestre Lopes
47 - Filipa Dias
Casados a 24 Jan 1619

64 - Diogo Vaz - de Castelo Branco
65 - Ana Martins
66 - Incenso Pires
67 - Maria Fernandes
78 - Sebastião Nunes Pacheco - de Videmonte
79 - Ana Rodrigues - Videmonte
(segundo informaçõa do Engº Manuel da Silva Castelo-Branco e publicado em "Uma Família da Beira Baixa - Os Torres Fevereiro" este casal são os pais de Maria Nunes Pacheco)
128 - Diogo Vaz - de Castelo Branco
130 - Silvestre Lopes
133 - Catarina Fernandes

Estes João Barata da Guerra da Costa e Cunha constam do excelente livro "Raízes da Beira" de Eduardo Osório Gonçalves Vol I pág 641. As habilitações para o Santo Ofício deles basearamam-se em pressupostos menos correctos o que deu origem a uma correcção posterior do autor.

Não tenho dúvidas de que descendem de um fidalgo galego Sebastião Rodrigues da Guerra que se refugiou na zona de Linhares da Beira e que se ligou aos Pachecos atravé de uma neta de Duarte Pacheco Pereira.
Não tenho no entanto informação documentada

Descendo pelo lado materno do casal 78-79 através de um filho Sebastião Rodrigues da Guerra que se estabeleceu no Rosmaninhal.

Ao seu dispor

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171371 | LCM | 31 out 2007 10:18 | Em resposta a: #171336

Esta família vem no "Anuário da Nobreza de Portugal", vol. III (2006), pp. 33-38, "Macedo Pereira da Guerra Forjaz de Gusmão" com uma extensissima resenha.

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171381 | FIGUEIRA | 31 out 2007 11:36 | Em resposta a: #171366

Caro Carlos Leal Machado (camac 41),

Antes de mais, muito obrigado pela sua pronta resposta.
As informações que disponho destes dois João Barata da Guerra são as constantes em «GENTE D'ALGO: SÚMULAS DAS CARTAS DE BRASÃO EXISTENTES NA "TORRE DO TOMBO" COLIGIDAS POR SANCHES DE BAENA NO "ARCHIVO HERALDICO-GENEALOGICO" (COM ÍNDICE GERAL DAS ARMAS CONCEDIDAS E DE TODAS AS PESSOAS NELAS MENCIONADAS)», págs 144, 157 e 158, de Manuel Aranao Metello, e que transcrevo:


«[...]
Nº 1093 = 14/11/1782 = Costas, Cunhas, Guerras e Pachecos

1 = Cap. João Barata da Guerra Costa e Cunha, nt. de Monforte da Beira, Fam. Stº Ofº
2 = Cap. João Barata da Guerra, nt. de Monforte da Beira
3 = Maria Vaz da Costa Padilha

4 = Pedro da Costa Cunha da Guerra
5 = Maria de Carvalho
6 = Pedro Padilha
7 = Maria de Sequeira

8 = Cap. Bartolomeu da Costa Cunha da Guerra
9 = Maria Martins Barrantes, da Praça de Alcântara, em Castela, Snrª do Morg. da Zibreira
12 = Cap. Diogo Padilha, Cap.-Mor de Monforte da Beira, que defendeu contra os castelhanos em 1672

16 = Belchior da Costa Pacheco Cunha da Guerra
17 = Teresa de Almeida

32 = António Rodrigues Cunha da Guerra, Cap.-Mor de Celorico da Beira
33 = Isabel Pacheco da Costa

64 = Sebastião Rodrigues da Guerra, fidalgo galego que veio para Portugal e se estabeleceu em Celorico da Beira
65 = Isabel Rodrigues
67 = Maria Pacheco, neta de João da Costa Côrte-Real, Fid. C. Real, Cav. O. Cristo, Alc.-Mor de Linhares

Nº 1094 = 16/6/1784 = Guerras, Baratas, Costas e Pachecos

1 = João Barata da Guerra Costa da Cunha, nt. de Monforte da Beira, Fam. Stº Ofº, Snr. do Morgº de Monforte da Beira

2 = Cap. João Barata da Guerra Costa e Cunha, Fam. Stº Ofº, instituidor do Morg.º de Monforte da Beira
3 = Maria Vaz da Costa Padilha, sua prima

4 = Pedro da Costa Cunha da Guerra
5 = Maria de Carvalho
6 = Pedro Padilha
7 = Maria de Sequeira

8 = Bartolomeu da Costa Cunha da Guerra
9 = Maria Martins Barrantes
12 = Diogo Padilha, Cap. de Monforte da Beira

16 = Belchior da Costa Pacheco Cunha da Guerra
17 = Isabel Pacheco da Costa

32 = Sebastião Rodrigues da Guerra, quinto(?) avô do armigerado, fidalgo galego que passou a Portugal e se estabeleceu em Monforte da Beira
33 = Isabel Rodrigues
35 = Maria Pacheco, neta de João da Costa Corte-Real, Fid. C. Real, Cavº O. Cristo, Alc-Mor de Linhares
[...]

Nº 1202 = 23/7/1784 = Guerras, Costas, Macedos e Pereiras

1 = João de Macedo Pereira Coutinho da Guerra Forjaz, nt. da Covilhã

2 = João Barata da Guerra Costa da Cunha, nt. de Monforte da Beira, Fam. Stº Ofº
3 = Rita de Macedo Pereira Coutinho Forjaz de Vilhena

4 = João Barata da Guerra da Costa e Cunha, nt. de Monforte da Beira, Fam. Stº Ofº, instituidor do Mrgº de Monforte
5 = Maria Vaz da Costa Padilha, sua prima
6 = José de Macedo Castelo-Branco Feio, nt. da Covilhã, Snr. do Morgº da Carrapata, Pagador Geral da Gente de Guerra da Beira
7 = Ana Inácia Pereira Coutinho Forjaz de Vilhena

8 = Pedro da Costa Cunha da Guerra
9 = Maria de Carvalho
10 = Pedro Padilha
11 = Maria de Sequeira
12 = Bernardo de Macedo Castelo-Branco Feio, Snr. do Morgado da Carrapata
13 = Teresa da Costa Castelo-Branco
14 = Cap. Rui Pereira Coutinho Freire Forjaz, Fid. C. Real
15 = Maria de Tovar

16 = Cap. Bartolomeu da Costa Cunha da Guerra, Adm.dor do Morgº da Zibreira
17 = Maria Martins Barrantes, nt. de Alcântara, em Castela
20 = Diogo Padilha, Cap.-Mor de Monforte da Beira
24 = Filipe de Macedo Castelo-Branco Feio, Snr. do Morgº da Carrapata, Proc.dor em Côrtes por Castelo Rodrigo
25 = Maria Teles de Eça, sua 2ª mulher
26 = António Ferreira Ferrão Castelo-Branco, Cav. O. Cristo, Gov.dor de Castelo Rodrigo, que defendeu dos espanhóis
27 = Maria da Costa Castelo-Branco
28 = José Pereira Coutinho Freire Forjaz, Fid. C. Real, irmão de Ana Pereira Coutinho, c. c. seu primo Álvaro Pinto da Fonseca, Fid. C. Real, pais de Miguel Álvaro Pinto da Fonseca, Fid. C. Real, Cap.-Mor de Lamego, o qual casou c.c. Ana PintoTeixeira, fª de Gonçalo Teixeira Pinto, Snr dos Morg.dos de Calvilhe, Cedros e Penedo, da qual teve D. Frei Manuel Pinto da Fonseca, Grão Mestre da O. de Malta
29 = Maria Branca Robalo Freire, dos Robalos de Penamacor
30 = Gaspar Fernandes Gago, Cav.º O. S. Tiago
31 = Maria Martins de Tovar, dos Tovares de Broças, Castela

32 = Belchior da Costa Pacheco Cunha da Guerra
33 = Teresa de Almeida
48 = Diogo de Macedo Feio Castelo-Branco, Snr. do Morgº da Carrapata
49 = Maria de Almeida Sotomaior
56 = Belchior Pereira Forjaz, Cap. de Mar e Guerra, Fid. C. Real, Com.dor O. Cristo
57 = Leonor Coutinho de Vilhena

64 = António Rodrigues Cunha da Guerra, Cap.-Mor de Celorico da Beira
65 = Isabel Pacheco da Costa
96 = Filipe de Macedo Castelo-Branco Feio, 1º Snr. do Morgº da Carrapata, instituído por António da Costa Feio Castelo-Banco, seu irmão
112 = Dr. Luís Pereira Forjaz, Cav O. Cristo, Desemb.dor e Consº da Real Fazenda, Provedor das Capelas, Juíz das Justificações do Paço
113 = Ana Botelho, Snrª do Morgº de Penedono
114 = Manuel Pinto da Fonseca, Snr. da Casa e Morgº de Balsemão

128 = Sebastião Rodrigues da Guerra, fidalgo galego que veio para Celorico da Beira, onde casou
129 = Isabel Rodrigues, nt. de Celorico da Beira
131 = Maria Pacheco, neta de João da Costa Côrte-Real, Alc.-Mor de Linhares
192 = João Gomes de Macedo, Fid. C. Real
193 = Brites Feio Castelo-Branco
224 = João Pereira Forjaz, Fid. C. Real

448 = Anes Pereira

896 = Diogo Dias Alves Pereira, tronco dos Pereiras de Penedono

Nota: Ver C. Br. nº 1093
[...]»

Vou agora compará-las com «RAÍZES DA BEIRA» de Eduardo Osório Gonçalves.

Mas relativamente à informão que me enviou:
A n.º 9 não poderá ser Maria Magro Barata ou Maria Barata Magro? E dispõe de mais informações do n.º 38 Manuel Barata, nomeadamenta a sua naturalidade?

Muito obrigado,
Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171382 | FIGUEIRA | 31 out 2007 11:38 | Em resposta a: #171371

Caro LCM,

Não possuo a obra nem sei quando poderei analisá-la, contudo pedia-lhe o favor de me informar se desenvolve a ascendência Barata destes armigerados.

Muito agradecido, apresento os meus melhores cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171387 | Cau Barata | 31 out 2007 12:21 | Em resposta a: #171366

Rio de Janeiro, 31.10.2007

Prezados Carlos Leal Machado, LCM e primo Nuno,

Os dados que possuo, não diferem em nada do que já foi exposto. Também estou limitado na leitura das informações constantes das tres Cartas de Brasões, descitas por Sanches de Baena. Elas diferem bastante do valioso costados apresentado por Leal Machado, que tem por base os livros paroquiais.

Com relação ao apelido Barata, que na Carta de Brasão aparece em João Barata da Guerra Costa-da Cunha, Capitão de Infantaria Auxiliar. Familiar do Santo Ofício, descendente de gente da Covilhã, há uma forte possibilidade que o mesmo venha do casal:

32 = António Rodrigues Cunha da Guerra, Cap.-Mor de Celorico da Beira
33 = Isabel Pacheco da Costa

constantes na mensagem do Nuno Figueira, levando em conta que aqueles diplomas estejam corretos, o que, em parte, me parece que sim.

Deste casal, acredito que seja Barata, a mulher – Isabel Pacheco da Costa, possivelmente a mesma Isabel Pacheco da Costa, também da Covilhã, filha de Francisco Cardoso Pacheco de Vasconcelos, que sucedeu na Casade seu pai. Escrivão da Camara da Covilhã, e de Maria da Costa de Souza Refoyos.

Francisco Cardoso Pacheco de Vasconcelos era filho de Fernão Lameira Barata, Escrivão da Câmara da Covilhã - Sr. do Morgado do Penedoso, e de Isabel Pacheco-de Vasconcelos, gente muito bem estudada por Bivar Guerra.

Era neto paterno de Francisco Fernandes, Escrivão da Câmara e Alferes-mor da Vila de Covilhã, 1.º Administrador do Morgado de Pero Vizeu, casado em 28 de janeiro de 1553, na Covilhã, por escritura de dote feita pelo Tabelião Miguel Jorge, com Leonor Barata, filha de Pedro Barata, o Moço, e de Catarina Alvares Manso, da Vila de Álvaro, neta paterna de Luiz Afonso Lameira, que viveu em Oleiros, onde faleceu com testamento aberto a 16.05.1520, pelo tabelião daquela vila, seu primo João Barata, e de Leonor Esteves Barata. Esta última, inalmente, filha de Gonçalo Esteves Barata, que viveu em Oleiros, filho de Estevâo Peres Barata e de Isabel Rodrigues de Refoyos.

Nota:
O que me leva a acreditar nos dados contidos naquelas Cartas de Brasões, vem do fato do armigerado João de Macedo Pereira Coutinho Barata da Guerra ser genealogista. Era membro da Academia Real das Ciências de Lisboa. Penso que vale a pena procurar os trabalhos de Barata da Guerra, pois neles poderão haver dados importantes que possam nos ajudar. Foi autor de um trabalho Estudo dos Macedos da Covilhã, manuscrito autógrafo, ainda inedito, cujo paradeiro desconheço.

Atenciosamente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171403 | camac 41 | 31 out 2007 16:23 | Em resposta a: #171387

Caros Confrades

Por causa da ascendência do meu antepassado Sebatião Rodrigues da Guerra que nasceu em Monforte onde foi baptizado 23 Dez 1623 e depois passou para o Rosmaninhal pesquisei os registos paroquiais de Monforte, de Linhares da Beira e de freguesias vizinhas, a Camara Eclesiástica de Castelo Branco e as Genealogias manuscritas de Fernando Canedo pelo que sou levado a concluir que o que consta nas súmulas das Cartas de Brasão coligidas por Sanches Baena estão incorrectas ou melhor incompletas, aliás como refere o autor do "Anuário da Nobreza" António de Mattos e Silva com que troquei impressões na Torre do Tombo.
Na minha modesta opinião elas batem certo atá dada altura embora com nomes mais sonantes. Troca Patilhas por Padilha, etc.
Assim o João Barata da Guerra descende da Maria Nunes casada com Manuel Barata através da filha Ana Barata (B: 16 Jul 1612) posso comprovar através nos registos paroquiais de Monforte. Quanto à ligação a Linhares tenho no processo de obtenção de Ordens menores de Gaspar Rodrigues da Guerra (C. E. de Castelo Branco maço 1903) filho do referido Sebastião Rodrigues da Guerra (aparece em alguns assentos de baptismos a assinar como Sebastião Rodrigues Barata da Guerra). indica que é neto de Manuel Barata de Monforte e de Maria Nunes de Linhares lugar de Vide.
Aqui a ligação a Linhares é mais complicada e a hipótese que ponho é que a Maria Nunes (teve a 1ª filha em 1612) é filha de Beatriz Nunes casada com Belchior Rodigues da Guerra (nasceu em 13 Dez 1571) em Linhares da Beira filho de António Rodrigues da Guerra e de Isabel Pacheco da Costa e neto do fidalgo galego Sebastião Rodrigues da Guerra.
A referida Beatriz Nunes aparece em 1598 como madrinha em Linhares da Beira de Maria Inês onde é dito que é mulher de Belchior Pacheco de Vide Monte. Este pode ter casado 2ª vez com Teresa de Almeida.
Quanto ao Manuel Barata não tenho nenhuma pista.
Quanto à descendênca do João Barata da Cunha da Guerra não a tenho feita mas consta do Anuário da Nobreza. Há no entanto também a referir uma filha natural do João Barata da Guerra (o casado com a Rita Gertrudes) Bárbara Rita Barata da Guerra que casou em 11 Jul 1772 em Monforte da Beira com Jacob António de Castro Ximenes, natural de Cidade Rodrigo - Castela.

Ao vosso dispor para mais informações (camac@clix.pt)

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171460 | FIGUEIRA | 01 nov 2007 13:37 | Em resposta a: #171403

Caros Carlos Leal Machado e primo Cau Barata,

Esrive a ver a ERRATA de "Raízes da Beira" onde consta:
«
1. JOÃO DE MACEDO PEREIRA COUTINHO BARATA DA GUERRA, fidalgo de cota de armas (Guerras, Costas, Macedos e Pereiras) por carta de 23-07-1784, foi membro da Academia das Ciências de Lisboa. Casou com ANA DE GUSMÃO PINHEIRO FREIRE DE BRITO FURTADO DE MENDONÇA, n. do Fundão a 19-08-1767, educada do convento de São Vicente da Beira, filha de ANTÓNIO NUNO FREIRE DE BRITO FURTADO DE MENDONÇA, n. no Fundão a 25-02-1702, sr. do prazo de Santa Catarina em Aldeia de Joane, f. a 03-03-1769, e de sua mulher LUÍSA JOAQUINA DE MESQUITA OSÓRIO CABRAL DE GUSMÃO, n. na Bendada, termo de Sortelha, a 19-06-1730, casados a 25-08-1762; neta paterna de NUNO FREIRE DE BRITO HOMEM DE MATOS, do Fundão, cavaleiro da ordem de Cristo, familiar do Santo Ofício, e de ANA CAETANA XAVIER PINHEIRO ROBALO DE ANDRADE FURTADO DE MENDONÇA, b. em Monsanto a 11-06-1682, casados a 13-10-1705, e materna de MARTINHO DE MESQUITA DA FONSECA OSÓRIO, n. da Bendada, e de LUÍSA MARIA CABRAL DE GUSMÃO, de Caria. Tiveram:
I- JOÃO DE MACEDO PEREIRA FORJAZ DE GUSMÃO, que casou com MARIA JOSÉ DE ORNELAS VASCONCELOS SOUSA E NÁPOLES, com geração;
II- JOAQUIM DE MACEDO PEREIRA FORJAZ DE GUSMÃO AZEVEDO E MENDONÇA, que casou com ISABEL MARIA HUSSON MEAGHER, com geração; e
III- MARIA JUSTINA DE MACEDO TOVAR DE VILHENA DE GUSMÃO E MENDONÇA, que casou com DIOGO PRETO OSÓRIO DE SOUSA CABRAL MACHADO, com geração na família dos condes de Idanha-a-Nova.

2. JOÃO BARATA DA GUERRA, familiar do Santo Ofício por carta de 24-03-1744, sr. do morgado de Monforte, filho de JOÃO BARATA DA GUERRA, capitão de Infantaria de Auxiliares, familiar do Santo Ofício por carta de 28-05-1711, e de sua mulher MARIA VAZ, moradores em Monforte onde viviam de sua fazenda; neto paterno de PEDRO MARTINS MARMELAL, OU MARMELAR, e de MARIA MAGRO, e materno de PEDRO FERNANDES e de MARIA FERNANDES, casou com:
3. RITA GERTRUDES AUGUSTA DE MACEDO PEREIRA COUTINHO, srª do morgado da Carrapata e mais casa de seus pais. Tiveram:
I- JOÃO DE MACEDO PEREIRA COUTINHO BARATA DA GUERRA.»

No entanto, parece-me que com esta ERRATA o João Barata da Guerra Costa e Cunha, pai e filho, deixam de ser Costa e Cunha, deixando de estar no Título Costas Corte Reais de Linhares, pelo que deixam de fazer parte desta família?! E o mais o João mais velho deixou de ser filho de Pedro da Costa Cunha da Guerra e de estar casado com Maria Vaz da Costa Padilha, para ser filho de Pedro Martins Marmelal e marido de Maria Vaz (sem mais apelidos)! Com isto foram transferidos, por casamento, para o Título Ferrões Castelos Brancos da Folgosa do Salvador!!!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171461 | FIGUEIRA | 01 nov 2007 13:46 | Em resposta a: #171387

Caro primo Cau,

Por favor consultar mensagem enviada hoje(01-11-2007) a camac 41 às 13:37.

Abraço,

Nuno N. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171467 | camac 41 | 01 nov 2007 15:30 | Em resposta a: #171460

Caro Nuno Figueira

Eu não tenho dúvidas que eles são Costa e Cunha e estão ligados aos Corte-Real.
Na altura chamei à atenção ao Arqtº Eduardo Osório Gonçalves autor das "Raízes da Beira" de que o que constava no processo de habilitação para o S.tº Oficio do João Barata da Guerra não estava correcto e mandei-lhe cópia dos assentos dos registos paroquiais de Monforte e por isso fez a devida correcção informando-me que não tinha comprovado a veracidade dos dados da habilitação de genere.
A minha teoria é que a Maria Nunes é filha de Beatriz Nunes casada a 1ª vez com Belchior da Costa Pacheco Cunha da Guerra, filho de António Rodrigues da Guerra (filho de Sebastião Rodrigues da Guerra e de Isabel Rodrigues Pacheco) e de Isabel Pacheco da Costa (filha de António Mendes da Costa e de Maria Pacheco da Costa Corte-Real).
Como não posso comprovar documentalmente que a Maria Nunes é filha de Beatriz Nunes e de do referido Belchior deixo o assunto em suspenso até haver provas mais concretas.
O Engº Manuel da Silva Castelo-Branco diz que Maria Nunes é filha de Sebastião Nunes Pacheco e de Ana Rodrigues (ainda não encontrei esta prova). é também uma hipótese
Como disse não tenho dúvidas da ligação quanto a mim o problema é como ela se faz.
Há coincidencia de nomes próprios Sebastião, Gaspar além dos apelidos Rodrigues da Guerra e por isso não tenho dúvidas
Quanto à descendência mande-me o seu contacto para o meu endereço que eu digitalizo as páginas do Anuário da Nobreza.

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171468 | FIGUEIRA | 01 nov 2007 15:36 | Em resposta a: #171467

Caro Carlos Leal Machado,

Já lhe enviei o meu contacto para o seu e-mail.

Grato pela atenção dispensada,

Cordialmente,

Nuno M. Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171490 | Cau Barata | 01 nov 2007 18:25 | Em resposta a: #171461

Prezado primo Nuno, grato pelo aviso.

No correr da leitura dos e-mails, e das pesquisas, não havia entrado no Fórum, para averiguar novas mensagens. Obrigado por me avisar pelo e-mail particular.


Prezado Carlos Leal Machado,

Longe de mim discordar das fontes paroquiais consultadas em Monforte, em troca de um diploma de Carta de Brasão, sabidamente, passível de erros, diria, muitos erros.

Tenho a coleção, quase completa, das Cartas de Brasões, publicadas por Manuel Norton, algumas delas com contribuição do velho Adalberto Cabral de Mello, genealogista brasileiro, e nelas deparei com algumas correções feitas pelos abalisados autores, que deixavam claro o cuidado que deve ter nas cadeias genealógicas nelas propostas.

Na própria Carta dos Barata da Guerra, percebe-se diferenças nas suas cadeias genealógicas, que acabam fragilizando-nos na certeza de estarmos diante de uma informação correta.

Fique certo de que estou confiando plenamente nos seus dados.

Uma dúvida me surgiu na leitura de suas mensagens:

Na de 31-10-2007, 11:36, consta:

19 - Ana Barata (16 Jul 1612)
38 - Manuel Barata
39 - Maria Nunes Pacheco, de Videmonte - na altura de Linhares da Beira
78 - Sebastião Nunes Pacheco - de Videmonte
79 - Ana Rodrigues – Videmonte

... ou seja, Ana Barata, nasc. (ou bat.) a 16.07.1612, filha de Manuel Barata e de Maria Nunes Pacheco, de Videmonte; e neta materna de Sebastião Nunes Pacheco e Ana Rodrigues.

Na leitura da mensagem de 31-10-2007, 16:23, consta:

Aqui a ligação a Linhares é mais complicada e a hipótese que ponho é que a Maria Nunes (teve a 1ª filha em 1612) é filha de Beatriz Nunes casada com Belchior Rodigues da Guerra (nasceu em 13 Dez 1571) em Linhares da Beira filho de António Rodrigues da Guerra e de Isabel Pacheco da Costa e neto do fidalgo galego Sebastião Rodrigues da Guerra.

I - A Maria Nunes (que teve a 1ª filha em 1612), seria a mesma Maria Nunes Pacheco, de Videmonte, da mensagem anterior, que teva a filha em 16 Jul 1612 ?

II – Caso seja a mesma Maria Nunes, temos então duas hipóteses: filha de Beatriz Nunes casada com Belchior Rodigues da Guerra e, segundo seus levantamentos em Monforte, filha de Sebastião Nunes Pacheco e Ana Rodrigues ?

Abusando um pouco mais da sua generosidade, seria Ana Barata, de 16 julho 1612, irmã de Sebastião Rodrigues Barata-da Guerra, de 23 dezembro 1623 ???

No mais, agradeço-lhe muito, estes valiosos dados, de um ramo dos Barata que andava bastante obscuro para mim, e talvez para o Nuno Figueira, que agora, graças a sua intervenção, vai aos poucos se clareando.

Atenciosamente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171521 | FIGUEIRA | 01 nov 2007 23:52 | Em resposta a: #171490

Caro primo Cau Barata,

Relativamente a CBA's e a Baratas conheço só 4 (quatro) armigerados que foram agraciados com CBA's onde está patente o escudo dos Baratas (em campo de negro, três mãos espalmadas de ouro dispostas em roquete), a saber Francisco José Rodrigues Barata Freire, João Barata da Guerra Costa e da Cunha, Manuel Dias Barata de Carvalho e Manuel José da Fonseca Barata.
Conhece mais algum armigerado que tenha sido agraciado com uma CBA onde conste as armas dos Baratas?
Também o ramo Barata da Guerra para mim é bastante obscuro, pois já consegui relacionar os outros 3 armigerados Baratas enre si, não conseguindo encaixar o João Barata da Guerra na família deles.

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

CBA - Armorial dos Baratas

#171526 | Cau Barata | 02 nov 2007 01:44 | Em resposta a: #171521

Prezado primo e amigo Nuno,

Eu entendo que entre os Barata da Guerra, foram dois os armigerados:

1 - João de Macedo Pereira Coutinho Barata da Guerra Forjaz, Carta de Brasão de Armas, a 23-VII-1784 de Guerras, Costas, Macedos e Pereiras;

e seu pai,

2 - João Barata da Guerra Costa da Cunha, com Carta de Brazão datada de 14.11.1782, de Costas, Cunhas, Guerras e Pachecos, que parece ter sido retificada (ou substituída), posteriormente, por outra de 16.06.1784, de Guerras, Baratas, Costas e Pachecos, trocando a dos Cunhas pelas armas dos Baratas.

as outras, são do seu conhecimento:

3 - (meu quarto avô) Francisco José Rodrigues Barata Freire, Carta de Brasão de Armas, a 29-XII-1800 de Rodrigues, Vazes, Baratas e Freires;

3a - Meu bisavô, Cap. Manuel José de Mello Freire Barata também pediu Carta de Brasão, em 1874, porém morreu logo depois, antes do deferimento da petição. Tenho cópia de toda a documentação da petição.

4 - Manuel Dias Barata de Carvalho, Carta de Brasão de Armas, a 21-VI-1802 de Dias e Baratas ;

5 - Manuel José da Fonseca Barata, Carta de Brasão de Armas, a 18.II-1787 de Fonsecas e Baratas;

Podemos acrescentar, ainda, neste armorial “Baratiano”, os seguintes:

6 – João José de Macedo Feio da Costa de Castelo-Branco, outro filho de João Barata da Guerra e Rita de Macedo, com Carta de Brasão de Armas, a 22-XII-1767 de Macedos, Castelo Brancos, Feios e Costas;

7 – João de Lemos Caldeira, com genealogia traçada, descendente dos Lameira Barata, Carta de Brasão de Armas, a 22.XII.1818 de Lemos, Souzas, Freires e Caldeiras;

8. José Joaquim Antunes Leal Castelo Branco, filho de Rosália Mendes Barata Castelo Branco, e neto materno de Domingos Barata Preto, Carta de Brasão de Armas, a 05-I-1781 de Leais e Castelo Branco;

9. Izidro de Almeida de Sá e Menezes Amado, neto paterno de Leonor Barata Lameira de Vasconcelos, Carta de Brasão de Armas, a 31.04.1731.

Abraços
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171584 | camac 41 | 02 nov 2007 23:34 | Em resposta a: #171490

Caro Confrade Cau Barata

Manuel Barata e Maria Nunes tiveram 7 filhos a primeira que encontrei foi Ana Barata (b: 16 Jul 1612) e o penúltimo Sebastião Rodrigues da Guerra (b: 23 de Dez 1623).
A hipótese de Maria Nunes ser filha de Sebastião Nunes Pacheco e de Ana Rodrigues é a que consta do livro "Uma Família da Beira - Os Torres Fevereiro - e penso que tem origem em dados que o Engº Manuel da Silva Castelo-Branco forneceu. Desconheço a origem desta atribuição dos pais de Maria Nunes. Tem a seu favor a de que o Engº Castelo-Branco é um estudioso profundo da matéria e que a Maria Nunes dá à primeira filha o nome Ana nome da da avó (Ana Rodrigues).
Como se ligam ao Sebastião Rodrigues da Guerra?
A minha hipótese é que existe uma Beatriz Nunes (Madrinha em 1598 de uma Maria Ines) casada com um Belchior Pacheco) de Videmonte e que estes poderiam ser os pais de Maria Nunes. Este Belchior poderia ter casado mais tarde 2ª vez.
Para lançar mais a confusão ao consultar novamente a base de dados de Linhares encontrei uma Maria Nunes (soltª), madrinha de Francisco e de Beatriz em 1578 (Mistos 1 25v - Linhares da Beira), e filha de Sebastião Rodrigues (filho do Sebastião Rodrigues da Guerra o fidalgo galego) casado com Sabina Nunes.
Entre em contacto para o meu endereço que eu envio o GEDCOM da base de dados de Monforte e Linhares pois talvez mais cabeças a pensar consigam resolver o dilema.

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171587 | FIGUEIRA | 02 nov 2007 23:55 | Em resposta a: #171584

Caro Carlos Leal Machado,

Recebi o seu e-mail com os ficheiros, mas infelizmente não estou a conseguir lê-los em PAF!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#171589 | camac 41 | 03 nov 2007 00:21 | Em resposta a: #171587

Caro Nuno Figueira

Não tenho instalado o PAF mas penso que se for como o Cumberland Family Tree procede da seguinte forma.
Tem de descomprimir os ficheiros que enviei pois estar em arquivo Rar.
Cria depois no Paf uma base nova a que lhe dá um nome qualquer e depois faz a importação do GEDCOM.

Ao seu dispor

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#172109 | Cau Barata | 08 nov 2007 16:03 | Em resposta a: #171584

Prezado Carlos Leal machado,

Acabo de lhe enviar mensagem para o seu endereço eletrônico.
Muitíssimo obrigado pela generosidade. Espero podermos, junto com o Nuno, Lourval, Angelo, Celeste, isabel, e os demais pesquisadores dos Baratas, desvendar mais este ramo dos Barata, ou seja, os que estão de "Guerra" conosco.

Atenciosamente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#199985 | FIGUEIRA | 10 jun 2008 19:28 | Em resposta a: #171589

Caro Carlos Leal Machado,

Num blogue sobre Sobral de São Miguel (Covilhã), encontrei isto:

6 - HOMENS ILUSTRES

d - Frei D. Domingos Barata
Natural da Erada. Religioso da Ordem da Trindade, lente de Teologia na Universidade de Coimbra. Qualificador e deputado do Stº Ofício por provisão de 23-11-1869[2], veio a pregar o sermão no Auto de Fé realizado em Coimbra a 14-6-1699[3]. Bispo de Portalegre (1707-1713), onde faleceu a 27-4-1733.
Filho de Manuel Fernandes Rombo e D. Maria Barata; neto paterno de Pedro Fernandes Rombo e D. Ana Nunes (Cortes do Meio); neto materno de Manuel Barata (de Álvaro) que veio casar à Erada com Catarina Fernandes a 3-5-1579.

e - Frei Gabriel Barata da Guerra
Sobrinho de D. Domingos Barata. Baptizado na Erada a 13-9-1681. Faleceu a 6-4-1749. Filho de Manuel Dias Ferreira e D. Maria Barata; neto paterno de Pedro Dias da Guerra e Maria Ferreira (Paúl); neto materno de Manuel Fernandes Rombo e D. Maria Barata.
Freire professo da Ordem de S. Bento de Avis e colegial no Colégio Real das Ordens Militares (708) de que veio a ser Reitor. Na Universidade de Coimbra regeu as cadeiras de Clementinas (1737), Decreto (1739) e Prima (1748). Deputado do Stº Ofício (Provisão de 23-1-1740[4]).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7 - APRESENTAÇÃO ÀS IGREJAS E BENEFÍCIOS

e - Filipe de Macedo Feio Castelo Branco
Filho de José de Macedo Feio Castelo Branco e D. Mariana de Barbedo Sousa e Olival; neto paterno de Bernardo de Macedo Feio Castelo Branco e D. Teresa da Costa Castelo Branco; neto materno de Sebastião Leitão da Cunha e D. Maria da Serra.
Filipe de Macedo casou em Stª Maria a 22-9-1757 com D. Maria Teresa de Eça Teles, filha de Henrique Homem de Eça Teles, Paúl, e D. Isabel Teresa Cabral de Figueiredo.
Filipe de Macedo era irmão de José Bernardo que, apesar da fama de cristã nova da sua avó materna, conseguiu a nomeação de familiar do Stº Ofício (por carta de 1734[7]). Aliás, a esta fama encontra-se ligado Frei Domingos Barata.
Queria o bispo de Portalegre casar seu sobrinho Luís Afonso de Almeida com Serafina, filha de Sebastião Leitão da Cunha. Pousava o bispo em casa dos pais da noiva quando apareceu em seus aposentos um cartaz anónimoinfamando a pureza de sangue de Maria da Serra.
D. Domingos Barata pediu a Sebastião da Cunha que se fizesse familiar do Stº Ofício para calar os boatos.
Como este recusasse o noivado acabou.
Veio a noiva a casar com Bernardo de Macedo enquanto a irmã Mariana desposou o irmão José de Macedo.
Mariana de Barbedo viu indeferida a sua habilitação para o Stº Ofício em 1724[8]. O Comissário Francisco da Silva Manuel reafirma a sua informação de há 15 anos sobre a fama de cristã nova de Isabel Gomes, avó de Maria da Serra.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E- -HOMENS ILUSTRES

Pouco ficamos a saber sobre as pessoas do concelho que sobressaíram pelas suas virtudes, saber ou arte.
O cura da Erada não esqueceu o bispo de Portalegre frei Domingos Barata e seu sobrinho frei Gabriel Barata da Guerra, lente em Coimbra.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Será com isto se esclarece mais alguma coisa?

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#199986 | FIGUEIRA | 10 jun 2008 19:29 | Em resposta a: #172109

Prezado primo Cau,

Num blogue sobre Sobral de São Miguel (Covilhã), encontrei isto:

6 - HOMENS ILUSTRES

d - Frei D. Domingos Barata
Natural da Erada. Religioso da Ordem da Trindade, lente de Teologia na Universidade de Coimbra. Qualificador e deputado do Stº Ofício por provisão de 23-11-1869[2], veio a pregar o sermão no Auto de Fé realizado em Coimbra a 14-6-1699[3]. Bispo de Portalegre (1707-1713), onde faleceu a 27-4-1733.
Filho de Manuel Fernandes Rombo e D. Maria Barata; neto paterno de Pedro Fernandes Rombo e D. Ana Nunes (Cortes do Meio); neto materno de Manuel Barata (de Álvaro) que veio casar à Erada com Catarina Fernandes a 3-5-1579.

e - Frei Gabriel Barata da Guerra
Sobrinho de D. Domingos Barata. Baptizado na Erada a 13-9-1681. Faleceu a 6-4-1749. Filho de Manuel Dias Ferreira e D. Maria Barata; neto paterno de Pedro Dias da Guerra e Maria Ferreira (Paúl); neto materno de Manuel Fernandes Rombo e D. Maria Barata.
Freire professo da Ordem de S. Bento de Avis e colegial no Colégio Real das Ordens Militares (708) de que veio a ser Reitor. Na Universidade de Coimbra regeu as cadeiras de Clementinas (1737), Decreto (1739) e Prima (1748). Deputado do Stº Ofício (Provisão de 23-1-1740[4]).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7 - APRESENTAÇÃO ÀS IGREJAS E BENEFÍCIOS

e - Filipe de Macedo Feio Castelo Branco
Filho de José de Macedo Feio Castelo Branco e D. Mariana de Barbedo Sousa e Olival; neto paterno de Bernardo de Macedo Feio Castelo Branco e D. Teresa da Costa Castelo Branco; neto materno de Sebastião Leitão da Cunha e D. Maria da Serra.
Filipe de Macedo casou em Stª Maria a 22-9-1757 com D. Maria Teresa de Eça Teles, filha de Henrique Homem de Eça Teles, Paúl, e D. Isabel Teresa Cabral de Figueiredo.
Filipe de Macedo era irmão de José Bernardo que, apesar da fama de cristã nova da sua avó materna, conseguiu a nomeação de familiar do Stº Ofício (por carta de 1734[7]). Aliás, a esta fama encontra-se ligado Frei Domingos Barata.
Queria o bispo de Portalegre casar seu sobrinho Luís Afonso de Almeida com Serafina, filha de Sebastião Leitão da Cunha. Pousava o bispo em casa dos pais da noiva quando apareceu em seus aposentos um cartaz anónimoinfamando a pureza de sangue de Maria da Serra.
D. Domingos Barata pediu a Sebastião da Cunha que se fizesse familiar do Stº Ofício para calar os boatos.
Como este recusasse o noivado acabou.
Veio a noiva a casar com Bernardo de Macedo enquanto a irmã Mariana desposou o irmão José de Macedo.
Mariana de Barbedo viu indeferida a sua habilitação para o Stº Ofício em 1724[8]. O Comissário Francisco da Silva Manuel reafirma a sua informação de há 15 anos sobre a fama de cristã nova de Isabel Gomes, avó de Maria da Serra.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E- -HOMENS ILUSTRES

Pouco ficamos a saber sobre as pessoas do concelho que sobressaíram pelas suas virtudes, saber ou arte.
O cura da Erada não esqueceu o bispo de Portalegre frei Domingos Barata e seu sobrinho frei Gabriel Barata da Guerra, lente em Coimbra.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Será com isto se esclarece mais alguma coisa?

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#200047 | AQF | 11 jun 2008 10:43 | Em resposta a: #171382

Caro Nuno,

Provavelmente passado tanto tempo já consultou a obra, mas como só hoje vi a sua mensagem, esclareço que o Barata mais recuado que lá vem é o Manuel Barata cc Maria Nunes Pacheco.

São pais entre outros de Ana Barata (b. em Monforte da Beira a 16.7.1630) e Sebastião Rodrigues da Guerra (b. em Monforte da Beira a 23.12.1623) progenitor do sargento-mor Gaspar Rodrigues da Guerra. A Ana Barata casou com António Magro e foram pais de Maria Magro (n. em M. da B. a 12.1.1638) que casou com Pedro Martins Marmelal (n. em M. da B. a 26.12.1630) fº de Diogo Vaz Marmelal (n. de M. da B.) e de s. m. Maria Martins, neto paterno de Diogo Vaz e de s. m. Maria Fernandes casados em M. da B. a 27.2.1588 com quem começa o título.

Se tiver ficheiro GED só com este ramo de Baratas agradecia o envio para importar no site.

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#200060 | camac 41 | 11 jun 2008 13:18 | Em resposta a: #199985

Caro Nuno Figueira

Obrigadopela informação.
São mais pistas para fazer a ligação dos Baratas com os Guerra.
Na mesma época em que Frei Gabriel Barata da Guerra estava em Coimbra também ffrequentou a Universidade de Coimbra o

Capitão;
Licenciado
Processo de Fernando José da Guerra
05/09/1746 - 16/10/1746
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 4619
Cristão-velho, acusado(a) de Perturbar o recto ministério do Santo Ofício, com a profissão de Bacharel formado, natural de Rosmaninhal, morador em Monsanto, de 28 anos de idade, filho de Lourenço Tição Moreira, capitão-mor da Rosmaninhal e de Catarina Leitoa, Solteiro. Sentença: Ir ao Auto de Fé; pagamento de custas; degredo por 5 anos para Castro Marim.
Descendente de Sebastião Rodrigues Baraata da Guerra.
Possivelmente haverá alguma ligação para que ele tenha ido para a Universidade de Coimbra.
Vou explorar esta linha quando tiver alguma disponibilidade.

Mais uma vez muito obrigado por esta informação e por outras que me tem enviado

Com amizade

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: CBA - João Barata da Guerra, Morg. Monforte Beira

#200114 | FIGUEIRA | 11 jun 2008 22:40 | Em resposta a: #200047

Caro primo Ângelo,

Não está a genealogia de Dom Frei Domingos Barata, bispo de Portalegre já traçada?

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Dom Frei Domingos Barata, bispo de Portalegre

#200146 | AQF | 12 jun 2008 03:07 | Em resposta a: #200114

Caro Nuno,

Penso que sim, pelo menos parcialmente.

Não me recordo qual o tópico, seguramente sobre Baratas, em que troquei informação, talvez com o Confrade António Fevereiro, sobre a genealogia do Bispo, pois no Arquivo Histórico de Góis vinha qualquer coisa que não batia certo com a informação no Genea ou no fórum em que o Bispo descendia de Baratas da Guarda ou C. Branco.

Entretanto pesquisando mensagens com Bispo de Portalegre penso que encontrei o que referi no tópico Família Barata (de Lima) I, nomeadamente aqui:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=92242#lista

Abraços,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Dom Frei Domingos Barata, bispo (continuação)

#200161 | AQF | 12 jun 2008 09:55 | Em resposta a: #200114

Caro Nuno,

Em continuação da minha resposta e no sentido de facilitar a consulta aqui deixo cópia da referida mensagem com links actualizados.

1- Carlos Eduardo de Almeida Barata (Cau Barata)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=69470#lista

2- G. Santos (Sobral)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=58327#lista

3- G. Santos (Sobral)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=58381#lista

4- G. Santos (Sobral)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=81143#lista

5- G. Santos (Sobral)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=81159#lista

6- G. Santos (Sobral)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=81199#lista

7- António Maria Fevereiro (amtf)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=81170#lista

-------------------------------

O curioso é que em 2) o Bispo, que pelas datas seguramente é o mesmo que está na minha B.D. , tem outros pais e descendentes !

No meu caso recolhi a informação de 'Famílias de Góis e Casas Antigas, Mário Paredes Nogueira Ramos, Separata do Arquivo Histórico de Góis - 1956 a 1958 e 1971' páginas 135 e 136.

Em 4) é referida uma Maria Barata irmã do Bispo e relaciona-os com Baratas originários de Álvaro.

Em 5) diz ... tanto Gabriel como o bispo (...) são descendentes de Manuel Barata, de Álvaro, casado na Erada em 3.5.1579 com Catarina Fernandes.

Em 6) tem mais irmãos do Bispo.

Para completar a informação convem acrescentar ainda as seguintes mensagens posteriores:

8- G. Santos (Sobral)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=98268#lista

7- Eduardo Osório (E. Osório)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=108545#lista

Abraços,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Dom Frei Domingos Barata, bispo (continuação)

#250681 | FIGUEIRA | 28 fev 2010 19:11 | Em resposta a: #200161

Caro Ângelo,

Já tem novidades sobre a ascendência do Bispo e qual a sua ligação a João Barata da Guerra armigerado?

Abraço,

Nuno Miguel Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 11:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen