Fórmula de casamento - Alvará do juízo Superior

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Fórmula de casamento - Alvará do juízo Superior

#171423 | asgodinho | 31 out 2007 20:01

A quem me puder esclarecer

Pesquisando paroquiais, pela primeira vez encontrei a seguinte fórmula: na forma do sagrado concílio tridentino e OBTIDO O ALVARÁ DO JUIZO SUPERIOR do dito priorado (Priorado do Crato)......
O que quer dizer este alvará?

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Fórmula de casamento - Alvará do juízo Superior

#171852 | asgodinho | 06 nov 2007 10:15 | Em resposta a: #171423

Renovo o meu pedido.

Ãntónio Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Fórmula de casamento - Alvará do juízo Superior

#172085 | asgodinho | 08 nov 2007 13:22 | Em resposta a: #171852

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Fórmula de casamento - Alvará do juízo Superior

#172429 | asgodinho | 12 nov 2007 09:27 | Em resposta a: #172085

Renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Fórmula de casamento - Alvará do juízo Superior

#172439 | aeiou2 | 12 nov 2007 10:52 | Em resposta a: #171423

Ou era uma época, que não permitia casamentos, ou havia outro impedimento, religião, parentesco, idade

Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Fórmula de casamento - Alvará do juízo Superior

#172471 | JFMenéndez | 12 nov 2007 14:28 | Em resposta a: #172439

Caro Confrade

A expressão que refere foi uma das disposições sacramentais decorrentes do Concílio de Trento (1545 - 1563), que as impôs à Cristandade logo após esse evento da Contra Reforma.

Acrescento, com a devida vénia, dois pequenos trechos do que sobre este assunto diz a Wikipédia:
"Os decretos tridentinos e os diplomas emanados do concílio, foram as principais fontes do direito eclesiástico durante os 4 séculos seguintes até à promulgação do Código de Direito Canónico em 1917."
e mais adiante
"Na história de Portugal, o concílio teve grande influência, quer pela participação e apoio dos reis, quer pela influência que os seus decretos tiveram na vida eclesiástica e social do país."

Posso ainda acrescentar-lhe que os assentos paroquiais - fonte primacial para a investigação genealógica - devem, em grande parte, a sua generalização às disposições tridentinas. Pois se é verdade que já antes existiam registos de baptismos, casamentos e óbitos, em Portugal e noutros países da Europa meridional, a sua prática era esparsa, tendo sido o concílio que impôs a sua generalização, alargando a todas as comunidades uma prática até aí esporádica, e fixou as normas em que esses registos deveriam passar a ser feitos.

São, pois, algumas dessa normas, a que correntemente os párocos aludiam, após a liturgia, que vêm dessa forma referidas nos assentos de matrimónio.

A outra referência deve ter a ver com qualquer dispensa relativa ao Priorado do Crato. Ou pela circunstância da igreja aonde se celebrou o matrimónio lhe pertencer, ou pelo facto de o pároco ou um dos nubentes lhe deverem qualquer tipo de obrigação. Confesso que neste particular não lhe sei especificar de melhor maneira, sem me inteirar mais profundamente das circunstâncias particulares do evento.

Esperando, de alguma maneira, ter respondido a pelo menos uma das suas questões, apresento-lhe

os melhores cumprimentos,

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Fórmula de casamento - Alvará do juízo Superio

#173032 | asgodinho | 16 nov 2007 12:53 | Em resposta a: #172471

Caro Filipe Menéndez

Agradecido pela sua paciência.

António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Fórmula de casamento - Alvará do juízo Superior

#173033 | asgodinho | 16 nov 2007 12:56 | Em resposta a: #172439

Muito agradecido

Cumprimentos

António Godinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 11:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen