Familia Marcelino - Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Marcelino - Portugal

#171440 | JTCM56 | 31 out 2007 23:07

Busco pessoas com nome de familia Marcelino, naturais de Casegas, Portugal, perto da Serra da Estrela.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#171487 | rmfrp | 01 nov 2007 18:12 | Em resposta a: #171440

Caro(a) JTCM56:

Há vários anos que estudo as famílias de Casegas, localidade do concelho da Covilhã próxima da Serra da Estrela como diz. Parece existir em Casegas uma única família Marcelino, descendente de Marcelino Madeira, habitante de Casegas que nasceu cerca de 1750.

Se me indicar quais os dados que já conhece da sua família próxima é possível que eu lhe possa fornecer mais informação, nomeadamente qual a ligação exacta a Marcelino Madeira.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#172296 | JTCM56 | 10 nov 2007 22:51 | Em resposta a: #171487

Caro sr Rui!

Tenho conhecimento do sr Jose Marcelino (nao tenho certesa da idade, mas deve de estar na faixa dos 75 a 80) ele teve 6 filhos (3 homens e 3 mulheres), um dos filhos hoje e falecido e o sr Jose com a esposa e filhos foram para França em 1966. Gostaria de saber se ainda tem algum parente em Casegas ou arredores.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Casegas

#172338 | rmfrp | 11 nov 2007 14:18 | Em resposta a: #172296

Caro(a) JTCM56:

Muito obrigado pela sua resposta.

Não sei para já responder à sua questão mas posso tentar obter mais informação quando for a Casegas. Sabe qual o nome da esposa de José Marcelino? Esse dado poderá facilitar bastante a identificação das pessoas em causa.

Se preferir pode contactar-me por e-mail para o endereço:
rmfrp@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#183345 | aamarcelino | 03 fev 2008 01:10 | Em resposta a: #171440

Olá sr. JTCM56

Chamo-me Alexandre de Abreu Marcelino e sou residente do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Porem nasci em outro estado o estado da Bahia e mudeime para o Rio de Janeiro em 1988. Meu avô era marcelino pois o seu pai, meu bisavô era portugues, mas eu não sei de que parte de portugal e nem quando ele chegou aqui no Brasil, assim estou buscando informações de como poderia muntar uma árvore genealógica da minha família. Gostaria de trocar informações para tentar chegar a um ponto em comum e talvez achar algum parente distante tanto aqui no Brasil como em Portugal. caso possa ajudar pode me contactar por email aamarcelino@gmail.com Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#183654 | rmfrp | 05 fev 2008 14:25 | Em resposta a: #183345

Caro Alexandre Marcelino:

Infelizmente creio que não o poderei ajudar, a menos que a sua pesquisa encontre novas informações sobre os seus ascendentes Marcelino, em especial qual o local de Portugal de onde eram originários.

Há bastantes pessoas com o apelido Marcelino em Portugal, certamente pertencentes a várias famílias não relacionadas entre si. É assim pouco provável que a sua família Marcelino seja a mesma que eu tenho vindo a estudar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#233872 | 12101969 | 10 jul 2009 22:05 | Em resposta a: #183345

chamo-me ligia marcelino sou marcelino por parte do meu pai e sou sou portuguesa o meu pai é de vale de telhas tem familia no brasil um irmão dele casou aì no brasil e tem mais irmãs aí sei que tava no rio de janeiro e esse meu tio tem um filho que se chama Alexandre Marcelino se eu puder ajudar contacte-me por email porque eu tenho a direccão do brasil do ano de 1991 desse meu tio ,qualquer esclarecimento estou a sua disposição para responder.

ligia marcelino

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#235287 | midav64 | 30 jul 2009 00:26 | Em resposta a: #171440

My family is originally from Casegas.

My Great-great grandfather was Antonio Lopes Marcelino born May 28 1858.

His brother was Jose Marcelino born June 15 1853 and a sister Barbara born April 30 1849.

Their parents were Jose born February 22 1823 and Narcisa Baratta born June 3 1824. They are both born in Casegas.

Antonio's wife, my great-great grandmother was Delfina de Jesus Gaspar born May 18, 1856.

Their daughter Ana Gaspar Marcelino born November 5, 1884 was my great grandmother.

Her daughter was Albertina Marcelina born April 16 1908 was my grandmother.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#235354 | rmfrp | 30 jul 2009 23:11 | Em resposta a: #235287

Dear midav64:

I don't know if you can read Portuguese, but if you do you may have seen that in my message from 01-November-2007 I mention that I have been researching all families from Casegas and that all the Marcelinos from Casegas appear to be descendants of one Marcelino Madeira who was born around 1750.

In the data I collected up to now in my (still very incomplete) database of people from Casegas I have your ancestors José Marcelino and Narcisa Barata (using modern spellings here) and their children:
- Bárbara Maria, born ca. 1849, married José Cardoso.
- António Marcelino, born ca. 1857, married Delfina Gaspar de Jesus da Conceição.
- Maria Teresa, born ca. 1859, married Jerónimo Gaspar.

This of course agrees with your data except for minor age incorrections and name variants. I don't have the ancestry of José and Narcisa by I suppose you do since you have the birthdates for their children. Narcisa probably was from outside Casegas since I have all marriage records from Casegas in my database and theirs isn't there. If you give me the names of José's parents that may be enough to find the link to Marcelino Madeira.

On the other hand I do have data on the side of your g-g-grandmother Delfina. Her parents were Joaquim Gaspar "do Cimo" and Teresa de Jesus Azinheira, both from Casegas, married there on 15-February-1849; paternal grandparents are Manuel Gaspar and Rosária Antunes, both from Casegas, married 20-July-1801 in Casegas; maternal grandparents are Martinho Antunes, from Casegas, and Joaquina Maria de Jesus, from Vale Serrão in the parish of Pampilhosa da Serra, married 29-05-1827 in Casegas.

Best regards,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#235367 | midav64 | 31 jul 2009 00:58 | Em resposta a: #235354

Dear Mr. Pereira,

Thank you so much for your response.

Your data regarding my g-g-grandmother and her family matches exactly my information so we are discussing the same individuals. (as an aside it was a photograh of her found in my teenage years that got me hooked on finding my roots)

I can read Portuguese but find it very difficult to write it so I appologize for having to reply only in English.

I have a copy of the baptismal record for Jose Marcelino obtained from the micro-film of the "Regist de Baptismo, Igreja de S.Pedro, Casegas" #1387330 item#3.

It states that Jose is the legitimate son from the first marriage between Jose Lopes and his wife Maria Marcelina both from Casegas.

Paternal grandson of Manoel Lopes and Maria Arauja.

Maternal grandson of Marcelino Madeira and his wife Josefa Rodrigues all of Casegas.

born 22 February 1823.

Godparents: Francisco Madeira and his wife Vitoria Carvalha.

Witnesses: Manoel Baratta and Domingoes Carvalho.

Best Regards,

Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#235455 | rmfrp | 31 jul 2009 22:35 | Em resposta a: #235367

Dear Maria Isabel,

Thank you very much for your reply.

The Marcelino Madeira you mention as José's grandfather is exactly the one from which all the Marcelinos from Casegas appear to be descended. Marcelino Madeira and Josefa Rodrigues married in Casegas on 25 September 1774. Josefa's parents were João Antunes Serralheiro and Isabel Rodrigues. Marcelino's parents were João Madeira and another Isabel Rodrigues.

I don't have the ancestry for these people but I suppose that, like all other Madeiras in Casegas, João Madeira should be descended from an earlier João Madeira, born in the village of Sarzedo in the municipality of Arganil, who married in Casegas in 1670 to Maria Francisca.

On the other hand, I have data on José Marcelino's paternal grandparents, Manuel Lopes and Maria Soares Araújo. They married in Casegas on 13 December 1781. Manuel's parents were António Lopes, from the little place of Borracheira in the parish of Vide, and Maria Duarte, from Casegas, married 22 October 1750 in Casegas. Maria's parents João de Araújo and Maria Francisca Soares, both from Casegas, married there on 17 February 1759.

This ancestry means that we are several times distant cousins, since I am myself descended from António Lopes and Maria Duarte, from João de Araújo's brother José de Araújo, and from Maria Francisca Soares's brother José de Almeida.

Best regards,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#235468 | LFGONCALVES72 | 01 ago 2009 00:17 | Em resposta a: #171440

Caro Confrades,

hà algums meses tentei de ajudar um pessoa em França que procurava o assento de baptismo do bisavô (Alexandre Marcelino). Esta pessoa era suposta ter nascido na Guarda em 1902 !? (tal como consta num assento de casamento francês de 1940) Infelizmente não foi encontrado nada na Conservatoria da Guarda (Os registros da Sé e de São Vicente ainda não foram para o AD da Guarda).

Quem sabe podia ter vindo de Casegas o da mesma zona ?

Alexandre MARCELINO
Nascido : 14/10/1902
Filho de Antonio Alexandre e Maria Tereza.

Cumprimentos,

Luis Filipe Gonçalves, Franca.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#235471 | rmfrp | 01 ago 2009 00:31 | Em resposta a: #235468

Caro Luis Filipe Gonçalves:

A freguesia de Casegas pertence ao concelho da Covilhã e ao distrito de Castelo Branco. Por outro lado, pertence (e sempre pertenceu) à diocese da Guarda. Não é portanto impossível que uma referência geográfica vaga pudesse classificar Casegas como "Guarda", embora tal me pareça pouco provável.

A única informação absolutamente certa que lhe posso dar é que nem nos registos de casamento de Casegas nem nos das freguesias vizinhas de Cebola e Sobral se encontra até ao ano de 1904 o casamento de um António Alexandre com uma Maria Teresa.

Lamento não poder ajudar mais.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#235472 | LFGONCALVES72 | 01 ago 2009 00:34 | Em resposta a: #235471

Muito obrigado Rui.

Cumprimentos.

Luis Filipe Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcelino - Portugal

#285142 | 12101969 | 20 ago 2011 02:50 | Em resposta a: #183345

boa noite, a informação que lhe poderei dar é que tenho um familiar que foi para o brasil desde muito novo aí casou, e faleceu era Antonio marcelino , deixou 2 filhos, tendo tambem aí uma irmã que que faleceu aí no brasil se chamava Ilda, o pai é português joão marcelino , a mae, Ricardina Brigida Morais ambos falecidos em Vale de Telhas, caso lhe interesse lhe poderei dar mais informações ,

email- ligia-marcelino@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Familia Marcelino - Portugal

#405110 | aamarcelino | 06 jul 2018 01:45 | Em resposta a: #233872

Boa noite. Eu me chamo Alexandre de Abreu Marcelino e sou do Rio de Janeiro. Estamos falando da mesma pessoa?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen