Familia Villafanha Coutinho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Villafanha Coutinho

#171572 | MILU C | 02 nov 2007 20:08

Procuro saber mais sobre ascendentes de José Maria de Villafanha Coutinho, meu quinto Avô, natural de Ranhados, Meda, casado com Maria Antónia da Costa Cabral, natural de Pinhel, posteriormente residente em Pinhel sendo o Administrador do Concelho de Pinhel, em 1838.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#171597 | jaboo | 03 nov 2007 01:55 | Em resposta a: #171572

Caro(a) Milu C

Tenho dados sobre "Vilafanhas Coutinhos" de Ranhados mas os que tenho são mais remotos (séculos XVII-XVIII) que os seus. Por isso se conseguisse ir um pouco mais para trás nos costados do seu 5o avô (no assento de casamento dele por exemplo; que deve estar nos paroquiais de Pinhel), talvez se consiga entroncá-lo com os meus.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#178391 | MILU C | 01 jan 2008 21:14 | Em resposta a: #171597

Caro JOAO BRAZ,agradeço a sua resposta.Consegui o registo de óbito de José Maria de Vilafanha Coutinho,5.6.1859,com 84 anos,portanto nasceu em1775.Gostaria de saber como poderei ter acesso ao registo de nascimento,pois ocorreu em Ranhados-Meda.
Cumprimentos
MILU C

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#178415 | jaboo | 01 jan 2008 23:47 | Em resposta a: #178391

Caro Milu C,

Os registos de Ranhados, concelho da Mêda, antes de 1824 estão todos no Arquivo Diocesano de Lamego (ou Camara Eclesiástica de Lamego). Infelizmente, vai ter que deslocar-se a Lamego e investigar os paroquiais lá. Ou fazer o pedido por correio. Pode encontrar a morada num topico do Genea, acerca de Lamego.

Mas o melhor (já que não conhece o nome dos pais de José Maria) será pedir em primeiro lugar a copia do assento de casamento dele, que deve de certeza estar nos registos de Pinhel (de onde a mulher dele era natural). Ai poderá encontrar o nome dos pais dele. Sabendo essa informação, pode então pedir a copia do registo de baptismo ao ADLamego (onde depois encontrará o nome dos avôs paternos e maternos).

Boa sorte nas suas pesquisas.
Cumprimentos e votos de um Bom ANo Novo.

JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#178470 | MILU C | 02 jan 2008 17:04 | Em resposta a: #178415

Caro JOAO BRAZ agradeço e retribuo os votos de BOM ANO NOVO.Obrigada pelas suas informaçôes quanto à pesquisa.
Cumprimentos
MILU C

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#199635 | jaboo | 08 jun 2008 02:27 | Em resposta a: #178470

Cara Milu,

Tem algumas novidades sobre os seus Vilafanha Coutinho?
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#199983 | MILU C | 10 jun 2008 19:15 | Em resposta a: #199635

Caro JOAO BRAZ
Neste momento não tenho novidades sobre os Vilafanha Coutinho.
Cumprimentos
Milu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#207608 | MILU C | 07 set 2008 18:59 | Em resposta a: #199983

Caro JOÃO BRAZ

Continuo a não ter novidades sobre o Vilafanha Coutinho,no final de Agosto fui a Lamego e na Cúria Diocesana tive acesso aos registos de Ranhados-Meda,relativamente aos registos nascimento em volta de 1775 (José Maria de Villafanha Coutinho)estão em péssimo estado completamente ilegíveis,nascimentos entre 1800 e 1820 não existem lá.Vou tentar saber onde estarão estes últimos ,assim como procurar consultar os Arquivos Municipais de Pinhel.
Cumprimentos
Milu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#207620 | jaboo | 07 set 2008 20:05 | Em resposta a: #207608

Caro Milu,

Não desespere. Talvez nos paroquiais de Pinhel, consiga alguma coisa. Em principio, os registos estarão arquivados no Arquivo distrital da Guarda.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#207629 | MILU C | 07 set 2008 21:15 | Em resposta a: #207620

Caro JOÃO
Agradeço a sua resposta e vou continuar.
Cumprimentos
Milu(Maria de Lurdes Correia)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#256809 | MILU C | 18 jun 2010 17:52 | Em resposta a: #207629

Caro JOÃO
Tenho estado praticamente inactiva quanto à pesquisa ascendência do Jose Maria de Villafanha Coutinho(natural de Ranhados),aguardando ida à Guarda e Pinhel;porem há pouco tempo em conversa com tios e primos naturais de Souro Pires,disseram que a minha bisavó,Maria Antónia Villafanha(bisneta do referido Jose Maria de Villafanha Coutinho) e os irmãos afirmavam que dentro da igreja da Souro Pires estava sepultado um nosso antepassado Padre,de nome Antonio Cabral Camelo,A minha mâe lembra-se de ouvir este facto contado por diversas pessoas na Souro Pires.Portanto trata-se do Padre António Cabral Camelo ,cujo filho Lourenço foi viver para Ranhados.Se isto se confirmar ,será possivel a ligaçao com os Villafanhas Coutinhos e ser mais fácil chegar ao meu ascendente Jose Maria?Agradeço opiniao e eventual ajuda.
Cumprimentos
Milu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#256835 | jaboo | 19 jun 2010 02:38 | Em resposta a: #256809

Cara Milu,

Sim, esse dado (a confirmar) ajuda pelo menos a deslindar de qual dos dois ramos "Vilafanha Coutinho" descende, pois so um deles descende dos "Cabral Camelo" de Ranhados, que é o que descende do casal seguinte: http://geneall.net/P/per_page.php?id=1049377.

O seu José Maria de Villafanha Coutinho tendo nascido c.1775, deverá provavelmente ter sido filho de João Antonio de Sequeira Cabral Camelo e sua mulher D.Feliciana Angélica de Vilafanha Coutinho (http://geneall.net/P/per_page.php?id=486346). Mas nada é certo. Existe transmissão do apelido Cardoso na descendência do seu 5o avô?

Realmente so o assento de casamento dele nos dirá de quem ele era filho.

Abraços,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#256852 | MILU C | 19 jun 2010 12:13 | Em resposta a: #256835

Caro João
Agradeço a sua resposta,tenho de encontrar de facto registos ,vou tentar nas minhas próximas idas à Beira Alta,mas parece que estou mais perto.Quanto ao apelido Cardoso ,o meu trisavô António de Villafanha Cabral(está registado naBD do Genea e é neto do José Maria)a partir de um certa altura começou a assinar os registo e a ser designado nestes como António de Villafanha Cardoso.
Abraços
Milu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#257760 | jaboo | 02 jul 2010 22:53 | Em resposta a: #256852

Cara Milu,

Tenho excelentes noticias para lhe dar. Na obra recente de Pedro Quadros de Saldanha intitulada "Os Trancosanos" (à venda na livraria Ferin de Lisboa) vem na pagina 136 um capitulo onde é tratada a familia Vilafanha Coutinho de Ranhados. E lá vem o seu antepassado José Maria de Vilafanha Coutinho.
Ora como eu suspeitava, esse seu antepassado aparece nessa obra como filho de D.Feliciana Angélica de Vilafanha Cabral e seu marido João Antonio de Sequeira Cabral Osorio, que poderá encontrar aqui na base de dados do Genea (http://geneall.net/P/per_page.php?id=486346).

José Maria de Vilafanha Coutinho casou com D.Maria Antonia Felizarda da Costa, natural de Pinhel, filha de Valentim da Costa Cabral e de D.Eufrázia Antonia do Paço e Oliveira, ambos naturais de Pinhel. Tiveram entre outros:
1- Pedro baptizado na Cogula a 29/6/1809.

Como vê, com paciência acabamos por deslindar o seu caso.

Abraços,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#257797 | MILU C | 03 jul 2010 16:57 | Em resposta a: #257760

Caro João Braz

Acabei agora de ver a sua Mensagem que muito agradeço.Fiquei muito satisfeita não tenho palavras,pois não conseguia localizar nos registos paroquiais.Mais uma vez obrigada pela sua disponibilidade ,atenção e ajuda numa pesquisa com muito significado para mim.
Abraços
Milu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#288841 | MILU C | 10 out 2011 17:59 | Em resposta a: #257797

Caro João
Os meus Parabéns pelo seu excelente trabalho:Contribuições Genealógicas-I-Os Lemos de Ranhados(Meda)publicado em Raízes &Memórias 27.Parabéns também ao Óscar Caeiro Pinto.Gostaria saber onde e quando poderei aceder a"Contribuições Genealógicas -II Os Pinto Lemos de Ranhados(Meda),também da vossa autoria.
Abraços
Milu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#288907 | jaboo | 11 out 2011 06:18 | Em resposta a: #288841

Cara Milu,

Bem-haja pelos parabéns. Em princípio a segunda parte (que andamos a finalizar) sairá no próximo número da revista mas o Óscar é que lhe dirá isso com certeza pois ele é que sabe dessas coisas da publicação.
Abraços,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Villafanha Coutinho

#288937 | MILU C | 11 out 2011 17:36 | Em resposta a: #288907

Caro João
Agradeço a sua resposta e fico a aguardar.
Abraços
MILÚ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 16:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen