Família Osório de Lâmego.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Osório de Lâmego.

#171636 | mosorio | 03 nov 2007 20:02

Caros Confrades,

Chamo-me Maria Emília Osório, tendo iniciado a pesquisa genealógica destes meus antepassados, fiquei surpreendida ao saber que eles não eram de Santiago de Cassurrães ,Mangualde(conheci a casa de família) mas sim de Lâmego.O meu bisavô José Osório da Fonseca, nasceu em Lâmego,filho de António Augusto da Fonseca (professor de música) e de Maria José Osório Cardoso *em Lalim em 1844 que por sua vez é filha de José Osório da Silva(Dr.) e de Maria dos Remédios Cardoso residentes em Lalim. As restantes Osórios são todas da Sé de Lâmego e mulheres, a última avó descoberta deve ser de c.*1700 Maria Osório, casada com Manuel Teixeira (barbeiro)pais de Maria do Carmo Osório mulher de Diogo José de Almeida. Não consigo explicação para a continuídade do apelido Osório através das gerações seguintes e até á minha.Agradeço qualquer esclarecimento .Alguém conhece esta família?

Resposta

Link directo:

Família Osório de Lâmego.

#171650 | Lourval | 03 nov 2007 22:08 | Em resposta a: #171636

Cara Maria Emília Osório,

Existiu um José Teixeira Osório em Lamego cerca de 1865. Encontrei no Arquivo Distrital do Porto um processo dele onde dizia que a origem do processo estava em Lamego. Deduzi que ele era natural de lá.

Eu pesquiso a família Teixeira Osório. Estou atrás da naturalidade de meu trisavô Júlio Teixeira, filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa. Júlio Teixeira nasceu cerca de 1856. Já estava no Brasil em 1886.

Aqui no Brasil teve 6 filhos entre 1887 e 1901 e adotou o sobrenome Cândido e passou a se chamar Júlio Teixeira Cândido. Possivelmente o Cândido vem da mãe dele, Cândida.

Como não consegui localizar a emissão de passaporte dele, penso na possibilidade de que os pais dele tenham vindo para o Brasil quando ele, o Júlio, ainda era menor de idade.

Também encontrei o desembarque de um Júlio Teixeira em 1881 no Porto do Rio de Janeiro mas este Júlio embarcou do lados dos espanhóis. Pode ter sido um erro de quem efetuou a lista de tripulantes.

Enfim, se tiver alguma informação, eu agradeço.

Cumprimentos
Lourval
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#171665 | mosorio | 04 nov 2007 03:16 | Em resposta a: #171650

Caro Lourval,


A minha família é de Lâmego e a minha avoenga Maria Osório casou com um sr. de apelido Teixeira ,é o primeiro que surge com este sobrenome.Aparecem Cardosos de Armamar e Fonsecas.Se ,nas minhas pesquisas topar com o seu Teixeira, comunicarei. Desejo a todos um bom Domingo.
Cumprimentos.

Maria Emília Sanches de Castro Osório

Torres Vedras

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#219206 | TINO_REIS | 22 jan 2009 10:37 | Em resposta a: #171636

A minha familia é Osório e vivia em Parada do Bispo, concelho de Lamego
O meu pai era Cassiano Pereira Osório, Filho de Ana Pereira e Antonio Ferreira Osório.
Além de Osório, como é de prever, possuo outro sobrenome, o Reis, que deriva de Maria de Lurdes de Gouveia Reis Osório, a minha falecida mãe, e do meu avo Antonio Augusto Reis...
Dai para trás não conheço mais nada das minhas origens

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#221996 | aboc | 24 fev 2009 00:28 | Em resposta a: #171665

Cara Maria Emilia Osório,

Em 1987, reuni diversas cópias de documentos, alguns manuscritos e publicações, num volume único, que denominei "Casa do Val d'Oleiros", destinado, na época, sómente a familiares.

Existe um exemplar na Biblioteca Nacional de Lisboa, cuja consulta poderá ser de algum proveito para os interessados na pesquisa dos Osórios de Lamego - região central da genealogia desenvolvida - já que refere numerosas ramificações onde aparece o nome e suas ligações de parentesco deste apelido nessa zona. As diferentes fontes, são na sua maioria, sempre coincidentes.

Sempre ao dispôr, apresento fraternas saudações.

Abel Boaventura Osório de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222023 | mosorio | 24 fev 2009 11:27 | Em resposta a: #221996

Caro Abel Osório de Castro,



Foi com muita satisfação que pela primeira vez ,alguem com o mesmo sobrenome me contacta. Embora não tenha doc,s que o comprovem, sempre tive um " felling " que os meus Osórios entroncam algures na Casa de Val de Oleiros. Irei em breve consultar a sua obra à disposição na Biblioteca Nacional de Lisboa.Agradeço a sua disponibilidade.

Fraternas saudações .


Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222053 | aboc | 24 fev 2009 18:26 | Em resposta a: #222023

Cara Maria Emilia Osorio,

Obrigado pelas suas palavras. Vivo agora no Brasil, mas a minha eventual ajuda será incondicional.

Esse nome - Osórios de Lalim - nunca me despertou, sinceramente, a atenção, mas agora com o seu interese no tema,fiquei alertado e entusiasmado. Para além do mais, se tiver algum tempo para consulta da obra, comece palas páginas 235 e 236, nas quais poderá constatar que os Osórios de Lalim, são descritos, se bem que de forma muito resumida, exactamente como descreveu Eduardo Osório Gonçalves no seu livro (Raizes da Beira, que infelizmente não possuo). Seria bom imprimir, antecipadamente e antes da consulta a que se propõe, o seu texto de 04-11-2007.

Penso que o mesmo autor não deve ter pesquisado, talvez por não ser o seu campo principal (Beira Baixa), a ascendência dos mesmos, que ocupam muitas gerações dos Osórios, Fonsecas, Rebelos, Amados, Cardosos,etc., na Casa do Val d'Oleiros. cujos titulares e depois, seus representantes, ocuparam aquela área (Lamego) por largos séculos.

Mais tarde, com tempo disponível, poderá confrontar o tema, com outras fontes patentes no mesmo livro.

E parece-me que é tudo por hoje.

Fraternas saudações do

Abel-Boaventura

PS
Quero terminar por lhe referir que a obra que produzi, é muito modesta e representa uma compilação de vários documentos, manuscritos, e informações que andavam dispersas na familia

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222071 | mosorio | 24 fev 2009 22:12 | Em resposta a: #222053

Caro Abel Boaventura,


Agradeço a sua gentileza mais uma vez, é reconfortante saber que posso contar com a sua ajuda. Já conheço a genealogia que está aqui no sítio, há muito que olho para ela com interesse, porque tem nomes e apelidos semelhantes. A minha família Osório de Lamego, esteve sempre ligada à familia Magalhães Osório da Casa do Espírito Santo ,aos da Casa das Brolhas e do Poço , todos os baptizados e casamentos são apadrinhados por membros dessas famílias o único ponto em comum é o apelido Osório ( consegui recuar até Manuel Osório , pai de Maria que nasce 1698, este assento é de final de linha ). Não sei se conhece Lamego, a casa que habitaram alguns casais deste meu ramo era conhecida por casa da Mazeda, mesmo ao lado da Capela do Espírito Santo e também próxima à dos Guedes de Magalhães Osório, não é uma casa senhorial, é banal.

Meus melhores cumprimentos


Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222143 | aboc | 25 fev 2009 20:03 | Em resposta a: #222071

(Ainda os Osórios de Lalim, descendentes de um dos ramos da Casa do Val d'Oleiros)

Cara Maria Emilia,
Após receber a sua mensagem com os dados referidos, entendo que estamos no bom caminho.
Assim, acrescento mais alguns elementos que lhe poderão ser úteis na consulta do m/ livro (BNL):

- Casas do Prado e Espirito Santo - pag.s 222/224;
- Osórios de Lalim - pag.s 223, 235 e 236 - Nota: confrontar com os dados de Eduardo Osório (04-11-2007), os quais estão correctissimos;
- Casa do Poço - pag.s 236/238;

Seria bom confrontar todos esses dados com:
Rodolfo de Castro - 1897 - pag. 161
Rodolfo de Castro - 1886 - pag.s 101/107

Considero importante, ainda, realizar uma leitura detida e atenta sobre o 1º. documento - "Parte do pecúlio genealógico das fidalguias...." - pag.s 17/55, organizado por João de Sá Pereira Sampayo Osório. Trata-se de uma cópia de um manuscrito de 1765, muito mal dactilografada por sinal, mas com registos genealógicos de muito interesse, sobre Osórios. Para mim, é o melhor documento que compilei, se bem que sua organização genealógica da época, às vezes nos confunde.

Longe de mim poder afirmar que os seus objectivos vão ser resolvidos e satisfeitos (em genealogia nada se conclui e é isso que parece aliciante), mas penso que algumas janelas poderão ser abertas.

Fraternas saudações,
Abel-Boaventura

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222161 | mosorio | 25 fev 2009 22:49 | Em resposta a: #222143

Estimado Abel Boaventura,



Estive hoje à tarde na Biblioteca Nacional, fiquei encantada com o seu livro, vol.I. os meus sinceros parabéns.Não tive tempo para o ler atentamente, voltarei as vezes necessárias até conhecer bem o conteúdo. Comecei a fazer o " esqueleto " da minha história familiar há dois anos , apenas com o suporte dos assentos paroquiais.Tenho muito que aprender, principalmente para elaborar as biografias daqueles que se salientaram, já consegui alguma coisa do meu ramo materno.

Voltando à sua " Casa de Val de Oleiros "

Na página 44 diz que o padre António Cardoso Rebelo teve vários filhos ilegitimos
Na página 45 refere que Manuel Osório da Fonseca , dexou alguns filhos naturais
Que sabe o meu Manuel Osório é descendente de algum deles, foi casar a Arneirós com Brites Monteiro , no ttº Monteiros de FG há referência a casamentos em Arneirós

Numa próxima ida à Biblioteca vou prestar muita atenção ao 1º doc.
Já os conhecia quase todos de Felgueiras Gaio. Fui a Viseu, ler o livro dos Guedes de Magalhães Osório, parte contém doc.s indecifráveis ,genealogia da família e o testamento de Pedro Guedes casado em 2as núpcias com D. Jerónima Osório. Levava uma pequena agenda e anotei o que achei interessante , como por ex. "quero ser sepultado perto do altar de Santo António onde tem um letreiro de Luís P. de Sequeira meu visavô e de meu pai Pedro Gueda Guedes Osório ".

As famílias da Casa do Poço , Samudães , Rede ( Mesão Frio ) Val de Oleiros estão todas ligadas por casamentos.

Não lhe disse ainda também há padrinhos de Vila Marim , da Casa da Rede .Diogo Pinto Pereira de Magalhães e D. Bernardina Leite, por último o meu bisavô José Osório da Fonseca e Amélia sua irmã são afilhados dos Viscondes de Valmor , José Isidoro Guedes e sua esposa Amélia, ele natural de Lamego. Também encontro um subchantre da Sé ,tio da baptizada e outro Reverendo Luís da Silva Osório tio do baptizado, o mordomo do Bispo de Pinhel, Aragões da cidade e Pinheiros de Arneirós. Tirando os da família, pregunto-me se os meus viveram à sombra da nobreza, ou se teriam uma ligação de sangue, ainda que recuada.

Espero não o ter maçado muito.

Meus melhores cumprimentos


Maria Emília Sanches de Castro Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222162 | mosorio | 25 fev 2009 22:53 | Em resposta a: #222161

corrijo- pergunto-me
não fiz revisão do texto como habitualmente
ME

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222164 | JAVSO | 25 fev 2009 22:59 | Em resposta a: #222161

Caro Abel Boaventura Osório de Castro

Antes de mais, as minhas desculpas pela intromissão.

Tenho, em Celorico de Basto, antepassados Fonseca Osório, cuja origem é Santa Marta de Penaguião.

Será que tem elementos sobre esta família?
Também terão a mesma origem ou estarão relacionados com os Osórios de Lamego?

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222167 | SC | 25 fev 2009 23:21 | Em resposta a: #171636

Cara Maria Emília Osório,

Os Osório de Santiago de Cassurrães estão referidos nos § 120, 121 e 122 do tratado Gouveas do Nobiliário das Famílias de Portugal da autoria de Felgueiras Gayo.

Cumprimentos,
SC

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222180 | aboc | 26 fev 2009 02:21 | Em resposta a: #222161

Cara Maria Emilia,

Não obstante o adiantado da hora, abri o correio e deparei com a resposta à minha mensagem de hoje. Fiquei muito feliz por ter gostado do meu modesto livro (já viu uma impressão igual?). Continuo convencido que estamos no bom caminho e volto a repetir-lhe que considero o 1º. documento o mais importante. Seria bom que tentasse estudá-lo detalhadamente, o que sei não ser fácil pois a descrição genealógica é bem anacrónica, para os dias de hoje, mas temos de convir que, afinal, é transcrição fiel do manuscrito de 1765.

As únicas obras, de que tenho conhecimento, transformadas em caracteres impressos (isto é,publicadas) da Casa do Val d'Oleiros, ficam a dever-se exclusivamente ao general Rodolfo de Castro (1886 e 1897) e ao ex-embaixador José Nosolini Pinto Osório da Silva Leão. Posso garantir-lhe que os mesmos, na época das suas publicações, jamais tiveram conhecimento do manuscrito de 1765, que chegou às minhas mãos, em 1965, por amabilidade do meu amigo, já falecido genealogista, Dr. Eugénio Andreia da Cunha Freitas.

Como deve saber, Felgueiras Gaio deu um notável contributo à genealogia. Sucede que, baseado em manuscritos fornecidos por numerosas familias e que foi coleccionando, apresenta na sua obra, que é notável, pequenas discrepâncias de nomes e até de "saltos de gerações". Isto se verifica, também, em relação a Val d'Oleiros, mas que em nada alteram a consistência do desenvolvimento genealógico.

Penso que já me excedi em considerações que poderão colidir com as regras do n/ Forum, que desejo respeitar, acima de tudo.

Jamais pense que me poderá maçar. Não obstante a minha provecta idade, continuo a cultuar, sem o mínimo esforço, assuntos de genealogia.

Gostaria de lhe colocar o meu e.mail à sua disposição, caso, eventualmente, deseje enviar ou receber anexos ou debater considerações menos especificas, isto é, se assim o entender. osoriodecastro28@oi.com.br

Saudações fraternas
Abel-Boaventura

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222279 | mosorio | 26 fev 2009 23:23 | Em resposta a: #222167

Caro SC,

Fico grata pela atenção, os meus Osórios são de Lamego, em Santiago nasceu o meu avô e todos os irmãos .

Cumprimentos


ME

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222295 | aboc | 27 fev 2009 02:45 | Em resposta a: #222164

Caro José Alfredo

Não tem que pedir desculpas pela intromissão, até porque a mesma não existiu. Acho que estamos aqui para nos ajudar mutuamente.

Quanto à sua questão, peço-lhe que me dê algum tempo para consultar os "meus apontamentos". Muitos Osórios se fixaram no distrito de VR e podem, naturalmente, ter a mesma origem dos Osório de Lamego ou representar algum dos seus ramos colaterais.

Fraternas saudações,
Abel Osório de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#222322 | JAVSO | 27 fev 2009 12:42 | Em resposta a: #222295

Caro Abel Osório de Castro

Muito obrigado pela sua resposta.

Concretizando - os que procuro vieram de S. Miguel de Lobrigos.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#255650 | TeresaOsorio | 31 mai 2010 14:50 | Em resposta a: #171636

Sou descendente das várias familias mencionadas,em especial dos Osório de Lamego.
Poderei esclarecer essas pessoas,pois há mais documentos,desde o Século XVI,que vendi para o Arquivo Distrital de Viseu.Entretanto consegui lê-los e fixei vários dados.

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#255700 | mosorio | 31 mai 2010 21:08 | Em resposta a: #255650

Cara Teresa Osório,

Sou descendente dos Osório de Lamego e numa das minhas idas a Viseu fui ler os documentos que vendeu ao Arquivo de Viseu.Os Guedes de Magalhães, foram padrinhos de baptizado e casamento por muitas gerações dos meus, moravam na Casa da Mazeda , no Largo do Espírito Santo, por trás da capela do mesmo nome. deixei de ver os seus nomes a partir do meu quarto avô José Osório da Silva, cuja madrinha foi D. Rosa de Viterbo casada com o morgado da Casa do Poço. Gostava de saber quem são os representantes da família e se ainda existem descendentes.

Meus melhores cumprimentos,

Maria Emíla Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#255729 | TeresaOsorio | 01 jun 2010 00:33 | Em resposta a: #255700

Vou dizer-lhe quem sou.Meu nome completo é Maria Teresa de Aragão Vasconcelos Osório.Este osório vem de meu Pai que não tinha nada a ver com a família Osório de Lamego,foi pura coincidência.Acontece que aminha Avó pertencia realmente á familia Osório de Lamego.Chamava-se Júlia Osòrio de Aragão e era dona da Casa das Mores.Casou com Henrique de Noronha Guedes de Vasconcelos que era filho de José de Vasconcelos Noronha e Meneses casado com Virginia Pinto Guedes e foram donos da Casa do Espírito Santo.Desse casamento nasceram varios filhos e um deles foi o meu Avô,o já mencionado Henroque.Entre a casa do Espirito Santo e a chamada Casa de Pedra havia um Passadiço e a Rua ficou a chamar-se vulgarmente do Passadiço.Havia ainda outra casa,talvez se chamasse da Mazeda,não sei,onde viviam as Senhoras Carvalhais,primas de minha Mãe,pois eram filhas de uma irmã de meu Avô,Maria da Esperança e que casou com um coronel Carvalhais.Os Guedes de Magalhães eram os Morgados de Santa Comba,de Santa Marta de Penaguião.Como eram primos direitos tiveram que pedir uma dispensa que tenho em meu poder.Eu fui baptizada na Sé de Lamego e passei muitas férias na Casa de Pedra,pois essa era pertença de outros primos da minha Mãe,que eram meus padrinhos e segundos primos.Eu nunca liguei muita importância a esta coisas,mas acho graça a estas historia s de familia.Sei muito mais ,mas é dificil explicar tudo aqui.Quanto aos fidalgos do Poço já só ouvia falar deles,pois há muito que a famólia tinha vendido o Solar.Quero dizer-lhe que já tenho 81 anos,fui Professora do Liceu durante 40 anos e vivi algum tempo no estrangeiro,por isso me desliguei disto,mas estarei sempre á sua disposição para lhe dizer tudo o que souber.Com os melhores cumprimentos Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#255814 | mosorio | 01 jun 2010 21:18 | Em resposta a: #255729

Prezada Sra. D. Teresa de Aragão Osório,

Agradeço a sua disponibilidade para me contar histórias das famílias de Lamego , os Aragões , Magalhães , Guedes e outras aparentadas, quando fui a Lamego senti-me em casa, gostei imenso e tive um cicerone muito interessante, um senhor com bastante idade conhecedor das famílias antigas da cidade e história de Lamego. A casa das Mores é imponente e senhorial, tem um brasão de armas e segundo me parece o seu nome deve-se ao facto de lá terem vivido Capitães Mór , os últimos habitantes foram pessoas de apelido Osório.A casa das Carvalhas sei qual é ,quem está na rua da Mazeda virada para a casa também brazonada dos Guedes de Magalhães Osório é a que está situada no lado direito da rua, a dos meus antepassados era conhecida pela casa da Mazeda, situada na rua de mesmo nome , em frente à parte de trás da casa das Carvalhas.É uma casa de pedra que em tempos teve uma fonte , nascente de um veio do rio Coura,a rua da Mazeda é de calçada, se a subirmos vai dar a Arneirós ou Vila Nova de Souto d'El Rei. Em 1721 padrinhos e afilhados eram moradores da rua do Espírito Santo.Se quiser ter a amabilidade de me escrever o meu e-mail é mcastrosorioarrobagmail.com.

Com os meus melhores cumprimentos.
Maria Emília Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#255829 | coviantiga | 02 jun 2010 01:27 | Em resposta a: #255814

Prezada D.Teresa
Há estranhas coincidências em tudo o que diz, e li atentamente.Parece que neste Forum só eu tinha falado em Santiago de Cassurães, fazendo um apelo a quem teria os registos, pois não os encontrava.Felizmente já os encontrei , estão em mãos de 1 particular e não sei se algum dia me será dado pesquisá-los, mas isso é outra história.Eu procurava meu 6º e 7ºs Avós , respectivamente Leonardo Paes do Amaral e Luísa Paes do Amaral casada com José Rodrigues (e creio que posteriormente com Miguel José) ligados aos Condes de Anadia .Porque motivo julgava que era Santiago de Cassurrães?
O que a levou a esta terrinha? Sebe porque faço esta pergunta, porque curiosamente nas minhas pesquisas encontro Aragão e Paes do Amaral , que não consigo ligar por enquanto com ninguém.Porém encontro Castro Osórios e esses já os encontrei com a ligação aos Paes do Amaral de ALPEDRINHA que é o meu ramo.Encontro o seguinte:
Um filho desse Leonardo que menciono em cima, Bento Paes do Amaral casa com Francisca Joaquina Xavier da Costa Taveres 1803 e têm vários filhos, entre eles 1 Fernando Paes do Amaral casado com Maria Rita de Brito.Este casal tem 1 filha Conceição Rosa Dias de Brito Paes do Amaral nascida em 29/3/1839 que casa com António Osório de Azevedo Costa Falcão natural de Lameiras-Pinhelfilho de João Dias da Cruz Fragueiro e D.Maria Paulina Osório de Azevedo do Rego Sarafana (creio que Morgada de Pinhel) .Ela falece e ele casa novamente com Adelaide Maria Cabral de Castro e têm o Manuel Ferrão Osório de Castro e o António Azevedo...e 1Osíria de Azevedo Osório Cabral de Castro casada com António Joaquim Monteiro de Andrade Sá, de que há familiares ainda vivos.Será coincidência ou são família ?
Com os melhores cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256018 | Teresa Osorio | 06 jun 2010 00:21 | Em resposta a: #255829

Exmª Srª D. M.Alice
Quem falou dos Osorios de Santiago de Cassurães foi a Srª D. Maria Emilia,não eu.Nunca tinha ouvido falar dessa terra senão aqui.Se fizer o favor de ler as mensagens anteriores,poderá verificar o engano.
Com os melhore cumprimentos Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256020 | Teresa Osorio | 06 jun 2010 00:32 | Em resposta a: #171665

Srª D. Maria Emilia,
Enviei mais um pormenores sobre a familia Osorio para o E-mail que fez o favor de me enviar.E há mais.Não sei se o recebeu,porque recebi um aviso a dizer que tinham demorado na entrega,mas que eu não necessitava enviar outra mensagem.Reparo agora que também usa o apelido Castro que também é da familia da casa das Brolhas ,da qal eu também conheci alguns membros.Será que poderemos esclarecer aluma coisa? Como lhe disse todos os membros da familia Osório estão sepultados no Cemitério de Santa Cruz,tendo sido a ùltima minha Avó Júlia Osório de Aragão que foi dona da Casa das Mores ,pelo menos até 1922-23. Lembro isto porque uma das fontes de informação costumam ser os registos de óbito da Paróquia,que no caso presente é a da Sé.
Com os melhores cumprimentos Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256022 | coviantiga | 06 jun 2010 01:22 | Em resposta a: #256018

Exma.Sr.D.Teresa
Peço imensa desculpa, pela minha confusão
Com os melhoes cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256040 | DD | 06 jun 2010 16:36 | Em resposta a: #255729

Senhora Dona Teresa de Aragão Osório
Numa habilitação de genere que consta do Livro de Bachareis, encontrei referencia de que, em 1758, era Corregedor na comarca de Lamego, INÁCIO JOSÉ DE FIGUEIREDO PINTO OSÓRIO, Fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo.
Encontrei uma outra referencia, reportada a 1771-1775, a um Capitão Mor de Penaguião, com o mesmo nome-Inácio José de Figueiredo Pinto Osório ( que não sei se é o mesmo que acima refiro).
Como na msg que deixou neste Forum, faz referencia a parentes de Santa Marta de Penaguião, atrevo-me - com o pedido de desculpa de me meter onde não sou chamado - a pedir-lhe a fineza, se possível, de ajuda para melhor identificar este Ilustre Personagem.
Sabe se aquele Inácio José terá alguma ligação com a " Família Osório de Lamego", brilhantemente referencida neste Forum?
Para me não repetir, apelo, igualmente, aos conhecimentos da Senhora Dona Emília Castro Osório que, aprofundadamente, tem investigado este seu ramo familiar.
Com os melhores cumprimentos e agradecimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256062 | Teresa Osorio | 06 jun 2010 22:54 | Em resposta a: #256040

Senhor Dario Rocha,que eu saiba nunca ouvi falar na minha familia nesse Senhor Inácio José de Figueiredo Pinto Osório,nem os livros que vendi ao Arquivo Distrital de Viseu nunca o mencionaram.Só sei,como já disse, que os meus antepassados José Guedes de Magalhães Osório ,Morgado de Santa Comba casou em 1802 com D.Josefa Adelaide, filha do Visconde de Balsemão,pois tenho cá um retrato pintado ,com o casal e o filho Pedro de Alcântara e oferecido á dita senhora com o nome de D.Josefa Pinto Balsemão.Esse filho veio a ser o meu tetravô.Sei que o Morgado de Santa Comba era originário de Santa Marta de Penaguião,se tinha mais parentes lá não sei,mas é natural que tivesse.É bom consultar os registos Paroquiais,pois ai estão os nomes de pais e filhos.Agradeço a referência de os Osórios serem refenciados brilhantemente,mas por história e casos que se passaram na família não serão assim tão brilhantes...Dinheiro e costados nem sempre dão nobreza!
Com os melhores cumprimentos Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256129 | DD | 07 jun 2010 19:52 | Em resposta a: #256062

Senhora Dona Teresa de Aragão Osório
Agradeço a amável resposta que lhe mereceu a minha solicitação, apesar de não lhe ser possível facultar-me o esclarecimento que pretendia.
Sempre houve nas Famílias casos menos agradáveis, que, no entanto, não são suficientes para atingir as qualidades de outros membros da mesma Família.
Fiquei agradavelmente suspreendido por uma antepassada de Vª Exª ( Dona Josefa Adelaide) ser irmã de Aires Pinto de S.C.C. Alcoforado casado com uma minha parenta longínqua ( no tempo) Maria do Carmo Mendonça C.F.de A. e M. e Sousa, filha de Manuel Cardoso d Mendonça ( irmão de uma minha 4* avó -Maria Cardoso de Menezes) e Margarida Feliciana T. de Magalhães.
O mundo acaba por ser pequeno, o tempo é que nos distancia de um passado mais ou menos remoto.
Mas é sempre bom saber que o passado se vai projectando no presente.
Desculpe este arrazoado que não exprime vaidade mas satisfação de podermos recordar aqueles que apesar de fidalgos e endinheirados, sempre deram sinais de nobreza.
Renovo os meus agradecimentos, com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256136 | mosorio | 07 jun 2010 20:33 | Em resposta a: #256020

Sra. D. Teresa de Aragão Osório,

Não recebi o seu e-mail com muita pena, peço-lhe o favor de fazer o reenvio para mcastrosorio@gmail.com
deve ter havido algum erro na cópia do e-mail.

Desde já o meu muito obrigada pela disponibilidade.

Maria Emília Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256139 | Teresa Osorio | 07 jun 2010 21:05 | Em resposta a: #256129

Senhor Dario Rocha,
Não tem que agradecer,pois eu entrei nisto por curiosidade e tavez seja das últimas pessoas a conviver com um geração que desapareceu,pelo menos no ramo da minha família.Acabei por achar engraçado saber tudo isto pois,na verdade,parece que no Norte somos todos primos..É bom perguntarem porque eu já tenho 81 anos...Com os melhores cumprimentos Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256146 | DD | 07 jun 2010 22:09 | Em resposta a: #256139

Senhora Dona Teresa Aragão Osório
Sem pretender tratá-la por prima,( porque o facto de uma minha parenta ter laços de parentesco com parentes de Vª Exª, tal não significa que sejamos " primos do norte") sempre queria que soubesse que, apesar dos meus 83 anos, gosto de fazer investigação histórica, sem excluir pessoas da minha família.
Foi no decurso desses estudos - agora que a idade e a reforma nos permitem esses devaneios - que me deparei com Inácio José de Figueiredo Pinto Osório, a que me referi na minha primeira msg.
Sempre que, neste Forum, encontro alguém que me possa ajudar nas minhas investigações, torno-me atrevido e solicito ajuda, muitas vezes com esclareimentos que me ajudam a reconstituir referencias familiares, que o tempo se tinha encarregado de sepultar no silencio dos arquivos.
Na nossa idade também se vive de recordações e, felizmente, hoje em dia, quem, apesar dos anos, se atreve a navegar com utilização destes novos meios de comunicação, consegue ir um pouco mais longe, nas descobertas do passado.
Não tenho nenhuma dificuldade em manifestar a minha gratidão a quem se dispõe a ajudar-nos, mais não seja com uma resposta de boa vontade.
Com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256218 | Teresa Osorio | 08 jun 2010 23:08 | Em resposta a: #256146

Senhor Dario Rocha
Agradeço a sua resposta e tenho muita honra no Norte que me viu nascer,criar e estudar.Nasci no Porto,mas passava as minhas férias grandes ,Natal e Páscoa em Lamego,pois como afirmei a familia da minha Mãe era de lá e tinha o apelido de Osório de Aragão,tendo sido minha Avó a última pessoa a ser sepultada no jazigo dos Osórios no cemitério de Santa Cruz,em Lamego.
Lamento não poder ajudar mais,mas não me dedico própriamente a investigar a história da familia,porque não tenho documentos que o justifiquem.Talvez o Senhor saiba mais que eu,pois entrei no site da genealogia por curiosidade e não tenho formação para
investigar.Há coisas que sei por via oral,pois quando estava em Lamego,nas casas da familia e via os retratos ia perguntando e as minhas primas lá me iam contando algumas histórias.Essas Primas eram primas da minha Mãe e mais velhas que ela.Morreram perto dos 90 anos e com a a minha idade já o Senhor pode ver há quanto tempo foi.
Como diz,estas novas tecnologias pôem as pessoas em contacto e por isso cá viemos nós parar ao site da genealogia.
Vivo há perto de 50 anos perto de Lisboa,mas nunca me posso esquecer das minhas raízes.
Desejo que a sua busca seja coroada de exito e que alguém lhe envie mais elementos doq ue aqueles que eu possuo.
Com os melhores cumprimentos
Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256239 | DD | 09 jun 2010 13:19 | Em resposta a: #256218

Senhora Dona Teresa de Aragão Osório
Muito agradeço mais este contributo para enriquecimento desta troca de msgs neste Forum.
A minha profissão sempre me ligou à evolução do ciclo da vida humana, desde o nascimento à morte, passando pelo casamento e, creio, foi esse lidar com a vida das pessoas que despertou em mim, já velho e reformado, o gosto pela investigação, sem fantasias ou pretensões, mas, sempre que possível, baseada em prova documental.
Mas, a vida das pessoas não se concretiza em factos isolados que, na generalidade, são os que conseguimos pela simples leitura de documentos escritos.
A vida real é muito mais complexa e a verdadeira investigação deve procurar enquadrar os factos com o meio e tempo em que ocorreram, procurando, tanto quanto possível, reconstituir todo o conjunto de circunstancias que preencheram os condicionamentos próprios do viver de cada pessoa, a sua integração no meio familiar e social em que se desenvolveu.
Vem isto para dizer que o contributo de Vª Exª, ao recordar factos vividos e ao transmitir-nos conhecimentos e tradições adquiridos por conhecimento familiar, de outros entes queridos que estiveram mais proximo dos acontecimentos, ajudam muitíssimo mais na reconstituição histórica, a que acima me referi.
Tenho albuns de fotografias ( e retratos) de antigos parentes e de pessoas amigas deles, designadamente de companheiros de estudo na Universidade de Coimbra, de que não tive a felicidade de obter ajuda para a sua identificação. Hoje tenho trabalho redobrado quando tento a identificação de alguns desses personagens.
Para mim é esta busca do passado que desperta o labor da minha investigação.
Fico, pois, muito grato pelas recordações que nos transmitiu, fruto do apego, que muito bem refere, às raizes do passado familiar.
Foi no decorrer dos meus estudos que, buscando elemmentos relativos a parentes meus, cheguei ao nome da pessoa que originou esta agradável troca de mensagens.
Bem haja.
Com os meus cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256371 | proençapir | 12 jun 2010 00:16 | Em resposta a: #222161

Boa noite,
nas minhas pesquisas encontrei uma irmã do meu bisavô casada pela 2ª vez com Bento José da Silva Lima, irmão de Amélia Augusta da Silva Lima esta casada com José Isidoro Guedes 1º visconde de Valmor. Esta minha antepassada Adozinda Violeta Loureiro Ferreira Guedes de Moimenta da Beira teve deste casamento com Bento da Silva Lima uma filha Amélia, afilhada do Visconde de Valmor. Tenho a certtidão de nascimento dela, algumas fotografias com a mãe, mas ninguém vivo na família, sabe se teve descendência.
Alguém me pode ajudar?

Desde já obrigada
Donzília Proença

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256377 | mosorio | 12 jun 2010 10:51 | Em resposta a: #256371

Sra. D. Donzilia Proença,

Não a posso ajudar no que pretende saber, no entanto como os padrinhos são os mesmos embora nada tenha a haver e como está um seu antepassado aqui deixo o que tenho.

Foi baptizado em 1869 ,Lamego , José (Osório da Fonseca),meu bisavô, teve como padrinhos, José Isidoro Guedes e sua esposa D. Amélia representada por Bento José da Silva Lima, morador na Praça de Cima . Amélia, sua irmã, foi baptizada em 1867, teve os mesmos padrinhos.No entanto aqui no Geneall não constam descendentes dos irmãos da Viscondessa,não quer dizer que não tenham existido, pode ser apenas porque ninguem os procurou.

Um antepassado meu, de Lamego, médico, teve um filho na cidade de Lamego , uma filha em Lalim e outros que não consigo encontrar, não sei onde viveu o casal durante dezasseis anos. encontrei uma filha como madrinha de uma sobrinha neta, agora espero que um dia os descendentes desta linha se interessem por genealogia e encontrem o que aqui já integrei e completem a àrvore.

Meus melhores cumprimentos

Maria Emília Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256383 | proençapir | 12 jun 2010 13:15 | Em resposta a: #256377

Bom dia D. Maria Emilia Osório,

Segundo a certidão de nascimento que possuo, Bento José da Silva Lima era irmão da Viscondessa.
Tenho também muitos Fonseca na família que passo a transcrever pois são da zona de Lamego e arredores:
-Domingas da Fonseca cc (1676) Miguel Roiz pais de
- António da Fonseca ( S. Martinho de Chãs) cc (1707) Maria de Carvalho( Armamar ) pais de
- Maria Michaela de Carvalho cc (1733 Gondomar Tarouca) Francisco da Fonseca pais de
- António da Fonseca 1767
- Violante da Fonseca 1770
-Joaquim da Fonseca 1773
- Maria Michaela cc José dos Santos
- José da Fonseca (1764) ccAntónia da Silva Centeia ou Senteia (meus antepassados) pais de
-Diogo José Fonseca Silva cc 1809 Marianna Morgado Sobral Loureiro
Reconhece algum nome?
Muito obrigada pela sua resposta
Donzília Proença

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256387 | mosorio | 12 jun 2010 14:40 | Em resposta a: #256383

Prezada D. Donzilia Proença,

Pode ver neste site os nomes e freguesias de proveniência dos meus antepassados.
Tenho ;
Maria de Carvalho ( Armamar )casada com Manuel Fernandes, pais de António Fernandes que casa em 1744 com Maria da Silva, filha de Manuel da Silva e Joana de Carvalho de Armamar.

Rosa Maria Cardoso de Armamar que casa em 1724 com Jerónimo Rodrigues
Tenho antepassados de Moimenta da Beira, Tarouca. de Britiande Fonseca

Pode seguir aqui http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=987615

Ainda num assento de bp. como representante de D.Amélia Lima Guedes , D. Maria da Anunciação da Costa Sobral, esposa do Bacharel Diogo de Sobral Fiel.

A idéia com que fiquei nas minhas pesquisas é que são inúmeros os Fonsecas , Rodrigues , Cardosos em Lamego e arredores.

Com os meus melhores cumprimentos.
Maria emília osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#256397 | Nelita | 12 jun 2010 17:48 | Em resposta a: #171650

Caro Lurval:

Aproveito o tópico para dar mais algumas notícias sobre Fonsecas Osório, que não sei se lhe pertencem. Já está no Geneall, mas com menor informação.

Frei Teodósio de Lucena, da Ordem de S. Bernardo, foi abade de Bouro. Era filho de Diogo Cardoso da Costa, natural da Vila de Trancoso e de sua mulher D. Maria da Fonseca; neto pela parte paterna de Diogo da Costa Rabello, Padroeiro da Capela de S. Geraldo do Carregal e de sua mulher D. Brites da Fonseca; neto pela parte materna de Diogo da Fonseca Saraiva e de sua mulher D. Catarina Saraiva e bisneto de Tristão Lopes Cardoso, Fidalgo da Casa Real e de sua mulher D. Leonor de Lucena. Teve irmãos o dito Frei Teodósio de Lucena, o Rverendo Simão da Fonseca, Vigário Geral em Lamego, no tempo do Sr. Bispo D. Miguel de Portugal e depois foi abade da igreja de S. Baptista do Sabugal e beneficiado na igreja de Nossa Senhora da Luz, no lugar da Carvoeira (?) do Arcebispado de Lisboa. Teve mais a Nuno Cardoso da Costa, que morreu Corregedor das Ilhas, no serviço de Sua Magestade; teve mais Frei Francisco da Natividade, observante; teva mais D. Brites feira, no Convento de S. Bento de Moimenta da Beira; teve mais D. Maria Osório, freira na Guarda; teve mais D. Catarina da Fonseca Osório, que casou com seu primo Cristovão de Sá de Mendonça, em Celorico; teve mais D. Joana da Costa, que casou com Manuel Pereira; teve mais Inácio Cardoso da Fonseca e António de Lucena Osório, que se formaram e morreram ambos.

in Livro da Noviciaria de Bouro, princípio de 1639...Papéis avulsos de Frei Manuel de Figueiredo..,, Frei Rodrigo (?) TT

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#272266 | ritacmadeira | 10 mar 2011 22:16 | Em resposta a: #256218

Cara Teresa Osório,

Estou maravilhada com o que acabei de ler.
A sua família foi proprietária da Casa dos Mores em Lamego?

Estou neste momento a iniciar uma investigação sobre a dita casa, mas não tenho tido muita sorte em encontrar as famílias que a possuíram. Agora que li este seus posts fiquei radiante.

Sabe desde quando é que a casa pertenceu aos seus familiares ou por quantas gerações? Nomes dos mesmos?
Tem fotografias da época que passava lá férias?

O meu email é o ritalobaofigueiredo@gmail.com se me poder ajudar agradecia.

Cumprimentos,
Rita Cavaleiro Madeira Lobão de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#272324 | aníbal | 11 mar 2011 18:49 | Em resposta a: #272266

Caros confrades,

Tenho em meu poder um prato brasonado (reprodução), com as armas/brasões das famílias, Osório, Pereira e Pinto e com a legenda, "Sempre Perfeitos".

Tem óbviamente ligação a Lamego, e às Casas de, Valdoleiros, da Corredoura, da Azenha e de Adebarros(?!), pela família Perfeito de Magalhães e Meneses.

Cumprimentos,
Aníbal C.M.Pacheco.

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#273303 | robertro | 25 mar 2011 03:50 | Em resposta a: #272324

Caros,

Estou enviando um link da Árvore Genealógica da minha família Osório. Fiz sempre as pesquisas por computador e utilizei muito o Arquivo Distrital de Vila Real, do qual consegui até mesmo o atestado de óbito de meu trisavô ( pai de meu bisavô que veio para o Brasil)
Se for útil para vocês e caso tenham algum dado que venha a colaborar com os meus, desde já agradeço:
http://bit.ly/fFL7zc

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#302095 | Vítor Meneses | 07 abr 2012 16:07 | Em resposta a: #255729

Boa tarde D. Teresa Osório

O meu nome é Vítor Manuel de Almeida Vasconcelos Noronha Meneses e ao ver postado neste forum o nome de José de Vasconcelos Noronha e Meneses, que é meu bisavô, pai do meu avô Aires de Meneses e Vasconcelos.

Desconhecia que Henrique de Noronha Guedes de Vasconcelos era irmão do meu avô.

Conheço a Casa do Espirito Santo e no museu de Lamego existem várias peças de mobiliário e pinturas de Dom Vasco de Vasconcelos que era irmão do meu avô e irmão de Henrique de Noronha Guedes de Vasconcelos.

O meu pai, António de Vasconcelos Noronha Meneses refere que o meu Avô tinha mais irmâos:
António de Meneses e Vasconcelos
Germano
Salomé
Marta
José

Gostava, se possível, que me facultasse a sua morada ou contacto pois gostava imenso de falar com a D. Teresa Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#302199 | Teresa Osorio | 08 abr 2012 19:28 | Em resposta a: #302095

Boa Tarde SrAntónio Meneses
Recebi a sua mensagem e tenho a impresssão que o Senhor ou os nossos antepassados fizeram grande confusão.Ou o Senhor é muito jóvem ou conhece muito mal a Casa do Espirito Santo e o Museu de Lamego.Se temos o mesmo bisavô não sei.Só sei que era esse o seu nome e foi casado com minha bisavó Virginia dee Alcântara Pinto Guedes (de Vasconcelos) por casamento.Tiveram 5 filhos,José de Vasconcelos, Bernardo que morreu com 33 anos,Henrique,meu Avô que casou com Julia Osório de Aragão da Casa das Mores,em Lamego,Maria da Esperança que casou com o Coronel Jose de Carvalhais e Virginia de Alcântara Pinto Guedes de Vasconcelos (Botelho)por ter casado com o escritor e Embaixador de Portugal na Argentina.Quanto ao que existe no Mseu de Lamego foi legado pelo meu primo e padrinho Dr.( não Dom) Vasco de Vasconcelos,que era sobrinho de meu Avô Henrique,por ser filho deo irmão mais velho ,José.E sou neta do Henrique que casou com julia Osório de Aragão.Não me consta que houvesse mais famíla.É tudo quanto sei .
Com os melhores cumprimentos Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#302200 | Teresa Osorio | 08 abr 2012 19:30 | Em resposta a: #302095

Boa Tarde SrAntónio Meneses
Recebi a sua mensagem e tenho a impresssão que o Senhor ou os nossos antepassados fizeram grande confusão.Ou o Senhor é muito jóvem ou conhece muito mal a Casa do Espirito Santo e o Museu de Lamego.Se temos o mesmo bisavô não sei.Só sei que era esse o seu nome e foi casado com minha bisavó Virginia dee Alcântara Pinto Guedes (de Vasconcelos) por casamento.Tiveram 5 filhos,José de Vasconcelos, Bernardo que morreu com 33 anos,Henrique,meu Avô que casou com Julia Osório de Aragão da Casa das Mores,em Lamego,Maria da Esperança que casou com o Coronel Jose de Carvalhais e Virginia de Alcântara Pinto Guedes de Vasconcelos (Botelho)por ter casado com o escritor e Embaixador de Portugal na Argentina.Quanto ao que existe no Mseu de Lamego foi legado pelo meu primo e padrinho Dr.( não Dom) Vasco de Vasconcelos,que era sobrinho de meu Avô Henrique,por ser filho deo irmão mais velho ,José.E sou neta do Henrique que casou com julia Osório de Aragão.Não me consta que houvesse mais famíla.É tudo quanto sei .
Com os melhores cumprimentos Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#302318 | Vítor Meneses | 10 abr 2012 00:14 | Em resposta a: #302200

Bom dia D. Teresa Osório

Muito obrigado pela sua resposta.

O meu nome é Vítor Manuel de Almeida Vasconcelos Noronha Meneses - tenho 43 anos.
António de Vasconcelos Noronha Meneses é meu pai - tem 75 anos
Aires de Meneses e Vasconcelos é meu avô
José de Vasconcelos Noronha Meneses é meu bisavô, casado com Maria do Carmo Borges.

O Dr. Vasco de Vasconcelos é irmão do meu avô por parte do pai (José de Vasconcelos Noronha Meneses) que teve mais que uma mulher.

Se consultar na internet o Dicionário Histórico e Bibliográfico de Cinfães: Abel Acácio de Almeida Botelho, vai encontrar o nome de Virginia de Alcântara Pinto Guedes de Vasconcelos, casada com o mesmo.

O General José Maria de Vasconcelos Pimentel, batizado em 23-07-1844 em Cinfães(avô paterno de Virginia de Alcântara Pinto Guedes de Vasconcelos), era pai de José de Vasconcelos Noronha Meneses.

Os pais do General José Maria de Vasconcelos Pimentel, eram João de Vasconcelos Noronha e Menezes Pimentel e D. Serafina Leopoldina Cortez de Pinto de Vasconcelos.

Existia também um Afonso de Resende Vasconcelos Noronha e Menezes, em Cinfães, que era familiar, não sei em que grau, de Virginia de Alcântara Pinto Guedes de Vasconcelos Botelho

Os pais de Afonso de Resende Vasconcelos Noronha e Menezes eram Jaime Cortez de Vasconcelos Noronha e Meneses e
Maria Amália da Rocha de Resende

A D. Teresa poderia-me facultar o nome dos seus pais? E o nome completo dos filhos do seu bisavô José de Vasconcelos Noronha Meneses. Pois não sei se o filho mais velho do seu bisavô tinha o mesmo nome do pai!

Destes filhos existiram casamentos e depedentes?

Desculpe tanta pergunta, mas era importante saber esses pormenores.

Com os melhores cumprimentos

Vítor Meneses

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#302379 | Teresa Osorio | 10 abr 2012 14:58 | Em resposta a: #302318

Boa tarde Sr.Vtor Meneses,
bem gostaria eu de dar mais informações mas pouco mais sei e muito menos das aventuras do meu bisavô.Só sei que era 20 anos mais velho que a minha bisavó,portanto como as pessoas nessa altura casavam cedo é natural que êle tenha tido outra família anterior,mas nada sei,nem nunca ninguém da família se interessou por isso.Quando casaram era minha bisavó dona da Casa do Espirito Santo e como sabe,naquele tempo muitos casamentos eram feitos por conveniência.A palavra "amor" era substituida pelos cifrôes que as terras representavam.Da Casa do Espirito Santo (que eu saiba ) sou a última descendente.Sou viúva tenho 83 anos e entrei neste Forum por curiosidade e de repente parece que metade da beira virou meu parente...
Da Casa do Espirito Santo e familia legal só resto eu.O me Padrinho é primo direito da minha Mãe foi realmente o último descendente masculino da Família.Como lhe disse sou neta de Henrique de Noronha Guedes de Vasconcelos,filho do dito General.Não sei mais nada,até porque na Família eram todos republicanos,maçons e ateus.Aderiram á Republica tendo o meu Padrinho sido Ministro das Colònias e Justiça no ultimo Govêrno Republicano antes da Ditadura.
Nenhum do flhos de general deixou descendência senão o meu Avô Henrique.
Desculpe não poder dar mais informações ,mas nada sei de genealogia.
Com os melhores cumprimentos Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#302380 | A. Coutinho | 10 abr 2012 14:59 | Em resposta a: #302318

Alguma vez ouviu falar de Francisco Ferreira Pinto Osório, de Lobrigos, casado com Maria Clementina Tavaeira de Magalhães Ferreira, de Provezende e que foram os pais de Maria Carolina Taveira Osório, nascida em Provezende?

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#302416 | Teresa Osorio | 10 abr 2012 18:42 | Em resposta a: #302380

Não nunca ouvi esse nome,mas sei que meus avós tiveram propriedades em Lobrigos.Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#302438 | A. Coutinho | 10 abr 2012 21:40 | Em resposta a: #302380

Maria Carolina Taveira Osório, natuyral de Provezende casou com António Tomaz Leite Ferraz de Albergaria, natural de S. Pedro de Castelões e foram os pais de Clementina Cândida Taveira Ferraz de Albergaria, casada com Manuel Joaquim Pereira, de Lagoaça, de quem vêm: António Tomaz, nascido em 07.11.1871; Ernesto Augusto, nascido em 24.09.1874; e Maria Amélia, nascida em 10.09.1876. Tão pouco tem conhecimento de algum destes últimos?

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#310317 | mauroassis | 16 jul 2012 22:44 | Em resposta a: #222180

Caro Abel, estudo a linhagem dos meus antepassados, em especial meu tetravô Antonio Bento Ozorio que casou-se no Brasil, no estado do Paraná, cidade de Curitiba, por volta de 1800 com Anna Maria do Carmo, natural daqui. O caso é que não consigo maiores informações, uma vez que não achei o registro de igreja do casamento de ambos. No batismo do primeiro filho do casal, consta que ele era natural da Europa, mas não cita a local e que seu pai chamava-se Jose Bento Ozorio e sua mãe, Antonia Maria.
Se puder me ajudar eu agradeço.
Mauro

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#310845 | vpguedes | 27 jul 2012 12:30 | Em resposta a: #302416

Cara Dra. Maria Teresa Osório,

Estou a desenvolver um estudo sobre Santa Comba de Lobrigos que gostaria de partilhar consigo.
Pedia-lhe se me contacta para o meu endereço de correio electónico: vpguedes arroba gmail ponto com
Cordiais cumprimentos,

Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#310846 | GoldenDays | 27 jul 2012 12:53 | Em resposta a: #310845

Prezado Confrade,

Tenho raízes maternas em Lobrigos e Fontes.

Na minha base de dados familiar figura um antepassado que casou em S. João de Lobrigos em 1879 e cujo local de nascimento (no assento) é dado como sendo de Santa Comba da Ermida.

Será que se trata do mesmo Luga de Santa Comba?

Desconhecia, ainda, que existia uma Santa Comba de Lobrigos, pois a designação que conhecia era apenas de "Santa Comba", nas imediações de Santa Marta de Penaguião. Curioso como estou será que o seu estudo aborda esta matéria ou outras pertinentes a S. João/S.Gonçalo/S.Miguel de Lobrigos?

Desde já grato pelo favor da sua resposta envio, entretanto, os meus cordiais cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#310864 | vpguedes | 27 jul 2012 20:04 | Em resposta a: #310846

Caro Ribeiro de Araújo,

Penso que não sejam o mesmo local.
Santa Comba da Ermida será a freguesia da Ermida, em Vila Real, cujo orago é Santa Comba.
Santa Comba de Lobrigos é um lugar de S. Miguel de Lobrigos, em Santa Marta de Penaguião.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#310872 | GoldenDays | 27 jul 2012 23:58 | Em resposta a: #310864

Prezado Vitor Guedes,

Agradeço o esclarecimento.

Verifiquei hoje num blog que entretanto encontrei sobre Santa Comba de Lobrigo que a imagem de Santa Comba estaria há muitos anos numa Ermida de Santa Comba de Lobrigos. Ermida essa que ninguém hoje parece conseguir localizar apesar de terem sido feitas localmente pesquisas. A imagem, entretanto, está numa capela da Quinta da Mitra naquele Lugar.

Mas a sua explicação é plausível e como tal aceito-a.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#311185 | mauroassis | 01 ago 2012 22:36 | Em resposta a: #171636

Conheça o meu blo sobre a família Osório de Curitiba.

http://famosomendes.blogspot.com/

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#311226 | PedCardoso | 02 ago 2012 15:16 | Em resposta a: #222322

Caro José Oliveira,

Há Osórios em S. João de Lobrigos (lugar ao lado de S. Miguel) cujo o apelido Osório veio de Mangualde e não de Lamego. Talvez esses que fala de S. Miguel tenham alguma coisa a ver com os oSórios de S. João de Lobrigos, uma vez que estão em lugares vizinhos. Aconselho a consulta do livro Amaraes Osórios da autoria de José Carlos de Athayde de Tavares, p. 345 em diante. Fala dos descendentes da casa do Poeiro com apelido Osório de S. João de Lobrigos, cujos ramos são, entre outros, Horta Osório (Lisboa), Vaz Osório (Régua) ou Osório de Vasconcelos (Mondim da Beira).

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#315755 | coviantiga | 22 out 2012 02:07 | Em resposta a: #171636

Autor: coviantiga [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
.Parece que neste Forum só eu tinha falado em Santiago de Cassurães, fazendo um apelo a quem teria os registos, Eu procurava lá meu 6º e 7ºs Avós , respectivamente Leonardo Paes do Amaral filho de Luísa Paes do Amaral casada com José Rodrigues (e creio que posteriormente com Miguel José) l .
.Encontro o seguinte:
Um filho desse Leonardo que menciono em cima, Bento Paes do Amaral casa com Francisca Joaquina Xavier da Costa Taveres 1803 e têm vários filhos, entre eles 1 Fernando Paes do Amaral casado com Maria Rita de Brito.Este casal tem 1 filha Conceição Rosa Dias de Brito Paes do Amaral nascida em 29/3/1839 que casa com António Osório de Azevedo Costa Falcão natural de Lameiras-Pinhelfilho de João Dias da Cruz Fragueiro e D.Maria Paulina Osório de Azevedo do Rego Sarafana ( Morgada de Pinhel) .Tenho os ramos todos, e as ligações futuras aos osórios de Castro, tudo em Alpedrinha .Será coincidência ou são sua família ? ou sabe a quem pertencem estes?Eu queria chegar aos meus Paes do Amaral de Santiago de Cassurrães , pois dá ideia que poderiam ser familia pois como teria vindo este Osório de Pinhel parar a Alpedrinha senão se se conhecessem ou fossem família?
Com os melhores cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Família Osório de Lâmego.

#326830 | Teresa Osorio | 07 abr 2013 18:31 | Em resposta a: #302318

Sr . Vitor Meneses,
Já passou tanto tempo que nem sei se vai ler isto.Não respondi porque já me estava a confundir com tanto antepassado e aparece o Senhor com dados que me confundiram porque são os nomes da familia que eu sempre conheci como minha.Tenho já 84 anos,por isso acho estranho termos o mesmo bisavô,não acha?
José de Vasconcelos Noronha e Meneses (acho eu) é de facto meu bisavô.Vamos ver se nos entendemos...Eu vou contar tudo o que sei,por via oral pois não conheci nunca o tal dito bisavõ.
Teve 5 filhos: José que segundo me diziam foi posto fora de casa pela mulher por ser jogador e mulherengo e foi para qualquer lado, onde se tornou professor primário (era o pai do dr.Vasco de Vasconcelos e de sua irmã Maria da Assunção Vasconcelos(primos direitos de minha Mãe e meus padrinhos).Bernardo que morreu jovem.
Henrique (o meu Avô) que casou com Julia Osório de Aragão,dona da Casa das Móres para onde foram viver.Maria da Esperança que casou com o Coronel Antonio Carvalhais e que tiveram três filhas-Branca,Virginia e Maria da Esperança e Virginia que casou com o coronel e escritor Abel Botelho.
Todos esse primos eu conheci e passei muito tempo em casa deles em Lamego.Eram muito meus amigos e eu ,como miuda que era)adorava os meus Padrinhos e primas que me cercavam de todo o carinho visto ser eu a unica representante da familia.Conheci a Tia Virginia,viuva de Abel Botelho,que morreu com uma idade avançada.
Desculpe o atraso,mas já agora,antes de morrer, ainda gostava de saber se ainda tinha alguns parentes da parte de minha Mãe.Com os melhores cumprimentos Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

Família Osório de Lâmego.

#354816 | Vítor Meneses | 16 fev 2015 22:23 | Em resposta a: #326830

Boa tarde D. Teresa de Aragão
Desculpe só agora lhe responder, mas mais vale tarde do que nunca.
Espero encontrá-la de saúde.
Dos cinco filhos que José de Vasconcelos Noronha Meneses teve, um deles José (que penso ter o mesmo nome que o pai), o tal que foi expulso de casa por ser mulherengo e jogador e foi para Resende como professor primário é o pai do meu Avô Aires de Vasconcelos Noronha Meneses.

De resto se ler o que já lhe escrevi neste forum vai entender tudo.
Deixo-lhe o meu email se desejar entrar em contacto comigo: chelo.meneses@gmail.com
Obrigado por tudo, por toda a informação. Independentemente de tudo, gosto de conhecer o que me antecedeu, o meu passado.

Obrigado por tu

Resposta

Link directo:

Família Osório de Lâmego.

#355683 | Teresa Osorio | 14 mar 2015 17:50 | Em resposta a: #354816

Caro Sr.Meneses,
Respondi para o mail que fez o favor de me enviar.Sendo assim somos primos afastados.Meu bisavô era seu trisavô.Quem mais sabe sobre a nossa Família é o Dr,Guedes a quem já prestei alguns esclarecimentos.
Cumprimentos
Teresa de Aragão Osório

Resposta

Link directo:

Família Osório de Lâmego.

#355702 | mauroassis | 15 mar 2015 13:16 | Em resposta a: #171636

Continuo minha intensa busca a informações de meu tetravô, Antonio Bento Osório, filho de José Bento Osório e Antonia Maria da Fonseca. Busco saber em que ano realmente veio para o Brasil. O mesmo nasceu em Vila Nova Souto D' El Rey em 1771. É de estranhar o mesmo já em 1802 estar casado em Curitiba, Paraná. Quero saber se veio sózinho ou se algum outro familiar o acompanhou.
Mauro Assis Mendes

Resposta

Link directo:

Família Osório de Lâmego.

#385159 | amrr | 07 out 2017 00:12 | Em resposta a: #326830

Cara Sra. Teresa Osório,

Tenho estado a fazer uma pesquisa relativa à vida e obra do escritor e militar Abel Botelho. Será que me sabe dizer em que data (mesmo que aproximada) e local faleceu a sua esposa Virginia de Alcântara Pinto Guedes de Vasconcelos?

Muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Família Osório de Lâmego.

#385199 | robertro | 08 out 2017 05:02 | Em resposta a: #222164

Caro José Alfredo
Meus antepassados são de Miguel de Lobrigos é possuo alguns dados levantados.
Veja minha mensagem neste fórum sob número #273303.
Qualquer coisa faça contato.
Att.
Roberto Ribeiro Osório

Resposta

Link directo:

Família Osório de Lâmego.

#385200 | robertro | 08 out 2017 05:05 | Em resposta a: #222164

Retificando, são de origem Santa Martha de Penaguião

Resposta

Link directo:

Família Osório de Lâmego.

#385201 | robertro | 08 out 2017 05:11 | Em resposta a: #222164

O meu trisavô é Frutuoso José Osório da Fonseca Araújo, sepultado em São Miguel de Lobrigos e morava em Santa Martha de Penaguião.

Resposta

Link directo:

Família Osório de Lâmego.

#419156 | mapapo | 05 nov 2019 03:33 | Em resposta a: #171636

Olá meu nome é Marco Osório eu também estou a tentar fazer uma árvore da família e como sei que és Osório provavelmente poderemos ser relacionados mas se quiseres podemos conversar e tentar descobrir o meu facebook é Marco Pereira e instagram é 7x_samurai_x7

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen