S. Miguel de Acha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

S. Migel de Acha

#171646 | spes | 03 nov 2007 20:54

Caros Confrades

Peço ajuda na procura dos antepassados de Pedro Rodrigues (S. Miguel de Acha) e Perpetua Maria de Vale Prazeres, Fundão, nascidos por volta de 1700.

Tiveram uma filha, Josefa Maria, casada com José Gonçalves Bonito de Vale Prazeres.



Agradecido
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

S. Miguel de Acha e Vale de Prazeres

#171803 | agp | 05 nov 2007 16:33 | Em resposta a: #171646

Caro Fernandes Figueirinhas,

José Gonçalves da Fonseca ou Bonito e Josefa Maria tiveram, em Vale de Prazeres, José (1783), António (1785), Manuel (1786), Joaquim (1788) e Maria (1792), de que desconheço descendência. Em 1798, Josefa Maria casou 2ª vez com José Fernandes, do Alcaide, viúvo de Isabel Leal. Por sua vez, José Gonçalves da Fonseca ou Bonito foi casado 1ª vez (1779) com Joana da Trindade.

José Gonçalves da Fonseca ou Bonito não nasceu em Vale de Prazares. Os pais(Manuel Gonçalves Bonito e Isabel Fernandes ou Gonçalves) devem ter ido para Vale de Prazeres em 1751 ou 1752, já com o filho José, e tiveram nesta terra Teodora (1752), João (1753), Manuel (1756) e Francisca (1763).

Eu julgo que a Josefa Maria deve ter nascido entre 1755 e 1760 em S. Miguel de Acha. Pelas datas, a sua mãe (Perpétua Maria) sendo de Vale de Prazeres, só me parece poder ser a Perpétua nascida em 10.9.1730 filha de António Rodrigues, do Janeiro de Baixo, e de Maria Rodrigues, nascida a 1.3.1703 em Vale de Prazeres, neta paterna de António Fernandes e de Maria Gonçalves, e neta materna dos meus antepassados Manuel Antunes e Isabel Rodrigues, casados em 6.11.1689 em Vale de Prazeres, filhos respectivamente de João Gonçalves, de Cabanas, Viseu, e Bárbara Antunes e de Bartolomeu Rodrigues Videira (falecido em 11.9.1666) e Maria Luís.

Talvez se consiga localizar o nascimento da Josefa, o que provaria ou não a ascendência que proponho para a sua mãe Perpétua. No entanto, a minha hipótese deve estar certa já que em Vale de Prazeres só nasceram três Perpétuas nos primeiros anos do século XVIII e das outras duas eu tenho nota dos respectivos casamentos e alguma descendência, o que afasta a hipótese de poderem ter casado com José Gonçalves da Fonseca ou Bonito.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

S. Miguel de Acha

#172220 | agp | 09 nov 2007 23:45 | Em resposta a: #171646

Caro Fernando Figueirinhas

Localizei os assentos de Maria, nascida a 12.3.1752, e de João, nascido a 18.6.1754, ambos em São Miguel de Acha, filhos de Pedro Rodrigues, de São Miguel de Acha, e de Perpétua Maria, de Vale de Prazeres,netos paternos de Paulo Rodrigues, do Fundão, e de Maria da Ascensão, de Peroviseu, e maternos de António Rodrigues, de São Vicente da Beira, e de Maria Antunes, de Vale de Prazeres.

Apesar da dúvida em relação à naturalidade de António Rodrigues, pai de Perpétua Maria, que aqui aparece como sendo de São Vicente da Beira (e nas minhas notas tiradas dos livros de Vale de Prazeres como sendo do Janeiro de Baixo) a Perpétua é mesmo a que eu referi na minha mensagem anterior. A mãe de Perpétua tanto aparece como Maria Antunes ou como Maria Rodrigues já que é filha de Manuel Antunes e Isabel Rodrigues.

Cumnprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: S. Migel de Acha

#172367 | spes | 11 nov 2007 19:23 | Em resposta a: #171646

Caro António Pereira


Só hoje vi a sua mensagem. Muito agradeço novamente a sua ajuda para completar este puzzle.



Cumprimentos do Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

Gente de S. Miguel de Acha na Ilha de Moçambique

#177205 | jliberato | 20 dez 2007 01:14 | Em resposta a: #172220

Caro António Pereira,
Aqui vai um assento curioso dos óbitos da Ilha de Moçambique.
Aos 24-07-1878 faleceu Rita Emília Gomes da Fonseca, viúva, natural de São Miguel de Acha, de 51 anos, filha de Joaquim da Fonseca Gomes.
Cumprimentos e votos de bom Natal.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Gente de S. Miguel de Acha na Ilha de Moçambique

#177207 | jliberato | 20 dez 2007 01:31 | Em resposta a: #172220

Outro assento na Ilha de Moçambique.
Aos 07-12-1878 faleceu o Padre José Antunes de Carvalho, natural de São Miguel da Acha, filho de Manuel Antunes Testa e Joaquina de Carvalho. Tinha 40 anos.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Gente de S. Miguel de Acha na Ilha de Moçambique

#177211 | agp | 20 dez 2007 08:57 | Em resposta a: #177207

Caro José Nunes Liberato,

Muito obrigado pela sua atenção.
De Rita Emília Gomes da Fonseca sei que casou com Pedro Jorge Gonçalves a 11.10.1843 em S. Miguel de Acha e que a mãe se chamava Joana Rita Josefina.
Um Bom Natal para si e todos os seus.
Cumprimentos
António G. Pereira
Abrantes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 jun 2024, 10:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen