Maestro Vitorino de Almeida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Maestro Vitorino de Almeida

#171744 | restinga | 04 nov 2007 21:30

Alguém poderá informar sobre a freguesia onde nasceu o maestro?
Obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#171752 | henrdias | 04 nov 2007 23:04 | Em resposta a: #171744

Cara Maria,

Veja: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=234459

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#171756 | henrdias | 04 nov 2007 23:19 | Em resposta a: #171744

Cara Maria,

veja também:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=57677&fview=e

cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#171767 | JCALD | 05 nov 2007 01:43 | Em resposta a: #171744

Cara Maria:

O Maestro vem mencionado no livro "A Herança de Calcutá", na página 99, na descendência do Barão de São José de Porto Alegre, com o nome completo de 'António Vitorino Goulartt de Medeiros e Almeida' e a conhecida data de nascimento de 21-5-1940.
Quanto a naturalidade, nada. Não é de admirar, pois o autor do livro, José de Campos e Sousa, primo co-irmão da mãe do maestro, põe muitas datas sem local, incluindo as próprias datas dos seus nascimento e casamento.

Há vários relatos de António Vitorino de Almeida mencionando a sua infância numa vivenda no Campo Grande, em cujas ruínas fez um dos seus programas na RTP nos anos 70 ou 80. Como na época, ainda muita gente nascia em casa, pode ser que tenha nascido na freguesia do Campo Grande...

Como a bisavó materna do maestro foi a última administradora do morgado dos Goulartts, na ilha do Faial, e como os autores da recente e monumental obra "Genealogias da Ilha Terceira" - Jorge Forjaz e António Ourique Mendes - estão a preparar um trabalho semelhante para a ilha do Faial, certamente aí será desfeito este «mistério» da naturalidade de A. V. de Almeida.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#171830 | henrdias | 05 nov 2007 22:57 | Em resposta a: #171767

Caro José Caldeira,

estou particularmente interessado em decifrar a ascendência do ramo paterno do Maestro, pois tanto quanto julgo saber, descende dos Lacerdas e Almeida Pais de Figueiró dos Vinhos, que fica na área que eu estou estudando.

Acontece que este ramo está muito pouco desenvolvido aqui no Geneall, pois termina no seu avô:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=252231

Faltando, portanto, estabelecer a ligação até:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=634146

Estou empenhado em completar esta ligação, daí a pergunta: Será que a "A Herança de Calcutá" poderá acrescentar mais algum dado a estes que já conhecemos?

Antecipadamente grato pela atenção que me possa dispensar,
com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#171834 | JCALD | 06 nov 2007 00:48 | Em resposta a: #171830

Caro Henrique Dias:

"A Herança de Calcutá" trata assim os pais do maestro:

«D. Maria Amélia de Macedo Goulartt de Medeiros; nasceu a 13-IV-1906 e casou, a 22-VI-1939, com António Vitorino de Lacerda e Almeida, Bacharel formado em Direito, Advogado.»

Sobre o pai não há mais nada. A família materna da mãe é que vem mais desenvolvida até ao Barão de São José de Porto Alegre.

O registo de casamento dos pais dar-lhe-ia, decerto, resposta à sua dúvida, mas, mais uma vez, o livro mostra a data e não o local.

Entretanto, lembrei-me que, sendo esta família originária de Macau, é natural que esteja tratada nas «Famílias de Macau» de Jorge Forjaz. Se estiver desenvolvida até à actualidade, pode ser que traga mais informações sobre o Dr. António Vitorino de Lacerda e Almeida. Não possuo o livro, mas, na quarta-feira dia 7, vou estar na sede da Associação Portuguesa de Genealogia, por causa do lançamento do livro do nosso confrade Manuel Rolão, e poderei verificar na nossa biblioteca.

Lamento não poder ser mais útil.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#171965 | mjborges | 07 nov 2007 13:07 | Em resposta a: #171744

Cara Maria

Talvez eu lhe consiga obter essa informação em breve, pois sou colega no Conservatório da filha mais nova (do 2º casamento) do referido maestro, que é lá professora de violino. Assim que souber logo lhe darei notícias.

Cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#172012 | henrdias | 07 nov 2007 18:14 | Em resposta a: #171834

Caro José Caldeira:

Obrigado pela sua resposta, e fico então aguardando por mais desenvolvimentos, que também, e desde já agradeço.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#172057 | JCALD | 08 nov 2007 00:44 | Em resposta a: #172012

Caro Henrique Dias:

Como lhe tinha dito, estive hoje na sede da A.P.G. Foi um dia de grande confusão, como sempre que há lançamentos de livros. Mas, correu tudo muito bem.

Tive, no entanto, tempo para consultar os índices e alguns títulos das "Famílias de Macau" e nada encontrei sobre a família do maestro. Não garanto que não haja alguma coisa, pois a obra é vastíssima, como sabe. Mas não me parece.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#173225 | henrdias | 17 nov 2007 23:41 | Em resposta a: #172057

Caro José Caldeira:

reparei agora que ainda não lhe tinha agradecido pela sua disponibilidade em consultar para mim as "Famílias de Macau", e ainda mais, num dia de tão grande azáfama. Aceite pois as minhas sinceras desculpas.

Como disse, queria completar esta ligação porque fica na área do meu interesse, e que é referida no livro de Carlos Conceição Mendes Medeiros, "Figueiró dos Vinhos Terra de Sonho" na pág. 142, mas sem avançar com grandes pormenores.
Esta obra, referindo-se a Francisco José de Lacerda e Almeida (Geógrafo, explorador e cientista),

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=637175

diz o seguinte: "...Foi um dos maiores exploradores do continente negro. Deste homem são descendentes os Lacerdas de Figueiró dos Vinhos e o grande compositor e pianista português António Vitorino Goulart de Medeiros e Almeida, através de sua filha mais nova, D. Francisca de Lacerda e Almeida Pais, que casou com o Dr. Joaquim de Araújo Lacerda, e tiveram 8 filhos.

E fica por aqui,... por isso, apelo e desde já agradeço, aos confrades que possam acrescentar algo a estes dados.

Atenciosamente,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#173226 | henrdias | 17 nov 2007 23:54 | Em resposta a: #171965

Cara Maria José Borges,

perdoe-me esta pergunta algo indiscreta: por acaso ainda não conseguiu incutir o gosto pela genealogia nesta sua colega de Conservatório?

É que dáva-nos geito uma ajudinha no sentido de decifrar mais este enigma.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#173276 | JCALD | 18 nov 2007 17:44 | Em resposta a: #173225

Caro Henrique Dias:

Um dia destes, num programa de televisão, o Maestro, ao falar mais uma vez do seu burro de estimação, disse que tinha nascido numa casa no Campo Grande, onde havia muitos animais.

Portanto, se ninguém der mais informações, poderá sempre pedir a certidão na respectiva conservatória e recuar até ao Dr. Lacerda e Almeida...

Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#173331 | mjborges | 18 nov 2007 22:00 | Em resposta a: #173226

Caro confrade Henrique Dias

Ainda não consegui ver a referida colega desde que aqui coloquei a mensagem, pois os nossos horários nem sempre coincidem. Também ainda não a conheço suficientemente para saber se ela se interessa, ou não, por genealogia, pois só nos conhecemos dos corredores, das reuniões, etc, mas é uma questão que lhe posso colocar, em breve, quando lhe falar deste site e tentar obter a informação pretendida.

Assim que tiver alguma informação, logo lhe direi

Cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#173347 | henrdias | 19 nov 2007 00:13 | Em resposta a: #173331

Cara Maria José Borges,

estou extremamente grato pela sua resposta, assim como pela atenção e disponibilidade que revelou. Bem haja.
Fico então aguardando.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#173349 | henrdias | 19 nov 2007 00:20 | Em resposta a: #173276

Caro José Caldeira:

obrigado pela sugestão. Esse é de facto o caminho mais sensato a seguir, mas por vezes somos tentados a meter-mo-nos por atalhos, e depois como diz o ditado...
metemo-nos em trabalhos!
Mas talvez não seja este o caso,
um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#173844 | restinga | 21 nov 2007 20:14 | Em resposta a: #171767

Caros Maria José Borges e José Caldeira
Agradeço as vossa disponibilidade e sugestão, e hoje finalmenter consegui saber. O Maestro é da freguesia do Campo Grande. Dadas as imprecisões sobre o nome do pai e avós paternos irei enviar dados para a devida correcção.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#173851 | henrdias | 21 nov 2007 21:58 | Em resposta a: #173844

Cara Maria,

por acaso não podia disponibilizar esses dados aqui no tópico, pois como sabe, leva imenso tempo até fazerem as ditas correcções.

Agradecendo, desde já,
com os melhores cumprimentos,

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#173968 | restinga | 22 nov 2007 19:14 | Em resposta a: #173851

Caro H Dias
Dado ter encontrado mais dados, estou a organizar para poder disponibilizar.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#174076 | restinga | 23 nov 2007 21:43 | Em resposta a: #173968

Caro Henrique Dias
O Maestro é da Freguesia de Campo Grande, sendo na altura moradores na Av. Estados Unidos da América. O pai de nome completo António Victorino Lacerda Fernandes e Almeida nasceu no Barreiro em 10/04/1912, casou na Freguesia de Campo Grande, a 24 e não 22 de Junho de 1939, sendo sua mulher da freguesia da Lapa, e o seu nome completo, Maria Amélia Loureiro de Macedo Goulartt de Medeiros. Já pedi mais elementos para o Arquivo de Leiria, dado não saber onde foi buscar o apelido Lacerda, que não aparece nos apelidos dos avós.
O avô do Maestro, Achililes Eugénio Lopes d´Almeida, foi Tesoureiro da Fazenda Pública, era de Figueiró dos Vinhos, bem como pais, Joaquim Fernandes Lopes e Guilhermina Amélia d´Almeida Lopes.
Estou bastante interessada, por razões familiares, neste ramo de Figueiró dos Vinhos, que desconhecia, e que me apercebi que o Sr. investiga.
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#174296 | henrdias | 26 nov 2007 19:10 | Em resposta a: #174076

Cara Maria do Céu,

muito lhe agradeço os dados que aqui disponibilizou. Devo no entanto confessar que não estou propriamente a investigar este ramo, muito menos por razões familiares. Eu diria que se trata da curiosidade própria dos genealogistas que também me está a atacar (como se eu fosse...), mas como deve de perceber, quando lidamos com alguns nomes mais recuados, gostamos sempre de saber se deixaram descendentes, e em caso afirmativo quem são os actuais representantes dessa gente.
Nesta alucinante "viagem ao passado" por vezes quase nos perdemos no meio de tantos "ilustres desconhecidos", e por isso é sempre bom estabelecer-mos uma ligação ao tempo presente, que mais não seja para nos sentir-mos com os "pés bem assentes na terra".
Nesse sentido, gostaria de acompanhar o resultado desta sua pesquisa, caso decida partilhar connosco o resultado da mesma. Pela minha parte, devo dizer que tenho algum "material" de Figueiró dos Vinhos, mais concretamente da freguesia de Aguda, pois se bem percebi tem um ramo nesta zona, por isso se precisar de algo que esteja ao meu alcance, disponha.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#174344 | restinga | 26 nov 2007 23:56 | Em resposta a: #174296

Caro Henrique Dias
Quando comecei a lidar com tantos "desconhecidos" o bichinho apoderou-se de tal maneira que comecei a andar em várias direcções. Tive de fazer escolhas, mas é tão aliciante que continuo as minhas buscas. Por agora vou continuar a pesquisa deste ramo e para o efeito irei brevemente ao Alentejo porque existe outra ponta por lá. A curiosidade também me apanhou e dentro do possível partilharei convosco
Agradeço a sua disponibilidade e se precisar "bato na sua porta"
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#174569 | mjborges | 28 nov 2007 12:52 | Em resposta a: #173347

Caro confrade Henrique Dias (presumo que é o seu nome)

Soube finalmente a informação pedida, mas verifico que a mesma já tinha sido dada neste forum, sendo com efeito, a freg. do Campo Grande. Já enviei à minha colega uma cópia das mensagens neste forum alusivas ao maestro AVA, para ela se entreter a ler enquanto aguarda pelo nascimento de um filho (razão por que não a tinha visto, entretanto...) e, quem sabe, mostrar ao referido maestro, para que ele possa completar as informações em falta, se estiver interessado... Vou-me mantendo em contacto com o marido dela, também nosso colega, e depois direi mais qualquer coisa...

Cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#174627 | restinga | 28 nov 2007 21:05 | Em resposta a: #174569

Cara Maria José Borges
Queira aceitar minhas desculpas por não ter agradecido a sua disponibilidade.
Os meus cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#174932 | henrdias | 01 dez 2007 13:31 | Em resposta a: #174569

Cara Maria José Borges,

é de facto esse o meu nome, e já conta com um pouco mais de meio século de existência.
Então o "nosso" Maestro vai ter a sua prole aumentada, não é verdade?
É sempre bom que os nossos filhos e netos conheçam bem as suas origens, porque embora hoje em dia não saibamos bem para onde caminhamos, mas é sempre possível, pelo menos, saber-mos de onde viemos.
E sabe, muitos genealogistas "desculpam-se" que o seu trabalho é para deixar em legado aos seus vindouros (e eu não fujo à regra), mas por vezes dou comigo a pensar que por um lado, também lhe retiramos esse prazer da descoberta...bem, mas não foi para filosofar que eu aqui vim, mas antes para lhe agradecer pelas diligências efectuadas.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#237779 | henrdias | 29 ago 2009 16:21 | Em resposta a: #174344

Cara Maria do Céu,

visto já ter passado algum tempo após a sua última mensagem, presumo que já tenha feito alguns avanços no seu ramo de Figueiró dos Vinhos.

Pela minha parte, devo dizer que fui recentemente premiado com uma descoberta no Google Books, quando realizava uma pesquisa acerca de "Lacerda e Almeida".
Esta descoberta permitiu-me efectuar a ligação (que há tanto tempo desejava) do Maestro Vitorino de Almeida com o Mestre José Levache.

Julga-se que o Mestre José Levache (filho de Pedro le Vache e de Catherine Lambert, naturais de Dinant, principado de Liége), seria parente de Nicolau Levache, fabricante dos sinos do célebre carrilhão do mosteiro de Mafra, também natural de Liége.
José Levache foi mestre fundidor nas Ferrarias da Machuca e da Foz do Alge, em Figueiró dos Vinhos, e mais tarde estabelecido com uma ferraria nas Vendas de Maria, foi ele o autor de um dos sinos da igreja paroquial de Maçãs de D. Maria.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=641755

Como sabe, aqui no Geneall tinha-mos a bisavó paterna do Maestro (Guilhermina Amélia de Almeida):
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1021141

E tinha-mos, também a sua quarta avó, D. Francisca de Lacerda e Almeida Pais:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=634146

Faltando, portanto, o elo de ligação entre estas duas senhoras. Ora, esse elo de ligação que faltava, é a D. Maria Cândida de Lacerda e Almeida, filha da D. Francisca e irmã de Joaquim de Araújo Lacerda, que também já consta na base de dados.
Creio que agora já dá para perceber a origem do apelido Lacerda do "nosso" ilustre Maestro.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#237801 | henrdias | 29 ago 2009 20:05 | Em resposta a: #174344

Cara Maria do Céu,

à pouco tive de sair, e abreviei, acabando por não referir a obra encontrada no books.google.
Trata-se de uma obra de Filipe Gastão de Almeida de Eça, com 222 páginas e editada em 1951.
O título é algo extenso: "Lacerda e Almeida: escravo do dever e mártir da ciência, 1753-1798 : apontamentos históricos, biográficos e genealógicos, com algumas notícias e documentos inéditos acerca do insígne explorador das selvas brasileiras e dos sertões africanos"

Vim também a saber que esta obra se encontrava disponível para consulta na belíssima Biblioteca de São Lázaro (a mais antiga biblioteca municipal de Lisboa), e lá me dirigi, onde me foi possível fotocopiar algumas páginas com apontamentos genealógicos desta família.

Estou aos poucos, enviando estes dados para publicação no Geneall, mas se me disser qual o ramo que lhe interessa, posso colocar aqui, ou enviar-lhe as referidas cópias.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#237806 | henrdias | 29 ago 2009 21:13 | Em resposta a: #173331

Cara Maria José Borges,

veja p.f. as mensagens que enviei nesta data à confrade Maria do Céu, acerca de uma obra que localizei com importantes informações genealógicas do Maestro Vitorino de Almeida.

Verifico que foi nesta obra que o autor de "Figueiró dos Vinhos Terra de Sonho" (já referido neste tópico) se baseou para afirmar que o notável pianista e compositor era descendente do não menos notável Dr. Francisco José de Lacerda e Almeida (Geógrafo, explorador e cientista).

Esta obra, trás ainda uma interessante fotografia do Maestro que havia sido publicada no Diário de Notícias de 28.04.1950, tendo ele, portanto, cerca de dez anos. Estava acompanhado de outros três moços, sendo um deles o célebre maestro italiano Roberto Benzi, e os outros dois D. Anthony e D. Robert, filhos da Infanta D. Antónia de Bragança, irmã de D. Duarte Nuno de Bragança.

Esta obra, certamente, não será novidade para a família do Maestro, mas para mim foi, e permitiu-me completar este ramo de ilustres descendentes de Figueiroenses e de Maçanenses.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#237847 | henrdias | 30 ago 2009 19:35 | Em resposta a: #173276

Caro José Caldeira,

como demonstrou algum interesse neste tópico, volto a recorrer a Si, na esperança que me possa ajudar a resolver mais uma questão.

Na ascendência do Maestro Vitorino de Almeida, deparo-me ao nível dos seus oitavos avós, com o Capitão Diogo de Lara e Morais casado no Brasil (São Paulo) em 1652 com Isabel de Godoy.
Acontece que aqui no Geneall temos um Diogo de Lara e Morais casado também no Brasil, mas com Ana Maria do Prado, e em 1675.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=607095

Pergunto: Será que se trata do mesmo indivíduo, casado em primeiras núpcias com a Isabel Godoy?

Por acaso o Sr. Caldeira (ou outro Confrade), não terão acesso à obra referida nas "Fontes" GPAUL - Genealogia Paulistana de Luiz Gonzaga da Silva Leme - vol. III-pg. 537 e vol. IV-pg. 547, e que me possam ajudar a esclarecer esta questão?

Desde já agradeço,
atenciosamente,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#237885 | abribas | 31 ago 2009 10:15 | Em resposta a: #237847

Caro confrade,
Se pretender consultar online a referida obra poderá encontrá-la em http://buratto.org/paulistana/
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#237932 | henrdias | 31 ago 2009 23:23 | Em resposta a: #237885

Caro confrade António:

FANTÁSTICO!
É surpreendente o que se consegue encontrar na Net hoje em dia. É costume dizer-se que quem procura sempre encontra, mas o que é facto, é que eu nem sequer tinha procurado, pois parti do principio que não haveria.

E já estava a incorrer num erro, a chamar Capitão ao homem, e a arranjar-lhe umas segundas núpcias... é preciso muito cuidado com os homónimos. Afinal, não há dois, mas três Diogo de Lara e Morais, só que um deles (o que me interessa) ainda não consta aqui no Geneall.
Não sei como lhe hei-de agradecer por esta preciosa dica, que já me permitiu encontrar uma volumosa ascendência para o notável Maestro. É que os pais deste Capitão, já aqui constam, bem como alguns dos seus irmãos:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1019044

Receba os meus melhores cumprimentos e a minha gratidão,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#237938 | JCALD | 01 set 2009 01:31 | Em resposta a: #237847

Caro Henrique Dias:

Infelizmente, não possuo essa obra, nem conheço ninguém que a tenha.
Ia sugerir-lhe uma busca na internet, mas vejo que outro confrade já lhe deu um endereço muito interessante.

Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#237971 | henrdias | 01 set 2009 17:27 | Em resposta a: #237938

Caro José Caldeira,

é de facto um endereço muito interessante, este que o confrade António nos facultou.
Pena é que não haja mais do mesmo género, pois de certo, constituiriam uma mais valia para a genealogia.

Sabe, estas duas obras que consultei ultimamente, já me permitiram unir várias franjas soltas na ascendência paterna do Maestro, e entroncá-lo devidamente, terminando assim uma tarefa iniciada à mais de dois anos.
E quando estiverem todas publicadas no Geneall, já lhe darão direito à célebre bolinha azul.

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#238019 | restinga | 02 set 2009 00:57 | Em resposta a: #237801

Caro Henrique Dias
Muito grata pela informação. Na realidade já avancei um pouco sobre a família Lacerda e Almeida.
Por razões familiares estou bastante interessada nesse ramo. Encontrei também em Figueiró um senhor que está a fazer um levantamento das famílias da terra e me deu algumas pistas. Creio que irá publicar um livro e já terá informado o maestro.
Se me poder facultar alguns elementos, fará o favor de solicitar ao moderador o meu e-mail ou se preferir doutro modo, por favor diga-me como.
Melhores cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#238138 | henrdias | 03 set 2009 23:11 | Em resposta a: #238019

Cara Maria do Céu,

fiquei deveras curioso a cerca desse senhor de Figueiró dos Vinhos que vai publicar o livro. Gostaria de saber quem é, e para quando poderemos contar com a obra, pois tenho todo o interesse em a adquirir.

Esta região necessita de obras de cariz genealógico, pois apesar de ter uma riqueza extraordinária nesta matéria, não é tarefa fácil, devido ao mau estado (ou mesmo à ausência) dos seus registos, mas sobretudo aos grandes surtos de emigração de que foi alvo. E porque não, também dizer, por falta de pessoas que se disponham a essa tarefa...

Pela parte que me cabe, estou disposto a colaborar com o pouco que sei acerca de Figueiró, essencialmente da freguesia de Aguda, onde tenho muita ascendência. Aliás, aos poucos estou colocando toda essa informação, na base da dados do Geneall. Pode verificar que a maior parte dos grandes vultos Figueiroenses que constam nas obras locais (geralmente de cariz biográfico), já constam na base de dados, inclusive com as respectivas fotos.

Quanto à ascendência paterna do Maestro, posso deixar-lhe aqui o meu endereço (henrdias arroba gmail ponto com), mas de qualquer modo vou colocar aqui tudo quanto sei acerca da mesma, até à presente data. E agradeço desde já a todos os confrades que possam acrescentar algo aquilo que tenho no meu PAF, e que é o seguinte:

Primeira Geração (Pai do Maestro)

1. António Vitorino Lacerda Fernandes e ALMEIDA, Advogado, nasceu em 10 Abril 1912 no Barreiro, Setúbal, onde foi baptizado a 18 Abril 1912. Faleceu em 5 Novembro 2000.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=222341

António casou-se com Maria Amélia Loureiro de Macedo Goulart de MEDEIROS, filha de Augusto Goulart de MEDEIROS e de Maria Júlia Loureiro de MACEDO, em 24 Junho 1939 em Lisboa, Campo Grande. Maria nasceu em 13 Abril 1906 em Lisboa, Lapa e faleceu em 4 Novembro 1983.


Segunda Geração

2. Aquiles Eugénio Lopes de ALMEIDA, Tesoureiro da Fazenda Pública nasceu em 25 Março 1880 em Figueiró dos Vinhos e faleceu em 27 Junho 1960 em Caminha. Aquiles casou-se com Adelaide Sofia Dinis VITORINO em 28 Março 1910 em Portalegre, Campo Maior.

3. Adelaide Sofia Dinis VITORINO, nasceu em 27 Maio 1891 em Campo Maior.


Terceira Geração

4. Joaquim Fernandes LOPES, nasceu em 1860 em Figueiró dos Vinhos. Casou-se com Guilhermina Amélia de ALMEIDA.

5. Guilhermina Amélia de ALMEIDA, nasceu em 1860 em Pedrógão Pequeno.


Quarta Geração

10. Francisco Caetano de ALMEIDA, casou-se com Maria Cândida de Lacerda e ALMEIDA.

11. Maria Cândida de Lacerda e ALMEIDA.


Quinta Geração

22. Joaquim de Araújo LACERDA, Bacharel, nasceu em 26 Novembro 1781 em Figueiró dos Vinhos e aí faleceu. Joaquim casou-se com Francisca de Lacerda e Almeida PAIS.

23. Francisca de Lacerda e Almeida PAIS, nasceu em 19 Janeiro 1797 em Lisboa, Rua Áurea e foi baptizada em 26 Janeiro 1797 em Lisboa, Conceição Nova. Faleceu em 23 Abril 1886 em Figueiró dos Vinhos.


Sexta Geração

44. José de Araújo FARIA, faleceu em Figueiró dos Vinhos. Casou-se com Mariana Josefa de FARIA.

45. Mariana Josefa de FARIA, faleceu em Figueiró dos Vinhos.

46. Francisco José de Lacerda e ALMEIDA, Dr., Geógrafo, Explorador, Cientista, nasceu na Sé, São Paulo, Brasil e aí foi baptizado em 22 Agosto 1753. Faleceu em 17 Outubro 1798 em Moçambique, Chungo-Cazembe. Francisco casou-se com Cecília Craveiro Levache de FARIA em 22 Abril 1792 em Maçãs de D. Maria.

47. Cecília Craveiro Levache de FARIA, nasceu em Vendas de Maria, Maçãs de D. Maria, onde foi baptizada em 1 Dezembro 1777. Faleceu em 1 Abril 1798 em Tete, Moçambique.


Sétima Geração

92. José António de LACERDA, Capitão nasceu em Sé, Leiria e foi baptizado em Sé, Leiria. Faleceu em 10 Fevereiro 1808 em Parnaíba, São Paulo, Brasil. José casou-se com Francisca de Almeida PAIS em 9 Junho 1751 em Sé, São Paulo, Brasil.

93. Francisca de Almeida PAIS, nasceu em Figueiró dos Vinhos. Faleceu na Sé, São Paulo, Brasil.

94. José LEVACHE, faleceu em Vendas de Maria, Maçãs de D. Maria. Casou-se com Maria Craveiro de FARIA.

95. Maria Craveiro de FARIA, nasceu em Figueiró dos Vinhos. Faleceu em Vendas de Maria, Maçãs de D. Maria.


Oitava Geração

184. Francisco de Araújo LACERDA, nasceu em Tomar. Casou-se com Clara Maria.

185. Clara Maria, nasceu em Leiria.

186. Francisco de Almeida LARA, nasceu em Itú, Brasil. Casou-se com Isabel Pais XAVIER em 1708 em Itú, Brasil.

187. Isabel Pais XAVIER, nasceu em Itú, Brasil.

188. Pedro le VACHE, nasceu em Bélgica, Liège, Dinant. Casou-se com Catherine LAMBERT.

189. Catherine LAMBERT, nasceu em Bélgica, Liège, Dinant.

190. Alberto Craveiro de FARIA, nasceu em Figueiró dos Vinhos. Casou-se com Francisca Maria de FARIA.

191. Francisca Maria de FARIA, faleceu em Figueiró dos Vinhos.


Nona Geração

368. Manuel de Araújo LACERDA, nasceu em Porto.

372. Diogo de Lara e MORAIS, Capitão, casou-se com Isabel de GODOY em 1652 em São Paulo,
Brasil.

373. Isabel de GODOY.

374. João Pais de ALMEIDA, nasceu em Itú, Brasil, e aí faleceu. João casou-se com Francisca XAVIER.

375. Francisca XAVIER, faleceu em Itú, Brasil.


Décima Geração (Com seguimento no Geneall)

744. Lourenço Castanho TAQUES, nasceu em 1609 em São Paulo, Brasil, e aí faleceu em 1677. Lourenço casou-se com Maria de LARA em 1631 em São Paulo, Brasil.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1019044

745. Maria de LARA.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1018972

746. João de Godoy MOREIRA, faleceu em 1665 em São Paulo, em Brasil. Casou-se com Eufémia da Costa MOTA.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=341447

747. Eufémia da Costa MOTA, nasceu São Paulo, em Brasil.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=341448

De salientar que todos estes indivíduos já constam na base do Geneall, à excepção dos da quarta e da nona geração. Na oitava, faltam também os indivíduos numerados de 184 a 187, mas todos eles já foram enviados para publicação.
Portanto, logo que esteja tudo publicado, o "nosso" Maestro já terá direito à famosa bolinha azul.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#238619 | restinga | 09 set 2009 22:52 | Em resposta a: #238138

Caro Henrique Dias

Grata pelas informações e aproveito para fazer algumas correcções. Na terceira geração, Joaquim Farnandes Lopes não nasceu em em 1860 mas sim a 10 de Junho de 1845 e Guilhermina Amélia foi exposta a 20 de Novembro de 1849, em casa duma família em Pedrógão Pequeno e baptizada a 31 de dezembro do mesmo ano. Foi legitimada em 1860, após o casamento de seus pais. Esta informação é correcta dado que tenho em meu poder as duas certidões que atestam o nascimento e a legitimação.
Quanto ao Sr. que está a compilar dados sobre famílias de Figueiró, vou entrar em contacto com ele e depois o informarei sobre o andamento do livro

Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#238620 | henrdias | 09 set 2009 23:28 | Em resposta a: #238619

Cara Maria do Céu,

muito lhe agradeço por estas correcções. Quanto à data de 1860, limitei-me a copiar a data aproximada que consta no Geneall, pois era a única que conhecia. Por acaso sabe quem foram os pais do Joaquim Fernandes Lopes? Eu estava interessado em saber locais e datas, tanto dos pais dele, como da Guilhermina, por isso desde já agradeço tudo o que puder acrescentar.

Atenciosamente,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#239011 | restinga | 13 set 2009 19:45 | Em resposta a: #238620

Caro Henrique
Joaquim Fernandes Lopes, nasceu a 06/07/1845, na Freguesia de Vila Facaia, Pedrógão Grande, e era filho de Domingos Fernandes Lopes e de Maria Leitoa.
Brevemente irei a Leiria fazer mais pesquisas no Arquivo Distrital.
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#239013 | henrdias | 13 set 2009 20:18 | Em resposta a: #239011

Cara Maria do Céu,

obrigada por mais estas informações.
É pena que os paroquiais de Leiria tardem em ficar disponíveis on-line, pois poupavam-nos essas deslocações. Pela minha parte, não sei quando poderei voltar a Leiria, mas pode ser que entretanto o "milagre" aconteça...

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maestro Vitorino de Almeida

#257352 | henrdias | 27 jun 2010 09:49 | Em resposta a: #239011

Cara Maria do Céu,

será que já temos mais novidades acerca destas famílias de Figueiró?
Estava particularmente interessado em saber sobre o andamento do livro que referiu em tempos, pois espero passar por Figueiró muito em breve.
Não sei se já reparou que a célebre bolinha azul, tarda em chegar ao "nosso" Maestro, embora já tenha chegado ao seu pai:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=234459

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 07:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen