Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos

Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#171791 | herege | 05 nov 2007 14:56

Boa tarde. Alguém pode dar-me informações sobre o meu tio trisavô Candido Cardoso Calado, que foi conde de Monsanto (Ribatejo)? Há informações muito escassas na internet...O meu pai contou-me que foi proprietário de muitos terrenos, entre eles a antiga serra de Monsanto, agora parque de Monsanto, em Lisboa. Será verdade? Ouvi dizer também que foi fidalgo da Casa Real; Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição e da Ordem de Cristo e indústrial. Fundou a fábrica de papel de parede de Santa Eulália, mas não sei a localização, nem sei o porquê de dar esse nome a uma fábrica. O meu pai contou-me que tinha filial em Espanha. Também sei que foi secretário da Sociedade de Geografia.
Só gostava de saber, por favor, as pessoas com quem privou - nomes dessas pessoas; o que fez na Sociedade de Geografia e os sítios que foram propriedade do meu antepassado. No fundo deve haver algures, sem ser na Torre do Tombo, informações sobre a carreira, vida religiosa e vida familiar desse meu antepassado. Já que, pelo que ouvi dizer, era muito amigo do rei D. Carlos e então deve estar em algum livro...
Obrigado

Um abraço,
André Louro

Resposta

Link directo:

RE: Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#171840 | JCALD | 06 nov 2007 02:27 | Em resposta a: #171791

Caro André Louro:

O título do seu tio-trisavô Cândido Cardoso Calado não se refria ao actual parque de Monsanto, junto a Lisboa, mas sim à terra onde nasceu a 4-10-1831. A freguesia de Monsanto pertencia então ao concelho de Torres Novas e faz parte actualmente do de Alcanena (criado em 1914).
Era filho de José Francisco da Silva Calado e de Apolinária de Jesus Calado e, aos 25 anos, decidiu emigrar para o Brasil, donde regressou ao fim de 8 anos com uma enorme fortuna. Casou então com D. Eugénia Gomes de Carvalho, de quem não teve filhos.
Tendo feito uma visita de estudo pela Europa, regressou ao Rio de Janeiro, onde fundou a sua primeira fábrica de estamparia de papel, dotada dos mais modernos requisitos.
Em 1877, muda-se para Lisboa e criou uma grande indústria de papel de parede, ainda mais moderna, a que chamou Fábrica de Santa Eugénia (e não Eulália), em homenagem ao nome da mulher.
Foi um grande benemérito. Ofereceu uma escola masculina e outra feminina à sua terra natal. Pertenceu à Sociedade Portuguesa de Beneficência do Rio de Janeiro, a que concedeu grandes donativos para o Hospital de São João de Deus, etc.
Em reconhecimento das suas virtudes, foi-lhe concedida em 1872 a comenda de Cristo e o governo espanhol atribuiu-lhe o grau de cavaleiro da Ordem de Isabel a Católica. Foi ainda comendador da Ordem de N. S. da Conceição de Vila Viçosa, Fidalgo da Casa Real, teve Carta de Armas de Mercê Nova (1899), Secretário da Sociedade de Geografia, Visconde de Monsanto (D. Carlos, Dec.º de 17-1-1890) e Conde de Monsanto (D. Carlos, 3-8-1900).
Faleceu na sua Quinta de São Bento em Santarém a 7-1-1911.

(Bibliografia: Diccionario Portugal, IV; e Artur Gonçalves, "Torrejanos Ilustres", Torres Novas, 1933)

Conheci em tempos o Eng.º Henrique (?) Anacoreta, parente por afinidade do Conde de Monsanto, que sabia muito sobre ele.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#171842 | herege | 06 nov 2007 07:51 | Em resposta a: #171840

Muito obrigado, senhor José Caldeira. Provávelmente, o Engº Henrique Anacoreta já não deve ser vivo. Será que nos livros sobre o Brasil Imperial, está lá o nome dele? (Candido Cardoso Calado). Essa Quinta de São Bento ainda existe?

Cumprimentos,
André Louro

Resposta

Link directo:

RE: Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#172061 | JCALD | 08 nov 2007 01:17 | Em resposta a: #171842

Caro André Louro:

Disse-lhe tudo o que sabia sobre o Conde de Monsanto, retirado dos livros que citei.
A Quinta de São Bento era em Santarém. Provavelmente já não existe.
Vi num mapa na internet que existe uma Rua de São Bento nessa cidade. Talvez corresponda ao sítio onde foi a quinta.
Também não sei onde se localizava a Fábrica de Santa Eugénia.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#204154 | CCalado | 26 jul 2008 21:45 | Em resposta a: #171791

Se o Conde de Monsanto (Cândido Calado) é seu tio-trisavô, então o André só pode ser um descendente de Pedro da Silva Calado, ou de uma das suas irmãs ( que eu saiba únicos sobrinhos do conde). Provavelmente a sua família saiu há muito tempo da região de origem do conde, ou de outro modo sabia com toda a certeza que o título “ Monsanto” diz respeito à terra onde nasceu e nada tem a ver com o parque de Monsanto. O conde nasceu no lugar de Casais da Moreta, freguesia de Monsanto, actualmente pertencente ao Concelho de Alcanena, distrito de Santarém. Eu sou bisneto do sobrinho do conde e herdei do meu avô alguns (poucos) objectos que pertenceram ao meu tio-trisavô e também algumas histórias curiosas. Que eu tenha conhecimento não há estudos aprofundados sobre a sua vida, a qual foi, aliás, bastante aventurosa, pois de simples pastor analfabeto ( de alcunha o “ ovelhica “ ) conseguiu chegar a conde. Tendo em conta a época em questão, tal facto não é, porém, de estranhar. Alguns habitantes de Monsanto fizeram algumas pesquisas e recolheram algumas histórias da tradição oral e publicaram os seus trabalhos nos jornais locais. Têm a sua fotografia na Junta de Freguesia de Monsanto. A sua suposta imensa fortuna foi para os primos da sua esposa ( família Anacoreta), diziam os mais antigos da família Calado. Para o sobrinho não foi certamente que só recebeu quinquilharias de uma das suas casas que ficou a saque mal ele fechou os olhos (a sua esposa já tinha falecido há alguns anos atrás).
Penso que tudo o que o sr. José Caldeira referiu sobre a vida do conde está correcto. Acrescento que uma das suas casas ficava na rua Alexandre Herculano, em Lisboa, mas já foi demolida há muito tempo. Se está interessado em fazer uma biografia do conde, então penso que sabe que tem pela frente uma tarefa gigantesca. Pensei fazer isso mas desisti ainda antes de começar. Não tenho disponibilidade para passar horas e horas a pesquisar em arquivos, quer em Portugal, quer no estrangeiro, a ler jornais da época, a consultar dezenas ou centenas de monografias sobre a vida política, económica, social e cultural do século XIX( tanto em Portugal, como no Brasil) e a procurar as eventuais pessoas vivas que receberam em primeira mão testemunhos de pessoas que privaram com o conde. Já não existe nenhum filho vivo de Pedro da Silva Calado. Das suas irmãs provavelmente também não. E os netos já começaram a desaparecer. Há alguns descendentes de primos do conde que vivem em Monsanto e recolheram algumas histórias sobre ele. Outra grande dificuldade é saber, a esta distância, onde acaba a realidade e começa a fantasia relativamente a tudo o que se conta sobre a vida deste nosso ilustre antepassado. Se desejar contactar-me faça-o para este mail: custodiocalado@iol.pt
Cumprimentos,
Custódio Calado

Resposta

Link directo:

RE: Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#207236 | Segismundo Pinto | 04 set 2008 15:35 | Em resposta a: #204154

Caro Senhor.

Interesso-me pela figura do Conde de Monsanto, enquanto heraldista, porque foi agraciado uma carta de brasão de armas de mercê nova, como foi referido neste tópico.

Assim sendo muito gostaria de saber quem tem o documento original que considero importante para um estudo que estou a efectuar sobre cartas de brasão de armas de mercê nova.

Aproveito para o informar que no Cemitério Municipal de Santarém existe o jazigo do Conde de Monsanto, onde presumo que esteja sepultado e que, além de ostentar o seu nome, tem figurado o seu brasão. desconheço a quem está averbado na actualidade mas penso que uma rápida consulta aos respectivos serviços camarários o poderá esclarecer e, eventualmente servir de base para uma habilitação à posse do mesmo. Caso tenha interesse tentarei encontrar a fotografia da respectiva pedra de armas.

Cumprimentos do Segismundo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#207723 | 193900 | 08 set 2008 17:56 | Em resposta a: #204154

Eu também sou um Calado (meus av ós chegaram ao Brasil em 1860 + ou -) e assim quero participar desse butin.

Resposta

Link directo:

RE: Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#207788 | fraizfilho | 09 set 2008 08:08 | Em resposta a: #204154

CCallado. Por favor. Gostaria de um esclarecimento, não sei se tem algum fundamento esta minha questão. Faço pesquisa da Famila Macedo no Brasil, e tive um tio bisavo, era chamado Manoel Ribeiro de Macedo Callado, nesta genealogia a qual pesquiso, Genealogia Paranaense, de 1926 o autor Francisco Negrão, faz uma referencia seguinte: " Catharina Ribeiro de Macedo casada com Manoel Ribeiro Callado, tiveram seis filhos dentre eles meu triavô Joaquim Ribeiro de Macedo, o primogenito deles nasceu em Cananeia -Brasil em 1804. So tenho o nome dos pais e avós dela, Duarte de Távora Gamboa cc Catharina Ribeiro de Macedo Baldraga, este nasceu em de Alhos-Vedros em 1680. Não sei onde ele nasceu nem o nome dos pais dele. Se for possivel alguma informação. Cumprimentos. Ivo Martinez Filho.

Resposta

Link directo:

RE: Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#208822 | CCalado | 20 set 2008 23:22 | Em resposta a: #207236

Caro Segismundo Pinto
Agradeço a informação que me deu. Lamento não o poder ajudar, pois não sou detentor de qualquer documentação que pertenceu ao conde de Monsanto. Ignoro quem a possui actualmente. Provavelmente algum descendente de uma das famílias herdeiras dos bens do conde. O meu bisavô pouco herdou , pelo que me contaram o meu avô e os meus tios-avôs. Se por acaso algum documento veio parar às suas mãos , não passou para o meu avô. Além do mais, a maior parte da descendência do meu bisavô dispersou e não sei o seu paradeiro. Tomei conhecimento que o jazigo se encontra averbado a uma família referenciada como herdeira do conde, e tem estado em uso até ao ano passado, altura em que lá foi sepultada uma familiar de um dos participantes deste fórum, o sr. André Louro (o qual também solicitou informações sobre Cândido Cardoso Calado). Como até ao momento o sr. André não respondeu à mensagem que lhe dirigi neste fórum, não tenho mais nenhuma informação. Se desejar ver a lista dos herdeiros do conde, poderei enviá-la por e-mail, ou então poderá consultá-la no documento de pedido de averbamento do jazigo que se encontra nos serviços de cemitérios da Câmara Municipal de Santarém. É claro que passado praticamente um século após a morte do conde, será muito difícil, para não dizer quase impossível, encontrar o documento original da carta de mercê nova. Talvez alguma alma esclarecida o tenha entregue aos cuidados de um arquivo estatal. Mas o mais provável é já não existir. Por último agradeço imenso tudo o que me quiser transmitir a propósito da vida do conde de Monsanto. Além de ter sido o membro mais famoso e inteligente da minha família, também se trata de uma figura muito peculiar e pouco conhecida da burguesia nobilitada do século XIX. Se eu chegar à idade da reforma talvez dedique o meu tempo livre à pesquisa histórica e à genealogia. Por ora não me sobra tempo para tal. Desejo-lhe o maior êxito no seu estudo sobre cartas de brasão de armas.
Cumprimentos do Custódio Calado

Resposta

Link directo:

RE: Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#208949 | Segismundo Pinto | 22 set 2008 18:44 | Em resposta a: #208822

Caro Custódio Calado:

Agradeço a sua resposta com os elementos informativos que contem. Caso não veja inconveniente, dado tratar-se de informação acessível ao público, gostaria de ter a lista dos herdeiros do Conde de Monsanto. Quem sabe se uma pesquisa junto dos descendentes não fornecerá uma pista que permita saber o actual paradeiro da CBA.

Assim sendo poseria dar-ma ou através do Forum ou para o mail Segismundo.M.Pinto@seg-social.pt.

Caso vá encontrando algo relacionado com o Conde não deixarei de lhe comuniocar.

Os melhores cumprimentos do Segismundo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#283842 | dcalado | 04 ago 2011 16:20 | Em resposta a: #207236

O brazão está descrito no Livro Vermelho da Nobreza, que se encontra na Torre do Tombo.

Resposta

Link directo:

RE: Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#326505 | Alfaiate | 01 abr 2013 03:20 | Em resposta a: #283842

Caro André Louro

A quinta de S. Bento, em tempo posse de uma ordem religiosa, foi comprada pela família da minha avó paterna depois da morte do Conde de Monsanto. Parte dessa quinta foi, vinte e poucos anos depois, expropriada creio que em 1938 ou 39 para a construção do Liceu de Santarém , estando ainda em nosso nome o que resta dessa propriedade e que correspondia ao actual bairro de S. Bento em Santarém e ás encostas que vão até à Ribeira de Santarém. A belíssima casa que ai existia, com 17 divisões, vista sobre o Tejo, jardins e corte de ténis, do qual só conheci em criança o edifício do pombal, foi demolida e desta resta apenas uma cisterna no jardim das traseiras do actual liceu nacional Sá da Bandeira em Santarém. Tive curiosamente, há dias, acesso a uma foto da casa onde se vêm duas senhoras nesses jardins...que creio serem de familiares da família Atalaia que arrendou a quinta de S.Bento durante alguns anos até à sua demolição.


António Alfaiate

Resposta

Link directo:

Candido Cardoso Calado - Conde de Monsanto

#427114 | dcalado | 13 set 2020 13:59 | Em resposta a: #208822

O André Louro é descendente de Maria do Rosário Calado, a irmã mais velha de Pedro Joaquim da Silva Calado, filhos de Joaquim Francisco Calado, que era o irmão mais velho do Conde de Monsanto. Algumas entradas neste forum não reflectem a documentação existente e várias raiam o anedótico. Vide: http://pagfam.geneall.net/6686/familias.php?id=6447

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen