Aldeia de Safira, Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Aldeia de Safira, Alentejo

#171882 | ARossana | 06 nov 2007 16:47

Procuro informações sobre a aldeia de Safira, pertencente ao concelho de Montemor-o-Novo. História e evolução ao longo dos tempos, famílias, Conde de Safira, Igraja de Nossa Sra. da Natividade de Safira e escola.

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#172017 | Rui Jesuino | 07 nov 2007 18:43 | Em resposta a: #171882

Cara A. Rossana,

Para a aldeia de Safira no Alentejo conheço apenas um estudo etimológico feito por Leite de Vasconcelos em 1919 denominado "Safira, freguesia condal do Alentejo". Pode encontrá-lo na Biblioteca Nacional de Portugal ou na Biblioteca da Universidade de Coimbra.

Cumprimentos
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#172246 | Montemor | 10 nov 2007 13:02 | Em resposta a: #171882

A aldeia de Safira está hoje completamente abandonada e em ruínas, subsistindo a igreja e o cemitério. A igreja é quinhentista - Santa Maria de Safira foi construída no bispado do infante cardeal D. Afonso, filho de D. Manuel; sofreu grandes danos com o terramoto de 1 de Novembro de 1775 e parece que as ultimos restauros foram no ano de 1903. O conde de safira viveu em Montemor-o-Novo num palacete situado no largo Alexandre Herculano e faleceu nos anos 40. Usava o apelido Brito Falé mas era descendente de uma nobre e antiga familia e da governança de Montemor de nome Brito Carvalho Abreu Pereira. Casou com uma senhora de apelido Susa Menezes da qual não teve descendência.


Cumprimentos,

João Laboreiro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#172804 | jflfl | 14 nov 2007 21:48 | Em resposta a: #171882

Tenho referência a Safira através de NARCISA MARIA, que aí nasceu em 1851, aí casou em 1870 com Gregório Morgado e deixou descendentes alguns deles nascidos igualmente em Safira.

Estive em Safira há cerca de 1 ano e percebi, desolado, que está em perfeita ruína. Na oportunidade cruzei-me com um rendeiro de uma das herdades vizinhas que me informou que a aldeia viu sair a última familia que nela residiu em 1930 (se a memória me não atraiçoa).

Lembro-me igualmente que na altura fiquei a pensar na estranhesa (para mim) de constatar o desaparecimento completo de uma povoação.

Gostava imenso de saber mais sobre Safira, sua origem, evolução, habitantes, e razões do seu declinio.

cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#173079 | avc | 16 nov 2007 19:25 | Em resposta a: #172804

Caro Joaquim Falcão de Lima

Fiquei curioso com a sua referência a Narcisa Maria, de Safira, porque estou a pesquisar varios ramos da minha família, um dos quais é o ramo Morgado. Nos meus apontamentos reza assim:

-Gregório Vicente Morgado (o Mata-Lobos ou Morgado dos Cofenos), baptizado a 28.4.1824 em S.Martinho, casou, em 3ª matrimónio, com Narcisa Maria da Silva (1º matrimónio), nascida a 6.1.1851 em Safira, filha de António Joaquim, de Arrayollos, e de Gertrudes Maria, de S.Romão. Foram seus padrinhos de baptismo Joaquim António e Antónia Maria, naturais de S. Romão. Faleceu a 1.10.1886. Tiveram 6 filhos:
Origem do ramo Morgado.

Não só este, mas outros ramos da minha família são de extinta freguesia de Safira.
Não sei se o seu interesse é sobre a extinta freguesia e abandonada aldeia de Safira, ou se também tem interesse na família que referiu.

Cumprimentos. António A. P. Vacas de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#173126 | jflfl | 16 nov 2007 22:58 | Em resposta a: #173079

Caro António Vacas de Carvalho
O meu interesse por Safira radica precisamente na familia morgado que refere e que é natural dessa freguesia. Trata-se da familia paterna de minha mulher. Tenho todo o interesse em todos os dados e informações sobre os "morgado" de safira que possa partilhar comigo. Caso pretenda poderá pedir ao moderador o meu e-mail.
Gostava que explicitasse a sua relação com os "morgado".
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#173150 | avc | 17 nov 2007 12:22 | Em resposta a: #173126

Caro Joaquim Falcão de Lima

Fico sempre muito feliz quando encontro familiares, ainda que já não muito próximos.
A minha bisavó Maria Antónia Morgado (depois do casamento, passou assinar por Maria Antónia Vacas, origem do ramo Vacas) era irmã de Gregório Vicente Morgado. Tenho alimentado o genea, a pouco e pouco: veja o id 466123 e já terá muitos elementos sobre a famíia.
Como me disse, pedi o seu email, ao moderador e poderei dar-lhe muita informação sobre a família.
Também já informei o Genea da duplicação de id's

Cumprimentos. António Vacas de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#173153 | jflfl | 17 nov 2007 12:57 | Em resposta a: #173150

Caro António Vacas de Carvalho

Concordo consigo. Quem se interessa por estas coisas fica sempre feliz quando encontra familiares. Assim é! Pelos vistos é primo do pai de minha mulher em 3º grau. Ficou a aguardar o seu mail com curiosidade e interesse.
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#173249 | ARossana | 18 nov 2007 12:08 | Em resposta a: #172017

Caro Rui Jesuino,

Desde já, quero agradecer-lhe a resposta ao tema em causa, assim como a informação transmitida.Sou estudante do curso de Arquitectura Paisagista e estou a realizar um trabalho sobre Safira, no âmbito da disciplina de Seminário.Embora não seja um trabalho de fim de curso, pode resultar como tal, dependendo das informações que obtenha.

Cumprimentos
A. Rossana Salvé-Rainha Vicente

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#173250 | ARossana | 18 nov 2007 12:18 | Em resposta a: #172246

Caro João Laboreiro Henriques,

Desde já, agradeço-lhe a resposta ao tema em causa e as informações referentes ao Conde de Safira.Até agora não tinha qualquer informação sobre tal personagem.
Relativamente à Igreja e Cemitério de Safira, informo-lhe que o Cemitério encontra-se em óptimo estado de conservação, o mesmo não podendo dizer da Igreja.Esta encontra-se parcialmente destruída, subsistindo ainda as paredes e fachada, correndo o risco de ruir na íntegra.

Cumprimentos
A. Rossana Salvé-Rainha Vicente

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#173251 | ARossana | 18 nov 2007 12:45 | Em resposta a: #172804

Caro Joaquim Falcão de Lima,

Desde já, agradeço-lhe as informações transmitidas, pois trata-se de uma nova referência que poderá levar-me a outros caminhos.

Ao visitar o Cemitério, pude constar que a família de apelido LAGARTIXA, foi moradora da aldeia de Safira. Actualmente, residindo em Silveiras um dos membros dessa família.

O meu interesse sobre Safira surge no âmbito de um trabalho universitário, e atendendo à sua curiosidade, disponibilizo-me para lhe facultar as informações que irei obtendo.

Cumprimentos
A. Rossana Salvé-Rainha Vicente

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#173262 | jflfl | 18 nov 2007 15:31 | Em resposta a: #173251

Cara A. Rossana
Muito obrigado pela sua disponibilidade. Caso pretenda poderá pedir o meu mail ao moderador do forum.
Disponha do que eu puder ser útil ao seu trabalho.
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#173335 | AlferesPereira | 18 nov 2007 23:11 | Em resposta a: #173251

Cara A. Rossana

Se lhe interessar:

Os meus 6º avó, Manuel Luís e Vitória Mariana, nasceram em N.ª Sr.ª de Safira c. 1754.
A minha 5ª avó Joana (Jerónima?) Maria nasceu no mesmo local c. 1760
A minha 5ª avó Teresa Joaquina, também ali nasceu c. 1750
A minha 5ª avó Felipa Mariana, filha de Manuel Luís cc Vitória Mariana, ali nasceu c. 1789, bem como o seu marido, Jerónimo Nunes, filho de Joana (Jerónima?) Maria também c. 1789.
A minha 5ª avó Jenoveva Maria, nascida c. 1780, era natural de N.ª Sr.º de Safira.
O meu tetravô Felisardo José era natural de N.ª Sr.ª de Safira, onde nasceu em 1807. Era casado com Januária Maria, também de Safira, nascida em 1814
A minha trisavó Maria Gertrudes, filha de Felisardo cc. Januária, era natural de Nª Srª de Safira e nasceu em 1839.
Poucos mais dados possuo.

Disponha
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#173404 | bbarahona | 19 nov 2007 13:34 | Em resposta a: #172246

Caros confrades,
segundo informação verbal que sempre me foi transmitida por minha avó materna, o casamento dos Condes de Safira estaria combinado pelas respectivas famílias desde crianças, pelo que foi bastante cedo, após o que cada um regressou ao seu colégio interno. Será verdade?

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#195060 | lvsitano | 02 mai 2008 22:46 | Em resposta a: #173335

Olá a todos,
Uma vez que também tive familia a viver em Safira , e para não ter que transcrever tudo novamente para aqui , por favor consultem o post , http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=195055#lista .

De momento é o que disponho.

Obrigado a todos

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#199905 | lvsitano | 10 jun 2008 01:06 | Em resposta a: #195060

Acabo de descobrir que a minha Bisavó , Ana Augusta , que recebeu batismo em 1895 na Igreja de Safira , de onde era igualmente natural , teve como padrinhos de baptismo os Viscondes de Safira , Augusto Dâmaso M da Silva Ramalho da Costa , Visconde / Conde de Safira e de sua esposa Ana Joaquina Saldanha de Souza Menezes Viscondessa / Condessa de Safira .

Gostaria de saber se dispõem os caros confrades de mais alguma informação

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#199935 | laboreiro | 10 jun 2008 12:53 | Em resposta a: #199905

Rectificação

A 10/11/2007 escrevi que o Conde de Safira usou os apelidos Brito Falé e era descendente da família Brito Carvalho Abreu Pereira, o que constituiu um erro, visto que o titular montemorense a que me referia era o Barão das Silveiras. Sendo assim, aqui fica a correcção: foi único Visconde e Conde de Safira Augusto Dâmaso Miguens da Silva Ramalho da Costa, falecido em Montemor o Novo em 03/02/1945. Foi grande proprietário no concelho e presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Era Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (Carta de 27/05/1905) e casou com D. Ana Joaquina de Saldanha de Sousa e Menezes, sem geração.
O titulo de Visconde foi-lhe concedido por D. Luis por Decreto de 30/06/1886 e posteriormente elevado à Grandeza como Conde.


Cumprimentos,

JLaboreiro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#199938 | lvsitano | 10 jun 2008 13:10 | Em resposta a: #199935

Amigo JLaboreiro Henriques , a sua informação está correcta , salvo o facto de ele ter sido presidente mas da Câmara Municipal de Vila Viçosa e não Montemor-o-Novo (segundo consta no profile do mesmo aqui no site da genall.pt) .

Agradecimentos

Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#200984 | lvsitano | 19 jun 2008 22:35 | Em resposta a: #199938

Alguem possui mais alguma informação à cerca dos Condes de Safira ?

OBrigado

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#216306 | mmmoc | 24 dez 2008 13:37 | Em resposta a: #173251

Olá Rossana
Descendo dos MORGADO de SAFIRA e gostava de saber se a sua investigação tem desenvolvimento e se sabe algo mais sobre Safira e suas Gentes.
Descendo de NARCISA MARIA, que nasceu em Safira em 1851, aí casou em 1870 com Gregório Morgado e deixou descendentes alguns deles nascidos igualmente em Safira.
Gostava ainda de saber o que aconteceu ao cemitério de safira que me parece abandonado. Será que tranladaram os restos mortais ai existentes? Para onde?
Cumprimentos e Feliz Natal
Maria Morgado

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#216448 | ARossana | 27 dez 2008 13:50 | Em resposta a: #216306

Ola Maria Morgado
O meu interesse por Safira e sua história teve origem num trabalho que realizei em 2007, e como o tempo era reduzido apenas consegui obter respostas sobre as famílias depois de ter terminado o trabalho.
Neste momento, com muita pena, já não estou a desenvolver qualquer estudo sobre Safira. Gostei muito de conhecer Safira (o que resta), e das vezes que a visitei senti que tudo aquilo tinha muito para contar.
Relativamente ao cemitério, este encontra-se arranjado e fechado. Ao contrário do que diz, não se encontra abandonado.

Cumprimentos

Boas Festas!!

Ana Rossana Salvé-Rainha Vicente

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#217620 | mmmoc | 06 jan 2009 21:40 | Em resposta a: #216448

Boa noite, estive lá em 2007 e ideia com que fiquei era de algum abandono... O seu trabalho está publicado? Pode dar-me mais referencias sobre ele ? Tenho interesse neste tema. Obrigada pela sua resposta.
M. Morgadinho

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#223062 | lvsitano | 07 mar 2009 11:39 | Em resposta a: #217620

Cara Maria Morgado

Se possui família em Safira, então seguro que algures no passado iremos ter famíliares em comum. Se quiser estarei disponível para troca de informações, esperando que estas lhe sejam úteis.
O cemitério não está abandonado, está “selvaticamente” esquecido, alias como a maioria do património religioso de montemor-o-novo, sendo até vergonhoso para "nós" tal situação.

Também possuo família em quase todas as freguesias de Montemor: Santo Aleixo, Cabrela, São Gens, São Geraldo, São Lourenço, etc etc.


Cumpts

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#224755 | avc | 23 mar 2009 18:43 | Em resposta a: #223062

caro Lvsitano

Tenho alimentado o geneall com a minha família - ramos vacas, morgado, louro, lecas, braga etc - porque, o curioso, é que estes apelidos partem de irmãos nascidos no monte da Serra dos Mendes, freguesia de S. Martinho, ligada a Safira, S. Gens, Cabrela. etc
Como continuo a trabalhar na genealogia desses ramos, gostava de saber se tem alguma ligação familiar

Do conde de Safira há muita informação em Montemor-o-Novo - desde a sua casa, documentos, actas da Conferência Vicentina, etc. Dizem em Montemor que foi um senhor rico que morreu pobre (porque deu tudo)
Eu próprio tenho uma bengala de castão de prata com um S e uma corôa do Conde de Safira

Cumprimentos. António A. P. Vacas de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#224770 | lvsitano | 23 mar 2009 20:40 | Em resposta a: #224755

Caro António,

Dos apelidos que me deu não possuo por enquanto ligação. Ainda tenho diversos ramos a pesquisar nas terras que citou (alias grande parte da família materna da minha mãe era dessas terras, grandes terras) por isso se encontrar algum desses apelidos informo o caro António.

Relativamente aos condes de safira , e como disse atrás , eles foram padrinhos de baptismo e de casamento de uma bisavó. Gostava de saber um pouco mais à cerca de eles, mas verdade seja dita ainda não fiz muitas pesquisas no intuito de saber mais pormenores.

Forte abraço e o meu obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#227266 | picanço | 23 abr 2009 16:36 | Em resposta a: #173079

Tenho vindo a acompanhar a História sobre Safira, com muito gosto, visto ser n atural dessa freguesia, sou descendente das familias Reis e Lagartixas, apenas por curiosidade, posso acrescentar que ainda existe uma grande quantidade de pessoas vivas da familia lagartixas, em Silveiras, Marconi,Vendas Novas e Setubal, e que realmente Safira começou a ficar desabitada por volta dos anos 1965, eu sai por volta de 1961 e ainda vivia muita gente em Safira e na região em volta.

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#281626 | kardo89 | 13 jul 2011 22:04 | Em resposta a: #224770

Sou um dos netos do último herdeiro do último Conde-Visconde de Safira e gostaria de vos ajudar fornecendo todos os dados que possuo de momento, assim como gostaria de aprender mais sobre a minha geneologia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Visconde-Conde_Safira,_Fam%C3%ADlia_Costa

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#281894 | avc | 16 jul 2011 00:05 | Em resposta a: #224770

A bengala que uso tem um S e em cima uma corôa. Castão e embutidos em prata. Uso-a há cerca de 40 anos.
Era do Conde de Safira, deu-ma a minha tia e madrinha Rosa Carneiro (Carneiro apelido do marido).

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#281960 | kardo89 | 16 jul 2011 20:06 | Em resposta a: #281894

Caro senhor (membro avc) o senhor também é um Costa? Qual a sua ligação à Casa de Safira? O Brasão e o Anel do Conde de Safira estão na posse de um primo meu pois é varão.

Ricardo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#281962 | kardo89 | 16 jul 2011 20:09 | Em resposta a: #281894

Caro senhor (membro avc) o senhor também é um Costa? Qual a sua ligação à Casa de Safira? O Brasão e o Anel do Conde de Safira estão na posse de um primo meu pois é varão.

Ricardo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#281980 | avc | 17 jul 2011 08:24 | Em resposta a: #281962

Não, não sou da família. Sou de Montemor onde o conde de safira tinha residência.
Tenho a bengala porque ele era amigo do meu tio Francisco Carneiro.
Posso dizer que em montemor várias pessoas possuem muitos haveres pessoais do conde safira,
entre os quais o proprietário da sua antiga residência.
Ele deixou a casa mobilada.
Cps

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#281992 | kardo89 | 17 jul 2011 13:19 | Em resposta a: #281980

Eu tudo o que tenho é o testamento que disponibilizei aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Visconde-Conde_Safira,_Fam%C3%ADlia_Costa

Testamento que foi feito deixado peloo conde ao meu avô paterno, eu não tenho nada do Conde de Safira e lamento que a minha família não tenha sido digna e ter tido a consciência de ter trespassado os seus bens e títulos para a sua descendência.

Gostaria de ter fotografias do conde, familiares e amigos, assim como das terras e nem isso como recordação tenho.

Lamento que a Casa esteja extinta e todo o desinteresse em volta do nome Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282112 | avc | 18 jul 2011 17:04 | Em resposta a: #281992

Para o confrade com a sigla Kardo89:

Estamos admirados com as suas mensagens.
O Conde de Safira não teve descendência e deixou os seus bens ao afilhado Augusto Barbosa, o qual vendeu todos os bens, incluindo a casa.
Pode-nos explicar exatamente qual a sua relação com os citados?

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282115 | kardo89 | 18 jul 2011 17:20 | Em resposta a: #282112

Caro confrade avc, se o senhor for ler a página que criei no Wikipédia em : http://pt.wikipedia.org/wiki/Visconde-Conde_Safira,_Fam%C3%ADlia_Costa

irá esclarecer muitas dúvidas. O afilhado Augusto Damaso Barbosa que o senhor refere aperfilhou o meu avô paterno e deixou-lhe a continuação da Casa de Safira, os respectivos títulos, o anel e o brasão de parede, bem como alguns terrenos em Safira, Montemor-o-novo.

Tenha a bondade caro confrade em ir visitar a página web que referi.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282209 | avc | 19 jul 2011 14:20 | Em resposta a: #282115

Sr. Confrade de sigla Kardo89

Não me diz o seu nome?
Não se consegue aceder ao endereço da wikipedia que nos envia.
Não pode verificar se tem alguma incorreção?
Cps

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282216 | kardo89 | 19 jul 2011 15:19 | Em resposta a: #282209

Ricardo Manuel Silva Costa, neto de Álvaro Graça Costa.

copie o endereço todo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Visconde-Conde_Safira,_Fam%C3%ADlia_Costa e cole na barra de endereço do seu browser. Não sei pq mas o site do geneall não reconhece como hiperligação toda a frase... pode também pesquisar no google: conde de safira, família costa Wikipédia, irá lhe aparecer uma pagina do Wikipédia intitulada por conde de safira, família Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282218 | kardo89 | 19 jul 2011 15:36 | Em resposta a: #282216

Nos meus tenros 22 anos desejo ainda em vida vir a ver a Casa de Safira restaurada com um homem que empunhe de novo os títulos de Conde e Visconde de Safira, penso que mais nenhum familiar meu se interesse, além de mim...

Sei que tenho um primo varão, Rafael Costa, que detém o brasão de parede e o anel do Conde de Safira.

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282242 | avc | 19 jul 2011 19:21 | Em resposta a: #282218

Acho um bom sonho!
Desejo felicidades.

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282273 | kardo89 | 19 jul 2011 22:49 | Em resposta a: #282242

Boa noite confrade, espero não ter parecido utópico mas são os sonhos que comandam a vida, certo? Lamento que a casa esteja extinta, culpa do meu avô por não ter reclamado o que tinha direito.

O que acha da informação que disponibilizei? Já à alguns anos que acompanho o geneall e reparei nas interrogações de alguns confrades no paradeiro da minha familia e o quanto se questionáram se havia descendência e aqui estou eu para dizer que sim.

Se eu fosse o neto varão teria o anel e o brasão comigo e seria com prazer que disponibilizaria fotografias dos mesmos, mas não sou. Contudo penso que a aldeia de Safira e o nome Costa devam ser lembrados e todas as fotografias e relatos são importantes para reconstruir memorias perdidas.

Cumprimentos,
Ricardo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282319 | avc | 20 jul 2011 14:30 | Em resposta a: #282273

Mas já disse que não se consegue ir ao site que indicou!

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282320 | kardo89 | 20 jul 2011 14:36 | Em resposta a: #282319

Sr Confrade com a sigla avc, não pretendo ofender, reparei que o senhor não é 'expert' na informática, irei passar a explicar, devido ao site do geneall não aparece como hiperligação todo o endereço da página que indiquei pelo que sugeri que o sr. copia-se o endereço (todo o conteúdo entre as aspas, excluindo as aspas): "http://pt.wikipedia.org/wiki/Visconde-Conde_Safira,_Fam%C3%ADlia_Costa" e em seguida o cola-se na barra de endereço do seu browser. Caso isso seja complicado para o senhor também pode ir ao google e pesquisar em "conde de safira" a página que deve abrir é a que tem o seguinte titulo, "Visconde-Conde Safira, Família Costa – Wikipédia, a enciclopédia livre".

Não deve clicar em cima da hiperligação que eu indiquei, pois como já disse o geneall não reconhece todo o endereço como hiperligação, siga qualquer um dos passos que indiquei para visualizar a página que irá conseguir a visualizar tão bem como eu a visualizo.

Cumprimentos,
Ricardo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282338 | RUIANTUNES | 20 jul 2011 16:49 | Em resposta a: #282320

Caros confrades,


Deixo aqui tudo o que consegui pesquisar sobre esta aldeia, conheço-a pois como vivo em Évora, que dista cerca de 40 km desta aldeia de vez em quando gosto de vizitar o nosso belo património, pena estar esta aldeia votada ao abandono.
Posto isto aqui fica a transcrição do que consegui pesquisar.



" Decorria o ano 1768 quando Thomás de Vasconcelos Camello, então pároco da Igreja de Nossa Senhora de Safira (na altura Nossa Senhora da Natividade), respondeu aos interrogatórios religiosos, chefiados pelo Arcebispo de Évora, dizendo que a Aldeia (de Safira) contava com 57 propriedades privadas, onde nelas residiam cerca de 578 pessoas. O restante documento, que ainda existe, reflectia sobre as actividades agrícolas e pastorícia existentes na Aldeia, os pagamentos das rendas e os danos causado pelo grande terramoto de 1755. É extremamente difícil encontrar documentação sobre a aldeia, mas sabe-se que a sua igreja (já referida anteriormente) foi mandada erigir no século XV, no decorrer do Bispado do filho de D. Manuel I, o Infante Cardeal D. Afonso. Hoje esta magnífica igreja encoutra-se parcialmente em ruínas. Sabe-se também que existia na zona um fábrica de cal e duas minas de arsénio e de cobre. Em termos de agricultura, predominava o cultivo da cevada. Em tempos de glória, a Aldeia de Safira chegou a ser freguesia do concelho de Montemor-o-Novo.


Safira foi o título nobre atribuído por decreto de lei do Rei D, Luís I no ano de 1886, a favor de D. Augusto Dâmaso Miguens da Silva Ramalho da Costa, 1º Visconde e Conde de Safira, a quem pertencia as terras da aldeia. Com o falecimento deste, o título tornou-se extinto, apesar de ser reivindicado pela sua bisneta, Dª. Maria Cecília Marques da Silva e Laredó de Olivera. Mais tarde este título passará a ser reivindicado por D. André Alexandre Robles Monteiro Honnable Oliveira de Morais. O uso deste título incorpora também as terras e a aldeia de Safira.
Hoje em dia, Safira é uma aldeia sem população. Estima-se que os seus últimos habitantes a tenham abandonado em meados de 1930. A razão é muito simples, para alguns historiadores, que defendem a teoria do abandono para a procura de melhores condições de vida, pois trata-se de um local muito isolado. E assim o que resta desta maravilhosa aldeia são as suas construções, a sua a igreja que já há muito deixou de estar caiada e “uma pequena lagoa”, onde o sol reflecte todas as tardes. A esta aldeia resta apenas as memórias do que fora outrora e das gentes que por ela passou. "





Deixo aqui um pequeno áparte,
Ao confrade avc, quero agradecer o excelente livro que acabou de editar sobre os lavradores de montemor-o-novo e alcácer do sal , livro esse que já faz parte da minha biblioteca particular e que nas horas vagas me tem deliciado.
Muito obrigado.



Com os meus melhores cumprimentos,

Rui Filipe Antunes
Évora

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282345 | kardo89 | 20 jul 2011 17:22 | Em resposta a: #282338

Sr. Confrade RUI ANTUNES é com pesar que me dirijo ao senhor tendo em mente que o senhor na sua pesquisa não inclui nenhum dos dados, nem o testamento, que eu disponibilizei para informar o senhor. É um erro se considerar o titulo extinto após o primeiro titular, uma vez que ele passou a um 2º titular o exmo sr. Augusto Damaso Machado Barbosa ue por sua vez aperfilhou o meu avô paterno e lhe trespassou bens e títulos, tendo este não requerido nenhum, mas existe o testamento que eu peço que seja lido e tido em conta, agora que eu o trago à luz do dia.

Muito obrigado,
Ricardo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia de Safira, Alentejo

#282405 | avc | 21 jul 2011 00:08 | Em resposta a: #282338

Um muito obrigado ao confrade Rui Filipe Antunes pelas amáveis palavras sobre o meu livro.

Resposta

Link directo:

Aldeia de Safira, Alentejo

#348869 | lobojorge | 03 ago 2014 17:35 | Em resposta a: #171882

Bom dia a todos.

Alguns jà me conhecem. O meu nome é Georges Lobo e como podem reparar no meu nome nasci em França. Por isso peço desculpa para o meu Português que não é muito bom.

Não sei se ainda hà gente a seguir este tópico porque o utimo mensajem jà tem alguns anos. Mais estou sempre interesado na aldeia de Safira porque encontram-se que grande parte da minha familia passou por ali. Tenho tambem no minha ascendencia o nome Morgado com Antonia Maria Martins Morgado que era a avô da minha avô materna Custodia Maria Calção.

Aparece a origem do excelente livro do António Vacas de Carvalho.

Tinha algumas perguntas sobre o que foi dito nesse tópico e talvez perguntar mais detalhes sobre a aldeia. Achei um pouco estranho que dizem (não só aqui) que a aldeia foi abandanada em 1930 mais o meu pai diz lembrar-se de ir a dançar em Safira quando era jovem (e nasceu en 1933).

Tinha tambem uma pergunta para A. Rossana a proposito do cemeterio de Safira que diz que esta em bom estado. Estive em Safira este verão mais não pude ir a visitar o cemeterio porque estava fechado pelo clube de caça local. Queria saber se tinha fotografias o se por acaso escrivou os nomes que estavam ali. O meu pais disse-me que a minha bis-avô esta alí.

Muito obrigado

Georges Lobo

Resposta

Link directo:

Aldeia de Safira, Alentejo

#348878 | lvsitano | 03 ago 2014 20:05 | Em resposta a: #171882

Caro Georges,

Tenho algumas fotos do cemitério de Safira, entre as quais uma da sepultura de José Filipe Gomes Calção.
Se estiver interessado posso enviar-lhe por email. Contudo não quero alimentar falsas expectativas. Devo avisar que as fotos foram tiradas do portão principal, por isso não são de todo fotografias representativas da grandeza do local.

Cumpts

Resposta

Link directo:

Aldeia de Safira, Alentejo

#348884 | lobojorge | 03 ago 2014 22:17 | Em resposta a: #171882

Muito obrigado pela sua resposta muita rapide. Se podia enviar as fotografias seria muito grato.
O meu enredeço email e global@ouvaton.org

Cumpts

Resposta

Link directo:

Aldeia de Safira, Alentejo

#361717 | kardo89 | 22 set 2015 17:30 | Em resposta a: #171882

Yahoo!

Fumar prejudica gravemente a sua saúde!

Resposta

Link directo:

Aldeia de Safira, Alentejo

#361719 | kardo89 | 22 set 2015 17:56 | Em resposta a: #361717

88360-365º

V

Resposta

Link directo:

Aldeia de Safira, Alentejo

#361720 | kardo89 | 22 set 2015 17:57 | Em resposta a: #361719

33º

555

Resposta

Link directo:

Aldeia de Safira, Alentejo

#361785 | ARossana | 23 set 2015 21:59 | Em resposta a: #348869

Caro Georges Lobo,

Muito me surpreende que após 7 anos o tópico que criei ainda dê frutos...
Respondendo ao seu pedido, embora um ano depois, tenho a informá-lo de que disponho de inúmeras fotografias da aldeia de Safira. O trabalho que desenvolvi tinha uma forte componente fotográfica, pelo que registei Safira ao pormenor. Irei verificar os meus arquivos e, assim que me for possível, enviarei as fotografias para o e-mail que referiu.

Cumprimentos,
A. Rossana Vicente

Resposta

Link directo:

Aldeia de Safira, Alentejo

#370160 | joao93mendes | 31 mai 2016 22:26 | Em resposta a: #171882

Olá,

Estou de momento a realizar a minha dissertação de arquitectura que tem como tema principal a antiga aldeia de Safira. Gostaria de saber se alguém me poderá fornecer informação de qualquer tipo, sejam fotografias, textos, conhecimentos, ...

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Aldeia de Safira, Alentejo

#370161 | saintclair | 31 mai 2016 22:48 | Em resposta a: #370160

-
Existe muito material na nett
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 18:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen