S. Miguel Mogueimas: armas?

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Famílias | Regiões

S. Miguel Mogueimas: armas?

#172221 | pmcoimbra | 10 nov 2007 00:55

Caros confrades,

Ao ler o Nobiliário do Felgueiras Gaio encontrei uma descrição, sem grande pormenor, de umas armas da família S. Miguel, ou S. Miguel Escapa, ou Escapa S. Miguel, com uma origem lendária que remontava aos dias de D. Afonso Henriques. Alguém me sabe dizer se a família S. Miguel Mogueimas, de Adaúfe, Braga, também com ramos em Ponte de Lima, e que dizia descender desses primeiros S. Miguel, usava as mesmas armas, ou se usava armas sequer?
Agradeço antecipadamente qualquer nova informação.

Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#177005 | jgal | 18 dez 2007 18:17 | Em resposta a: #172221

Os S. Miguel Mogueimas usavam como armas um leão com umas estrelas. Há um portão em Ponte de Lima, do princípio do séc. XVIII, com estas armas, em pleno, que foram usadas por Álvaro Vaz de Mogueimas, que o mandou construir. Era dele, também, um sinete com as mesmas armas, que sei onde está e que foi utilizado para lacrar um documento, por ele assinado, que me pertence. Estas armas, pelo menos o desenho, não falo das cores, são atribuídas na Galiza à família LORIGA. Contudo, nunca consegui encontrar relação genealógica alguma entre estas duas famílias.
Cumprmentos
JGAL

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#177019 | pmcoimbra | 18 dez 2007 18:49 | Em resposta a: #177005

Caro JGAL,
Obrigado pela ajuda. Trata-se das mesmas armas que estão descritas no Felgueiras Gaio como sendo as armas da família S. Miguel, que se uniu aos Mogueimas através de casamentos. Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#181288 | pmcoimbra | 20 jan 2008 20:05 | Em resposta a: #177005

Caro JGAL,

Peço desculpa por estar a insistir neste tema, eu sei que pode ser apenas um preciosismo, mas o brasão de que fala tem um leão ou dois? É que o Felgueiras Gaio, na sua descrição do mesmo brasão, fala de "leões" e o escudo da família galega Loriga tem também dois leões.

Agradeço antecipadamente a atenção. Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#182530 | jal | 29 jan 2008 17:07 | Em resposta a: #181288

.

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#182687 | pmcoimbra | 30 jan 2008 15:53 | Em resposta a: #182530

Mais uma vez agradeço a sua ajuda.

Um abraço,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#183512 | jal | 04 fev 2008 15:01 | Em resposta a: #182687

Caro Pedro Morais Coimbra
Em resposta à sua questão, confirmo a seguinte leitura heráldica, referente a um selo em lacre em documento meu (ass. por Álvaro Vaz de Mogueimas), a um sinete que pertence a um amigo meu e que tem a matriz do mesmo selo e ao brasão do portão da Casa do Cruzeiro (ou de S. Bento, ou do Vale da Piedade), em Arca (Ponte de Lima) - acantonado de quatro estrelas de seis pontas, com dois leões afrontados, tendo entre eles uma flor de lis; timbreuma estrela do escudo sobre ? O brasão do portão (1ª metade do séc.XVIII) tem, também, dois anjos tenentes do timbre.
Acrescento, ainda, que num armorial seicentista, que vi há dias à venda, no Porto, com seiscentos e tal escudos pintados, consta o brasão dos Mogueimas, que se pode descrever na seguinte forma - de azul, águia de ouro, estendida, sustendo com as garras um (bastão ?) de prata atravessado em facha.
Dá-me alguma pista para a ligação dos S. Miguel Mogueimas com a família de apelido Loriga, que na Galiza usa também aquelas armas?
JAL (ou JGAL)

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#183551 | pmcoimbra | 04 fev 2008 18:27 | Em resposta a: #183512

Caro JAL,
Começo pelo fim, pois é a pergunta mais fácil de responder: até ao momento não consegui encontrar qualquer relação entre os Mogueimas e os Lorigas. Mas a realidade é que o brasão que descreveu é exactamente igual ao dos Lorigas galegos (em campo de azul, dois leões de ouro afrontados, com quatro estrelas de seis pontas de prata cantonadas; em chefe, e entre os leões, uma flor de liz de prata). A única diferença parece estar na cor dos leões, que o Felgueiras Gayo diz ser púrpura. No entanto, penso que o mais correcto em termos de heráldica seria os leões serem de ouro, pelo que é admissível que se trate de um erro do autor da descrição. Nas duas únicas fontes em que encontrei referências a este brasão, ele é atribuído aos S. Miguel.
Mais uma vez agradeço. Um abraço,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#183557 | jal | 04 fev 2008 18:49 | Em resposta a: #183551

Caro Pedro Morais Coimbra
Em relação à diferença que refere, pode haver duas explicações. A primeira é que a alteração do esmalte corresponda a uma mercê nova. Contudo, não acredito nisso, porque esta família não precisava, nem aceitaria este tipo de mercês novas. A segunda, mais plausível, é que o descritor tivesse, de facto, confundido os esmaltes - ou porque o original policromado estivesse sujo ou velho ou o local simplesmente ... escuro. Quanto ao timbre, que está na pedra de armas da Casa do Cruzeiro - a estrela está sobre qualquer coisa redonda (um disco?) e as duas figuras que perfilam o brasão e são claramente tenentes do timbre (e não do escudo) são humanas (e não leões) e porque estão nuas, presumo serem anjos, embora não se percebam as asas.
Um abraço,
João Abreu Lima

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#183572 | pmcoimbra | 04 fev 2008 20:21 | Em resposta a: #183557

Caro João Abreu Lima,
Numa das fontes que lhe referi, o timbre aparece como: "uma das estrelas de prata do escudo sobre um globo azul..." e não diz mais nada. Concordo consigo na questão dos esmaltes, deve haver erro na descrição, os leões dourados fazem mais sentido. Já agora, o Álvaro Vaz de Mogueimas de que falou nas mensagens anteriores, é este:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=203441

ou este:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=205811

Um abraço,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#183726 | pmcoimbra | 05 fev 2008 23:13 | Em resposta a: #183557

A minha última mensagem terminava com uma pergunta, mas esqueci-me de colocar o ponto de interrogação no final... :)

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#207377 | pmcoimbra | 05 set 2008 17:34 | Em resposta a: #172221

Caros confrades,

Ainda relativamente a esta família São Miguel Mogueimas, do ramo de Ponte de Lima, venho pedir ajuda na procura de informações sobre FRANCISCO DE SÃO MIGUEL GARCÊS, Escrivão do Público, Judicial e Notas da Vila de Ponte de Lima, filho de Baltazar de Brito da Rocha (num documento que possuo chamam-lhe Baltazar de Brito e Sá) e de D. Francisca de São Miguel, nesta página:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=206041

com o objectivo de completar os dados que constam do Nobiliário de Famílias de Portugal, de Felgueiras Gaio, e saber que armas usaria este seu ramo dos Mogueimas (se é que usavam armas).
Agradeço antecipadamente qualquer nova informação.

Com os melhores cumprimentos e à disposição,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#207792 | pmcoimbra | 09 set 2008 12:05 | Em resposta a: #207377

Caros confrades,

Renovo o meu pedido de 5.9.2008. Com os meus cumprimentos,

Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#212000 | pmcoimbra | 30 out 2008 15:48 | Em resposta a: #207792

Renovo o meu pedido de 09-09-2008.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

Primeiro Mogueimas ou Segundo

#239451 | gasparq | 17 set 2009 19:31 | Em resposta a: #183726

Caro Senhor pmcoimbra:

o Álvaro Vaz de Mogueimas referido anteriormente,
e cujas armas estão na casa do cruzeiro em ponte de lima,
é o segundo Álvaro, cujo filho, Antonio Couros Carneiro, e neto Vicente Alvaro,
herdaram a casa do Cruzeiro.
(no entanto se reparar bem, um é avô do outro, pois é tradição de familia que o filho
mais velho do Alvaro Vaz de Mogueimas seja Gaspar de São Miguel, e vice-versa.)

cumprimentos

Gaspar Teixeira de Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Primeiro Mogueimas ou Segundo

#239543 | pmcoimbra | 18 set 2009 20:10 | Em resposta a: #239451

Caro Gaspar Teixeira de Queiroz,

Agradeço-lhe essa precisão. Como não tinha a certeza, queria confirmar qual era o Álvaro. Já agora, e não querendo abusar da sua boa vontade, ainda em relação a esta família de Ponte de Lima, tem alguma informação sobre Francisco de São Miguel Garcês, nesta página:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=206041

e ligado a esta família São Miguel Mogueimas? Sei que foi Escrivão em Ponte de Lima... e pouco mais...

Com os meus cumprimentos e grato pela ajuda,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#264759 | joaoggralves2 | 03 nov 2010 17:42 | Em resposta a: #212000

Caros confrades,

Existe um antiquíssimo calendário impresso que pertenceu à família S. Miguel de Mogueimas, que tem acoplado um caderno com preciosíssimos assentos genealógicos da família, datados entre 1524 e 1853, e escritos pela mão dos sucessivos chefes da família. Não sei qual o paradeiro deste caderno, mas existem obras que o transcrevem, nomeadamente o Vol.III das "Casas Armoriadas do Concelho dos Arcos de Valdevez". Se interessar a alguém poderei transcrever alguns dos assentos. Fica apenas a nota de que o primeiro Gaspar de São Miguel Ribeiro que está no NFP ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=205807 ) nasceu a 25.05.1526, sendo filho de Álvaro Vaz (Ribeiro) e de Beatriz Anes de Escapa (filha de João de S. Miguel e de Beatriz Afonso de Escapa), casados no Porto a 25.03.1524.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#264761 | pmcoimbra | 03 nov 2010 18:02 | Em resposta a: #264759

Caro João Guilherme,

Começo por agradecer a sua preciosa ajuda. Estou, de facto, muito interessado nessas informações, e uma vez que desconheço essa obra, se me pudesse transcrever esses dados ficar-lhe-ia muitíssimo agradecido. Para concretizar, o meu interesse centra-se no referido Gaspar de São Miguel Ribeiro, nos seus filhos, e na sua neta Francisca de São Miguel, filha de Francisco de São Miguel Mogueimas e Brites de Amorim, particularmente o seu casamento com Baltazar de Brito e Sá. Estas três primeiras gerações são essenciais para o meu trabalho.

Desde já grato, com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#264763 | joaoggralves2 | 03 nov 2010 18:42 | Em resposta a: #264761

Caro Pedro Morais Coimbra,

Seguem então os dados principais que constam do caderno no que toca às duas primeiras gerações.

----------------------

I - Álvaro Vaz (Ribeiro) casou no Porto, a 25.04.1524, com Beatriz Anes de Escapa, filha de João de S. Miguel, e de Beatriz Afonso da Escapa. Tiveram:
1. Jácome * 27.02.1524
2. Gaspar * 25.05.1526, que segue
3. Baltasar * 01.10.1528
4. Paula * 24.01.1531
5. Antónia * 17.06.1533
6. Dionísia * 08.10.1534
7. João de S. Miguel * 08.05.1538
8. António * 09.03.1540, era vivo em 1577
9. Maria de S. Miguel * 02.04.1543
10. Beatriz * 20.08.1545

II - Gaspar de S. Miguel casou em Ponte de Lima a 24.07.1577 com Catarina de Mogueimas, falecendo ele a 27.08.1635. Tiveram:
1. Álvaro Vaz, o moço * 09.08.1558
2. Gonçalo de Mogueimas * 07.08.1560, foi com D. Sebastião a África, e lá morreu
3. Beatriz * 16.09.1562
4. Isabel de S. Miguel * 06.05.1565 + 03.10.1608
5. António de S. Miguel * 11.06.1568
6. Francisco de S. Miguel de Mogueimas * 06.10.1571 + 27.07.1620, foi para a Índia em Outubro de 1608; era Fidalgo Cavaleiro, em 1609 o Vice-rei Rui Lourenço de Távora lançou-lhe o hábito de Cristo em Goa; tornou a embarcar para a Índia em 03.04.1629.

(Os primeiros quatro filhos de Gaspar de S. Miguel são dados como naturais de Ponte de Lima, não havendo referência ao local de nascimento dos últimos dois).

-----------

As notas continuam por Álvaro Vaz Mogueimas (II-1). Se o confrade me ceder o seu e-mail, envio-lhe cópia das páginas com a transcrição integral.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#264764 | joaoggralves2 | 03 nov 2010 18:52 | Em resposta a: #264763

Duas gralhas:
1. Jácome * 27.02.1525
II - Gaspar de S. Miguel casou em Ponte de Lima a 24.07.1557

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#264782 | Samuel C O Castro | 04 nov 2010 11:46 | Em resposta a: #264764

Prezado João Guilherme,

Em minhas pesquisas de unificação de diversos ramos da família Castro, tenho encontrado algumas ligações com os de Mogueimas.

Na obra a que referiste, caso conter elementos da aludida ligação e, se não lhe for incomodar, peço sua especial gentileza de enviar-me os dados, informando dados da obra e respectivas páginas, para a devida referência bibliográfica, podendo mandar para meu e-mail castro ponto genealogia arroba ig ponto com ponto br. Se facilitar-lhe, poderás escanear e enviar.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#264783 | joaoggralves2 | 04 nov 2010 12:16 | Em resposta a: #264782

Caro Samuel de Castro,

Deixo-lhe aqui a referência da obra a que recorri e mais logo envio-lhe cópia das páginas para o e-mail. Depois o confrade vê se tem informações que lhe interessem.

Armando Barreiros Malheiro da Silva, Luís Pimenta de Castro Damásio, Guilherme Rego da Silva. 1993. Casas Armoriadas do Concelho dos Arcos de Valdevez, Vol.III, fls. 162-175. Edição da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Braga.

Melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#264857 | Samuel C O Castro | 05 nov 2010 09:53 | Em resposta a: #264783

Prezado João Guilherme,

Muito obrigado pelo contato e disponibilidade de enviar os dados para meu e-mail que também o disponibilizei através do Geneall.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#264951 | pmcoimbra | 07 nov 2010 23:44 | Em resposta a: #264763

Caro João Guilherme,

Começo por lhe pedir desculpa pela demora na resposta e, mais uma vez, por lhe agradecer pelos dados utilíssimos para o meu trabalho, que partilhou. Coloco ainda à sua disposição um dos meus e-mails, na esperança de mais trocas de informações e de também eu lhe poder ser útil da forma que me for possível:

pedromoraiscoimbra (arroba) portugalmail (ponto) pt

Com os melhores cumprimentos e grato pela ajuda,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: S. Miguel Mogueimas: armas?

#318377 | joaoggralves2 | 29 nov 2012 17:44 | Em resposta a: #264951

Caro Pedro Morais Coimbra,

Revendo este tópico, fiquei surpreendido por terem sido mencionadas famílias que me interessam atualmente, mas que à data (há mais de dois anos), não me diziam praticamente nada. Falo concretamente dos Rocha e Sá de Ponte de Lima. Desta forma, gostaria de perguntar-lhe se por acaso conseguiu recolher dados sobre a ascendência de Baltazar de Brito da Rocha (ou Sá). Tenho especial interesse na origem do apelido Brito, relativamente à qual estou a tentar juntar informação.

Agradeço a atenção.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

S. Miguel Mogueimas: armas?

#452837 | T. Araújo | 07 mar 2024 21:39 | Em resposta a: #264763

Boanoite Caro Senhor ,

Estou pesquisando sobre minha árvore genealógica e encontrei sua conversação no site Geneall sobre o assunto da Familia Mogueimas.

Gostaria de saber se vocé tenha as paginas do livro Vol.III das "Casas Armoriadas do Concelho dos Arcos de Valdevez" que refiram na familia de Alvaro Vaz Ribeiro da Casa da Piedade en Arca / Ponte de Lima.

Eles fazem parte de minha familia e gostaria obter esses dados.

Também seria feliz em partilhar consigo sobre este assunto.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 06:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen