Familia Honório dos Santos - Ourém

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Honório dos Santos - Ourém

#172232 | small | 10 nov 2007 11:01

Prezados Confrades

Mais uma vez apelo para a vossa preciosa colaboração, agradeço a partilha de informações sobre esta família.
Possuo um ramo estudado que poderei disponibilizar a quem tiver interesse.

Muito obrigada

Stella

Resposta

Link directo:

Família Teixeira Osório do Freixo de Baixo

#172321 | Lourval | 11 nov 2007 06:39 | Em resposta a: #172232

Cara Stella,

Até hoje, desde 3 anos atrás, busco pela naturalidade de Júlio Teixeira, nascido cerca de 1856, filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa (ou Cândida de Jesus).

Muitas razões apontam para este lugar ser Freixo de Baixo onde há numerosa família Teixeira Osório.

Já há alguma coisa on line no ADP. Inclusive encontrei um José Teixeira Osório como testemunha ou padrinho em alguns registros. Percebi que ele era filho de Manuel Custódio (Teixeira) Osório e Maria Angélica de Moura. Este José tinha irmão Custódio Manuel Teixeira Osório e António Teixeira Osório.

Na mesma época vi também uma Cândida Moreira, filha de António Moreira. Nada difícil desta Cândida ser citada também como Cândida de Jesus. Mas não consegui localizar o casamento do José. Ou porque não se casaram (o Júlio pode ter sido filho natural da Cândida, vi muitos filhos naturais em Freixo de Baixo) ou porque se casaram antes de 1860 (ano a partir do qual se tem registros on line).

O que me levou a Freixo de Baixo? A lista telefônica aponta para o Porto como o distrito de maior incidência de Teixeiras e Osórios e Teixeiras Osórios. Uma prima de mais idade tem o lugar de Valverde na lembrança. O óbito da única filha de Júlio Teixeira que nasceu em Portugal diz que ela é natural das Caldas. Ancede tem estas duas povoações a menos de 3 km uma da outra. Encontrei em Ancede o nascimento de Zulmira, filha de Manuel Teixeira Osório e neta paterna de Custódio Manuel Ozório e Maria Alves Teixeira de Carvalho. Isto em 23.02.1895. Neste registro diz que Manuel Teixeira Osório é natural de Freixo de Baixo. Manuel Teixeira Osório está tendo filhos em Ancede concomitante com o Júlio Teixeira aqui no Brasil. Podem ser primos de primeiro grau, posto que José Teixeira Osório é irmão do pai de Manuel Teixeira Osório. Interessante também o fato de que Júlio Teixeira pôs o nome Zulmira em uma filha dele em 1894, aqui no Brasil, e em 1896 a família estava em Portugal, passeando.

Resumindo, acho que estou na pista certa mas preciso checar os anos entre 1855 e 1857 em busca do batismo do Júlio, que pode ser filho natural da Cândida de Jesus com o José Teixeira Osório. Acho que é filho natural pois soube através do ADB que um José Teixeira Osório, natural de Freixo de Baixo, casa-se com uma Antónia, natural de Caíde de Rei, em 1869. Ou então este casamento é segundo matrimônio.

Vi nos site dos Mórmons que um filho de Manuel Custódio Osório e Maria Angélica de Moura "assinava" também António de Moura. Concluí que António de Moura e António Teixeira Osório são a mesma pessoa. Naquele site também dizia que Maria Angélica de Moura era natural de Arnoia, Celorico de Basto.

Eu venho solicitando os microfilmes dos Mórmons mas levam mais de ano para chegarem. Pelos de Alcains, que estão comigo agora, esperei um ano e meio. Haja paciência!!!!

Com os melhores cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira Osório do Freixo de Baixo

#172324 | small | 11 nov 2007 10:19 | Em resposta a: #172321

Caro Lourval

Tenho acompanhado a sua busca por este Julio Teixeira Osório e dou os meus parabens! Acontece que cada vez disponho de menos tempo para me dedicar às pesquisas, assim não sei em que posso ser útil.
Os meus ancestrais estão neste momento muito mais a sul, Odemira,Grandola e Vila Nova de Mil Fontes. Tenho um ramo "encravado" em Lisboa.
Preferencialmente tento ajudar os que pesquisam essas zonas, inclusivé Braga, e vou dando uns "passitos" na composição da minha àrvore.

Sem compromisso e se voçê sintetizar o que aqui deixou dito, posso numa ida ao ADP fazer uma rápida pesquisa mas com tempo!!!!!

Pena que voçê só pesquise Castelo Branco, por lado paterno eu sou oriunda do Distrito da Guarda, meu apelido aí é Aleixo, mesmo assim se tiver algum perdido por aí, fico grata!

Só mais uma curiosidade. Eu pesquiso neste momento Beltrão (lado materno), acontece que algumas pessoas que encontro hoje com esse nome são oriundas de Castelo Branco (não especificaram a freg.)por acaso na sua base de dados que já constatei ser bastante grande o encontrou alguma vez ?

Melhores cumprimentos.

Stella

Resposta

Link directo:

Família Teixeira Osório do Freixo de Baixo

#172352 | Lourval | 11 nov 2007 16:55 | Em resposta a: #172324

Cara Stella,

Resumidamente o que peço é simples: procurar pelo batismo de Júlio entre 1855 e 1857, ou filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa (ou Cândida de Jesus) ou procurar pelo mesmo Júlio como filho natural de uma Cândida.

Isto é claro, na Freguesia de Freixo de Baixo, Amarante.

Agradeço desde já
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#257011 | small | 21 jun 2010 19:45 | Em resposta a: #172232

Prezados Confrades

Renovo o pedido. Esta família expandiu-se para Torres Novas, Chamusca,Batalha, Leiria,Lisboa,Brasil e França.
Muito obrigada

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#261208 | Fabeatles | 28 ago 2010 00:59 | Em resposta a: #257011

Olá, estou usando pela primeira vez este forum...Atualmente estou pesquisando sobre a família Honório dos Santos cujo sobrenome faço parte e veio do meu pai que nasceu em Alagoas.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#261239 | small | 28 ago 2010 16:51 | Em resposta a: #261208

Olá
Como digo no inicio deste tópico tenho este apelido bastante estudado, no meu caso oriundo de Ourém. Terá que fazer o favor de me dar mais elementos para poder ajudar.
Seu Pai já me diz que é de Alagoas, mas tem de recuar no tempo, seu Avô ou Avó paterna, provávelmente seu Avô, de onde era natural?
Fico na expectativa de suas notícias.

Stella Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#275915 | small | 07 mai 2011 12:54 | Em resposta a: #261208

Renovo o meu pedido. A si em especial já encontrou mais algum elemento para que o possa ajudar?
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#286373 | small | 03 set 2011 17:57 | Em resposta a: #172232

Prezados Confrades

Vou deixar aqui o que tenho sobre esta família, que teve o seu inicio com Pedro José dos Santos e Luisa da Graça, naturais de Ourém, Freg.Misericórdias. No batismo do primeiro "Honório" que encontro, e que inicialmente é um nome próprio, mais tarde adotado como apelido, fixam-se no lugar da Mourã, -Atouguia (hoje) e que então pertencia à freg das Misericórdias, e pelo menos um dos filhos deste casal, aí permanece durante décadas:

Joaquim Honório dos Santos, nasceu na Mourã ???, faleceu a 26/5/1842 em Fátima
c.c. Maria Luisa, natural da Mourã, tiveram pelo menos

Joaquim Honório dos Santos, nascido a 23/5/1836 na Mourã
Maria Isabel dos Santos, em 1832, no Alqueidão V.N.Ourém
Rosa, em 22/4/1824
Maria do Carmo, em????, casou em 23/2/1851 com António Silva, Ourém,V.N.Ourém

Joaquim Honório dos Santos (casaram em 19/11/1858) na Atouguia
c.c. Ana Maria, nascida a 11/10/1839,Mourã, filha de Manuel Jorge/Vitória Maria dos Reis

Filhos:
Joaquim Honório dos Santos, 19/11/1858, Mourá, faleceu 11/12/1934 Pinheiro Grande-Chamusca
c.c. Maria dos Reis
Maria Àgueda (Àgueda de Jesus), 11/5/1860, faleceu 27/11/1948, Atouguia, Ourém
Manuel Honório dos Santos, 4/11/1862, Mourã
c.c.Maria de Jesus, de Ourém, V.N.Ourém
Maria dos Santos (Ribeiro), nasceu 21/1/1866, Mourã,faleceu 8/3/1954 na Nazaré
c.c. António José Ribeiro
Maria José, nasceu 13/9/1868, Mourã, faleceu 23/9/1951 na Atouguia
c.c.José Maria Jorge, em ??, falecido a 27/4/1923 na Atouguia
José Honório dos Santos, nascido a 7/3/1871, Mourã
c.c. Quitéria Maria,natural de ???, em 7/1/1893 em Pinheiro Grande Chamusca
João Honório dos Santos, nascido a 5/9/1873 Mourã, faleceu a 12/3/1956 em V.N.Ourém
c.c. Josefa de Jeus, nascida 14/4/1877, Melroeira, Ourém, falecida 2/3/1956 S.Bartolomeu Coimbra, em 20/12/1897 Our
Maria Vitória, nascida a25/10/1875 Mourã, falecida 12/1/1869 na freg.Graça, Lisboa
c.c.António Pereira a 30/11/1895 Ourém, V.N.Ourém
António, nascido a 31/5/1879, falecido a 3/11/1880 Mourã
Joaquina, nascida a 2/3/1882, falecida a 2/1/1887

Descendemos de João Honório dos Santos/Josefa de Jesus, temos assim esta linha bastante estudada até aos dias de hoje, mas com algumas falhas.

Conseguimos compilar também, durante a nossa pesquisa Manuel Honório dos Santos/Maria de Jesus , mas falta muita informação.

Assim agradeço a quem quiser colaborar com dados para o estudo desta família, que aqui os vá deixando para enriquecimento deste tópico e quem sabe proveito de algum interveniente do fórum.

Melhores cumprimentos

Stella Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#289862 | Tucans | 25 out 2011 05:19 | Em resposta a: #286373

Olá Stella, creio ter mais alguns fragmentos que vos ajude completar tua pesquisa.
Me chamo Adriano Honório dos Santos, neto de Francisco Honório dos Santos (já falecido), nascido em Ourém, vindo para o Brasil nos anos 30/40. No momento não tenho em mãos a documentação dele, mas possuo a certidão de nascimento, onde devem constar datas e locais exatos e o nome de meus bisavós. Assim que possível, caso interesse, os envio.

Abraços

Adriano H. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#289872 | Tucans | 25 out 2011 13:50 | Em resposta a: #289862

Segundo a certidão de nascimento de meu avô paterno, Francisco Honório dos Santos:
Nascido em 05/02/1905 batizado na paroquia de N. Sra. das Misericóridas (antiga Vila d´Ourém), filho de Manoel Honório dos Santos e Maria de Jesus. Neto paterno de Joaquim Honório dos Santos e Anna Maria, maternos José(?) Dias e Constantina(?) de Jesus.

Creio que já vos ajuda.

Abraços

Adriano H. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#290098 | small | 28 out 2011 21:53 | Em resposta a: #289872

Caro Adriano

Correcto, tenho a sua linha toda estudada, poderei adiantar que Francisco Honório dos Santos, nasceu a 1 de Janeiro de 1905 e foi sim batizado a 5 de Fevereiro do mesmo ano. Creio que seria de interesse comum trocarmos email e ficará com todo o seu ramo completo. Seu Bisavô Manuel Honório dos Santos, casado com Maria de Jesus, teve pelo menos 8 filhos, era irmão do avô de meu marido.
Fico na expectativa.
Abraços

Stella Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#290117 | Tucans | 29 out 2011 02:53 | Em resposta a: #290098

Olá, meu email pessoal é adrianohonoriosantos@hotmail.com

Grato pela atenção

Adriano H. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291493 | Joao Baptista Lopes | 20 nov 2011 22:22 | Em resposta a: #286373

Boa Noite!
Sou bisneto de Maria dos Santos (falecida na Nazaré) e de Antonio José Ribeiro.
Estranho não ver mencionado o nome do meu avô materno JOSE HONÓRIO DOS SANTOS RIBEIRO, pessoa que foi extremamente conhecida em todo o concelho de Vila Nova de Ourém, hoje OUREM.
A Câmara Municipal deu o seu nome a uma das ruas da cidade.
Nasceu a 19.12.1899 na antiga vila de Ourém, hoje freguesia das Mesericórdias, tendo falecido em S. Romão - Leiria, a 25.04.1991. Encontra-se sepultado no cemitério de Ourém. Teve como irmãos: Sotero (falecido muito jovem, penso de acidente), Maria Hipólita (Nunes Correia), Irene (Burnay), Alice (Leitão) e Maria Elisa.
Foi casado com Fernanda Dias de Almeida, com quem teve 5 filhos: Maria Aldegundes, Maria Adelaide (falecida à nascença), Maria de Lourdes, António José e João Carlos.
Casou em segundas núpcias com Maria Amélia Pereira Afonso. (Deste casamento não houve qualquer descendência).
Teve 4 netos (sendo eu o mais velho) e 4 netas, 8 bisnetos e bisnetas.
Se quiser, poderei dar ainda mais detalhes, mas é necessário especificar o que pretende saber.
Melhores cumprimentos
JBL

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291500 | small | 20 nov 2011 23:16 | Em resposta a: #291493

Prezado João Babtista Lopes

Que bom! Finalmente aparece neste fórum um descendente desta família, residente em Portugal. Julgo eu! Entendo o seu ponto de vista. No entanto se reparar, nenhum dos membros da geração do seu Avô, que tive o prazer de conhecer, aparece aqui mencionado.
Dada esta explicação vamos ao que interessa. Em primeiro lugar, tem de reclamar, junto de seu Tio João Carlos, pois há muito que lhe pedimos colaboração em relação ao vosso ramo.
Pelo seu apelido foi fácil depreender que descende de Maria Aldegundes e Manuel Batista Lopes. O que pretendo e agradeço é a colaboração dos descendentes desta família, cuja genealogia estou a fazer.
Acrescento que a informação que aqui deixei já está, em alguns casos, desactualizada, em relação aos nossos ancestrais.
Terei todo o gosto em partilhar com o João, o que já está estudado. Para me situar eu sou nora de José Honório dos Santos, pessoa que foi extremamente conhecida também, falecido a 2.03.1973 em V.N.Ourém, casado com Maria Eugénia de Mendonça Arrais Silva Flores.
Se entender que o deve fazer em privado, principalmente em relação aos mais recentes, deixo o meu endereço stellaleixoarrobaiolpontopt.
Obrigada pelos elementos que fez o favor de aqui deixar, embora já constem da minha base de dados. Apenas acrescentou a Maria Adelaide, pelas razões óbvias.
Espero que seja um até breve. Melhores cumprimentos

Stella Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291554 | Joao Baptista Lopes | 21 nov 2011 19:38 | Em resposta a: #291500

Cara Stella

Se bem compreendi, é casada com dos filhos do - desculpe-me se utilizo a alcunha do seu sogro mas era assim que ele era conhecido em Ourém: "O Zé Cabeça Aguda"! Corrija-me se não é o caso. Lembro-e perfeitamente (embora ainda bastante pequeno) que havia sempre muitas confusões com o correio, etc. entre o seu sogro e o meu avô, que de resto eram primos - penso que "direitos". Ainda por cima não moravam muito longe um do outro...
Diga-me, é casada com o Zeca ou com um dos irmãos mais novos, cujos nomes já me não lembro(?!). O Zeca é alguns anos mais velho que eu, se no me engano... Estou mais próximo dos irmãos, um dos quais andou na escola comigo.
Estou a fazer um trabalho (em verso-sextilhas) sobre as pessoas de Ourém de que me lembro e conheci na década de 50.
Estretanto, devo dizer-lhe que já não resido em Portugal há cerca de 25 anos. Vivo na Suiça. Com as novas tecnologias, isso não põe qualquer obstáculo à nossa colaboração, se assim o entender e necessitar dos meus humildes préstimos. Estou, por isso, à sua inteira disposição. Vou enviar-lhe um e-mail. Assim poderá ficar com o meu endereço. Aproveitarei para lhe enviar uma foto (ou várias) do seu sogro e onde est também o meu pai.
Assim sendo, somos parentes por afenidade.
Se puder e assim o entender, dê-me mais pormemores.
As minhas melhores saudações, cara "Prima".
João

P.S. - Está no Facebook?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291586 | small | 22 nov 2011 00:10 | Em resposta a: #291554

Caro João

Efectivamente o meu sogro era conhecido em Ourém Pelo "O cabeça aguda", e de modo algum tem de se desculpar, é hábito em terras pequenas tratarem assim as pessoas, às vezes até para as diferenciar umas das outras principalmente quando havia muitos nomes iguais.
O Zeca é o mais velho, deve ter andado na escola com o meu cunhado António (Toca) pela data da foto. Vou tentar junto de amigos do meu marido identificar alguns. Sou casada com o Duarte, e ainda há o Eugénio (Génito), que é o mais novo. O Duarte não andou na Escola Conde Ferreira, andou no Colégio Fernão Lopes
Resta-me acrescentar que o seu Avô e o meu Sogro eram sim primos direitos. Assim que me for possivel, actualizarei este tópico, quem sabe aparece mais um "Primo" como aconteceu com o João.
Obrigada por ter participado enriquecendo este tópico. Afinal, ainda não foi desta que apareceu um "Honório" residente em Portugal!!!
Já temos o Adriano no Brasil, o João na Suiça, e agora aguardamos pelo próximo/a.
Um abraço

Stella Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291602 | Joao Baptista Lopes | 22 nov 2011 10:14 | Em resposta a: #291586

Olá Stella!
Obrigado pela sua resposta tão rápida.
Eu sou o único, da minha geração - apesar de ser o mais velho, a não ter o nome Honório. Talvez por uma questão de imposição legal, naquela altura (?). O "Botas" era muito exigente... (Espero que saiba quem era o "Botas"...). Assim, era obrigatório o último apelido da mãe (Maria Aldegundes Dias dos Santo d'Almeida Ribeiro) e do pai (Manuel Baptista Lopes).

Para já, a minha mãe e a minha tia Maria de Lourdes, têm os nomes idênticos. Os rapazes, tanto o tio Tó (António José Honório d'Almeida Ribeiro como o João Carlos também Honório d'Almeida Ribeiro), não sei porquê, n~´ao seguiram a mesma regra (?!).

De resto, estou a preparar-lhe um quadro (não uma árvore) com todos os nomes, descendências, casamentos, etc. e com todos os detalhes que possuo (a maior parte de memória). Se fôr preciso aprofundar, tentarei de meter os meus primos ao "barulho", pois que a tia Lourdes já está muito confusa (estilo contar 10 ou 15 vezes a mesma história, num período de 30 minutos - já serão 86 anos, no próximo dia 28... E o tio João, já há algum tempo que não tenho contacto com ele. De resto é uma pessoa que tem um "feitio" um pouco especial e não muito cómodo.
Vamos portanto tentar resolver o problema dentro desta geração.
Um abraço também.

João

P.S. - Eu também andei no Fernão Lopes, mas apenas no primeiro ano do liceu 55/56 (?), depois fui para a Nazaré.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291634 | f4b2 | 22 nov 2011 18:09 | Em resposta a: #291602

Caro João

Deixo estes nomes de Villa Nova de Ourém que retirei do Anuário de 1909,cito:

- ANTÓNIO LOPES BAPTISTA - Casa de Pasto

- ANTÓNIO RIBEIRO - Casa de Pasto

Vi alguns nomes RIBEIRO e LOPES nos anos de 1908,1909,1943,1944 em Vila Nova de Ourém mas nenhum dos que mencionou.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291641 | Joao Baptista Lopes | 22 nov 2011 19:28 | Em resposta a: #291634

Caro João Barroca,

No caso presente, as famílias Baptista Lopes e Ribeiro, são ramos diferentes, apenas unidos pelo casamento, no caso dos meus pais. Minha mãe Ribeiro e meu pai Baptista Lopes.

No caso de António Lopes Baptista, poderá tratar-se de um dos meus bisavós. O pai da minha avó paterna, era Baptista e tinha uma "taberna" ou "casa de pasto" no centro da vila, que foi mais tarde chamada praça dos carros, porque ali estacionavam os carros de aluguer (TAXIS). Entretanto, lamentavelmente não tenho a certeza do nome próprio desse meu bisavô, mas tenho uma ideia de que ele se chamava Joaquim.

Mas agradeço o seu interesse.

Tive um colega na escola primária, que se chamava Barroca, cujo pai era sócio duma serração de madeiras, no Ribeirinho, mas infelizmente não me recordo do seu nome próprio (é que já lá vão quase 60 anos!!!!).

Diga-me se é a mesma pessoa.

Cumprimentos

João Baptista-Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291642 | small | 22 nov 2011 19:34 | Em resposta a: #291602

Olá João

É sempre com muita satisfação que o encontro aqui. Ainda não é hoje que corrijo a minha intervenção no início deste tópico, em 2007! As pesquisas, foram recuando até onde nos permitem os paroquiais, creio ser 1806, pelos motivos que conhece. Primeiro o terramoto de 1755, que praticamente destruiu a Vila, freguesia das Misericórdias, e posteriormente os franceses. Assim tenho algumas correcções a fazer, por documentos que entretanto consegui adquirir.
Uma das correcções é que o Joaquim Honório dos Santos, filho de Pedro José dos Santos e Luisa da Graça não era da Mourã, bem como sua mulher Maria Luisa. Ele era da Vila de Ourém e ela do lugar da Pimenteira, que me dizem ser mais ou menos no início da antiga estrada da Lourinha.
Com este Joaquim Honório, nome próprio e apelido "dos Santos" começa a família que hoje usa em alguns casos, principalmente quando são transmitidos por via feminina, o apelido Honório.
Em muitos assentos eu encontro referido que ..........Honório,nome próprio e de família............ dos Santos. O caso do seu Avô é um deles. Ele é José Honório, nome próprio, dos Santos (pelo materno) Ribeiro (pelo paterno)
Existem ramos da nossa família em que esta prática foi também aplicada no feminino, vai encontrar primas Raquel Honório.........,por exemplo.
Sei, que o seu Avô, fazia questão que o nome Honório não se perdesse. Infelizmente pela via feminina creio que isso não aconteceu.
Estive a rever o que me enviou, e a comparar com os dados fornecidos pelo seu Tio em 2008. A data de óbito do seu Avô aparece em 25/4/1991 em V.N.Ourém, mas tenho forma de o confirmar aqui mesmo junto da Conservatória. Em relação às outras datas presumo estarem correctas, já que me diz que a sua Tia Maria de Lurdes, faz 86 anos no próximo dia 28.
Ainda não me tinha debruçado a sério sobre os descendentes de Maria dos Santos Ribeiro, mas agora com a sua ajuda estou certa que o farei com mais facilidade.
Tenho andado a pouco e pouco a reunir cópias de assentos de nascimento, casamento e óbitos, cópias não certificadas,
assim posso dizer, que em 90% dos casos, todos os elementos que lanço estão documentados.
Ourém tem cá o acervo desde 1894 até aos dias de hoje, estamos a falar de pelo menos 7 anos que já deviam estar em Santarém, no entanto a Conservatória tem uma equipa maravilhosa e extremamente prestativa com a juda de quem tenho conseguido avançar, o que é extremamente dificil, quando não temos datas, pelo menos aproximadas.
Um abraço e até breve

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291644 | f4b2 | 22 nov 2011 19:59 | Em resposta a: #291641

Caro João Baptista Lopes

Se me enviar os nomes que pretende dos anos que mencionei pode ser que estejam referenciados nos Anuários?

Não sou essa pessoa,eu sou do Fundão(terra da cereja)

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291822 | small | 24 nov 2011 21:46 | Em resposta a: #291644

Caro João Barroca

Mais uma vez para apelar para o favor da sua ajuda nos anuários, de 1936, terá?

Amadeu da Costa Carvalho -V.N.Famalicão

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291831 | f4b2 | 24 nov 2011 23:06 | Em resposta a: #291822

Cara Stella

Não tenho Anuários dos anos 30,entretanto pesquisei nos que tenho ou seja de 1908/1909 e 1943/1944,não vi o nome de Amadeu da Costa Carvalho,mas deixo-lhe outros que vi e cito:

- LUIS GOMES da COSTA CARVALHO - Relojoaria em Villa Nova de Famalicão no ano de 1908

- CARVALHO,IRMÃO & C.ª - Relejoaria em Villa Nova de Famalicão em 1909

Entretanto nos anos de 1943/1944 cito estes nomes:

-MANUEL da COSTA CARVALHO - Mercearia em Mouquim(Vila Nova de Famalicão)

- MARIA FELIZARDA TORRINHA de CARVALHO COSTA - Agente de Seguros em Joane(Vila Nova de Famalicão)

- MARIA AMÉLIA de CARVALHO COSTA - Vinhos a Retalho em Vila Nova de Famalicão

- J.CARVALHO e IRMÃO Lda. - Fábrica de Relógios em Vila Nova de Famalicão

- Farmácia CARVALHO - V.Nova de Famalicão

Referenciei muitos nomes CARVALHO em todas as Freguesias de Vila Nova de Famalicão,mas não o que procura.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#291849 | small | 25 nov 2011 11:31 | Em resposta a: #291831

Caro João Barroca

Muito obrigada pela informação.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#299952 | anahsf | 16 mar 2012 10:49 | Em resposta a: #291642

Olá!
Posso entrar?

Chamo-me Ana Maria Honório dos Santos Ferreira e sou filha da Maria de Lourdes, mencionada na vossa conversa.
O João Manuel já me tinha falado nesta pesquisa e eu achei muito interessante. Encontrei-vos agora por acaso...
Foi um prazer. Se puder colaborar com alguma informação, disponham, embora ache que o João manuel está mais "por dentro" do que eu.

Um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#299997 | small | 16 mar 2012 20:48 | Em resposta a: #299952

Prezada Ana

Claro que pode e deve entrar! Tive de rever as mensagens anteriores para a localizar, creio que poderá ser um elemento
fundamental nesta nossa pesquisa, atendendo ao facto de sua Mãe, segundo me disse o João Manuel, ter 86 anos....e essas memórias são valiosas!!!
Foi um prazer e se quiser fazer o favor de me contactar para o meu email (encontra-o acima numa das mensagens com o João Manuel) poderei facultar-lhe o que já enviei para ele e mais fácilmente a Ana poderá completar com os seus dados, enriquecendo a pesquisa.
Faço votos que seja o início de uma agradável troca de informações.

Um abraço

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Familia Honório dos Santos - Ourém

#300936 | small | 26 mar 2012 22:17 | Em resposta a: #299952

Prezada Ana

Enviei-lhe um mail, recebeu? Um abraço

Stella

Resposta

Link directo:

Familia Honório dos Santos - Ourém

#361982 | Graça Afonso | 30 set 2015 03:00 | Em resposta a: #172232

Gostaria de saber se a família Honório morou no Pará, mas precisamente no interior em um lugar pequeno chamado Viseu? Procuro minha origem pois sempre soube que sou neta ou bisneta de português. Recentemente estive em Portugal e aumentou em mim o desejo de encontrar meus antepassados. Sou filha de Francisco Carvalho Afonso (ou Affonso) e neta de Hildebrando (ou Edebrando) Afonso (ou Affonso) dos Santos e meu avô tinha um parente com o nome de Honório dos Santos...É tudo que sei mas queria muito encontrar minhas origens...Moro em Ananindeua que é área metropolitana de Belém /Pará...Se alguém puder me ajudar agradeço profundamente.

Resposta

Link directo:

Familia Honório dos Santos - Ourém

#362040 | Graça Afonso | 02 out 2015 01:46 | Em resposta a: #172232

Cara Stela

Gostaria imensamente de saber se a Família Honório dos Santos esteve no Pará?...Meu pai falava muito nesse nome mas eu não tenho nenhuma informação a respeito...Sempre soube que era neta ou bisneta de descendentes de Português mas não tenho informações concretas. Só sei que meu avô era Hidelbrando (Hildebrando ou Edebrando) (Afonso ou Affonso) dos Santos. É tudo que sei. Como gostaria de saber algo concreto sobre o assunto em questão. Se alguém me ajudar ficarei feliz..

Resposta

Link directo:

Familia Honório dos Santos - Ourém

#362041 | Graça Afonso | 02 out 2015 02:34 | Em resposta a: #290098

Caro Adriano

Procuro por minha origem e se você pudesse me ajudar ficaria muito grata. Não tenho certeza mas sempre soube que era neta ou bisneta de descendentes de Português. Meu avô chamava~se Hidelbrando (ou Hildebrando ou Edebrando) Afonso (ou Affonso) dos Santos. Não o conheci muito bem. Fala-se num parente não sei se próximo ou não mas que chamava-se Honório dos Santos... Quem sabe meu avô tem algum parentesco com a referida família. O meu avô viveu muito tempo no interior do Pará em um lugar pequeno chamado Viseu, naquela época quase desconhecido. Não tenho muitas informções mas tudo que queria era que alguém me ajudasse a tirar\essa dúvida . Você fala em 8 filhos de um dos descendentes dessa família...quem sabe meu avô não poderia ser um deles...Só suposições. O certo é que procuro algo concreto para poder tirar dúvidas. Hoje meus filhos me cobram essa origem e não sei explicar. Moramos sempre longe dos parentes dos meus pais.
Os meus email para correspondência são: graca.aoli@ig.com.br e mariagraca.@gmail.com . Ficarei eternamente grata se obter amguma informação.

Resposta

Link directo:

Familia Honório dos Santos - Ourém

#362045 | Tucans | 02 out 2015 12:36 | Em resposta a: #362041

Bom dia, Graça.
Sinceramente não tenho notícias de algum familiar no Pará. Meu avô, Francisco, veio sozinho de Portugal em 1928 desembarcando em Santos/SP e, posteriormente, fixando-se em S. José do Rio Preto/SP lá permanecendo até seu falecimento. Somos uma família pequena e creio que, da parte de meu avô, somente meu pai e meus irmãos ainda possuem o sobrenome original e nenhum esteve no Pará, o mesmo para minhas tias. Quem pode elucidar a contento vossas dúvidas, com certeza, é a Stella. Pessoa das mais gentis e atenciosas, além de possuir muita informação. Segundo ela outros da família fixaram-se no Brasil em épocas diferentes e, ao menos com meu avô, não houveram contatos. O que torna perfeitamente possível algum outro familiar ter fixado-se no Pará. Aconselho contactá-la. Desculpe não ter maiores informações.

Resposta

Link directo:

Familia Honório dos Santos - Ourém

#362052 | small | 02 out 2015 16:39 | Em resposta a: #362040

Enviei mail para o endereço graca.aoli@ig.com.br o outro mariagraca.@gmail.com vem devolvido.

Resposta

Link directo:

Familia Honório dos Santos - Ourém

#362210 | Graça Afonso | 09 out 2015 04:14 | Em resposta a: #300936

Cara Stela

Recebi seu e-mail e fico imensamente grata. Em todo caso se tiver outra notícia vou continuar procurando... Agora vou procurar pelo sobrenome Afonso ou Affonso que também é muito grade em Portugal.
Um grande abraço

Graça Afonso

Resposta

Link directo:

Familia Honório dos Santos - Ourém

#417299 | small | 23 ago 2019 19:00 | Em resposta a: #172232

Boa tarde! Na expectativa de despertar a curiosidade de alguém que pertença a esta família, estou á disposição para partilhar uma grande pesquisa já feita.

Muito grata

Stella Santos

Resposta

Link directo:

Familia Honório dos Santos - Ourém

#447053 | joaocarloscallixto | 13 abr 2023 08:53 | Em resposta a: #417299

Bom dia cara Stella. Li agora toda esta conversa e, apesar de não sermos aparentemente primos, cruzamo-nos por via do casamento de Maria dos Santos (Ribeiro) com António José Ribeiro. Este último é bisneto de António de Barros (~1760 - 1826) e Florência Rosa (~1760 - 1832), meus 7.ºs avós. Será que me pode fazer chegar a pesquisa que refere? O meu mail é joaocarloscallixto@gmail.com

Obrigado desde já!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 20:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen