Quem pesquisa Correias?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Quem pesquisa Correias?

#172331 | mpinto | 11 nov 2007 11:59

Caros Confrades,

Venho, mais uma vez, pedir ajuda com uns costados que me têm dado inúmeras dores de cabeça; a família Freire de Andrade, de Alvarenga. O antepassado mais recuado mencionado em documentos de que tenho cópia é Fernando de Andrade de Sá, que terá vivido entre 1620 e 1670 +/-. Daqui para trás tenho recorrido ao Gaio e apresento abaixo o que aparece no Nobiliário, no tt dos Correias, com a esperança de que alguns (um!?!) dos confrades se tenham cruzado com as mesmas pessoas e me possam auxiliar a completar o quadro.

Eu sei que o Gaio tem erros, no entanto é uma boa base de partida para gerações mais recuadas. Eu próprio detecto algo que me parece um óbvio erro: Gaio apresenta Fernando de Andrade de Sá, como tendo três filhos de Maria Soares, sua mulher:

Antónia da Costa Viveiros c.c. Manuel de Andrade
João Freire, abade de Raiva
Maria, ss

No entanto, possuo cópia da Carta de propriedade do Ofício de Escrivão dos Órfãos, Câmara, Almotaçaria e Tabelião do Público Judicial e Notas do concelho de Alvarenga passada a Manuel de Andrade Pinto (16/11/1668- Registo Geral de Mercês, Chancelaria de D. Afonso VI, liv.12, fl.337v) que é explícita na sua filiação: Fernando de Andrade e Sá. Na óbvia improbablidade de Manuel de Andrade ser irmão da sua mulher, há aqui um erro. Será que Felgueiras Gaio "trocou" a filiação dos conjuges? Presumo que sim.

De qualquer modo, a minha grande dúvida prende-se com a varonia de Fernando de Andrade e Sá, pois a família materna, segundo Gaio, está razoavlemente dovumentada. Quem foi Lopo de Andrade? Porque se chama o filho "de Sá? e o neto "de Andrade Pinto"? Com base na transcrição abaixo, espero vivamente cruzar-me com alguma confrade que, nas suas próprias pesquisas, possa lançar alguma luz neste assunto.


1 FERNANDO DE ANDRADE DE SÁ

2 LOPO DE ANDRADE (irmão de Branca de Andrade casada com Luís de Carvalho, e de Guiomar de Andrade casada com Jorge de Oliveira).
3 D. CECÍLIA COELHO

4 ?
5 ?

6 ?
7 D. GUIOMAR FERREIRA DE VASCONCELOS

14 AIRES FERREIRA DE VASCONCELOS (Fid. da C.R. que dizem ser de Lamego ou da Terra da Feira)
15 D. CECÍLIA COELHO DE MACEDO

28 PEDRO FERREIRA DE VASCONCELOS
29 D. FRANCISCA DE VASCONCELOS (e viveram os ditos na Quinta da Granja de Carcavelos no ano de 1506. Pedro Ferreira era da Terra da Feira e Fid. da C.R. ainda que outros o fazem de Lamego. Não se sabe a sua filiação).

30 JOÃO COELHO DE MACEDO (foi Fid. da C.R., e Sr. das quintas do Cavouco Pinheiro, e Granja todas sitas no concelho de Rezende)
31 D. ISABEL FERNANDES CARDOSO

60 GONCALO NOGUEIRA (Fid. da C.R. morador no Ribeiro Concelho de Rezende, e era este Ribeiro chamado dos Aprestimos que a poucos anos se extinguiu e as suas Casas estavam no sitio que hoje chamam Covellos onde inda se vem vestigios da Torres delas)
61 D. ALDONÇA DIAS COELHO

62 JOÃO FERNANDES DE AZEVEDO (moradores na Quinta da Granja. o dito João Fernandes de Azevedo era irmão de D. João de Azevedo Conigo no Mosteiro de Carquere, e depois Abade de Alvarenga que não topo no ttº. de Azevedos).
63 D. BEATRIZ CARDOSO

120 PEDRO NOGUEIRA (Fid. da Casa Real)
121 D. GENEBRA NOGUEIRA

122 GABRIEL DIAS DE LEÃO (está este Gabriel Dias sepultado junto a seu sogro mais fora do Arco com o letreiro (…) = “Este penedo foi feito a Gabriel Dias de Leão de Samais = pode-se deitar aqui quando Deus quizer feito foi no = mez de Maio de 1402 =”)
123 D. MARGARIDA CORREIA

126 AZUIL CARDOSO (Sr. da Casa de Cardoso)
127 D. ISABEL DA FONSECA (2ª mulher)


240 JOÃO NOGUEIRA (Fid. da C.R. natural de Teixeira; o dito João Nogueira foi cavaleiro. esforçado e se achou no cerco de Tangere e teve Carta de Vassalagem de El Rei D. Affonco V e foi nomeado pelo dito Rei em Particular para aquela Jornada de Africa em uma Carta escrita o Vasco Martins de Rezende, e o dito João Nogueira, era irmão ou sobrinho de António Nogueira Prior do Mosteiro de Carquere, e seu Comendatario por renuncia do Bispo D. Ambrozio Pereira Brandão)
241 D. ............... (natural e moradora em o dito Ribeiro dos Aprestimos, e Casa da Torre mencionada, e parenta dos Morgados de Vellude)

242
243

244 ESTEVÃO COELHO
245D. MARIA MENDES PETITE


246 MARTIM CORREIA (sucedeu a seu pai na Casa e Quinta da Feira, foi Cap.am Mor do Concelho de S. Martinho de Mouros. ... jaz o sobredido sepultado em um Monumento alto que está debaixo de um Arco antigo na parede da Igreja de S. Martinho de Mouros pela parte do Norte e sobre ele 4º. = meias luas armas da mesma família).
247 D. CATARINA DE LIMA

254 FERNÃO DA GRANJA (ttº. de Cardosos § 1 N 7 sub N 6 Fonsecas)
255 ?

492 MARTIM CORREIA DE SOUSA (foi, e mais um de seus irmãos do serviço do Rei D. Affonco III a quem serviram em Palacio muito bem, e dizem que o dito lhe fizera varias merces de varias terras e que fora Sr. da Quinta da Feira, e dele dizem fora do principio do Reino pelo que tomara aquele nome o que tudo consta da tradição como diz Fr. Theodoro de Melo no Tratado de Coelhos Correias de Rezende)
493 D. MARIA RODRIGUES PENELLA

984 PAIO PERES CORREIA Sr. de Farelães (filho de PEDRO PAES CORREIA e sua mulher D. DORDIA PAES DE AGUIAR [fª. de PEDRO MENDES DE AGUIAR s.m. D. ESTEVINHA MENDES] neto de D. PAIO SOARES CORREIA, bisneto de D. SOEIRO PAES CORREIA e trineto de D. PAIO RAMIRO, o primeiro em quem principia este ttº).


Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Quem pesquisa Correias?

#172777 | mpinto | 14 nov 2007 16:51 | Em resposta a: #172331

Ninguém pesquisa Correias? Ninguém se cruzou com Andrades, Freires de Andrade, Andrade e Sá ou Andrade Pinto?

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 20:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen