Busca de parentes - familia Olim/Dolim

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Busca de parentes - familia Olim/Dolim

#172378 | marinacps | 11 nov 2007 21:11

Meu avo veio da Madeira para o Brasil no final do século XIX. Chamava-se Manuel de Olim, ou Dolim, ou ainda Deolim. Eram seus irmãos Iolanda, Francisco, Ercilia e Augusta. Busco informações sobre a família que ficou na Madeira.

Resposta

Link directo:

Páginas Brancas

#172383 | salen | 11 nov 2007 22:02 | Em resposta a: #172378

Caro Senhor (ou Senhora)
Apesar de não ter assinado a sua mensagem - o que é de bom tom neste Forum -
sugiro-lhe uma visita simples ao site das Páginas Brancas, de Portugal (procure num motor de busca qualquer).
Escreve Olim no 'Quem', Madeira no 'Onde' e manda pesquisar.
Vai ver dezenas de Olins e pode perguntar-lhes directamente notícias, telefonando-lhes ou escrevedo-lhes.
Mas atenção que nem todos serão seus parentes 'directos'. E se o Sr. seu avô se foi da Madeira há mais de cem anos, é bem provável que ninguém vivo se lembre de ou tenha ouvido falar a sua existência.
Cumprimentos e boa sorte. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Páginas Brancas

#172798 | marinacps | 14 nov 2007 19:57 | Em resposta a: #172383

Caro Victor:

Obrigada pela excelente dica! Fui ao site Páginas Brancas como sugeriu e realmente encontrei dezenas de Olins! Preciso saber com a minha família aqui mais informações sobre o Avô Maneco para continuar minha pesquisa.
Além do interêsse na busca de parentes, também tenho muito curiosidade sobre a origem do nome Olim. Pode me ajudar?
Essa palavra em latim significa "antes" ou "anteriormente" ou seja, é um advérbio.
Como se transformou em um sobrenome?
Grata por qualquer informação que possa me auxiliar a elucidar a questão.

Resposta

Link directo:

Olim

#172845 | salen | 15 nov 2007 10:03 | Em resposta a: #172798

É a primeira vez que vejo o apelido Olim.
O mais provável é ter origem em alcunha, e nesse caso tanto pode ser o facto de o primeiro Olim ter sido assim tratado pelos seus pares porque gostava da palavra latina como por uma outra razão qualquer. Pode ter tido origem num equívoco ortográfico, num termo marítimo cujo uso e significado se perderam, numa coisa qualquer. Só a pesquisa dos registos poderá responder à sua pergunta.
Aproveito para lembrar que o Arquivo Regional da Madeira editou vários volumes dos registos paroquiais (não sei se apenas resumos se na íntegra) mas que contêm a info importante. Se for ao Gabinete Portugues de Leitura, a um Centro Cultural, Consulado ou Embaixada (não sei onde vive) poderá perguntar por essas obras. Ou vá ao site do Arquivo Regional da Madeira e mande-lhes uma mensagem dando os dados que possui: eles farão eventualmente a pesquisa que pretende, cobrando-se (ou não) dos respectivos emolumentos. Mas escreva e pergunte. Logo fica a saber.
Boa continuação de pesquisa. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Olim

#172865 | marinacps | 15 nov 2007 12:20 | Em resposta a: #172845

Bom Dia Victor!
Obrigada pela atenção e o carinho da resposta!
Realmente será impossível para mim fazer as pesquisas diretamente nos locais sugeridos, pois resido no Brasil, Estado de São Paulo, na cidade de Campinas.
Porém através da Internet possivelmente encontrarei algumas respostas.
Já estive no site do Arquivo Regional da Madeira e consultei os registros existentes. Vou tentar entrar em contato através do fórum do site.
Em visita a sites de genealogia de familias genovesas, encontrei informação de que por volta dos séculos XIV e XV, quando ainda Republica de Genova, em que as familias se organizavam em "Alberghi" era usual passarem a utilizar o apelido da família mais influente, ou seja, tomando como exemplo o albergo Salvago, donde fez parte naquele período a familia Scotto, a mesma passou a utilizar-se desse surname "Salvago", porém para não perder a referência anterior, assinavam: "Salvago olim Scotto" (ou seja: Salvago antes chamado Scotto). Observei isso em vários sites. Daí, acabo concluindo que, em razão de nessa época influentes genoveses se deslocaram e se estabeleceram em terras portuguesas, seja nas ilhas ou no continente, essa formula que compunha o sobrenome pode ter-se transformado no sobrenome principal - Olim, sem referência alguma do antes ou depois... Bem, essa é apenas uma tese, pode ser ou não ser...
Caro Victor, agradeço novamente sua atenção e tão logo eu tenha mais alguma informação, entrarei em contato através deste forum.
Marina.

Resposta

Link directo:

Olim "genovesi"

#172887 | salen | 15 nov 2007 15:06 | Em resposta a: #172865

Cara Marina,
Afinal já temos uma tese. E diga-se, perfeitamente plausível.
Os comerciantes genoveses que estiveram ligados à nossa saga marítima foram mais que muitos, e por muito tempo.
Se a Madeira foi achada em 1418 (ou 19 conforme as versões) e ainda em meados de quinhentos havia armadores genoveses a 'bancar' a construção de naus para a Índia, veja só o fluxo de gente que não deve ter sido, para já não falar da marujada.
Bom, siga de forma persistente essa pista, a do ARM, mande os seus dados, datas nomes, vá caminhando até onde puder pelos registos. A partir daí terá que procurar em documentos de outro tipo para ver se encontra referências a pessoas com esse apelido (isto você já sabe, é claro). A distância é um factor contra, mas não deixe de tentar comunicar-se com confrades nossos que pesquisem na Madeira.
Cumprientos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Olim

#173087 | IsabelFont | 16 nov 2007 19:59 | Em resposta a: #172865

Olá boa noite Marina,

Além do site do Arquivo Regional da Madeira -> http://www.arquivo-madeira.org/, que tem uma base de dados de casamento e nascimentos boa para pesquisar, pode também procurar os casamentos, no próprio site deste Fórum (GeneAll) -> Índices -> Registos Paroquiais.
Encontrei lá vários MANUEL DE OLIM do século 17, 18 e 19. Pode não ser nenhum dos que procura. Não custa tentar.
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Olim

#173183 | carmen9 | 17 nov 2007 18:03 | Em resposta a: #172865

Minha cara amiga,

Conheci em S.Paulo,capital, um antiquario madeirense chamado José Caires,(morreu há dois meses) que era casado com uma senhora também madeirense de nome Fernanda Olim.Essa senhora,infelizmente hoje viúva,ainda vive em S.paulo na Bela Vista.
atentamente,
Carlos Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Olim

#173215 | marinacps | 17 nov 2007 21:46 | Em resposta a: #173087

Cara Isabel:

Muito grata pela sua atenção e interesse. Estive naquele site e tirei uma cópia daqueles arquivos para fazer uma pesquisa junto à familia aqui.
Ao mesmo tempo estou pesquisando sobre o seu assunto, ou seja, sobre Esther Leão. O que conseguir e que for de proveito, estarei passando a vc.

Até breve e um abraço.

Marina

Resposta

Link directo:

RE: Olim

#173216 | marinacps | 17 nov 2007 21:52 | Em resposta a: #173183

Boa Noite Carlos!

Grata pelo seu interesse e gentileza. Realmente em São Paulo existem algumas famílias com o sobrenome Olim e algumas com laços de parentesco, porém quanto à Fernanda a que se refere, não tinha conhecimento. Vou entrar em contato com parentes de São Paulo para saber se a conhecem. Obrigada pela dica e fico-lhe a dever o obséquio.

Cumprimentos.

Marina.

Resposta

Link directo:

familia olim

#229887 | olim | 20 mai 2009 17:20 | Em resposta a: #173216

eu sou natural do funchal e o meu bisavo esteve no brasil ,estabelecendo-se no funchal por volta 1890,se puder ajudar e com muito gosto......

Resposta

Link directo:

RE: Busca de parentes - familia Olim/Dolim

#292385 | mcalves | 06 dez 2011 13:43 | Em resposta a: #172378

Ola marina

Grande parte da minha familia, é de sobrenome olim e a outra parte melim. A origem da palavra olim é judaica e segnifica EMIGRANTE. Todos os olim tem sua origem na ilha da Madeira. Existe varias pessoas com esse sobrenome, nos EUA, INGLATERRA, BRASIL e até em PORTUGAL. Todos tem sua origem na Madeira. Para confirmação da origem judaica, se vc, for um olim, deve ter tipo sanguineo, A, B e AB, POSITIVO OU NEGATIVO.


ABRAÇOS

Resposta

Link directo:

RE: Busca de parentes - familia Olim/Dolim

#292386 | mcalves | 06 dez 2011 14:10 | Em resposta a: #172378

Aproveito para lhe informar, que a familia olim, são de uma regiao na Madeira, bem determinada. Localizam-se nas regioes de Machico, gaula e santa cruz. O que é bem provavel que remetam a epoca da colonização da ilha. Sabemos que a influencia judaica na ilha é muito forte e muitos tiveram que mudar seus nomes. Porem tres dessas familias mudaram seus nomes de maneira que ficaram perpetuadas como sendo exclusivas da ilha. As familias Melim, Olim e Belim.




Mcalves

Resposta

Link directo:

Busca de parentes - familia Olim/Dolim

#440113 | N Olim Valença | 23 mar 2022 13:51 | Em resposta a: #172378

Também tenho o sobrenome Olim. Meus avós são da Ilha da Madeira, migraram para a Venezuela em 1961 e alguns anos depois, em 1970, vieram para o Brasil. Meu avô é de Machico e leva o sobrenome "de Olim". Além dos parentes na Madeira, tenho vários parentes no Brasil e alguns na Venezuela.
Sempre ouvi da minha família que Olim tem origem judaica. Em algumas pesquisas realizadas por parentes, também foi mencionada uma origem francesa, o que nunca conseguimos confirmar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 16:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen